LAGO - INICIAR um projecto do zero!!!


Recommended Posts

Caríssimos, sobre filtro, um amigo falou-me na possibilidade de fazer uma coisa mais artesanal (do-it-yourself) e acha que o melhor é usar uma bomba submersível (tipo aquelas que usam nos furos) colocada dentro de um bidão ou caixa (tudo furado para a água entrar e para proteger a fauna de ser chupada pela bomba).

Depois o filtro seria um conjunto de 2 ou 3 bidões grandes com matéria "filtrante".

Algo como nesta foto.

filtrocaseiro.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Acham que isto pode ser uma solução ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Gente boa,

A falta de notícias deve-se a uma avaria no "demolidor" que não me deixou acabar o buraco ... mais uns dias e acabo a primeira fase da empreitada chainsaw

A segunda fase vai ser fazer o muro de suporte (depois coloco umas fotos).

Muito provavelmente vou peder a primavera e início do verão em obras pelo que vou este ano ter poucas possibilidades de introduzir fauna e flora.

O lago vai levar uma tela (liner) de borracha com 0,5mm e o filtro acabei por comprar um e só vou "inventar" um 2º filtro que vai ser ligado ao skymmer.

Depois de muito bater com a cabeça encontrei material a preços "decentes" mas tive que comprar a tela directamente no fabricante :character0050: e o filtro e bomba num revendedor da Alemanha (quando receber o material meto fotos e os preços).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

Para verem que ainda não desisti ... cá vão umas fotos do estado actual (do buraco... que até ver é só isso). Hoje comecei a fazer um alicerce para os muros de suporte.

lagoa27maio2013.th.jpg

A tela ainda vem no mar ... mas entretanto hoje chegaram os filtros. Optei por um skymmer com uma pequena bomba só para ele (é aqui que vou testar o filtro caseiro), e depois o resto do material.

filtroslago.th.jpg

Obrigado à MundiSpa Portugal que apesar de não trabalhar com lagos conseguiu arranjar-me todo este material a um preço bastante razoável.

Editado por Paulo Sá
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Caros Amigos,

Na próxima semana vou começar a meter a tela e a água (pouco a pouco que há pouca vontade de trabalhar com este calor!).

 

1) Alguém sabe onde comprar as "bactérias" para iniciar a filtragem biológica? (o lago vai ficar numa 1ª fase com +- 30.000 litros).

 

2) Aceitam-se "doações"/trocas de flora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Hoje deu-me para dar uma vista de olhos aos tópicos dos lagos e para minha surpresa

deparei-me com este projecto magnifico.

Só que fiquei desiludido, pois desde Julho que o tópico não tem continuação.

O que se terá passado?

Se é por falta de peixitos e como sou vizinho, posso arranjar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.. Fiquei curioso em saber como vai este projecto... não há novas fotos.. novas noticias?? ...

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Podes sempre por tela de pvc que é mais barata ve aqui

 

 

 

Os preços são realmente assim tão baixos??? eu andei a procura de tela, e fazem me 15 euros o m2.... assim pelo site vale muito mais a pena.. visto que quero comprar perto de 30m2 , o que fica para cima de um dinheirao!!!

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Os preços são realmente assim tão baixos??? eu andei a procura de tela, e fazem me 15 euros o m2.... assim pelo site vale muito mais a pena.. visto que quero comprar perto de 30m2 , o que fica para cima de um dinheirao!!!

São o que consta lá . Mas não é tela de borracha. é de pvc. È mais tipo plástico ,não dura tanto mas pelo menos uns 15anos há de durar se for bem protegido do sol, com gravilha e por baixo não tiver nada que fure e não tiver árvores com raiz que danifique. Atenção que falo sem esperiência com pvc

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São o que consta lá . Mas não é tela de borracha. é de pvc. È mais tipo plástico ,não dura tanto mas pelo menos uns 15anos há de durar se for bem protegido do sol, com gravilha e por baixo não tiver nada que fure e não tiver árvores com raiz que danifique. Atenção que falo sem esperiência com pvc

Obrigado pela resposta.. é que é uma diferença de preço enorme... cerca de 1/5 do preço da outra.. A minha duvida era se, alguém aqui do fórum já encomendou algo do site, para saber em que confiar...

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

VOLTEI VOLTEI.....

 

A tela barata.... é ... MUITO MÁ e fura!

 

Agora vou ter que aproveitar a base (em cimento... FRACO) e pedra. Alguém sabe como dar um reboco que "garanta" que fica estaque, ou dar um reboco e depois... pintar?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais