Green Spot Algae - como eliminar este problema?


Perneta

Recommended Posts

Boas. O título diz tudo.

 

Aqua: 120 x 55 x 60

 

Substrato: vários kilos de substrato fértil; vários kilos de basalto recolhido na praia e areia de sílica comprada numa loja de bricolage.

 

Iluminação: (já vinha com o aquario rena)

2x 30W 10000K

2x 30W 8500K

 

Filtração:

rena Filstar XP3

1300lt/h e 7.5 lt de media

 

As anubias estão cheias destas manchas como se vê na foto abaixo. (Tinha acabado de alimentar os peixes dai a agua um pouco suja (comida congelada)) normalmente esta cristalina.

 

Não fertilizo. Pdem ajudar-me? Se precisarem de mais informação é só dizer que forneço com todo o gosto. Quero é

Ver-me livre deste problema

 

Desde já obrigado

 

ypy9uqyq.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Perneta,

 

Quantas horas de iluminação diária?

 

Se é o que eu penso, podes até com os dedos passar nas anúbias e retirar a maior parte, que sai com facilidade. Depois basta fazeres TPA's de 20-25% de 2 em 2 dias, durante uma semanita ou assim... Reduz a iluminação diária para essas 6h +/-...

 

É a maneira mais natural de reduzir isto :D

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não dá para ver as fotos :)

 

9h de iluminação, reduz para 6h...

 

Sim, fertilização sem CO2 pode resultar em algas com um mau controlo desta...

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Olá Perneta,

 

Deixa-me dar a minha opinião pois eu tive o mesmo problema num aquário low-tech. As anubias têm um crescimento lento e, por isso, as folhas mais velhas têm tendência para ficar com algas, especialemte as green-spot. Pelo que vejo pelas fotos, as folhas mais novas não têm as mesmas algas e as mais velhas é que estão cheias delas.

Eu o que fiz foi algo que as pessoas normalmente não gostam muito de fazer, mas eliminei as folhas com algas (pelo menos as mais afectadas). A planta até agradece uma poda e rapidamente vai formar novas folhas.

Depois fui ver os meus parâmetros, e corrigi o que podia corrigir.

O CO2 não é obrigatório para plantas de crescimento lento e com pouco luz. Será no entanto obrigatório para aquários com muita luz, pois a taxa de fotossíntese aumenta com luz e, por isso, tem que ser acompanhada com mais nutrientes e com uma fonte extra de carbono, ou seja o CO2 pressurizado pro exemplo. Com a quantidade de luz que tens nem vale a pena colocares CO2.

 

A ideia com que deves ficar é que folhas mais velhas têm tendêndia para ficar com algumas algas, por isso, basta podar. Dever ver se tens os teus parâmetros correctos. No meu caso bastou isso e nunca mais tive esse problema.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, na minha opinião a solução é:

- 1ª Semana TPA 50%;

- Semanas seguintes TPA's 30%;

- Reduz as horas de luz diárias;

- Não adiciones fertilização, e adiciona plantas de alto consumo;

- Adiciona Otocinclus.

 

No final disto tudo, os greenspots devem começar a desaparecer, nessa altura o melhor será começares a fertilizar, mas sem CO2 o melhor é teres algum cuidado com a fetilização e quantidade escolhida.

 

Boa sorte,

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais