a minha gota esta a morrer *help!!


PedroSoares_15791

Recommended Posts

Quanto ao meu aquario, algo de muito grave se esta a passar, desde ha 1 semana e meia que tenho andado a ter mortes umas atras das outras sem explicacao
Tenho um cubo 50*50*50 (125L/130L)

Deltec 600 - mochila

iluminacao 4*24W da odissey com 2azuis e 2brancas

ainda tenho um eheim canister externo que tem apenas umas bolas de filtragem que basicamente esta a apanhar agua de superfície, para tirar aquele filme de gordura

Nao tenho sump
circulacao com uma sun sun wavemaker 2000L/h

reposicao é feita com agua de RO que esta a sair com 4ppm

TPA semanais de 10L, principalmente com agua do mar mas tambem intercalo com com agua RO + sal

 

Os paremetros sao

 

densidade 1024

temp 26c

DKH 5

PH 8.2

NO2 0,05

CU 0

O2 5

NO3 10

PO4 0,05

Cal 400

Mg 1000


Ja passei por uma loja com agua do aquario e confirmaram estes valores

em resumo desde a semana passada que dia a dia vem morrendo um vivo


comprei um peppermint shrimp que morreu 2 dias depois (pensei que os debelius lhe tivessem feito a folha)

1dia

morreu um lysmata abonesis

2 dia

morreu outro lysmata abonesis

4º dia

morreu lysmata debelius

morreu occelaris pequeno

morreu occelaris pequeno

 

e hoje tenho um occelaris medio grande tambem a quinar (ainda ontem estava bem e a reparei que estava a comer)


hermitas patas verdes, azuis e vermelhos estao ok

hermitas pequeninos escarlate tb estao ok


entretanto tenho um hepatus pequeno (5cm) que esta ok e esta a comer

e uma salaria que tambem esta ok

 

no corais

GSP que ontem deixaram completamente de abrir


euphylias todas retraidas

palitoas e zoanthus verdes, laranjas e verde petroleo estao a abrir bem

zoanthus branco e laranja estao fechados ou pouco abertos
sarcophiton tem estado a abrir bem

ricordia tambem esta retraida

acho que ate o raio das aptasias estao retraidas...


sugestoes?? isto de ver tudo a morrer é um pouco desesperante! :S
a unica coisa que tenho feito é mudanças 10L dia sim dia nao

 

do que me ocorre passa por
a agua da rede publica esta a levar tratamentos quimicos e esta a passar na RO

as mulheres da limpeza passaram produtos no aquario (mas elas estao mais que avisadas para nao fazer e nunca tive problemas antes)

 

sugestoes precisam-se


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora, os peixes quando morrem, não têm manchas, nem escamados, nem inchados, nem olhos esbranquiçados.

Parece que ficam com dificuldade em nadar, tipo em esforco e acabam por ir morrendo lentamente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para começar para com as mudanças parciais porque assim nunca deixas o sistema estabilizar.

 

Faz uma por semana de 20%

 

Acho que tens pouca circulação.

 

Deixa o aquário estabilizar e passado uma semana fazes uma tpa de 50 litros e voltas a fazer os testes.

 

Nao coloques mais nenhum vivo ate isso estabilizar.

 

Cumpr

Carlos Resende

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Carlos,

 

Esta é o setup que esta há mais de 2 anos comigo sem problemas, sem mortes e com crescimento de corais. A circulação que tenho nao deixa pontos mortos, possivelmente nao será 2000 mas sim 3000.

 

As tpa que fiz foi hoje de 20L e anteontem de 10L

Por receio q haja mesmo algo toxico na agua

 

E novas introduções , completamente fora de questão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Carlos,

 

Esta é o setup que esta há mais de 2 anos comigo sem problemas, sem mortes e com crescimento de corais. A circulação que tenho nao deixa pontos mortos, possivelmente nao será 2000 mas sim 3000.

 

As tpa que fiz foi hoje de 20L e anteontem de 10L

Por receio q haja mesmo algo toxico na agua

 

E novas introduções , completamente fora de questão

 

Se houver algo tóxico no aquario como tu falas-te em produtos de limpeza entao devia de haver uma gosdura na superfice na agua.

 

As-de reparar se tem ou nao gordura.

 

Pois eu bem tava a achar estranho pois a sunsun nao tem bombas de 2000 mas sim de 3000l.

 

As mudanças parciais convém serem certas e com a mesma quantidade de agua para o sistema nao destabilizar.

 

Se ja fizes-te tpa hoje então espera uma semana e fazes de novo, enquanto isso vai vendo se notas algo estranho e como se portam os vivos.

 

Vai postando noticias.

 

Cumpr

Editado por resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos,

 

a superficie tem aquele "filme" normal, nao tem espuma nem nenhuma gordura brilhante extra

 

A bomba de circulacao confirma-se que é de 3000L/h é a jvp-101 da sunsun

 

novidades:

E infelizmente o occelaris maior e ultimo, esta todo ofegante parado no fundo, do saco...

 

reparei que no areao estavam uma serie de ofiuros mortos, uns 2 ou 3 (ja os aspirei)

 

o hepatus e a salaria parecem bem!

 

https://skydrive.live.com/redir?resid=10B67A97BB84D306!166&authkey=!ALg-T7e4PqdsQHY

 

vai aqui o link de umas fotos onde da para ver a pelicula que esta, os supostos ofioros, e o aspecto do aquario, onde se ve os zoanthus e as palithoas abertos, a euphylia coitada toda encolhida, e os GSP com meia duzia de polipos semi abertos

 

nao ta facil...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Que agua usas para as tpa´s?

 

Essa Gordura nao é muita boa mas acho que nao mata.

Para te ajudar melhor coloca aqui o setup do teu aquario para o conhecermos melhor e perceber se ha alguma coisa de mal.

 

Cumpr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O setup esta no 1º post, bem como informação da agua usada na reposição e tpa

 

Tpa - agua do mar e agua de ro + sal

Reposição - agua de ro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Goncalo,

 

Sei que o kh é baixo, anda sempre entre os 5 ou 6, que pode dar origem a oscilações de ph mais facilmente.

Em tempos medi no fim do ciclo de luz e medi no inicio do ciclo de luz e o ph estava estável.

As medidas q tenho feito tem sido durante o dia, mas vou medir amanha de manha para ver se esta com variações, boa dica! Obrigado

 

Ja agora em update,

Morreu o meu ultimo camarão um debelius

E continua a aparecer aquelas estrelas ofiuros mortas...

 

O hepatus e a salaria continuam bem e a comer

O sarcphyton deixou de abrir os pólipos.

E o ultimo occelaris acabou por morrer ontem a noite

Editado por PedroSoares_15791
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sinceramente tem que ser algo mais grave na agua.

O melhor se conseguisses era fazer uma tpa de 90% para ver se o mal desaparece porque se fosse só morte de peixes era uma coisa mas agora com mortes dos invertebrados ja começa a ser mais preocupante.

 

Cumpr

Carlos Resende

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que eu acho... Algo de grave, mas o quê?

 

Os únicos q estão a escapar são os hermitas. De resto esta a afectar, corais, camarões, peixes, vermes (os ofiuros), e os 2 turbos tb ja foram.

 

Ver se melhora alguma coisa nos próximos dias, se nao domingo vai una muda grande!

 

Aconselha agua de mar ou agua feita?

 

Obrigado

 

Pedro Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Com um KH de 5 esse ph deve oscilar bastante em especial durante a noite não?

Experimenta medir o PH quando o aquário estiver as escuras se possível...

Gonçalo,

 

PH de ontem a noite no fim do cliclo de luz 8.2

PH de hoje de manha depois de 10h apagado 8.0

 

é uma variacao aceitavel, o que achas?

 

Cumps

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que o problema está na água do mar!? Podes ter trazido algum microorganismo/ doença que te esteja a arrasar o aquario...

Os peixes não têm nenhum sintoma!?

 

Ola Ricardo,

 

Poderia ter sido isso sim, tambem pensei nessa situacao.

 

mas da ultima vez que usei agua do mar, fui buscar ha cerca de 3 semanas ao cabo raso (onde sempre fui). E a TPA que fiz foi de 20 L (entre agua do mar e agua de RO para baixar a salinidade).

No fim de semana seguinte ja fiz com agua de RO + sal (depois desta tpa é que houve a 1ª morte) e este fds que passou mais as TPA que fiz durante a semana foi sempre com agua de RO + sal

 

e que micro organismo ou bacteria seria para afectar corais, peixes e invertebrados? e seriam 16L de agua do mar em 130 de aquario

 

e daquilo que vejo nos peixes que morreram que foram so occelaris ate a data, nao vejo nenhuma alteracao fisica. Parece que começam a nadar em esforço e acabam por ficar no fundo ofegantes. Este ultimo occelaris que morreu anteontem, reparei que ao fim de 3 ou 4 horas no fundo do saco ofegante e praticamente a morrer que começou a ficar esbranquiçado (mas presumo que isso seja normal)

Os outros 2 pequenos occelaris que tinha, nao apresentavam alteracao nenhuma, nem pintas nem manchas brancas ou escuras, nem barbatanas ratadas...

algum outro sintoma que podesse indicar alguma coisa?

 

Obrigado

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sa

 

Qual era a salinidade que tinhas, em quantos dias baixaste e o que usas para medir?

Bom dia Gonçalo,

 

A salinidade esta nos 1024/1025 e uso um refractometro para medir.

Quando digo baixar a salinidade é da agua que vem do mar, que normalmente vem a 1030 e junto agua de RO para ficar nos 1025/1024. Mas isso é algo que faço em 10 minutos! :)

Depois deixo a agua com uma bomba de circulacao e um termostato durante umas horitas ate a temp estar nos 25c (verifico novamente a salinidade) e depois junto ao Aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Processei mala informação.

Refractometro calibrado com osmose?

 

Antes de mais eu tentava subir o Kh. Adicionas alguma coisa para isso?

Sim o Refractometro ja esta calibrado (ja nao o fazia ha uns bons meses), e as minhas medicoes foram verificadas na Aquahobby

 

A unica coisa que adiciono é Kalwasser 1 vez por mes 1,5L agua com 1 colher de cha de po e magnesio 1x por semana

 

O KH sempre tive entre os 5 ou 6, como posso aumentar o KH?

Obrigado

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update,

 

N fiz mais nenhum muda de agua,

Fiz novamente testes e os valores mantêm-se.

 

No tive mais mortes de peixes, que também só sobraram a Salaria e um hepatus, continuam a comer bem e a comportarem-se bem.

 

A nível de corais, tenho os

zoanthus uns abertos e outros fechados,

GSP ja estão a abrir

Sarcphyton tem os pólipos todos recolhidos

euphylias acho q vão morrer todas, há uma cabeças recolhidas e outras cabeças q parece que tem uma baba a cobrir

 

Do invertebrados do só sobraram uns caracóis

Ofiuros, camaroes morreram todos

 

Vamos ver como isto desenvolve...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

O que descreves àcerca do que se passa com o teu aquário, é muito estranho: peixes, camarões e corais a morrerem, sem razões óbvias...

 

Os valores dos parâmetros que apresentas no reefstats, estão actualizados? Tens o KH e o magnésio um pouco baixos, mas isso não explica o que está a acontecer.

 

A explicação que vejo para isso é que o valor da amónia, ou dos nitritos (mas sobretudo da amónia), não estejam correctos; faz o teste com outra marca para confirmar esse valor.

 

Outra razão poderá ser, teres feito uma TPA com água contaminada, mas como tu dizes, a quantidade mudada dificilmente explica o que se passa com o aquário; de qualquer modo penso que fazeres uma TPA grande (>50%), pode ser a forma se solucionar o problema.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espessura do areao e sua limpeza: nao ha bolhas a vir do areao, nem ao remexer, certo?

Ola Gabriel,

 

tenho 1 cm de areao de coral, e que eu tenha notado, nada de bolhas...

mesmo quando limpo os vidros e mexo no areao, nada de bolhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

O que descreves àcerca do que se passa com o teu aquário, é muito estranho: peixes, camarões e corais a morrerem, sem razões óbvias...

 

Os valores dos parâmetros que apresentas no reefstats, estão actualizados? Tens o KH e o magnésio um pouco baixos, mas isso não explica o que está a acontecer.

 

A explicação que vejo para isso é que o valor da amónia, ou dos nitritos (mas sobretudo da amónia), não estejam correctos; faz o teste com outra marca para confirmar esse valor.

 

Outra razão poderá ser, teres feito uma TPA com água contaminada, mas como tu dizes, a quantidade mudada dificilmente explica o que se passa com o aquário; de qualquer modo penso que fazeres uma TPA grande (>50%), pode ser a forma se solucionar o problema.

 

Abraço

Ola,

 

sim, este sao os ultimos parametros e foram confirmados na aquahobby

 

Eu sei que o KH é baixo, e se fosse mais elevado seria melhor especialmente para variacoes de PH.

Mas o KH é um valor que nunca consegui levantar, esta sempre 5 ou 6. Ha mais de 3 anos que tenho este KH

 

O que dizes, é o que ja me disseram, é estranho! nao ha um parametro que seja mortal para estes 3 tipos de vida, peixes, corais e invertebrados. A nao ser contaminacao com algo toxico no aquario! mas ai deveriam ser os corais todos, os peixes todos e tudo o resto! e os hermitas que julgo tambem serem sensiveis, estao-se todos a aguentar! :)

 

Por acaso anteriormente nao fiz referencia, mas os meus turbos tambem morreram e os nassarios tambem me morreram alguns.

 

 

Sera que uma euphylia a morrer podera envenenar a agua??

A minha ideia é que apenas as anemonas têm esse efeito

 

Obrigado!

 

Abraço!

Editado por PedroSoares_15791
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 1 cm de areao de coral, e que eu tenha notado, nada de bolhas...

mesmo quando limpo os vidros e mexo no areao, nada de bolhas.

 

Para mim esses sintomas sugerem envenenamento, tive ha pouco tempo uma situacao dessas em agua doce, no meu caso sei o que foi. Algo entrou na aqua que nao devia.

So queria ter a certeza que nao era um crash biologico.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais