[Ajuda] 1º Aquário e 1º Ninho Colisas...


m0ta

Recommended Posts

Boa noite, comecei com o meu primeiro aquário à cerca de 1 mês e meio. O Aquário é de 60*30*35 (C*L*A) e tem como habitantes 4 red cherrys, 5 corydoras julii e um casal de Colisas cobalto. Todos se dão lindamente, e partilham o aquário sem qualquer tipo de problema aparente.

 

O motivo de eu escrever este tópico é que o macho fez ninho, e tem andado nas ultimas horas a "abraçar" a fêmea. (Pelo que vi no youtube, é assim que ela liberta os ovos).

 

Já andei a ler algumas coisas sobre a reprodução das Colisas, mas existem muitas contradições. Por isso vou colocar-vos aqui algumas questões.

 

1º Uma vez que o ninho já está totalmente formado e ao que parece até "colado" à lateral e traseira do aquário, devo muda-lo juntamente com as colisas para outro aquário?

 

2º O facto de o aquário ter 35 cm de altura da coluna de agua ira tornar-se fatal para quando eclodirem os ovos?

3 º (Caso a 2º seja afirmativa) Como devo proceder então para prevenir isso? Devo retirar aguá do aquário? ou isso irá estragar o ninho? Devo colocar algum tipo de maternidade ou "rede" por baixo do ninho?

 

 

Deixo-vos aqui uma foto do ninho e do seu guardião que tem passado o dia em baixo dele :)

 

ninhohs.jpg

 

 

Obrigado a todos =)

 

Cumprimentos.

 

(Este tópico é repetido da secção dos 1ºs passos... mas la ninguém responde)

Ricardo Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se retirares água o ninho desfaz-se a medida que a agua desce e se os mudares para outro aquario o macho pode não querer voltar a fazer ninho tão cedo.

normalmente os anabantidios tem de se reproduzir em caudais baixos mas é para que o macho nao se canse de apanhar os ovos que caiem. experimenta só retirar o areão que está de baixo do ninho para que seja mais facil para o macho encontrar os ovos que caiam ao chão. de resto se fosse a ti não mexia em mais nada.

Editado por Fabio_Fatal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Fabio_Fatal.... Entretanto o ninho desfez.se e o macho já voltou a fazer outro. A femea é que ainda não demonstrou grande interesse no ninho.. também ela ainda me parece nova. Estou é preocupado agora com uma ferida que apareceu no macho, não sei se é de andar sempre nas corridas atrás da femea e raspou em algum lado...

Ricardo Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, antes de mais obrigado pelo conselho.

 

eles por acaso não passam cartão as corydoras... mas mm assim devo tira-las?

 

O macho não da é descanso à fêmea ela ainda não deve estar preparada.. dps deste ja fez outro ninho que acabou por desfazer tbm, sem sucesso. Li em algum lado que poderia acrescentar outra fêmea para o macho não estar sempre a chatear a mesma..É que ele as vezes é um bocado agressivo com ela, até ja tem uma ferida numa barbatana... Acha que é viável acrescentar outra?

 

Cumprimentos.

Ricardo Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Mota o mais provável é a fêmea não querer nada com o macho por causa da presença de outros peixes, eu também tenho um casal num comunitário, e à pouco tempo decidi tentar procriar e comprei um aqua pequeno de 15 lt e meti la as coisas, pu-las à noite e no outro dia de tarde já tinham feito a postura e já o macho estava a defender os ovos, por isso arrisco-me a dizer que o mais provável é ser por causa da existência de outros peixes.

 

CUmprimentos:

Hugo Leal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá Hugo!

 

Quanto à altura da água, não é um grande problema, pois os ovos de Colisa flutuam, ao contrário dos dos Bettas. A razão mais provável para a fêmea não estar interessada é não estar pronta para desovar. De qualquer modo, o ideal é colocá-los num aquário à parte (o macho primeiro e quando este fizer o ninho juntas a fêmea). Caso ao fim de 2-3 dias não tenham desovado, é melhor tirá-la, pois o macho pode maltratá-la a sério.

 

Espero que isto ajude.

 

Abraço,

 

Jorge

 

P.S. A espada que me deste já teve filhotes. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, desculpem não ter dito mais nada, mas entretanto o macho morreu... Obrigado pelas dicas!

 

Já voltei a refazer um casal, e mais uma vez o macho já anda a fazer ninho. Tenho outro aquário disponivel de 60*30*25 (que era de tartarugas) mas vou usar para o efeito.

 

Convém planta-lo antes ou deixo o assim mesmo em vidro ? .. Ele só faz ninho com plantas ou posso por tipo uma placa de esferovite?

 

Cumprimentos e Obrigado.

Ricardo Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, a respeito dos colisas posso dar-te a minha experiencia pessoal, não sou nenhum pró mas lá me desenrasco ....

Eu tinha um casal de colisas num aquario quando vi o ninho feito a dança dos dois e mais tarde o macho a guardar o ninho vi que eles queriam alguma privacidade ... separarei-os num aqua de 50 cm de comprimento com uma coluna de agua de 30cm mais ou menos, só com uns fetos de java, plantas flutuantes, duas pedritas no fundo ( sem substrato algum) e uma bomba de ar a causar pouca movimentação de agua. Fui gradualmente dia após dia baixando a coluna de agua (até 15cm ), aumentando a temperatura do aqua ( até 28ºC) e fornecendo varios tipos de comida (tubifex, flocos larvas de mosquito liofilizadas e daphnias) inclusive comida viva como larvas de mosquito de um balde aqui do jardim. Passada uma semanita, ninho feito, abraço entre o casal e macho a guardar o ninho/ovos, retirei a femea do aqua, no dia a seguir já tinha peixitos, uns já a nadar outros colados no vidro, removi o macho do aquario, aumentei a aeração no aquario e comecei a fornecer infusórios... já passaram 2 semanas a ainda tenho para lá uns milhares de minusculos peixitos.

Não achei complicado incentiva-los a procriar, mas acho que vai ser mais complicado fazer crescer os pequenitos .... vamos ver ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora Viva Bichomau, muito obrigado pela resposta, e antes de mais espero que tenhas sucesso agora com a pequenada :)

 

Eu tenho o aquário em vidro, com 60 cm destinado para elas, calha bem a altura da coluna de agua, pois o aquário é apenas de 25cm de altura (era das tartarugas). Vou ver se este fim de semana então meto la as plantas e as troco de aquário.

 

Depois, vou seguir aqui a tua receita e vamos ver no que dá :) Eu vou partilhando assim que tiver resultados.

 

Mais uma vez obrigado,

 

cumprimentos.

Ricardo Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que se estão a safar =)

 

os ovos costumam distinguir-se bem no ninho? É que já os juntei, passaram 2 ou 3 dias bem, e de uma noite para a manha seguinte o macho começou a estar de guarda e sempre a correr a fêmea de la.. tirei-a, e já se passaram quatro dias, mas não consigo perceber se tem algo ou não.

Ricardo Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá-lhe com força .... :smile2:biggrin.png' alt=':biggn:'> :smile2:

Depois diz coisas ....

Os meus pequenitos ainda cá andam .... mas continuam minisculos

 

 

Acabei de chegar a casa e qual não é o meu espanto, o aquário está cheio de pontos minusculos :D nacsceram :D:D Obrigado bichomau, Indy e Hugo pela ajuda :D

 

Abraço

Ricardo Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...