Corrida contra o tempo


roaz corvineiro

Recommended Posts

Boas

 

Gostaria de saber a vossa opinião sobre as causas das minhas xénias estarem a definharem, algumas com perda de estruturas na zona pulsante.

 

Há cerca de dois meses as minhas xénias (azuis e castanhas-pulsantes) tiveram um boom de crescimento e multiplicação, até dava gosto em ver. Paralelamente foi crescendo algas verdes que começaram a fixar-se por todo o aqua, ás vezes parecia um tapete verde macio aveludado. Presentemente as xénias começaram a ficarem mais retraídas e com perda de tecidos na zona pulsante, as castanhas começam a evidenciar sinais de falta de engrossamento no caule , pareçendo que estão a definhar.

 

Bem , pús mãos à obra e vá de medir parametros, até que verifiquei que a água de substituição e de evaporação que utilizo continha fosfatos, facto que alterei para outra que feito o teste dava zero. Efectuei uma muda susbstancial para o aqua que tem 200 litros, notei um decréscimo nos fosfatos e os nitratos estão praticamente a zero. As algas continuam, embora em menor abundância, mas não me consigo livrar na totalidade, não obstante de colocar bactérias disnitrificantes. Entretanto começei a adicionar kalkawsser, facto que já não fazia há algum tempo em virtude de ter adquirido uma euphilia que aparente boa adaptação. O ph está entre os 8.5 e o kh também tem valores normais.

 

A meu ver as xénias estão a competir com as algas quanto à disponibilidade de alimento, digo nutrientes, ou então falta algum elemento traço que devido ao seu crescimento esgotaram no sistema, embora eu vá compensando com iodo, magnésio e estrôncio.

 

Quanto à iluminação esta continua a mesma a que presidiu ao seu crescimento, facto igual para a corrente, embora tenha adicionada mais movimento à água, pois tenho a sensação que nas colónias com mais corrente as partes pulsantes não estão tão retraídas, mas de qualquer forma continuam a definharem.

 

O que pensam estar a faltar no sistema, ou o que está a ser a causa do problema das xénias e das algas que não desapareçem?

 

Já agora, as xénias azuis começaram a ficar em partes da sua estrutura com umas zonas esverdeadas, tipo descoloração?? será doença??

 

Agradeço o vosso contributo

 

Henrique

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As xénias são muito vulneráveis em relação à qualidade da água... e se dizes que os nitratos estão a zero, elas normalmente não gostam de nutrientes tão baixos.

São corais que se dão bem nos arranques dos aquas... pela instabilidade da água, mas assim que os aquarios começam a maturar elas começam também a desaparecer (na maior parte dos casos). No meu aqua antigo aconteceu o mesmo... mas no meu caso foi pelo desaparecimento do fosfato.

São também muito dependentes do iodo presente na agua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais