Tratamento e Desinfestação de Aquários e Equipamentos


Limeiras

Recommended Posts

Boas,

 

Decidi criar este tópico para discutirmos as técnicas de tratamento e desinfestação dos aquários e respetivos equipamentos. Este assunto já vem sido desenvolvido neste fórum, mas em vários tópicos, o que torna difícil acompanhar as diversas discussões. e tecnicas.

 

Vou começar pela utilização da Água-oxigenada (H2O2) na desinfestação e tratamento dos aquários.

 

H202 é a solução perfeita para esterilizar todo o tipo de equipamentos, tubagens, os vidros e as rochas, inclusive as plantas, mas aqui com algum cuidado.

 

Ao contrário de lixívia, o peróxido de hidrogênio (H202) vai-se transformar em água inofensiva e oxigênio após 24 horas em contato com água. Portanto, é a solução perfeita para o uso no ambiente do aquário. Nenhuma espécie de alga vai sobreviver a este tratamento.

 

A água-oxigenada é muito útil na esterilização do aquário infetado de algas ou de qualquer agente patogénico, utilizando para isso uma diluição de 1 parte de H2O2 por cada 150 partes de água ou numa concentração de 1 parte de H2O2 para 10 partes de água, em casos de grande infestações e limpeza dos vidros.


Para a esterilização correta, o aquário deve estar cheio de água e todo o sistema de filtragem deve estar a funcionar durante um período de 24 horas. Todos os animais e plantas devem ser retirados e colocados em outro lugar, pois este processo é letal para todas as formas de vida orgânicas.


Após 24 horas deve-se retirar toda a água do aquário e encher com água fresca. Executar todo o processo novamente por mais de 24 horas. Neste momento o aquário esta completamente esterilizado e pronto para ser utilizado com segurança.


Após este tratamento o filtro e todos os equipamentos em contacto com a água do aquário devem ser também tratados. É necessário fazer reciclagem às bactérias benéficas do filtro através do ciclo do azoto.


Para a limpeza dos objetos decorativos e substrato, deve-se usar a concentração de 1/10, como em cima descrito, e ser deixar repousar na solução no mínimo por 25 horas. Depois enxaguar e repetir o processo. Voltar a enxaguar em água corrente e está pronto para ser utilizado.

 

Não esquecer que este tratamento não deve ser usado com animais presentes no aquário.


Para a limpeza e desinfestação das plantas deve-se usar uma concentração baixa de H2O2, na razão de 6ml/100l de água. Pode-se mergulhar as plantas nesta concentração, no caso de a planta se encontrar muito infestada. Ou então, em caso de infestações localizadas, aplicar a solução, com uma seringa, no ponto da infestação.


Este tratamento em plantas é muito invasivo e pode resultar na morte da planta. Como tal, só deve ser aplicado em plantas resistentes e de difícil reprodução.



 



Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

A água-oxigenada é muito útil na esterilização do aquário infetado de algas ou de qualquer agente patogénico, utilizando para isso uma diluição de 1 parte de H2O2 por cada 150 partes de água ou numa concentração de 1 parte de H2O2 para 10 partes de água, em casos de grande infestações e limpeza dos vidros.

 

 

Boas, essa medida de 1/10 esta correcta?ou a de 1/150 e que esta mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Ambas estão corretas, realmente a frase faz alguma confusão. Mas o que eu pretendia dizer é que para uma desinfestação normal no aqua bastam 1/150, mas se o aqua estiver muito contaminado de algas ou qualquer doença contagiosa, o melhor é usar a concentração de 1/10.

 


Eu no início dos meus projetos até vou mais longe e não uso diluições, faço-o com a água-oxigenada pura. Mas depois lavo todo o aquário à mangueirada. Utilizo este método quando me dão aquários e eu não sei o historial desse aqua, ou quando o aqua está sem uso há muito tempo.

 



Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outro metodo que uso para limpar os vidros do lado de fora do aqua é utilizar vinagre branco. Aplico o vinagre por todo o vidro com uma folha de jornal. Desta forma elimina-se sujidade, manchas de calcário e o vidro fica impecável.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questao mesmo e a diferenca de concentracoes, nao conhecia essa tecnica, e verdade, mas achei uma grande diferenca, no meu caso, tinha que usar uns 11 litros de agua oxigenada?acho demasiado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11litros? Como assim? Eu estou a falar de partes, não de litros! É uma parte de H2O2 para 150 partes iguais de agua. Como é que tu chegaste aos 11 litros de H2O2? Se segundo as minhas contas, os teus 11 litros de H2O2 dá para 1650 litros de agua, na concentração de 1/150.

Editado por Limeiras

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas na concentração de 1/10 é só para casos extremos. Aquas completamente contaminados e em que a remoção de elementos decorativos e equipamentos torna dificil a desinfestação manual. Como por exemplo, fazer a desinfestação de um aqua de 1000l cheio de pedras ou troncos e ter que tirar tudo, peça a peça. Esta tecnica é mais para isso, fazer a desinfestação sem remoção dos elementos decorativos.

 

No teu aqua de 120l seria mais facil a remoção dos elementos e a desinfestação manual, utilizando a concentração que entenderes melhor.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...