Duvida sobre temperatura da água


Recommended Posts

Tenho um botia palhaço com ictio e então resolvi aumentar a temperatura para 28 graus.

Queria saber se isto fará mal à restante fauna que tenho no aquário, tenho-os notado pouco activos.

Tenho escalares, bocas de fogo, peixe papagaio, botias, etc.

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

28º é quase a minha temperatura normal! :)

 

Para o ictio, tenho uma vaga ideia que tens de aumentar para os 30 (a maioria dos peixes aguenta essa temperatura sem problemas)... ou então usar um produto próprio. Eu costumo usar o esha exit com bastante sucesso.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

é preferível aumentar a temperatura (que resulta bem) do que estar a usar antibióticos que depois acabam por entrar no ecossistema com as consequências que já sabemos...

 

Respondendo à pergunta: Penso que a grande maioria da fauna prefere temperaturas entre os 22 e 24, mas não há problemas em estar assim alta durante algum tempo.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para tratar o ictio deves aumentar a temperatura para os 30º e mante-la assim durante 20 dias. Junta 1 colher de sopa de sal por cada 40 L de água.

 

Deverá ser o suficiente para conseguires tratar o peixe.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é preferível aumentar a temperatura (que resulta bem) do que estar a usar antibióticos que depois acabam por entrar no ecossistema com as consequências que já sabemos...

 

Isso é discutível... já perdi peixes com essa técnica. Também não sou muito a favor de produtos quimicos na água, mesmo que sejam medicamentos. Mas com o ictio, não volto a arriscar.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Isso é discutível... já perdi peixes com essa técnica. Também não sou muito a favor de produtos quimicos na água, mesmo que sejam medicamentos. Mas com o ictio, não volto a arriscar.

 

Cumps.

pois mas o problema é que sempre que usas antibióticos no aquário é mais um bocadinho que tomas quando comes uma couve, um peixe, etc...

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SAL?!!!! Com um peixe sem escamas como o bótia?? Nao morre da doença mas sim da "cura".

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas o problema é que sempre que usas antibióticos no aquário é mais um bocadinho que tomas quando comes uma couve, um peixe, etc...

 

GM

 

O esha exit não é antibiótico. É um composto à base de azul de metileno que é biodegradável... nem sequer precisa de TPA's para remover do aquário.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

O esha exit não é antibiótico. É um composto à base de azul de metileno que é biodegradável... nem sequer precisa de TPA's para remover do aquário.

 

Cumps.

Se fosse só azul metileno os peixes só ficam azuis. o ictio continuava lá.

 

Composição de Esha Exit:

Diaminoacridine 6.3 mg (Acridina)

Veride Malachitum 0.31 mg (Malaquite)

Methylrosanilinii chloridum 0.79 mg (Metil Violeta)

Methylthioninii chloridum 3.98 mg (Metil Azul)

ad Aqua.

 

Ora o primeiro, conhecido no nome comum por acridina é antibiótico e, para além disso, é cancerígeno.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse só azul metileno os peixes só ficam azuis. o ictio continuava lá.

 

Composição de Esha Exit:

Diaminoacridine 6.3 mg (Acridina)

Veride Malachitum 0.31 mg (Malaquite)

Methylrosanilinii chloridum 0.79 mg (Metil Violeta)

Methylthioninii chloridum 3.98 mg (Metil Azul)

ad Aqua.

 

Ora o primeiro, conhecido no nome comum por acridina é antibiótico e, para além disso, é cancerígeno.

 

Abraço

 

GM

 

Ok... estás a entrar por um campo demasiado técnico, até porque o artigo que foste buscar é sobre quimioterapia ainda por cima experimental. Não tenho conhecimentos, nem este é o local para este tipo de debate.

 

O produto não é o tipo antibiótico comum, que não se deve exagerar na utilização para não provocar resistências nas bactérias. É um produto comercial, biodegradável, não necessita TPA's (pelo que não se vai espalhar facilmente pela natureza) e é mais eficaz do que o método tradicional de elevar a temperatura. Não vais encontrar medicamentos eficazes muito mais seguros que isto.

 

Não digo que se deva exagerar, mas não é preciso diabolizar a sua utilização. Eu continuo a dizer, se por algum azar voltar a ter ictio, prefiro utilizar o medicamento a correr o risco de perder o peixe.

 

Já agora, nunca disse que era só azul de metileno, mas se fosse não servia só para pôr os peixes azuis... O azul de metileno é vendido em lojas de aquariofilia como desinfectante contra fungus e parasita externos, muito usado quando se retira os ovos dos pais.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.