Cuidado com o Cobre


miguelpinho

Recommended Posts



Meus Amigos,


Hoje venho alerta-los num imenso perigo na contaminação do aquário.

Eu tive a infeliz ideia de colocar uma válvula anti-retorno igual a esta: http://lagesa.pt/pt/...-vertical-latao

Desde essa data nunca mais consegui manter corais e nassários isto porque o
latão é uma liga com cerca de 70% de cobre.

O cobre vai-se dissolvendo na água e a areia e a rocha viva absorvem
funcionando como esponja.

Neste momento não tenho cobre dissolvido em água pelo que nos testes de cobre
dá zero. Mas se pegar num pouco da areia ou na rocha viva e fizer o teste o
teor de cobre é de 0,5 a 1,0 mg/l. Esta percentagem de cobre mata invertebrados
(corais, nassários, eremitas, camarões, etc).


Tive esta válvula durante 3 meses no meu aquário e foi o tempo suficiente para
que NUNCA mais conseguir tirar o cobre da areia e da rocha viva.


Já tirei um pouco de areia e passei vezes sem conta por água, esfrego a areia,
mudo a água, etc... e depois volto a fazer o teste e lá estão os 0,5mg/l a
1mg/l.


Resumo por mais que tentem NUNCA é possível retirar o cobre absorvido pela
rocha viva e areia.


Única opção: Trocar a Rocha Viva e a Areia

Abraço
Miguel Pinho



Editado por miguelpinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas miguel td bom?

 

ja m tinham dito pa n lavar a rocha com agua do eskentador por causa disso msm, lembro-m d qd lavei a areia usei agua do chuveiro n m lembro s usei agua quente, espero n ter feito porcaria....

 

mas deve haver alguma maneira d retirar o cobre da rocha, tenta encher 1 bidom com agua deixar a rocha/areia d molho algum tempo e vai fazendo trocas d agua no bidom, eu tenho no quintal 1 bidom q recebe a agua da chuva q vem das telhas é toda canalizada por 1 cano e entra no bidom smp com uma boa pressao, cada vez q chove a agua é renovada a montes, talvez s fizesses algo do estilo aproveitar q anda a chover bem deixa la a rocha/areia umas semanas e repetes o teste a ver s n migrou nenhum cobre na agua ...

 

entretanto vou fzr umas pesquisas a ver s n ha nada na natureza q aborva o cobre, pois n sei s n terei feito asneira qd lavei a areia e n tou naquela d deitar tudo fora......

 

boa sorte nisso e caso tentes lavar a rocha/areia d alguma maneira dps diz qq coisa pa saber s t safas-t ou nao ok?

 

abraço

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...estou F****

 

Tenho esta esta válvula há já algum tempo e efectivamente os ermitas, nassarios não se aguentam muito tempo.

 

Os corais lá se vão aguentando mas não se desenvolvem muito.

 

Que alternativas existem a este tipo de válvulas?

 

Obrigado

Alberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...estou F****

 

Tenho esta esta válvula há já algum tempo e efectivamente os ermitas, nassarios não se aguentam muito tempo.

 

Os corais lá se vão aguentando mas não se desenvolvem muito.

 

Que alternativas existem a este tipo de válvulas?

 

Obrigado

Alberto

 

 

Tens válvulas em PVC basta fazeres uma pesquisa no google

 

Cumprimentos

Miguel Pinho

 

 

 

 

boas novamente...

 

 

encontrei este tópico antigo num forum d aquariofilia:

 

"

icon_add_buddy.gifstar0.gifstar0.gifstar0.gifstar0.gifstar0.gif
Não qualificado
Elcio , tive problema com cobre também , resolvi com carvão , e TPAs , e não precisei trocar rochas nem substrato . No meu caso foi um fio de uma bomba , que estava em um gira-gira NY e quebrou o isolamento .Perdi vários corais , equipe de limpeza , mas consegui me livrar do cobre. Enio Desconectado ~ Usuário desde: 30/09/2001 ~ Última Visita: 21/11/2012

"

 

 

ja deve ajudar uma beca...

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nelson,

 

No meu caso é um pouco mais grave, mas desde o inicio de mês que coloquei carvão activado e consigo manter niveis próximos de zero de Cu na água.

Na rocha e na areia como o cobre é absorvido não se consegue retirar.

O que eu vou fazer é mudar a areia e ir registando os níves de cobre nessa areia.

Se a nova areia não absorver o cobre, coloco uma pequena quantidade de rocha viva em cima dessa areia. E mantenho o mesmo processo de análise à nova areia e à nova rocha e à rocha "viva" antiga.

É um processo cansativo, mas de aqui a dois meses já posso ver se vou mudar a rocha "viva" antiga ou não.

 

Abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais