Ajuda a identificar meia-dúzia de pontos brancos no aquário


Vasco Leitão

Recommended Posts

Boa noite,

 

gostaria de pedir ajuda a alguém a tentar identificar meia-dúzia de pontos brancos que apareceram num tronco de madeira do meu aquário (80x55x35).

 

Já os detectei ontem e continuam intactos, nenhum peixe lhes liga nenhuma, nem para espreitar, ou comer, etc.

 

Fauna: 10 Tetra Cardinal, 2 Molly, 2 Platy, 4 Corydoras, 1 Arco-Iris Neon, 4 Caracóis Zebra.

Flora: (não sei os nomes) tenho uma planta de folha larga no centro e várias daquelas compridas que crescem até cima e algum musgo de java.

 

 

2le7b0z.jpg

 

30jjy4y.jpg

Editado por Vasco Leitão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ovos de caracois zebra.

 

Bem, fui ver a ficha (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72914) e diz que a reprodução é muito difícil... acontece que eu não fiz absolutamente nada, o aquário ainda nem um mês tem e, além desses ovos, já anda um caracol minúsculo (1mm) a passear no vidro... :ohmy:

 

Reprodução: A reprodução de Neritina natalensis é notoriamente difícil e eu apenas conheço um relato de reprodução bem sucedida em cativeiro de “raresnail”, membro em www.applesnail.net. Ele descreve ter usado argila africana rica em ferro numa base de areia no aquário de reprodução que as neritinas comiam antes de pôr ovos. Explica também que as larvas são difíceis de manter porque não se alimentam de algas como os adultos. Ele teve sucesso na alimentação das larvas com spirulina. Mas o relato dele é incompleto e não refere a salinidade da água.
Editado por Vasco Leitão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lamento desiludir-te mas é impossível reproduzir neritinas natalensis em água doce daí a sua dificuldade na reproduç\ao. Ovos vais ver muitos mas nunca vais chegar a ver os caracóis porque eles simplesmente nao sobrevivem em água doce. o pequeno que viste é outra espécie e deve ter vindo com plantas ou assim e pode tornar-se praga.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apesar da natureza por vezes conseguir milagres...concordo com o cman...até hoje não tem sido possivel reproduzir Neritinas Natalensis em aquarios...por isso fica bem atento a esse tal caracol minúsculo pois esse sim poderá virar uma praga...

 

já agora e visto ainda não teres o aquario à um mês...descreve um pouco mais o teu aquario...como filtragem...iluminação....temperatura...parametros da agua como o PH por exemplo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me desiludes nada Carlos, algo que não pretendo é uma espécie de "praga".

 

Rui, já ando à procura do fulano... :) entretanto, a minha medição é através de fita do JBL EasyTest, portanto os valores indicados não são exactos mas os mais aproximados:

 

Cl2 0
pH 6,5
KH 6ºd
GH >7ºd
NO2 1
NO3 25
Dimensões: 80 x 55 x 35 (~150L)

Substrato: Sera Flora Depot 4,7 Kg (+ 3 cm areão médio)

Matéria filtrante: Sera Siporax Bio Filter + Filter Biostart + Lã (usei Nutrafin Cycle nos 3 primeiros dias)
Filtro: interno de 500 L/H, já vinha montado no aquário, a matéria filtrante está na horizontal acima da água e coloquei cerâmicas Sera e lã por cima.
Iluminação: já sei que não é a perfeita, mas também vinha com o aquário, são duas lâmpadas de 24W, 50 Hz, 14000K (programei para 11 horas/dia).

Fauna: 10 Tetra Cardinal, 2 Molly, 2 Platy, 4 Corydoras, 1 Arco-Iris Neon, 4 Caracóis Zebra.

Flora: (não sei os nomes) tenho uma planta de folha larga no centro e várias daquelas compridas que crescem até cima e algum musgo preso aos troncos.

O aquário está a funcionar há cerca de 3 semanas com algumas plantas + filtro com biostart da Sera, coloquei 2 Corydoras ao fim de uma semana, e depois fui adicionando o resto.
Tenho o mesmo problema que alguns utilizadores referem das bolhas na superfície da água, e não uso CO2 e a superfície está bem agitada (o filtro debita bem).
Também tenho filamentos microscópicos de algas a aparecer no vidro do aquário.
Fui pedindo conselhos na loja mas já percebi (agora) que podia/devia ter esperado mais tempo, mas enfim...
Editado por Vasco Leitão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a iluminaçao parece-me bem para um low tech, mudava so o espetro de 14000k para menos 6400 ou qualquer coisa abaixo dos 10000k.

O sistema de filtragem também me parece porreiro e uma alternativa viável aos filtros externos.

Mantém só vigilancia nesta fase inicial no NO2 e NO3 e faz trocas de água com fartura.

 

 

Boa sorte

  • Votar + 1

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tenho feito trocas diárias de apenas 10 L de cada vez, pois é a capacidade do regador (para descansar a água) e do jerrycan que tenho (para a água que sai do aquário)... já li diversos tópicos que referem a necessidade de trocas maiores, e tenho pensado em fazer uma de uns 50 litros, e não mexer durante uma semana, mas mesmo usando o produto para tratar água nova (Nutrafin Aqua Plus) não estou muito seguro por causa da qualidade da água, nesse caso, ter de ser directamente da torneira (não tenho forma de fazer descansar 50 L). Obrigado pela vossa participação e ajuda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também te aconselhava a reduzir o periodo de iluminação...para 9h...

No meu caso em concreto...o meu aqua é um plantado de 200l...iluminação (4pllx36w) durante 9h...faço tpa semanalmente na ordem dos 25l....retirados da torneira e deixados em repouso de 48h dentro de 5 garrafoes de agua de 5l cada um. Já lá vai um ano e tudo decorre na perfeição...as plantas sempre viçosas...e retirando a fase inicial (os 2 primeiros meses) onde tive umas escassas baixas...em termos de fauna tudo respira saúde. Quanto a algas nunca tive até agora nenhum surto...apenas apareceram umas filamentosas também no inicio mas foi sol de pouca dura...

 

É normal no inicio aparecerem algumas contrariedades...daí a importancia do ciclo do azoto...depois de estabilizar se não houver azares tudo decorre com naturalidade. O importante é acharmos o ponto de equilibrio e mante-lo....

 

Para limpar os vidros...até hoje não encontrei nada melhor que um belo cartão multibanco fora de uso... :naughty:

 

Nota: a titulo de curiosidade essa tua planta que está ao centro de folha larga...se não estou em erro chama-se: echinodorus radicans...

Editado por RuiMFJ
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela vossa ajuda :)

 

Já reduzi o periodo de iluminação para 9h, e hoje fiz uma TPA de 30 litros, agora vou deixar estabilizar.

 

Os valores de hoje:

 

Cl2: 0,5
pH: 6,8
KH: 6ºd
GH: >7ºd
NO2: 2
NO3: 25
Editado por Vasco Leitão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Aproveito este tópico para colocar a mesma questão.

Apareceram-me num tronco uns pontos brancos (ovos?) e que ainda não desapareceram. Nenhum dos peixes lhes toca... Têm ideia do que será? Aqui ficam as fotos...

large.IMG_20171115_190724.jpglarge.IMG_20171115_190729.jpglarge.IMG_20171115_190651.jpg

 

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito este tópico para colocar a mesma questão.
Apareceram-me num tronco uns pontos brancos (ovos?) e que ainda não desapareceram. Nenhum dos peixes lhes toca... Têm ideia do que será? Aqui ficam as fotos...
large.IMG_20171115_190724.jpg.a0459e6dd1019cd7dabd740c5c7052be.jpglarge.IMG_20171115_190729.jpg.2ad80457c1bbb005b9e917f9eef57cc0.jpglarge.IMG_20171115_190651.jpg.04831a090cf1c07502d200fbc78b309a.jpg
 
 

Tens caracóis neritinas zebra no aquário?

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses são as neritinas puligera, também tenho algumas e fazem um trabalho fantástico na limpeza das algas, mas não tenho conhecimento de elas depositarem ovos, mas provavelmente serão delas e não te preocupes que não eclodem.

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.