Do novo cubo com Cr's para uma bateria Taiwan, F1's e Cr's/CB's


Recommended Posts

Muito bom desenvolvimento André. ve la se tiras ums fotos ai a esses escuros que por ai andam ;).

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio já coloquei!

 

... mas mais uma vez com o link directo, não consigo por as fotos directamente... pelo menos não vejo assim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi, tens de colocar o link um a um, é facil.

Muito bons! Ja são alguns taiwan, agora é deixar crescer que é a parte mais chata, eles demoram muito mais que os crystal.

 

Boa sorte com eles.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, os Cbs F1 que nasceram ao "mesmo tempo" já têm o dobro do tamanho = )

 

( porque até nos ovos, os taiwan demoraram mais para nascer, não sei se é por ser uma mãe CBS ou não, mas ela largou os F1's 2 dias antes !! )

Editado por Andre Miranda aP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os aquarios / camarões parecem-me muito bem. Mas sugiro que coloques os parametros, fauna e flora de cada um, seguido de umas fotos para ajudar o pessoal

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana

 

Os parametros do Aquario 1 - Taiwan bee " black " : PH - 6.0 KH/GH - (+/-) 3 Temperatura - 24º

 

Flora - Flame moss, java moss, fetos java, uma lotus e mini pélia ( tudo sem fertilização ou Co2, apenas 36W para os 54Lts brutos de agua )

 

Fauna - cerca de 30 CBS F1 desde grade A até SS, 1 King Kong adulto macho e cerca de 30 crias Taiwan bee, tanto pandas como king kong.

 

IMG_5711_zpsfec5837d.jpg

 

 

O aquario 2 - Taiwan bee " Red " : PH - 6.0 KH/GH - (+/-) 3 Temperatura - 24º

 

Flora - Fissidens fontanus, Fetos de java e Flame moss. ( tudo sem fertilização ou Co2, apenas 36W para os 54Lts brutos de agua )

 

Fauna - 1 Fêmea Red Ruby e cerca de 10 CRS F1/F2 ( mudei este mês, colónia ainda muito pequena )

 

IMG_5712_zpsc089fae6.jpg

 

 

Aquario 3 - CRS/CBS sem gene: PH - 6.0 KH/GH - (+/-) 3 Temperatura - 24º

 

Flora - X-mass moss e Flame moss ( tudo sem fertilização ou Co2, apenas 36W para os 54Lts brutos de agua )

 

Fauna - +/- 60 CRS e 4 CBS

 

IMG_5713_zps7d7a7f48.jpg

 

 

Aquario 4 - Sulawesi: PH - 7.6 KH/GH - não medi, agua da rede de Lisboa... Temperatura - 28º

 

Flora - muito pouca, cerca de 3 pés de fetos de java e um pouco de musgo de java so para mascarar os 3 troncos.. Luz led do ikea..

 

Fauna - 5 Caridina dennerli e +/- 20 Red cherrys ( tentei vender a colonia completa, mas uma fêmea desovou e as crias ficaram no aquario, hoje já são adultos não tive onde os deixar, entao ficaram por aqui...

 

 

IMG_5706_zps5d30e446.jpg

 

E uma geral da bateria:

IMG_5709_zps886f381a.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, assim fica tudo mais organizado e precetivel.

 

Vamos agora às questões, espero que não te importes de responder, mas é sobretudo curiosidade e falta de conhecimento.

 

Nos vários aquarios, tens especies que podem cruzar entre si. Esses cruzamentos são intecionais porque? O que é que pode surgir desses cruzamentos?

 

Nos cruzamentos entre os neocaridina, os camarões podem ficar castanhos, ou com partes do corpo de várias cores. Mas e o no caso dos CBS e CRS?

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana,

 

Neste caso são Caridina cantonensis Red ou Black, daí o seu nome "comum" Cristal Red shrimp ( CRS ) ou Cristal Black shrimp ( CBS ), no fundo o camarão é igual, só muda a cor!

 

Como o gene de cor vermelha é recessivo em relação ao preto ( que é dominante ) para manter uma colónia com 100% de cor vermelha, é necessário não juntar nenhum preto, porque o cruzamento de 1 RED com 1 Black vai originar crias pretas ( ou um castanho escuro, a que muitos chamam chocolate ) e a longo prazo terás o aquário só com camarões pretos!

 

Daí eu ter cerca de 3 elementos pretos e 60 vermelhos no aquário sem gene Taiwan bee.

 

 

Nos outros dois aquários, Taiwan bee.. este gene é uma mutação desta variedade, Caridina cantonensis, também ela Recessiva, ou seja, se cruzar-mos um camarão Taiwan bee com outro sem este mesmo gene o resultado são os chamados F1's ( camarões Cristal Red ou black "banais" mas no seu sangue corre este gene Taiwan ).

 

Quando o objectivo é criar uma colónia (TWB) Taiwan bee, ( King Kong, pandas, Red Ruby, Whine Red, blue bolt, red bolt ) a forma mais natural seria colocar no aquário um casal 100% Taiwan bee, só que os preços de mercado para um casal adulto destes camarões são muito elevados, então nós recorremos à tabela mendeliana para criar uma colónia com custos "reduzidos!"

 

http://img35.imageshack.us/img35/4999/mendellawtaiwan.jpg

 

Esta diz-nos que se cruzar-mos, como eu fiz nos meus aquários, 1 macho Taiwan bee com Fêmeas F1 ( ou vice-versa ), 50% da descendência será F1 e 50% será Taiwan bee... trazendo isto para números, em 20 crias, conseguimos 10 Taiwan bees e 10 F1's.

 

 

Como reparas-te eu tenho os King Kong e os Panda num aquário e o Red Rubi noutro, pois também aqui o preto domina sobre o vermelho, então para conseguir uma colónia de Taiwan bee vermelha, estou a cruzar os Machos F1 vermelhos com a fêmea Red ruby para conseguir esta colónia.

 

 

Assim tudo funciona com um "jogo" entre gerações para apurar estes camarões, espero ter-me feito entender!

 

Alguma duvida estas à vontade ;)

 

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela explicação, não posso dizer que está a 100% aprendido, mas está a 80%, agora tem de ser com a consolidação :)

 

Fundamentalmente os Cristal black e red, e King Kong, pandas, Red Ruby, Whine Red, blue bolt, red bolt é tudo a mesma especie apenas com padroes diferentes.

 

 

Mais uma vez obrigado

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André.

 

Parabéns pela bateria, está muito fixe ;).

 

Como conseguiste esses parâmetros para a água dos dois primeiros aquários? Usas água de garrafão? Se sim, qual?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, uso agua de garrafao.

 

A maior parte das vezes uso so do pingo doce, mas pelo menos uma vez por mês uso agua do luso, ou entao misturo um pouco de agua da rede com a do pingo doce.

 

Mas o grande "segredo" é o substrato que esta presente nos 3 aquarios, ADA New Amazonia, a meu ver é barato para o efeito que tem!

 

Espero conseguir encontrar uma lente para macros da canon, se tiveres sugestões estejam avontade!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, uso agua de garrafao.

 

A maior parte das vezes uso so do pingo doce, mas pelo menos uma vez por mês uso agua do luso, ou entao misturo um pouco de agua da rede com a do pingo doce.

 

Mas o grande "segredo" é o substrato que esta presente nos 3 aquarios, ADA New Amazonia, a meu ver é barato para o efeito que tem!

 

Espero conseguir encontrar uma lente para macros da canon, se tiveres sugestões estejam avontade!

 

Boas André,

 

Parabéns pela tua bateria, já ando a algum tempo a acompanhar o tópico mas nunca tinha feito qualquer comentário.

 

Também tenho o ADA nos meus dois aquários e acho bastante bom, em relação aos garrafões também uso mas só no cubo que está dedicado a camarões.

 

O segredo também acho ser esse bons produtos, boas comidas boas aguas, para obter os melhores exemplares :)

 

Continuação de bom trabalho e desenvolvimento no projecto.

 

Cumprimentos

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

 

muito obrigado, por aqui vai-se fazendo o que se pode, é ler um pouco dia apos dia sobre estes meninos e procurar novas "aventuras" !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho substrato activo, mas uso sempre água de garrafão misturada com água de rede.

 

Assim fico descansado com os valores dos parâmetros que obtenho, para um dia poder ter CRS.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fui medindo com a caneta de PH os valores, à medida que misturava agua da rede, assim tenho uma " dose " recomendada de agua da rede para cada TPA!

 

Durante esta semana vou tentar apanhar os Taiwan bee que já começam a ter um tamanho aceitavel para os conseguir focar com a maquina, não prometo grande coisa, mas vou tentar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas venho actualizar um pouco as coisas.

 

No aquario dos taiwan bee, juntei uns golden e uns cristal Red SSS Crown Head com a fêmea Red ruby para criar uns F1's jeitosos ^^

 

Os taiwans cada vez estão maiores, ao seu ritmo lento claro.. mas já se vê qualquer coisa bonita!

 

Ficam as fotos ;)

 

IMG_6050_zpsaf51093c.jpg

 

A mini pélia com o mini Rei Gorila

 

IMG_6048_zps265fc8ec.jpg

 

e as pulgas a pastar :)

 

IMG_6042_zps441bec58.jpg

 

IMG_6046_zpsa5bed71e.jpg

 

 

No aquario dos Sulawesi também há novidades! Uma Fêmea orange eyes ovada, deve ter uns 10 ovos na barriga, vamos ver como corre...

 

Cumps

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Venho deixar uma actualização do aquário dos CRS e dos CBS ( meio desfocado ) mas espero que gostem ;)

 

 

http://youtu.be/yuCuuOgu1h8

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho deixar uma actualização do aquário dos CRS e dos CBS ( meio desfocado ) mas espero que gostem ;)

 

 

http://youtu.be/yuCuuOgu1h8

 

Nah... não gostei! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Estão muito bem.

Mas gosto mais dos king kong e dos ruby. Vendes?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enviei MP ;)

 

Tenho de fazer um video com os KK, mas só amanha a tarde, porque hoje é dia de estudar... jcb_

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Visto ao vivo e bem melhor que nas fotos heheh comprei 2 kk e um deles deve ser o que esta na foto em cima da mini pelia ehehe .. Continua =) abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

Tenho de actualizar isto, vim de férias esta semana e só ando as voltas com o Salgado!

 

Os camarões estão óptimos e os Taiwan bees não param de crescer ;)

 

Ponho mais fotos esta semana!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ficam algumas fotos:

 

uns Taiwan e F1's

 

IMG_6885_zps1e6765c6.jpg

 

IMG_6887_zpsfe7178c6.jpg

 

IMG_6886_zps6c711720.jpg

 

e os CRS varias grades e Cbs F1's

 

IMG_6888_zps3d1bdfba.jpg

 

IMG_6889_zpsdd629754.jpg

 

IMG_6890_zps47d0a911.jpg

 

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.