Recommended Posts

Boa tarde

 

Estou a pensar em comprar uma maquina para me aventurar na fotografia, mas nunca usei maquinas com objectivas... apenas compactas..

 

Consigo este Nikon d5000 acham que vale a pena?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Estou a pensar em comprar uma maquina para me aventurar na fotografia, mas nunca usei maquinas com objectivas... apenas compactas.. Consigo este Nikon d5000 acham que vale a pena? cumps

Boa tarde, eu sou fotografo amador, mas já fiz alguns trabalhos. Eu pessoalmente prefiro a Canon, a máquina que actualmente tenho é a Canon EOS 600D. A Nikon d5000 é a versão da minha, mas da Nikon. Para iniciar o mundo da fotografia é sem dúvida sempre uma boa máquina! Nunca tive qualquer experiência com alguma máquina dessas, mas como já referi, para começar é uma boa máquina.

 

Já agora, se quiseres ver alguns dos meus trabalho, aqui fica a minha página do Facebook. biggrin.png' alt=':biggn:'>

http://www.facebook.com/pages/Nuno-Lima-Fotografia/283348871786774

 

Se precisares de alguma ajuda depois com material, tipo lentes, baterias, etc, fala comigo que eu arranjo bom material. :cool2:

 

Cumprimentos,

Nuno Lima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sou Nikon e não aconselho esse modelo, teve alguns problemas. Tenta antes ir para a D5100 ou 5200.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm, pois ja me tinha apercebido... Eu ando a procura de uma camera, se alguem souber de alguma coisa jeitosa diga-me algo.. Canon ou Nikon apenas.

 

ando de olho numa Canon550D mas são 500euros.. vamos ver.. o que acham desta canon com 18 MPX?

Editado por Andre Miranda aP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm, pois ja me tinha apercebido... Eu ando a procura de uma camera, se alguem souber de alguma coisa jeitosa diga-me algo.. Canon ou Nikon apenas.

 

ando de olho numa Canon550D mas são 500euros.. vamos ver.. o que acham desta canon com 18 MPX?

A 550D é uma óptima camera! E se está a 500€ o preço já baixou, tens que ver que não são máquinas de "brincar" e pagasse bem pela qualidade, e quer a Canon ou a Nikon só têm máquinas de qualidade!

​Era a máquina que ia comprar, mas preferi a 600D pelo o ecrã de ângulo variável. Da Canon, das versões não analógicas, a 550D e a 600D são as melhores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Da Canon, das versões não analógicas, a 550D e a 600D são as melhores.

Senhora...?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

Da Canon, das versões não analógicas, a 550D e a 600D são as melhores.

 

 

 

Não será antes:

 

Da Canon, das versões não profissionais, a 550D e a 600D são as melhores.

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Template:Canon_DSLR_cameras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente não gostei nada da D5000, é melhor que a D3000, embora a D3000 fosse uma excelente DSLR para quem está a aprender...

Direi que se queres investir dinheiro numa DSLR como deve ser é comprar a D3200, ou a D5100, isso ou então comprar a expantosa D7000.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Comprei a 600D kit com a lente 18-55... para macros o que aconselham?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi o kit que comprei, é uma boa máquina, tenho a minha vai fazer dois anos e nunca tive problemas!

 

Lentes Macro da Canon, a opção mais barata é a Canon EF 50mm/2,5 Compact Macro, depois tens de outras marcas, Tamron AF SP 60mm/2,0 Di II Macro, Sigma 28mm /1,8 EX DG ASP Macro.

É lógico que depois tens outras opções, quer da Canon, Tamron ou Sigma, mas mais caras.

Cumprimentos,
nunohflima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

Se alguem souber onde posso encontrar uma lente macro para a minha 600D baratinha avisem-me sff, tenho muito camarão para fotografar!! = D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Boas

Se alguem souber onde posso encontrar uma lente macro para a minha 600D baratinha avisem-me sff, tenho muito camarão para fotografar!! = D

Para camarões, o que te recomendo é usares aneis extensores com controlo de diafragma e AF e um flash que consigas controlar por cabo ou por rádio.

Porquê?

 

- Os camarões são muito lentos, por isso não necessitas de uma objectiva macro dedicada que foque rapidamente.

- Devido ao seu tamanho, para teres ampliações já jeitosas vais ter que estar minimamente perto do aquário. E falando por experiência própria, os melhores "alvos" são os de primeiro plano, logo, os mais perto do vidro.

- Como estamos a falar de seres com um tamanho da ordem do sensor da tua máquina ou mais pequenos, vais precisar de usar aberturas minimamente reduzidas f/8.0 ~ f16.0. Ou seja, as grandes aberturas de f/2.5, f/2.8 ou mesmo f/3.5 raramente serão utilizadas. Isto faz com que tenhas de usar um flash, ou então tempos de exposição e/ou sensibilidades elevados, comprometendo a qualidade fotográfica. Ou seja, a objectiva macro dedicada, por si só não te vai permitir fazer melhores fotografias.

 

Mais facilmente fazes boas fotografias com uma 18-55 mm, aneis extensores e um flash remoto, do que com uma 100 mm Macro f/2.8 :)

 

Assim por alto, um flash com uma potência minimamente jeitosa para aquários de 40~45 cm de altura fica-te nuns 50~70 euros no ebay.

Um cabo para o accionares remotamente em manual, uns 10~20 euros

Um kit de aneis extensores 20~30 euros

 

Sem contar que este equipamento te permite evoluir noutros tipos de fotografia que não o macro. Podes fazer retratos mais interessantes utilizando o flash para iluminações mais apelativas, por exemplo.

 

Mas como em tudo, a decisão final será sempre tua. Para teres uma ideia, o que eu considero um percurso "normal" no mundo da macro fotografia é o seguinte:

 

- Objectiva focal fixa + extensores (uma 50 f/1.8 é mais do que suficiente)

- Tripé

- Flash + disparadores remotos ou cabo

- Objectiva dedicada

 

Eu quando empresto a minha objectiva macro, que remédio tenho eu senão fotografar com a minha 50 mm fixa e os aneis extensores. E se calhar, se te colocar aqui fotografias feitas com ambos os setups, não consegues distingui-los ;)

 

Espero ter ajudado

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vinha aqui dar a minha opinião mas o Luís antecipou-se e disse tudo :thumbup3:

 

No entanto não menosprezes a objectiva que tens, com ela tenho tirado muitas boas fotos da camaronada.

 

Para camarões, o que te recomendo é usares aneis extensores com controlo de diafragma (...)

 

(...) Um kit de aneis extensores 20~30 euros

 

 

Luís anda à procura há muito tempo disso a esses preços e não encontrei ainda nada, se souberes manda mp :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis

 

antes de mais deixa-me agradecer pelo esclarecimento e tempo dedicado a esta otima resposta, visto que eu não sou grande conhecedor de fotografia, a mior parte das coisas que faço é no modo automatico da maquina... ( infelizmente... )

 

Achas que o kit de aneis extensores poderias ser este: http://www.coisas.com/Conjunto-3-Tubos-de-Extensao-Macro-p-Canon-EOS-DSLR--SLR,name,214317071,auction_id,auction_details ????

 

ou este com foco automatico? http://www.coisas.com/Auto-Focus-Tubo-de-Extensao-Macro-para-Canon,name,213872396,auction_id,auction_details

 

quanto ao flash, eu penso que não seria necessário, visto que o aquario tem muita luz, mas estes "rings" serviriam??

 

http://www.coisas.com/Macro-Flash-LED-para-Canon-Nikon-Sony,name,213922994,auction_id,auction_details

Editado por Andre Miranda aP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, nenhum dos dois conjuntos me inspira grande confiança, o 1º não tem os contactos electrónicos, o 2º além de caro vem com uma tradução macarrónica :twisted: ,o ideal será sempre com o aro em metal tipo estes:

http://www.ebay.com/itm/Auto-Focus-Macro-Extension-Tube-for-Canon-EOS-EF-Camera-/220636262926?pt=US_Lens_Adapters_Mounts_Tubes&hash=item335ef2320e

 

em relação ao flash já sabes - com um vidro em frente não te serve para nada um flash em posição frontal, daí o Luís falar em usar um flash com um fio tipo isto:

http://www.ebay.com/itm/400344774362?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que eu não tenho Conta Pay-pal... não consigo comprar do estrangeiro.. Mas esse tubo extensor parece-me muito bom, comparado com o que coloquei da minha pesquisa hiper rapida!

 

Pois é nem tinha pensado no reflexo que o vidro provoca, os "rings" estão sem duvida fora de questão!

 

Se pensares em mandar vir material para ti, se não te importares de pedir tabem para mim avisa-me para combinarmos isso, sff

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Luís anda à procura há muito tempo disso a esses preços e não encontrei ainda nada, se souberes manda mp :thumbup3:

Não têm o anel em metal, mas já usei e tirando o facto de quando empilhas mais que 2 extensores começas a ter erros de comunicação entre o corpo e a objectiva:

http://item.mobileweb.ebay.com/viewitem?itemId=271195614688&cmd=VIDESC

 

Abraço

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

quanto ao flash, eu penso que não seria necessário, visto que o aquario tem muita luz, mas estes "rings" serviriam??

Desengana-te :)

Não tens assim tanta luz quanto pensas...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta tirar uma foto em F/8.0 e velocidade 1/80 e logo vez a luz que tens! Eu mesmo tendo flash para tirar as fotos que tiro tenho de ter o flash com alguma potência se não.. nem ilumino a parte superior da foto!

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Experimenta tirar uma foto em F/8.0 e velocidade 1/80 e logo vez a luz que tens! Eu mesmo tendo flash para tirar as fotos que tiro tenho de ter o flash com alguma potência se não.. nem ilumino a parte superior da foto!

Com flash, o tempo de exposição não interessa :)

Até podes fotografar com 1/2 s, que se a única luz que interessar for a do flash, a exposição será sempre igual...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis não consegues arranjar um tubo extensor e um flash +\- pelos preços que indicas-te?

 

é que eu não tenho conta pay-pal o que dificulta a compra no E-bay...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 



Luis não consegues arranjar um tubo extensor e um flash +\- pelos preços que indicas-te?

 

é que eu não tenho conta pay-pal o que dificulta a compra no E-bay...

Infelizmente, não te posso ajudar nesse campo. Eu também não tenho conta paypal...

 

Já agora, para teres uma ideia das ampliações que poderás fazer usando extensores. Atenção que quanto menor a distância focal (trocando por miúdos, os "mm" da objectiva) para obteres grandes ampliações, terás de estar mais perto do objecto que queres fotografar.

 

Uma fotografia do meu rig quando quero fotografar camarões:

 

Equipment_for_macro.jpg

 

E duas fotografias, a primeira croppada com uma 50mm (36mm de extensor) e a segunda sem crop e a 100mm macro (stacking dos 3 extensores 12+20+36mm):

 

Cherry_shrimp_01_zps77806cd9.jpg

 

Cherry_shrimp_02_zpsf7516672.jpg

 

 

Como podes ver, obviamente que não consegues o mesmo tipo de ampliação com uma objectiva não macro usando apenas extensores. Mas já consegues fazer algumas fotografias interessantes. Já agora, em defesa da 50mm, na primeira fotografia, o camarão estava bem mais afastado do vidro do que na segunda... daí ter usado apenas um extensor (à medida que vais extendendo a objectiva, a distância máxima de focagem, aka "foco no infinito" é cada vez mais perto da objectiva).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais