A lógica da batata...... doce!


Recommended Posts

Bom dia a todos.

 

 

Há já muito tempo que ando para partilhar esta informação, mas por uma ou outra razão, ainda não o tinha feito. Uma vez que tenho tido imensa gente a perguntar-me o que é que eu tenho nos aquários e ficam muito surpreendidos, resolvi que chegou o momento de divulgar.

 

 

Há uns 15, aproximadamente, tinha um aquário de 120L com uns 5 ou 6 Discus (e 1% da informação disponível que há hoje) e resolvi fazer uma experiência. Basicamente, essa experiência consistiu em:

 

- comprei um filtro exterior para eliminar o filtro de decantação (a típica caixa preta) que tinha no aquário. Antes de a retirar, lembrei-me que poderia utilizar os dois ao mesmo tempo, ligados entre eles. Ou seja, no local da bomba do filtro interior, coloquei o tubo de pesca do filtro exterior, utilizando assim o interior como filtro mecânico e o exterior como biológico => diminuindo consideravelmente a manutenção do filtro exterior e aumentando a estabilidade bio quimica da água.

 

- não satisfeito, pedi ao meu pai para me fazer uma estrutura em ferro, mais alta uns 50cm que o aquário, e construí uma pirâmide em vidro. Essa pirâmide coloquei-a invertida (com o "bico" para baixo) e enchi-a de cerâmica e biobolas. O objectivo foi fazer desse filtro, um filtro seco-húmido onde entrava a água do filtro exterior. Ou seja, filtro interior mecânico -> filtro exterior biológico -> filtro seco húmido -> aquário.

 

- mas eu queria mais! e então resolvi fazer uma base em vidro para colocar por cima da base da pirâmide, onde poderia colocar plantas, pois todos sabemos que os melhores filtros que podemos ter num aquário, são as raízes das plantas. E eis que o meu santo pai, que nada percebe de aquários, me diz para colocar batata doce. Batata doce??? Mas o homem enlouqueceu??? Quer que eu ponha batata num aquário??? E pus, quanto mais não fosse para lhe fazer a vontade, uma vez que sempre me ajudou com esta história dos aquários!!!

 

O resultado foi surpreendente: em menos de 2 semanas, tive a água mais cristalina que alguma vez vi na vida (mesmo). A batata doce começou a lançar troncos enormes, a crescer 10-15cm's por dia, e as raízes estavam tão grandes que já entravam no aquário. A capacidade de filtragem da batata doce é tão grande que tem sido uma aliada minha ao longo destes anos. E acreditem, já me safou de algumas situações bem complicadas.

 

Não sou de esconder nada, aliás, partilho tudo o que sei, mas esta questão da batata, não me perguntem porquê, nunca a divulguei a não ser com amigos.

 

Deixo algumas fotos das batatas que tenho actualmente em alguns aquários:

 

Pic_4361_1.jpg

 

As raízes formam um novelo tão denso que se tornam abrigo natural para os alevins.

Pic_4361_2.jpg

 

Pic_4361_3.jpg

 

Pic_4361_4.jpg

 

Pic_4361_5.jpg

 

 

Para reduzir compostos azotados é maravilhoso. E nunca fiz testes, mas acredito plenamente que também consome fósforo e, portanto, reduz fosfatos, os principais responsáveis pelas batalhas injustas e desgastantes com as algas...

 

É um filtro poderosíssimo e o mais económico que conheço!

 

 

 

Abraço,

Vitor Melo

  • Votar + 2
  • Votar - 1

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Todas as plantas que consigamos colocar no aquario a consumir nutrientes são nossas amigas, eu proprio uso bambos da sorte e Mangles que também são excelentes consumidores de nutrientes, a batata doce já me tinha lembrado mas como faz muita folhagem acabei por deixar de usar no aquario, apesar de vez em quando lá aparece uma num vaso com agua lá em casa....

 

Obrigado por partilhar

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vitor!

 

Realmente impressionante essa ideia :)

 

Basta deixar apenas um pouco do bolbo dentro de água que ele espalha a raíz? Ou é preciso algum truque extra?

 

Ajuda na redução das algas também certo?

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e obrigado.

 

 

A grande vantagem da batata é precisamente essa: como tem muita folhagem e cresce muito rápido, consome muitos mais nutrientes que qualquer outra que eu conheço.

 

E não há mais nenhum truque: basta deixar uns milímetros o bolbo em contacto com a água que em 2 ou 3 dias começam a surgir as primeiras raízes. A partir daí, é sempre a crecer. Ao fim de um mês e meio +- as folhas começas a secar e o tubérculo começa a morrer. Nessa altura, ou até antes um pouco, coloca-se outra batata.

 

David, directamente, a batata não reduz algas. Simplesmente consome o alimento das ditas algas - nitratos e fostatos.

 

 

Abraço,

VM

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, sim, expressei-me mal... Mas era isso mesmo que queria perguntar.

 

Bem lá vou eu ter que me aventurar nessa ideia :)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boa tarde.

 

 

Então, já mais alguém experimentou? Quais os resultados?

 

 

Abraço,

VM

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

 

Arranjas facilmente em qualquer superfície comercial. Apenas um conselho: não sei porquê, mas as batatas pequenas, uns 10cm, dão-me melhores resultados.

 

 

Abraço e vai dando notícias,

VM

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Boas,

 

há já algum tempo que tinha lido este tópico e gostei muito da ideia. A hidroponia é um arte bem antigo e tinha lido bastante sobre o uso que alguns amantes das plantas fazem dos nossos queridos aquários, mas gostei da ideia de inverter o uso e tentar usar alguma planta que fizera muitas raízes para ajudar a eliminar uma parte dos nitritos/nitratos e demais compostos que em excesso nao sao bem-vindos nos nossos aquários.

 

Também pensei que normalmente há bastantes bacterias (género sinorhizobium, rhizobium e demais) que associam-se com as raízes e ajudam a fixar o azoto. Depois de experimentar >1 mês, nao tenho uma evidencia clara de que isso tenha acontecido ou de que a minha agua seja mais limpa, mas gostei do efecto e da ideia e vou dar credito. Também gosto do efeito que está a dar no aquário e da possibilidade de dar refúgio aos alevinos. Agora já estou a crescer mais dois batatas doces para esse e outro aquário.

 

Conselho: limpem bem a batata antes de colocar-la no aquário para nao ter surpresas e retirem se vem qualquer indicio de a batata tem começado a ficar podre!!!!

 

Obrigado Vítor pela partilha, desconhecia a quantidade de raízes que esta planta faz!!

Deixo algumas fotos minhas do estado actual, pós infelizmente nao temos já acceso as fotos do Vítor,

 

cmps

 

Pol

 

_B196850_zps3d1eae12.jpg

 

_B196852_zps3d235fbe.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Viva a todos,

 

Peço desculpa ao Vitor Melo por intrometer-me no tópico dele, mas creio que era melhor deixar o meu contributo aqui, 'desenterrando' este post em vez de criar um novo. O aquário é de 80x40x30, sem peixes ainda a completar o ciclo. Esta batata foi colocada dia 5 de Maio, limpa, sem nenhum grelo. Fotos tiradas hoje à tarde:

 

WP_20150522_001_zpsfctjibkw.jpg

 

WP_20150522_002_zpslcce7z3z.jpg

 

WP_20150522_003_zpsypktgrra.jpg

 

WP_20150522_004_zps2uwgnb8y.jpg

 

WP_20150522_007_zpsr8sn8sij.jpg

 

WP_20150522_008_zpstzw2k4de.jpg

 

cumps,

David

Editado por dg12
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente,

 

A quem já tentasse isto, podem-me dizer se é possível cortar as raízes brancas que se desenvolvem na água? Penso que já daria para entender nessas fotos, mas agora tenho cerca de 30% do aquário preenchido com essas raízes lol... Já tenho mais raíz de batata doce na superfície que tenho de Limnobium :/

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Adorei a ideia, faz toodo o sentido... já pus uma batata no aqua :)

 

A batata está um pouco seca, vamos ver o que dá... vou dando novidades.

 

Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Bem, a minha já foi aproveitada. Podei-a há 2 dias e hoje já as fui plantar no quintal a ver se daqui a uns meses tenho batata doce na mesa :)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico, nunca havia pensado nisto!

 

Removi todo substrato e plantas e deixei apenas 03 troncos no meu aquário. Após tal feito estou tendo surto de algas peteca. Espero que a batata faça uma disputa por nutrientes diminuindo a quantidade das algas.

 

Já está no aquário, metade para dentro d'água, em cima da bomba de circulação.

Editado por tkunrath
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Viva pessoal,

 

Mais uma vez, aqui fica a minha plantação:

 

IMG_20170301_083214_zpsuia3oped.jpg

IMG_20170301_083221_1_zps3osxaykd.jpg

 

Está há um mês e pouco no aquário. Daqui a um mês tenho aqui batata doce para plantar para alimentar a terra toda :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esta ideia é altamente... como este ano vou a Portugal, aproveito para trazer umas coisinhas para a reestruturação do meu aqua e talvez introduza a batata-doce como parte da flora. A ideia será usar a batata-doce e outras plantas.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar da chuva intensa, já arranquei 6 rebentos da batata doce que estavam já a tocar no móvel superior e já estão na terra, vamos a ver se aguentam!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais