O meu primeiro Aquário


Recommended Posts

Esses 20 litros podem ser engraçados.

Quais são as medidas correctas?

Eu tenho o Mini-Tank que só tem 15 litros brutos e antes de ter camarões tive lá uma Colisa lalia (apesar de não ser o indicado, devia ser pelo menos 80 litros e mantidas em casal) :)

Mas há muitas hipóteses.

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 177
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bom, acho que se pode dizer que o ciclo começou na 6ª Feira passada, quando coloquei o substrato, o areão e algumas plantas...

 

Antes tinha uns "calhaus" de grandes dimensões e não tinha substrato, então tirei tudo e estupidamente não aproveitei a água que já teria alguma amónia por estar a colocar comida de 12 em 12h como tinha lido algures..

 

No dia da instalação final, coloquei nitrivec e comecei a colocar comida no dia a seguir..

 

Acho que o ciclo ainda está atrasado, mas a vontade de meter a "cobaia" é enorme..

 

Acho que vou ter de aguardar mais 2 semanas... pelo menos...

 

Isso do ciclo não é exacto, por exemplo como podes ver aqui no meu gráfico a mim demorou 2 semanas, pondo um bocado de comida do tamanho de uma moeda de 50 centimos (mais ou menos) dentro de uma meio de senhora (para não sujar o areão) e trocando de 2 em 2 dias. Tenho introduzido cerca de 6 peixes pequenos por semana. Houve uma semana que achei que queria mais peixes e meti 9, no dia a seguir tinha a amónia a 0,25. Passei a meter menos outra vez. Isso é com a consciência de cada um mas acho que por peixes antes de ter o aquário sem amónia e sem nitritos um bocado cruel, tendo em conta que a amónia queima-lhes as guelras. Seria como nós estarmos a respirar gases corrosivos para os pulmões... aposto que não iamos achar muita piada.

 

ciclof.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso do ciclo não é exacto,

 

 

Uma de borla:

Claro que não é exacto.

O ciclo nunca acaba senão não se chamava ciclo...

Podemos ter um aquário "ciclado" à mais de 10 anos e depois deixa de estar. Depende da manutenção e do que se faz.

Mas pronto... foi um desabafo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso do ciclo não é exacto, por exemplo como podes ver aqui no meu gráfico a mim demorou 2 semanas, pondo um bocado de comida do tamanho de uma moeda de 50 centimos (mais ou menos) dentro de uma meio de senhora (para não sujar o areão) e trocando de 2 em 2 dias. Tenho introduzido cerca de 6 peixes pequenos por semana. Houve uma semana que achei que queria mais peixes e meti 9, no dia a seguir tinha a amónia a 0,25. Passei a meter menos outra vez. Isso é com a consciência de cada um mas acho que por peixes antes de ter o aquário sem amónia e sem nitritos um bocado cruel, tendo em conta que a amónia queima-lhes as guelras. Seria como nós estarmos a respirar gases corrosivos para os pulmões... aposto que não iamos achar muita piada.

 

ciclof.jpg

 

Gráficos interessantes! :)

 

Vou ver se faço o mesmo... assim vou-me entretendo com algo que não os peixes... Os niveis de Nitritos e Nitratos do meu aqua ainda está muito baixos, por isso, ainda tenho de esperar...

A ideia da meia de senhora é muito boa, vou fazer dessa forma, assim não sujo o aquário... :)

 

Jorge, compreendo o que dizes, mas o que queria dizer com "terminar o ciclo", era ter a concentração de bactérias aceitável para colocar um ou outro peixe, sem ele sofrer (muito)... :D

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos!

 

Depois de alguns dias sem mexer no aquário, além de ir introduzindo comida, dia sim, dia não... fui medir os parâmetros da água... e aquilo não mexe... Os valores de NO3, NO2 e NH4 continuam abaixo dos valores máximos recomendados... Será que o ciclo ainda não se iniciou?... Já passaram cerca de 1 semana e meia desde que comecei este novo projecto.. provavelmente será pouco tempo..

 

Estou seriamente tentado a encontrar uma "cobaia" para iniciar o ciclo...

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma outra questão... Sendo que o pH da água do aquário é inferior a 7 (entre os 65 e os 7), supostamente não se formará o NH3, ou seja se meter o peixe... ele não sofrerá com a amónia... ou estou a pensar mal?

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos!

 

Depois de alguns dias sem mexer no aquário, além de ir introduzindo comida, dia sim, dia não... fui medir os parâmetros da água... e aquilo não mexe... Os valores de NO3, NO2 e NH4 continuam abaixo dos valores máximos recomendados... Será que o ciclo ainda não se iniciou?... Já passaram cerca de 1 semana e meia desde que comecei este novo projecto.. provavelmente será pouco tempo..

 

Estou seriamente tentado a encontrar uma "cobaia" para iniciar o ciclo...

 

Quando comecei o meu ciclo os meus niveis de amónia nunca passaram de 0,25 ppm, já andava a trepar paredes a pensar que o ciclo não estava a arrancar mas eventualmente os niveis de nitritos subiram e de resto progrediu normalmente. É ter paciência :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora como se faz, este processo não sei como se faz,mas deve de ir de encontro com o da comida. Terás de ir pesquisar para obteres mais informação. Acho que a amónia vende-se em farmácias, mas tem de ter umas certas especificações

Peço desculpa por não te conseguir ajudar mais

Cumps

 

Encontrei alguma informação adicional sobre a colocação de amónia neste site.

 

http://fishprofiles.com/articles/Cycling_Without_Fish/31/

 

Hoje já vou investigar na farmácia mais próxima..... :)

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ontem comecei a embeiçar-me por outra fauna, o Falso Neon, ou Nuvem Branca... :)

 

Ainda estou indeciso sobre o que comprar... E como tenho andado a explorar, li que o Nuvem Branca era um dos melhores para colocar no inicio e até o acho engraçado.. Provavelmente trocava o cardume de Neon pelo Nuvem Branca..

 

As Limnofila que me arranjaste estão enormes... :) quase prontas para nova poda e "replante"...

 

A Anubia tem algumas folhas um pouco castanhas, mas como estão a rebentar novas, não estou muito preocupado... Vou provavelmente cortar as velhas para dar mais força às novas.

 

O Musgo de Java, lá está colado ao tronco e de boa saúde também...

 

As algas que se começaram a formar no cascalho não aumentaram, por isso não fiz mais nada... e tenho esperança que os Otto dêem conta delas..

 

O que dizes?

 

Mais logo já tiro umas fotos da Flora...

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São peixes de cardume que gostam de alguma corrente (ao contrário do Betta) e gostam também de temperaturas baixas senão começam a perder as cores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, já li isso tb... que a temperatura deve variar entre os 18 e os 22ºC, mas como os Otto dão-se bem com uma grande amplitude de temperaturas, a partir dos 20ºC... Sempre era uma maneira de poupar uns tostões com o termostato a 25-26 ºC... :D

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D sim, irrisório... mas 0,025 kW x12hx365 dias x 0,13€/ kWh.... dá 14€/ ano! :D e sim a casa no Inverno vai abaixo dos 20ºC... :D

 

Mas a principal razão não seria esse consumo, mas sim o facto do Nuvem Branca ser um bom peixe para começar... por ser bastante resistente.

 

Quanto mais leio e mais peixes vou conhecendo mais confuso fico...

 

Hoje vou colocar umas gotas de amoníaco (hidróxido de amónia).... fazer as medições antes e amanhã logo vejo como está... e volto a introduzir amoníaco...

 

Lá para o inicio da próxima semana compro o primeiro peixe..

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto mais leio e mais peixes vou conhecendo mais confuso fico...

Hoje vou colocar umas gotas de amoníaco (hidróxido de amónia).... fazer as medições antes e amanhã logo vejo como está... e volto a introduzir amoníaco...

 

A aquariofilia esta a ficar muito estranha.

Ciclagem quimica so com muita sorte da alguma coisa de jeito, assim que for introduzida a fauna o aqua vai ter de ajustar a carga organica real, sendo inevitaveis oscilacoes dos produtos da amonia. Tambem quando varia o Ph, por ex nos plantados com CO2, variam tambem.

Nunca fiz ciclagem quimica nem alguma vez o farei, e um esforco totalmente inutil na minha opiniao, ao complicar aquilo que e tao simples: meter um par de peixes e deixar passar 1 a 2 semanas.

 

Para muitos aquariofilistas com experiencia os testes de amonia e nitritos so servem para enfeitar as prateleiras das lojas (que se irritam muito connosco, claro esta!).

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A aquariofilia esta a ficar muito estranha.

Ciclagem quimica so com muita sorte da alguma coisa de jeito, assim que for introduzida a fauna o aqua vai ter de ajustar a carga organica real, sendo inevitaveis oscilacoes dos produtos da amonia. Tambem quando varia o Ph, por ex nos plantados com CO2, variam tambem.

Nunca fiz ciclagem quimica nem alguma vez o farei, e um esforco totalmente inutil na minha opiniao, ao complicar aquilo que e tao simples: meter um par de peixes e deixar passar 1 a 2 semanas.

 

Para muitos aquariofilistas com experiencia os testes de amonia e nitritos so servem para enfeitar as prateleiras das lojas (que se irritam muito connosco, claro esta!).

Va-lá... Uma pessoa q pensa como eu! Complicam tanto, sem necessidade! ;)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não sou experiente, nem de longe nem de perto... vou-me arriscar a dizer umas barbaridades... Para mim faz algum sentido fazer esses testes... As justificações cientificas que leio, incluindo as dos mais experientes deste forum que são a favor dos testes, fazem sentido... Quando chegar a aquariofilista experiente (se lá chegar) posso até mudar de ideia. Por enquanto mantenho o que penso... Antigamente a esquizofrenia tb era tratada com lobotomia... :character0050: mas a ciência felizmente evoluiu ...

