Meu primeiro nano salgado


scarfacept

Recommended Posts

Boas a todos,


Como pedido envio aqui fotos da minha primeira experiência na colecta de água com um Rule iL200.


Funcionou as mil maravilhas, o único problema foi eu ter comprado uma mangueira de apenas 5m....tive que encher os garrafões nas rochas mas nada de mais.


Em 7 minutos saquei 37.5 litros, 6 garrafões de 6L e 1 de 1.5L (não tinha mais garrafões lol). Já da para encher o aqua.


20130515192329.jpg

20130515192350.jpg

20130515193208.jpg

20130515193228.jpg


Tenho é que arranjar uns Jerricans....


Agora falta ir buscar a rocha viva e o substrato para começar a ciclagem:)


20130514190838.jpg



Vou ter que ler novamente todo o processo de ciclagem....


Cump a todos
Editado por scarfacept
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Onde compras-te a bomba?

 

Cumps.

Boas João,

Comprei aqui --> http://www.ebay.com/itm/330568677057?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649

Atenção que este modelo apenas pode estar ligado 15m com intervalos de 15m parado.

 

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos,


Já montei o aqua e está neste momento a ciclar.


Inicialmente tive a minha primeira dificuldade. O escumador estava a enviar muitas micro-bolhas para o aqua.


Para resolver isto abri o filtro de carvão com uma tesoura (não tinha quase carvão nenhum), substitui por biomax da seachem já que não sou muito adepto do carvão (futuramente também vou por seachem purigem que tenho guardado) .


Também cobri a esponja com meia de vidro. Se isto não pode ser usado num salgado por favor avisem-me. Assim consegui reduzir para metade as micro bolhas e só se nota se olharmos com muita atenção.


No entanto depois de pesquisar muito vi um artigo de Eric Borneman onde diz que no habitat natural existem mais micro-bolhas do que num aquário, ou seja, é um mito.


Myth 14: Microbubbles are to be avoided.

Many aquarists go to some considerable lengths to baffle sumps and pump flows to prevent small bubbles from being returned into the display tank. It has been suggested that such bubbles represent an irritation to fish, corals and other invertebrates and that they should be avoided. To be honest, I am unsure from where the origin of this perception came. However, it is untrue. Even the name is inaccurate… the prefix "micro" would refer to bubbles too small to see.

Small bubbles are very common in tumultuous reef environments, and areas where waves break are often dense with both reef life and small bubbles. In addition, in tanks and on reefs, many bubbles of various sizes, including true "microbubbles" are produced by photosynthesis, and this is especially the case in highly illuminated environments. In my own aquaria, a constant rise of bubbles, especially in the afternoon, are produced by various corals and algae in even some of my less-illuminated systems. Larger bubbles frequently get sucked into pump intakes, and are chopped up to even smaller sizes and distributed throughout the tank. I won't even begin to discuss the massive numbers of bubbles produced by various surge devices. These water motion devices have great benefits in aquaria, and even as anecdotal aquarium observations, I have never seen anything disturbed, irritated, or harmed by the rush of bubbles.




Para já deixo estas fotos (futuramente vou partilhar testes de PH etc...)


20130520014107.jpg

20130520013008.jpg

20130520013100.jpg

20130520013122.jpg

20130520013756.jpg

20130520015837.jpg

20130520020450.jpg



Cump a todos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está a ficar muito fixe.

Gosto do layout, não sei é se vai dar muito jeito para os frags...

 

Cumps.

 

Mas achas que vai ser difícil prender os frags na rocha é isso??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, nisso em principio não tens problemas.

É mais uma questão de espaço (altura).

 

Cumps.

Tens razão.

Tenho que por corais pequenos na rocha. Ainda não se bem como funciona o crescimento dos corais é outra matéria a ler...

Tens algum concelho para mim?? Espécies que não cresçam mt em altura....

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde que te fiques pelos moles/LPS não terás esse problema, com algumas excepções tipo as xérnias e as euphyllias.

De resto podes manter tudo pois são corais "rasteiros".

 

Cumps.

Boas João,

Não estou a pensar por SPS e agora com esta opinião mt menos:)

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa a todos,

Vou partilhar os testes (aquaticlog) feitos à àgua que tenho de momento.

Toda a equipa de limpeza parece estar bem neste processo de ciclagem.

Parece estar tudo a correr bem


aquarium2355.png


Cump a todos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

...uma pequena actualização agora com todos testes:

aquarium2355.png




O KH não está normal mas acho que é culpa do teste da Nutrafin...

Conheço quem tenha feito testes a água de Sesimbra e tem sempre acima de 8KH...por isso acho que vou ignorar até ter outro teste.

O PH também estava elevado mas agora fiz o teste com uma "Pen PH test meter" e deu 8.1 que é o que já me tinham dito que tinha +ou- (tb fiz os testes a água que tenho nos garrafões e deu os mesmos valores) .


Os restantes valores é normal já que ainda está a ciclar.


Alguém já teve más experiências com testes da Nutrafin e JBL????


Hoje experimentei alguns testes da Salifert que comprei no http://reefnatura.com e os valores estão normais.


Alguma opinião??


Cump atodos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Boa tarde a todos,

Só para dar um feedback.

O aqua ainda está em fase de ciclo e só tenho planeado por peixes em Agosto.


Decidi que vou fazer um pequeno refugio na "mochila" do aqua para esconder o termostato, para meter um escumador mais eficiente e para aumentar um pouco a litragem.

isto envolve inventar um pouco....


É algo deste género:


IMG_0472.jpg

IMG_1249_zps035f67da.jpg


O problema vai ser a escolha do escumador. Tem que ser um muito estreito tipo este:

$T2eC16F,!w0E9szNW4rSBRboGyVhog~~60_57.J


Acham que este escumador é bom??? necessita de uma bomba de ar...


Depois vou criar um tópico na secção dos DIY


Cump


Editado por scarfacept
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...