Águas Frias Sul Americanas


Recommended Posts

Olá,

 

Então e o sistema de aquaponia?

Já deu morangos?

 

O sistema está meio parado! Com o inverno o local onde está apanha pouca luz. Tem apenas algumas ervas aromáticas!

Entretanto, hoje foi dia de limpeza no aquário da sala! Aproveitei para colocar algumas valisnerias.
Optei também por colocar os troncos virados ao contrário (antes estavam "pendurados") e colocá-los do lado esquerdo com as valisnérias do lado direito! O que acham?

Abraço,
Diogo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

São engraçados, não conhecia. São peixes para ficarem com que tamanho?

 

Ficam perto dos 30 cm. Mas acredito que em aquário não cheguem a esse tamanho.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,


No fim-de-semana, quando estava a fazer uma TPA e limpeza parcial na sump, para meu espanto encontrei o seguinte:


3_zpseupr61mo.jpg


Entretanto no mesmo compartimento encontrei mais alguns!

Isto terá sido resultado da colocação de um casal de paleatus que tive na sump no início do ano. Eram para vender a um amigo, mas acabou por não se concretizar!


No domingo lembrei-me de experimentar voltar a separar um casal. Escolhi a fêmea mais roliça e coloquei, com um macho, num dos compartimentos da sump. Hoje encontrei isto:


1_zps4qfnetda.jpg?t=1488847099


2_zpsc9f2l1o0.jpg?t=1488846939


Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,


Os ovos devem ser muito bons porque não sobraram nenhuns - até os pais os comeram!

Entretanto hoje os Australoheros scitulus voltaram para o tanque no exterior (e com eles, foi também um casal de corys).




Como ainda não vendi o sistema (e parece-me que vai mesmo ficar), também os peixes ficam e entretanto vão crescendo!


As tilápias é que têm um ritmo de crescimento incrível! Em apenas uns dias já se nota uma diferença grande. Têm comido muitas das algas do aquário (estão sempre a "pastar")






Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,


Por sugestão do nosso amigo NGE coloquei alguns ovos num recipiente pequeno com apenas 1 cm de água. Infelizmente já só tinha meia dúzia de ovos. Ontem à noite já nasceram 2!


Picture2_zps8h7l2mvh.jpg


Picture1_zpsetukw7wp.jpg


Picture4_zpsnbfpigvg.jpg


Picture3_zpsg2twncwi.jpg


Na próxima postura volto a fazer com mais ovos.


Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,


Hoje já tive mais uma postura (logo a seguir à TPA) e tenho agora mais 15/20 ovos noutro recipiente... vamos ver!

Entretanto ficam duas fotos das tilápias que crescem muit rápido!


3_zpss3audn8u.jpg


2_zpsxa1q9q9f.jpg


E um filme do aquário! Reparem como o balzani macho está a ficar interessante!




Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Entretanto deixo-Vos fotos das tilápias que continuam a crescer a um ritmo impressionante!


3_zpsitlr6suu.jpg?t=1490620242


2_zpsl3ggxsmr.jpg?t=1490620861


E também dos gymnos balzani que começam a ficar bastante interessantes (principalmente o macho).


1_zpsfk92odcx.jpg


Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

Mais uma semana e as Tilápias continuam a crescer em bom ritmo. As maiores estão já com perto de 8 cm e a aproximarem-se do tamanho dos meridionalis!

3_zpsm1inee7q.jpg

1_zpsfbccbflr.jpg

2_zpslhitw6q1.jpg

4_zpsq3ltx1vx.jpg

Comparem com estas fotos tiradas há pouco mais de 1 mês:

Picture6_zpsq0uzruad.jpg?t=1488417359

Picture4_zpsh4qjounl.jpg

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Citação

 

Olá,

Aqui fica um vídeo feito ontem à noite! Como podem ver, as Tilápias estão enormes - a maior (provavelmente um macho) já tem perto de 10 cm.

 

 

 

 

4_zpscviorv88.jpg?t=1493551695

8_zpswhbq40ur.jpg

9_zpskn7k9lvc.jpg

13_zps35xjlxg8.jpg

Abraço,
Diogo
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Que bichos lindíssimos Diogo, dá um gozo enorme olhar para essas fotos ;)

Parabéns!

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá,

Desde junho muitas coisas aconteceram... umas boas, outras más! 

Começo então pelas más - com o crescimento das tilápias tive que colocar os meridionalis no tanque exterior. Como já vem sido hábito ao longo dos anos anteriores, mais uma vez, não resistiram ao verão e às temperaturas altas! Dos 8 meridionalis adultos fiquei apenas com 1.

Os Cichlasoma scitulum resistiram todos e continuam a crescer (entretanto hoje passaram para cá para cima).
Com o crescimento das tilápias rapidamente se formou o primeiro casal e a primeira postura não tardou. Não chegou a vingar. A segunda aconteceu há umas semanas atrás e os pequenotes nasceram. Com isso o casal tornou-se bastante violento para os restantes 6 peixes. Hoje resolvi separá-los e coloca-los sozinhos no tanque exterior e os scitulum passaram cá para cima.

Com a saída do casal, um segundo casal que já se começava a notar, acabaram por ficar com o buraco que era do casal dominante. Não tarda terei que voltar a fazer alterações, ou a vender um dos casais!

https://www.youtube.com/watch?v=4QpnWwvv2oc

Abraço,
Diogo

Nota - tenho que tratar do Photobucket... 

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Com a saída do casal dominante, de imediato o segunda casal fez uma postura e também de imediato se formou mais um casal. Engraçado que de 8 peixes, tenho agora 3 casais (e ainda tenho dúvidas quantos aos restantes 2 peixes...).

Vou mesmo vender o segundo casal porque com 3 é impossível continuar. Desta vez, assim que os pequenotes começarem a nadar, vou tentar retirar alguns para a sump para ver o crescimento. Parece-me que devem crescer muito rápido.

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá,

Não tenho tido muito tempo para andar por aqui, mas aqui fica um ponto de situação!

Montei de novo o aquário de 120x60x60 cm no meu anexo, onde basicamente coloquei os australoheros scitulus (são 8 ainda sem casais formados, mas já com algumas suspeitas) os 3 recém adquiridos Gymnogeophagus gymnogenys e para onde foram cerca de 25 corydoras paleatus nascidas cá em casa. Por aqui está tudo bem, apenas o aquário está ainda completamente despido de decoração porque não tive tempo para mais.

No aquário da sala as tilápias estão a dar-me problemas. Depois de ter retirado um dos casais para o tanque exterior, a fêmea resolveu fazer uma visita ao exterior... embora um dos meus cães me tenha avisado, esteve tempo demais fora de água e acabou por não sobreviver. Fiquei assim com o macho maior solteiro.

Dentro do aquário rapidamente se formou mais um casal, além do que fez a sua primeira postura (e já vão agora na segunda). Com 2 casais e mais 2 peixes no aquário, rapidamente, estes 2 começaram a ser escorraçados. Assim sendo, tenho 3 tilápias para oferecer a quem as consiga manter, ficando assim apenas com os 2 casais dentro do aquário e umas 20 corys paleatus adultas.

Abraço,
Diogo

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais