Lago 2.5mx1.5mx0.80m


Recommended Posts

Boa noite, em Agosto de 2012 tinha anunciado aqui a construção de o meu primeiro lago em tela, mas, como nem sempre tudo corre como queremos, o projecto teve que ficar para outra altura. O meu labrador teve umas complicações (uma convulsão, aparecimento de uma massa no maxilar inferior que não parou de aumentar e mais tarde acabou por arrebentar e teve que ser operado de urgência, tento eu, com estas "brincadeiras" uma despesa a rondar os 500€, entre a cirurgia e medicamentos). Resolvido esse problema, e com o meu menino em plena forma, decidi começar o ano em grande e voltar ao meu projecto, mas, desta vez com algumas alterações. O que inicialmente seria um lago em tela, será agora um lago de betão (cimento), e terá uma maior litragem. Com este tempo todo parado, tive algum tempo para pensar, refazer o projecto vezes sem conta, consultar materiais e preços em diversas empresas e cheguei a conclusão que consigo fazer um lago maior, logo com mais litragem, sendo feito com blocos de alvenaria, do que se o fizesse em tela, onde o total da despesa rondará o preço só da tela. Por isso, o lago terá 2.5m de comprimento, por 1.5m de largura, terá uma profundidade de 0.80m. Em breve colocarei fotos do terreno com o lago em progresso, o aumento do lago está quase concluído, e em breve irei comprar os blocos. Desde já peço ajuda aos entendidos para o seguinte, preciso de um a impermeabilizante, ando a procura de Sikatop Seal 107, sou de Famalicão (Braga), se alguém souber de alguma coisa, desde impermeabilizantes e onde os comprar, bem como preços, por estas zonas desde já agradeço se me conseguirem ajudar.

Cumprimentos,

nunohflima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim ficou o lago quando retirei a rampa que iria ter caso o fizesse em tela:

IMG_8452_zps3a103a43.jpg

 

IMG_8455_zps36b4f627.jpg

 

E assim é como irá ficar, com um novo patamar de 0.50m de comprimento:

IMG_8475_zps855e8dc2.jpg

 

IMG_8479_zpsd54ee211.jpg

 

O patamar está com mais de 0.50m, tem cerca de 0.80m por causa do bloco que vai levar, agora tenho que retirar 0.30m em toda a volta do lago para levar os blocos e no fim ficar com esse tamanho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este projecto promete, agora que as complicações acabaram "é o que se espera" é dar-lhe nesse projeto que de certeza que vai ficar altamente

As coisas nunca correm como queremos, infelizmente, mas agora o lago vai andar para a frente até ficar concluído! O mal disto é ser eu sozinho a cavar e retirar a terra, demora um bocado e não consigo dedicar-me a 100%, pois as aulas tiram-me tempo. Mas eu vou actualizando com fotos, sempre que conseguir!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias, só para actualizar o estado do lago.Hoje vou ver se acabo de do alargar para poder levar os blocos e vou ver se consigo ainda hoje ir encomendar o material que preciso, para ver se o mais tardar, segunda-feira, começo com os blocos. Hoje vou tirar umas fotos e mais logo passo por aqui para as postar. Continuo a espera de ajuda com a impermeabilização do lago, e desde já peço também ideias para a cascata.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o prometido é devido aqui ficam algumas fotos do meu trabalho de hoje:

IMG_8482_zps2692f297.jpg

 

IMG_8492_zps9602dacc.jpg

 

IMG_8493_zps924a284a.jpg

 

Onde está aquele bocado de uma argola é onde vai ficar a caixa que vou construir para fazer de skimmer, aquela peça será o buraco ladrão, que ficará no skimmer.

IMG_8494_zpsd06d0a6b.jpg

 

Esta é a bomba d'água que tenho de momento, sei que tem pouca capacidade para a litragem que o lago terá, mas, já a tinha comprado para o lago que tinha feito que seria em tela, quando conseguir comprarei outra.

IMG_8496_zpsbddcca4c.jpg

 

IMG_8497_zpsf2ff0aff.jpg

 

Já fui encomendar os blocos e o resto do material, segunda está cá tudo para começar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, depois de mais uma tarde de trabalho no lago este é o ponto da situação:

 

IMG_8839_zpsdb074d88.jpg

 

IMG_8840_zps410f4e68.jpg

 

Já podia ir mais adiantado, caso não me tivessem falhado com a entrega do material (blocos e cimento). Amanhã já cá estará tudo e se não chover continuarei o trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades do dia de hoje:
O material chegou eram 14h30, passei a tarde toda, com ajuda do meu pai, a colocar os blocos, acabamos eram 18h45! Amanhã de manhã tiro fotos e coloco aqui, a ver se alguém diz alguma coisa, visto que este tópico visitas tem, mas ninguém diz nada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometido, aqui estão as fotos do meu trabalho de ontem:

 

IMG_8850_zps33dc975b.jpg

 

IMG_8851_zps67f28bf8.jpg

 

Como dá para ver, está de chuva, hoje não devo conseguir fazer nada se o tempo continuar assim. Os meus planos para hoje eram acabar de encher de cimento entre os blocos e a terra, mas assim a chover vai ser complicado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno

Também estou a concluir a construção do meu lago de alvenaria!

Mas optei por construir o meu em tijolo em vez de blocos de cimento.

Ainda não tinha visto o teu tópico, e reparo que cometes-te o mesmo erro do que eu!

Não deixamos ralo de fundo e eu já vi que é muito importante pois já choveu várias vezes e já tive de tirar agua a balde, porque a minha bomba submergível só funciona toda tapada de água.

No que diz respeito a impermeabilização eu ia optar pelo Sikatop Seal 107 (41.00€ PVP +IVA Desconto 30 + 3) e inicialmente estive também inclinado para o Weber Tec 824 (57.20€ PVP +IVA Desconto 25+3), mas acabei por aplicar tela de piscina patrocinada por um amigo que constrói piscinas.

Vai atualizando o teu tópico que eu faço o mesmo com o meu :dance:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207870

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207870

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno

Também estou a concluir a construção do meu lago de alvenaria!

Mas optei por construir o meu em tijolo em vez de blocos de cimento.

Ainda não tinha visto o teu tópico, e reparo que cometes-te o mesmo erro do que eu!

Não deixamos ralo de fundo e eu já vi que é muito importante pois já choveu várias vezes e já tive de tirar agua a balde, porque a minha bomba submergível só funciona toda tapada de água.

No que diz respeito a impermeabilização eu ia optar pelo Sikatop Seal 107 (41.00€ PVP +IVA Desconto 30 + 3) e inicialmente estive também inclinado para o Weber Tec 824 (57.20€ PVP +IVA Desconto 25+3), mas acabei por aplicar tela de piscina patrocinada por um amigo que constrói piscinas.

Vai atualizando o teu tópico que eu faço o mesmo com o meu :dance:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207870

Boas,

Quanto ao ralo, lembrei-me mas não fiz por opção, o meu fundo ainda não está concluído e se chover, a água ainda é absorvida pela água, só lhe dei uma "camadinha" de cimento para andar em cima e conseguir colocar os blocos.

Em relação ao impermeabilizante, vou optar pelo que se mistura com o cimento. É mais em conta e pelo que me disseram para um lago é bom o suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, ontem passei por aqui para publicar umas fotos para actualizar o tópico, e para mostrar o trabalho feito até então, decidi por isso, ir hoje tirar mais umas fotos, e vir explicar mais um bocado como é que as coisas irão funcionar quanto o lago estiver concluído:

 

Ontem, quanto estive mais o meu pai, a colocar o cimento entre os blocos e a terra, o meu pai teve a ideia de colocar também um tubo, a todo o comprimento do lago, que irá servir, para lá andar a mangueira, que levará a água do skimmer, para o filtro. Como dá para observar na foto abaixo, na parede mais a direita, consegue-se ver o tubo que falava, sai nas duas pontas do lago, essas pedras que tem em cima foi só para segurar no tubo enquanto o cimento estava fresco:

IMG_8856_zps910abe47.jpg

 

Aqui está uma das pontas do tubo e onde irá ficar a entrada da água para a caixa do skimmer:

IMG_8855_zpsa933f910.jpg

 

IMG_8859_zps988e0972.jpg

 

Agora algumas fotos gerais do lago:

IMG_8860_zpsdd5b2700.jpg

 

Ali está ele, no lado esquerdo da foto, o Roger, o meu labrador, que falei no inicio do tópico:

IMG_8858_zps02deef6e.jpg

 

E como falei dele, aqui fica uma foto dele, para todos aqueles que para além de peixes, também gostam de cães (o nariz dele não engana, já andou a fazer asneiras na terra xD):

IMG_8861_zps375fcc16.jpg

 

Aguardo opiniões e comentários, quando houver mais desenvolvimento cá virei para vos mostrar, até lá,

Cumprimentos,

Nuno Lima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Hoje já chegou o impermeabilizante, de tarde tive mais uma vez com ajuda do meu pai, a chegar cimento no fundo do lago e no patamar. Experimentei o impermeabilizante na primeira fila de blocos em cima e aquilo depois de seco fica tipo uma camada de borracha. Para o preço que custou acho que é um excelente produto. Amanhã de manhã irei tirar algumas fotos ao lago, bem como ao impermeabilizante que vou usar. Segunda irei fazer o skimmer e chegar o impermeabilizante por todo o lago, para terça fazer o primeiro teste com água.

 

Cumprimentos,

Nuno Lima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O impermeabilizante foi misturado com a argamassa, ou dado direto por cima dos blocos de cimento?

Aquilo vem num balde, tem um cimento próprio, e tem outro balde dentro, mais pequeno, com uma espécie de "cola branca", é só misturar isso e aplicar sobre os blocos. Mas amanhã de manhã eu tiro fotos e coloco aqui para veres :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok vou ficar a espera que coloques a marca desse Impermeabilizante!!

A cima de tudo tens de ver se é próprio para depósitos de água potável, tal como os dois que eu te referi antes.

E mesmo que seja vai alterar o PH da água como tal após encheres o lago de água vais ter de o vazar passado uns 4 a 5 dias e voltar a encher.

Por vezes é preciso fazer esta operação umas 3 a 4 vezes.

Eu também iria ter esse problema se tivesse usado o Sikatop Seal 107, daí eu ter optado e ter tido também a sorte de me terem oferecido a tela.

Também podias ter aplicado o Weber KG direto em cima dos blocos de cimento, é aplicado como se fosse o reboco e depois quem gosta das coisas perfeitas e tenha dinheiro para gastar ainda pode aplicar duas de mão cruzadas a rolo ou trincha do Weber KF reforçado com rede de fibra de vidro.

Editado por Bin Laden

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207870

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão as fotos do impermeabilizante que irei usar no lago, é da Diera:

 

IMG_8864_zps2b6a9389.jpg

 

Depois vem dentro como já tinha referido, o tal pó, tipo cimento, e um balde mais pequeno com uma espécie de "cola branca", é só misturar e aplicar.

IMG_8865_zpsca661e0d.jpg

 

IMG_8866_zps7a5e0432.jpg

 

Este já só tem meio porque já usei metade para experimentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok vou ficar a espera que coloques a marca desse Impermeabilizante!!

A cima de tudo tens de ver se é próprio para depósitos de água potável, tal como os dois que eu te referi antes.

E mesmo que seja vai alterar o PH da água como tal após encheres o lago de água vais ter de o vazar passado uns 4 a 5 dias e voltar a encher.

Por vezes é preciso fazer esta operação umas 3 a 4 vezes.

Eu também iria ter esse problema se tivesse usado o Sikatop Seal 107, daí eu ter optado e ter tido também a sorte de me terem oferecido a tela.

Também podias ter aplicado o Weber KG direto em cima dos blocos de cimento, é aplicado como se fosse o reboco e depois quem gosta das coisas perfeitas e tenha dinheiro para gastar ainda pode aplicar duas de mão cruzadas a rolo ou trincha do Weber KF reforçado com rede de fibra de vidro.

Bin Laden,

Quem me vendeu o produto disse-me que é de impermeabilizar cisternas de água potável, mas que tem vendido para utilizar em lagos!

Quanto ao vazar o lago, acho isso um desperdício de água, conheço gente com lagos em alvenaria, sem qualquer tipo de impermeabilização, sem filtros, sem mudas de água! Irei comprar alguns testes de PH, mas irei deixar a água a circular, com plantas lá dentro o tempo que for preciso até o PH regularizar.

No caso da tela, para o meu lago, se fosse a comprar iria-me custar entre 120€ a 150€, não ando a nadar em €€€, e nem todos temos a sua sorte ;D

Podia ter aplicado Weber Kg, ou mesmo o Sikatop Seal, mas aqui perto da minha zona (Famalicão) não encontrei nada, onde arranjava era no Porto, este da Diera custou 14€ o balde de 6kg que dá para 10m2, comprei 12kg's, duas de mão pelo lago todo e está a andar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão as fotos do impermeabilizante que irei usar no lago, é da Diera:

 

IMG_8864_zps2b6a9389.jpg

 

Depois vem dentro como já tinha referido, o tal pó, tipo cimento, e um balde mais pequeno com uma espécie de "cola branca", é só misturar e aplicar.

IMG_8865_zpsca661e0d.jpg

 

IMG_8866_zps7a5e0432.jpg

 

Este já só tem meio porque já usei metade para experimentar.

 

Olá Nuno

Eu não conhecia a Diera e aqui na zona Centro Oeste a Weber e Sika são as marcas líderes de mercado e usadas na construção civil.

Como não conhecia pesquisei e fui ver ao site a informação desse impermeabilizante e não encontrei exatamente o que fotografas-te. http://www.diera.pt/?cod=367&s=5&ss=14&cat=12&subcat=49&pag=1

Fiquei curioso não só com a marca Diera mas também com o baixo valor que referiste

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207870

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno

Eu não conhecia a Diera e aqui na zona Centro Oeste a Weber e Sika são as marcas líderes de mercado e usadas na construção civil.

Como não conhecia pesquisei e fui ver ao site a informação desse impermeabilizante e não encontrei exatamente o que fotografas-te. http://www.diera.pt/?cod=367&s=5&ss=14&cat=12&subcat=49&pag=1

Fiquei curioso não só com a marca Diera mas também com o baixo valor que referiste

Bom dia,

Eu a Diera já conhecia, só não sabia era que fabricavam impermeabilizantes. O produto que comprei é exactamente esse do site da Diera, só que o meu já trás o componente A + B e no site só aparece em separado.

Quanto ao baixo custo, tenho já a dizer que no armazém onde estou a comprar todo o material de construção para o lago, todo o que comprei, é bem mais barato, que nas outras casas que andei a ver, além de ficar a 2km de minha casa :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais