Reef Wannabe


Ricardo.Fonseca

Recommended Posts

Boas,

 

Vê lá se convidas pah? LOL =)

 

1 Abraço e boa viagem... tira fotos do reef :D

Olá Armando, estás sempre convidado para vires cá a casa, quando quiseres combinamos e aparecem.

 

Fotos

ainda não há mas haverá dentro em breve. Escolhi o layout das duas

ilhas que fica bastante equilibrado a meu ver e depois de ver alguns

aquas assim fiquei maravilhado com o resultado final.

 

Abraço

 

 

 

Olá Ricardo,

 

Como vai a evolução do sistema?

 

Há novidades?

 

 

Abraço

 

Olá André, o sistema vai bem com os parametros a equilibrar e atingir valores perto dos desejáveis. Tenho tido stress com a crypto e penso que vou ter uma baixa - strigosus... enfim, não vai ser adicionado mais nenhum peixe até ter estes problema resolvido. Neste momento estão afectados o ctenochaetus strigosus (a comer mas a ficar magro), o zebrassoma scopas (a comer e a engordar) e o zebrassoma flavescens (a comer e engoradar).

 

Foi um grande erro introduzir peixes já com o strigosus a apresentar um ligeiro ponto na barbatana peitoral que, no momento, parece mais pálido e cheio dos mesmos.

 

De resto os outros peixes, stigamtura & bycolor, peixes palhaço clarkii parecem estar bem. Tenho receio de deixar os peixes recuperarem sem intervenção pois penso que poderá, eventualmente, correr pelo pior.

 

Fica a info:

 

kH - 6 (a aumentar gradualmente com bomba doseadora)

pH - 8.1

NO3/NO4 - 0 mg/l

NO2 - 0 mg/l

NO4 - 1 mg/l

Ca - 420 mg/l

Mg - 860 mg/l (a aumentar gradualmente com bomba doseadora)

 

Tenho adicionado alguns corais LPS e uns SPS (sei que não devia mas os erros pagam-se e eu estou à espera da factura).

 

Mais tarde coloco a lista/fotos do que tenho.

 

O mais importante agora é estabilizar (e corrigir gradualmente parametros) e livrar-me da crypto... que achas q deva fazer?

 

Abraço e obrigado

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Pois, os C. strigosus são muito propensos ao Crypto.

 

Para além de serem peixes muito nervosos, num aquário recente, destabilizações de certos parâmetros podem desencadear um surto de Crypto.

 

Quando tive esse problema no 300L, fiz duas coisas com óptimos resultados e que hoje voltaria a fazer se tivesse um aquário maior: uso de UV e alimentação ensopada em aditivos à base de alho.

 

O primeiro para controlar a forma livre do parasita nos primeiros tempos e o segundo para fortalecer o sistema imunitário dos animais.

 

Para mim, é uma combinação excelente para evitar baixas nos peixes recém introduzidos. Obviamente que não resolve o problema do parasita ( ele está no sistema e há-de continuar) mas dá um grande avanço aos peixes para se recomporem imunitáriamente e conviverem com o parasita. Claro está que convém existir condições para isso:

 

- os peixes comerem

- não se stressarem uns aos outros

 

Às vezes quando intervimos, no processo de apanhar os peixes, colocá-los em quarentena, medicá-los, troca de condições e afins, é pior emenda que o soneto. Não morrem do mal, morrem da cura. :unsure:

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado André,

 

Vou então ponderar a ideia de investir num equipamento UV. Aditivos à base de alho tenho, q usava nos Discus, o GarlicGard, vou usá-lo.

 

Fica uma foto de como estava o aqua à duas semanas antes da entrada de alguns corais e peixes. Uma das pedras maiores do lado direito saiu devido a ter algumas valónias agarradas.

 

29B07BB1-BDCD-4618-B317-BFC2C0EB3481-628

 

 

É um uma inspiração do teu antigo (plágio) e espero que resulte.

 

Abraços

 

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, gosto!

 

Clean e bonito, com área q.b. na rocha e na areia para corais de diferentes exigências e ao mesmo tempo, com refúgios e zonas livres para os peixes.

 

A ilha da direita está mesmo a pedir mais uma rocha ali em cima para se destacar da outra e ficar o ponto focal, criando ao mesmo tempo condições para corais mais exigentes em termos de luz.

 

Também usava o GarlicGuard da Seachem. Tenho que ver se arranjo de novo...

 

Estás no bom caminho my friend.

 

Se a tes... do mij... for muito forte, tenta apostar mais em corais do que em peixes até isso estabilizar e depois então fazes nova introdução de barbatanas.

 

Foi isso que aprendi e neste momento... o aquário está cheio! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos.

 

Já consegui uma UV em tempo recorde e estou a usá-la à 24h. Posso dizer que os peixes estão com menos pontos e menos stressados (pode ser má interpretação minha mas parece-me mesmo). O escumador tirou mais matérias orgânica também. A água está bastante mais cristalina e também estou a usar carvão activo.

 

Estou a alimentar artémia e mysis junto com o GarlicGarder 5x ao dia juntamente com flocos herbívoros da Ocean Nutrition.

 

Mais logo actualizo com valores da água.

 

Quanto tempo devo ter o UV ligado? (tem estado 24h/24h - 25w com uma bomba de 400l/h).

 

Abraços e obrigado

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Podes manter a UV ligada durante 24h até os peixes deixarem de apresentar pontos.

 

Quando vires que daqui por uns tempos a coisa está estável, os peixes estão saudáveis e não há manifestação ( clínica) do parasita, desligas a UV.

 

Há quem diga que a médio/longo prazo, a UV pode trazer problemas. No quê e porquê, não percebo a relação, daí ser um bocado crítico nessas afirmações.

 

Eu cheguei a ter a minha ligada durante aproximadamente 1 mês e meio a 2 meses. Os peixes recuperaram e entretanto iniciei a adição de carbono. Foi quando decidi desligar a UV.

 

Confirmo a água ficar mais cristalina. Há eliminação dos taninos que pigmentam a água.

 

Quanto aos peixes andarem menos stressados, de uma forma tão imediata, é possível que seja mais do ambiente do que propriamente derivado à UV. Deixa mais uns tempos... ;)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Joao, nao tinha visto o teu post.

 

Já encomendei o upgrade do controlador para passar a MP40wES. Enfim, ficou mais cara do que desejava esta bomba.

 

Os peixes no inicio do dia parece q estão mais saudáveis e depois no final parece que os parasitas levam vantagem, o strigosus perdeu um pouco a coloração e tem algumas feridas (não infectadas e a sarar de se esfregar, pobre do peixe).

 

Do outro lado disseram-me que o uso de UV em reef é prejudicial visto também matar as bactérias em suspensão, tenho de medir a Amónia (ou ião amónio) dentro de instantes e os restantes valores para os colocar aqui.

 

Agora vou deixar andar pois estou cansado de inventar e não ter os resultados pretendidos. Tenho muito mais pena dos animais que da minha carteira.

 

Obrigado pela vossa ajuda e paciência para não começarem a chamar-me nomes, como irresponsável, que bem mereço.

 

Abraços

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ricardo quanto ao layout o Andre tem razão uma pedra no todo da ilha e fica perfeito.

 

Quanto ao uv eu ate tenho medo de te dizer mas ao mínimo sinal de ciano-bacterias eu desligava na hora.. Também não concordo com a não introdução de barbatanas tens um escumador muito bom e se não segura os nutrientes antes de "zerar" vais ter problemas..

 

 

De resto o projecto tem futuro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ricardo quanto ao layout o Andre tem razão uma pedra no todo da ilha e fica perfeito.

 

Quanto ao uv eu ate tenho medo de te dizer mas ao mínimo sinal de ciano-bacterias eu desligava na hora.. Também não concordo com a não introdução de barbatanas tens um escumador muito bom e se não segura os nutrientes antes de "zerar" vais ter problemas..

 

 

De resto o projecto tem futuro

Boas Hugo,

Qual a relação entre as Cianos e o UV?

Agora fiquei curioso porque "uso" as duas :)

Abraço e obrigado.

AJS

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

Qual a relação entre as Cianos e o UV?

Agora fiquei curioso porque "uso" as duas :)

Abraço e obrigado.

AJS

 

 

O uso de uv mata/destrói grande parte de bactérias em que quantidade não se sabe, bacterias essas que fazem parte da estabilidade do sistema. As cianos-bacterias não sendo totalmente bactérias nem algas ficam geralmente quando instaladas num aquário como querem porque a uv "mata" a concorrência, concorrência essa que atribuo a bactérias boas, geralmente quando os nitratos ou fosfatos chegam ao zero la estão as cianos e isso a uv e boa a esterilizar agua o que promove o zerar algum dos nutrientes.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, essa história da UV e das cianos tem muito que se lhe diga...

 

É certo que andam bactérias em suspensão, na coluna de água. É certo que a UV mata isso tudo mas se há coisa que eu aprendi nas aulas de Biologia é que as bactérias preferem fixar-se a um substracto do que andar a "esvoaçar" por aí fora e só dessa maneira é que ocorre desenvolvimento e proliferação bacteriana. Primeiro vem o biofilme ( primeira vaga de bactérias), depois vêm outro tipo de bactérias e nutrientes, depois vem uma 3ª vaga de bactérias e por aí fora até se estabelecer uma comunidade de várias espécies de bactérias com as suas matrizes, transporte de nutrientes e afins com especialização e desenvolvimento do ciclo bacteriano ( bactérias aeróbias, anaeróbias, gram +, Gram -, aeróbias facultativas, etc). Isto para dizer que este tipo de especialização e proliferação só é possível se houver uma comunidade estabelecida e essas comunidades só existem quando agregadas e aderidas a um substracto, neste caso areia, rocha, equipamento no geral, vidros, por aí fora.

 

Se na coluna de água existirem 100.000 bactérias, em todos esses substractos hão-de existir qualquer coisa como 100.000.000 bactérias ( exemplo figurativo).

 

Se é a morte dessas 100.000 bactérias que andam na coluna de água que vão provocar o aparecimento de cianobactérias... epá, acho isso muito rebuscado, até porque, se essas andam soltas na coluna de água, foi porque se soltaram do substracto e se se soltaram do substracto, já outras se estão a formar. É um ciclo permanente e infinito enquanto houver condições para tal ( nutrientes, água e substracto).

 

Eu não me preocupava assim tanto com isso e focava-me mais na saúde dos peixes, mas isto sou eu e é apenas a minha opinião. ;)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Silvestre o mal é o uso de uv quando essa colónia de bactérias não pode estar estabelecida num aquário tão recente, faltou-me referir esse ponto.

 

Ambos sabemos que pode ser empirico mas infelizmente existe casos que isso acontece

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Ricardo, à pala deste teu tópico já ando a ver salgados :drool3: e acho que deves utilizar este aquário para manter isto:

 

 

157130-Sexy%20Shrimp-Thor%20amboinensis.Camel_shrimp.jpgStenopusHispidus.jpgIL3-057%20Coleman%20shrimp,%20Periclimenpericlimenes-brevicarpalis-juvenile.jpglysmata-amboinensis-00011.jpg

 

 

Agora fora de brincadeiras :

 

Boa sorte com este teu novo projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito porreiro o layout Ricardo ..

 

Como diz o amigo André silvestre , as minhas fontes indicam-me que la para quinta feira vai entrar ai um frag de uma peça muitoooo boa para contrastar com esse azul do fundo ...

 

 

Abração , vou acompanhando o teu topico ...

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk HD

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António,

 

Como vai o marisco de saúde? Espero q bem!

 

Adoro e conheço o sexy shrimp (thor), quando montar um nana seguramente vão fazer parte da fauna.

 

Obrigado Paulo, o aqua neste momento está um pouquinho mais composto e tem muita coisa nova e outras já não tem...

 

Não tenho actualizado o tópico pois estava à espera q chegasse a calha nova e o controlador p a MP20 p tornar numa MP40w es.

 

Espero q aguente aqui pois não tenho o à vontade suficiente p os tratar tão perfeitamente como vocês mas estou a fazer por isso (as adições têm estado a correr bem daí estar a experimentar o q aguenta ou não, tenho fé q correrá tudo bem).

 

Abraço a todos e novidades p breve (espero)

 

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Finalmente chegaram as novidades. Calha ATI 6x39w dimmable com as respectivas lampadas e o controlador p a bomba Vortech (mp20 - mp40w es).

 

0479BBEE-0F4A-416D-B93D-16B4AA6EC693-816

2A9B0E53-EC9E-46BC-AEBE-E47F43A2EE1F-816

 

Deixo-vos uma foto com o estado e aspecto do geral do aqua no acender tenue das luzes, controlável em 2 canais (1 com 2 lâmpadas e outro com as restantes 4).

 

 

 

F3FA2705-BE71-4B9E-8550-D2E4F886AF0D-816

 

 

Obrigado e boa páscoa,

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O homem não mostra nada durante algum tempo e de repente, pimbas!

 

Ricardo, que óptimas novidades! Muito bem. O aquário também já começa a ficar bem composto e com muito bom aspecto.

 

Isso agora é que vai ser; quando o material é de qualidade, ajuda bastante.

 

Tem só atenção à bujarda da calha. Isso é bomba e se a mudança for muito brusca, os corais podem-se ressentir. Começa com a calha mais levantada ou com menos horas, fazendo incrementos de x em x tempo. O que eu costumo fazer é deixar a calha já na posição óptima mas começar com cerca de 6h de luz diárias, aumentando 1h ao fim de 15 dias. Consoante a resposta dos corais, aponto para 10h/dia com duas lâmpadas apenas e 9h com todas as lâmpadas ligadas. Como a tua calha é dimmable, consegues brincar melhor com isso e fazer uma transição mais suave no fotoperíodo.

 

Vai actualizando.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André é o que tenho feito, programei a calha p estar no máximo somente 5 horas, de resto é aumentar e diminuir gradualmente.

 

Ainda tenho a casa muito desarrumada mas já tenho inventado bastante e ando na corda bamba à espera do desastre (espero q não).

 

Obrigado pelas dicas sobre o fotoperíodo.

 

Abraços

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá todos,

 

Resolvi escrever para fazer o relatório dos upgrades e mudanças que o aqua tem sofrido nos últimos tempos.

 

Mudei o layout, para pior, depois p melhor e depois p intermédio mas com mais vantagens a nível de corais que necessitem de mais luz e corrente.

 

Estou extremamente satisfeito com o desempenho da luminária ATI 6x39w dimmable mas se fosse hoje teria optado, como queria antes, pelas 8x39w dimmable. Posto isto, adicionei a calha antiga com mais 3x39w para iluminar mas a parte traseira do aqua pois notava q estava com pouca luz na parte traseira do aqua. Talvez pela calha só estar a uns 8cm da superficie da agua.

 

Entrou mais uma VORTECH MP40w ES e neste momento são duas a trabalhar em reefcrest mode.

 

Tenho corais novos, poucos, mas tudo vai correndo muito bem a meu ver, boa extensão de pólipos, boas cores e bons crescimentos. Estou a alimentar também com reefpearls.

 

Tenho feito trocas com água do mar + osmose e estou a gostar dos resultados. Tenho aumentar/colmatar alguns valores mas de resto está bem.

 

Fica uma foto (mais uma de tele) do estado actual do bicho... não me agrada muito mas é o melhor dos dois mundos.

 

5C43B599-D1E9-4856-9CEF-8B4A19CB8640-283

 

Venham essas críticas e ajudas,

 

Abraços

 

RF

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou uma opinião 'nula' pois nada sei de salgados, mas gostava de dizer que gostei muito do layout, apesar de não conseguir perceber bem a profundidade do mesmo, ou seja, a sua inclinação em direcção ao vidro traseiro.

Eu ia dar em doido se tivesse de decidir o que colocar em cada local num salgado! eheheheh

 

Seja como for, estarei aqui a torcer pelo teu sucesso!

Um abraço!

Editado por Paulo Lisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.