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Henrique: o problema é que os testes não são científicos e deixam muito a desejar tanto em precisão como exactidão.

 

E também há muita pseudo-ciência na aquariofilia... o que não é bem a mesma coisa que ciência. Aliás, há pouca ciência aplicada à aquariofilia pois os cientistas estão mais preocupados com os ecossistemas naturais. Os aquários para além de terem seres-vivos lá dentro pouco se assemelham a ecossistemas naturais.

 

O ciclo do azoto é natural. A colónia de bactérias é dinâmica e desenvolve-se de acordo com a comida (amónia). Quanto aumentamos a carga orgânica (introdução de peixes), a colónia aumenta. Quando retiramos peixes, a colónia diminui. Mas como é óbvio, a coisa não acontece do dia para a noite.

 

É certo que o com pH ácido a amónia não é tão tóxica. O que a grande maioria das pessoas não sabe é que as bactérias consomem mais oxigénio do que os peixes. Se aumentarmos muito depressa a carga orgânica pode dar-se um bloom bacteriano e os peixes morrem, não devido à amónia, mas sufocados sem O2. O melhor conselho na aquariofilia é fazer as coisas devagar. Os efeitos das nossas acções demoram tempo. A título de exemplo, se hoje fazes uma alteração e amanhã aparecem algas, é praticamente impossível que os dois eventos estejam relacionados...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Podia estar a dizer que faço testes de isto e daquilo, mas na realidade não faço estão todos no armário. Os testes servem para monitorização da qualidade da água, quanto melhor a água, claro que adequada aos peixes que lá mantemos, melhor para eles. Sentem-se mais à vontade com menos stress... Vivem melhor. Mas também não pode haver extremos!

Não é necessário fazer testes todos os dias, mas também deixar de fazer não é opção.

Sou apologista de fazer todas as semanas e quando os peixes apresentam algum sintoma anormal...

Deixar de fazer testes e deixar andar não dá... a água está limpa está boa... :chair:

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Compreendo aquilo que querem dizer, mas a minha ideia era fazer o ciclo sem peixes, até o aquário ter a amónia e nitritos a zero e depois ir lentamente introduzindo os peixes para o aquário se ir adaptando.

Obviamente que depois do aquário estar em equilíbrio não vou andar a fazer testes todos os dias.. Mas sim como o JoaoRMM diz.. :)

Li este excerto de texto sobre o ciclo com o amoníaco e faz sentido.. pelo menos para quem não percebe nada... Provavelmente os mais experientes dirão que não faz...

"-The "Fishless Cycle" Using Pure Ammonia


This is the most precise method of cycling your tank. It is similar to the fish food and shrimp methods described above but the ammonia source is pure bottled ammonia. It is of utmost importance that you use only pure ammonia, not ammonia-based cleaning products that contain detergents, dyes, scents or any other chemicals as these can be harmful to your fish. How much ammonia to add depends on the concentration of the ammonia you're using but you want to add enough ammonia to bring the concentration of your tank to 3-5 ppm (this is usually 3-5 drops per ten gallons but can vary). Test the ammonia and nitrite levels every day, adding more ammonia daily as needed to keep the ammonia level at 3-5 ppm. Eventually, you'll notice that the ammonia concentration will start dropping, which goes along with an increase in nitrite. Continue dosing ammonia to the same concentration. Eventually, you'll reach the stage where enough ammonia added to bring the tank to a concentration of 3-5 ppm totally disappears within 24 hours, leaving you with nothing but nitrate. At this point the cycle is complete and you can proceed as above. The difficulty with this method is that testing and ammonia dosing have to be done at least daily. Pure ammonia can also be difficult to track down and the risks, should you use ammonia that contains other chemicals, are serious. Unlike the other methods, however, the pure ammonia method allows you complete control over the cycle and lets you know just how much ammonia your biofilter (i.e. the colonies of beneficial bacteria established during the cycle) can process in a given time period.

Read more: http://www.tropicalfishkeeping.com/freshwater-aquarium/beginners-guide-freshwater-aquarium-cycle-38617/#ixzz2EH0VptIj"

 

Espero dar noticias boas dentro de alguns dias... quando introduzir os primeiros peixes e tudo correr bem... :)

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo que que tenho um problema com a iluminação do meu aquário, que me parece insuficiente. Já vinha com o Kit do Aquário e a pouca informação que tenho é que são 19 Led com um consumo de 1,5w, não sei se é o total ou o de cada led...

A Anubia que se encontra a um canto, com pouca Luz parece estar um pouco debilitada... Como a calha q lá se encontra não tem reflector e a tampa é preta, parece-me que a luz se reflete pouco para baixo. Pensei fazer um pouco de DIY com a colocação de papel de prata ou fita prateada tipo a das condutas de AC... Será que adianta alguma coisa?

Obrigado

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.