Macrobrachium Jelskii - Caçador ou não?


Toutinho

Recommended Posts

Boas

Há algum tempo adquiri uns exemplares de macrobrachium jelskii, que coloquei no comunitário.
Mais tarde como mudei de aquário, coloquei os Jelskii no meu aquário de invertebrados.

Para minha surpresa, a colónia de neocaridinas foi começando a diminuir e a de Jelskii a aumentar.
Como sempre me foi descrito e li que o Jelskii era pacifico e não caçador, andei em busca de motivos para a razão da minha colónia ter sido dizimada. Um amigo foi quem me desfez as duvidas e me aconselhou a tirá-los todos do aquário das neocaridinas, pois apesar de não estar documentado, existiam muitos relatos idênticos aos meus.

Com tempo e paciência andei em caça aos Jelskii e coloquei-os no comunitário. Recentemente deparei-me com um novo mistério... Em cerca de 3 semanas já encontrei 4 cascas de Helenas completamente limpas e hoje encontrei uma morta, ainda na casca, mas retalhada.
Como nunca antes tive este problema, tenho como ponto de partida e comum os Jelskii... icon_eek.gif

Deixo a pergunta, procurando opinião a quem tem experiência e não do que está escrito.
O Jelskii é caçador? Sim ou não?

Tamanho: 5 cm
Aquário: 40 litros
pH: 6,8
Temperatura: 23ºC

Nomes comuns: Camarão Sossego, Camarão Fantasma, Camarão Algueiro, Glass Shrimp, Agar River Prawn e Ghost Shrimp.

O Macrobrachium jelskii é uma das várias espécies de camarão que são vendidas como camarão fantasma. Nos vários rios e lagoas do Brasil, onde são encontrados com certa facilidade, os moradores ribeirinhos costumam se referir a ele como camarão sossego, devido a seu comportamento dócil e pouca mobilidade.

É uma espécie muito interessante de se manter em um aquário, bastante dócil, fácil de criar, não são tímidos e não se escondem do dono do aquário; ajudam na limpeza do aquário, comendo algas marrons e filamentosas. Também comem ração para peixes, espinafre cozido e ração para peixes de fundo. Gostam de comer os detritos e algas que se acumulam nos musgos utilizados no aquapaisagismo.

As garras do Macrobrachium jelskii apresentam um tamanho e formato menores do que os pitus comuns, fazendo com que sejam inofensíveis aos outros habitantes do aquário.

Além das pequenas garras, outra característica que ajuda na sua identificação é o formato do rostrum, que é o “chifre” serrilhado localizado entre os olhos do camarão. Nos Macrobrachium jelskii o rostrum é longo e curvado para cima, característica pouco comum para a maioria dos camarões e pitus.

Reproduz-se com bastante facilidade, pois sua reprodução é especializada, ou seja, os filhotes já nascem com o mesmo formato dos adultos. Diferente dos camarões de reprodução primitiva, onde os filhotes nascem na forma de larvas e precisam passar por diversas fases até chegar ao formato de um camarão adulto. Para que a reprodução ocorra, basta que a água tenha parâmetros estáveis e alimentação adequada.

Observação importante: Os Macrobrachium jelskii (como quase todos camarões) não suportam amônia, na presença deste elemento químico morrem em poucos minutos.
Fonte(s): www.conversaafiada.com.br

Abraço

Editado por Toutinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas amigo eu tambem tive um episodio parecido com esse teu..tinha 4 dentro de um aqua com red cherrys..e fui notando que apareceram uns 5 ou 6 mortos entao tive que os por num nano e ate agora tem estado tudo bem..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais