Recomeçar...


Recommended Posts

Boas a todos,

 

 

após 7 anos de ausencia total da aquariofilia e enveredado por outros hobbies, o bichinho dos aquarios nunca me largou e lá ia tendo um Beta aqui e outro ali.

Como na altura tinha tido Discus e um pequeno Salgado adaptado, desta vez queria fazer as coisas realmente como deve ser, para não fazer do novo aquario um tubo de ensaio.

Mas, ao que me parece, muita coisa mudou e uma delas que me está a fazer confusão é a iluminação que parece ter sido substituida por LED´s ou mesmo por T5 e T8, deixando as HQI pra ultimo plano. Onde quer que vá ou vejo LED´s ou outro tipo de iluminação que não as HQI.

É mesmo assim ou sou que estou a ver mal??

É que, lembro me que quando mudei o meu "salgadito" adaptado, e pus uma calha HQI 2X 150 W + 2 actinicas o aquario ganhou outra vida coisa que nem me desperta muito com LED´s ou outro tipo de iluminação...

Caso assim, seja, não conseguirei encontrar mais HQI´s???

 

 

 

Obrigado

 

Pedro Gustavo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Pedro!

 

O HQI ainda existe... e para mim é o melhor para o crescimento dos corais.

 

O pessoal ultimamente tem é andado a fazer as contas à electricidade e as HQI são das que gastam mais, logo o pessoal tende a evitar.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedrolena, pla resposta

 

e o consumo será assim excessivo para quem em 7 anos de ausência da minha parte, se veja um decréscimo tão grande do uso de HQI´s??

É que já entrei em plo menos duas lojas e nem sequer uma calha HQI tinham expostas. Quando perguntei, disseram que tinham em armazém... :fart004:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É óbvio que é mentira! Não têm em armazém... têm-na no fornecedor.

 

Infelizmente as coisas não andam muito famosas para os lojistas... São daquelas coisas que não compensa o investimento para ganharem meia dúzia de tostões. Assim, quando alguém precisa ele contactam o fornecedor para adquirirem.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje tive o prazer de ver a iluminaçao de um membro do forum!

uma calha feita por ele mesmo, com led,s mas nao eram de fita nem calhas.

posso dizer que é excelente se for bem dimensionado e elaborado.

como eletricista aconselho vivamente o uso de led,s por varias razoes.

 

consumo , performance , durabilidade, nao aquecem!! ( por esperiencia propria os led,s duram muito os ultimos que instalei numa residencia foi a 5 anos ainda lá estam)

apesar de ser mais despendioso ao principio a longo prazo vai compensar e muito.

 

é só uma opiniao claro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Telmo, acredito que sim ou não haveria esta mudança brusca para os LED´s.

Contudo, não consigo ver num aquário com LED´s, o mesmo efeito que me fascina num aquário com HQI´s.

Isto claro, refiro-me ao vivo pois uma boa lente até maravilhas faz no escuro.

E isto da durabilidade é relativa: eu lembro me que a minha avó tinha uma tv Sharp que já tinha uns bons 25 anos e nunca tinha ido para arranjar e o meu Plasma já foi duas vezes para arranjar e só cá está há 5 anos.

Uma comparação meio tosca mas que exemplifica que nem sempre o bom e caro, dura.

Mas, claro teria que se uma coisa bem estudada e avaliar bem todos os pontos (custo, durabilidade, efeito visual, performance) mas, não sei acho que ficaria desiludido se não consegui-se usar HQI´s no meu aquário...

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais