Temperatura da Iluminação - Plantado


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Aqui vai o setup do meu aquario montado a cerca de 4 meses.

Litragem: 54L .

 

Flora: eleocharis parvula, staurogyne, micranthemum umbrosum, anubia nana e mais uma especie que nao me recordo do nome.

 

Fauna: Comprei só a cerca de uma semana atrás uma corydora albina e 5 tetras neon azuis.

 

Fertilização: botija CO2 500g com difusor de vidro ( 1 bolha por segundo) e faço o esquema de fertilização da seachem com fertilizantes liquidos.

 

Iluminação: calha 2x24 PL.

 

Filtragem: Eheim ecco pro 130 com materiais filtrantes e lã de vidro.

 

Tenho notado ao longo destes meses desde a montagem, que além da constante presença de algas castanhas tenho tido um crescimento bastante lento das plantas, e a parvula não se expandiu muito. As plantas parecem não estar a se desenvolver a todo o gás.

 

Quando comprei a calha de iluminação veiu com duas lampadas, mas o vendedor nao me sabia informar a temperatura das mesmas. Mas são bastante brancas, julgo que sejam de 14000K, será que isto pode estar na origem do fraco desenvolvimento das plantas e no aparecimento das algas castanhas?

 

Sei que já devia ter colocado lampadas com uma temperatura mais baixa, talvez 6500k e a outra 10000k, mas a minha duvida é se isto pode estar mesmo na origem do fraco desenvolvimento da flora.

 

Agradeço imenso a vossa ajuda, pois já não sei o que fazer mais para ajudar o crescimento destas plantas.:(

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso acontece-me o mesmo mas so com a parvula o resto da flora desenvolve bem

 

tambem tenho co2 e fertelizaçao de pós

 

nao encontro a razao para ela tambem nao se desenvolver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso acontece-me o mesmo mas so com a parvula o resto da flora desenvolve bem

 

tambem tenho co2 e fertelizaçao de pós

 

nao encontro a razao para ela tambem nao se desenvolver

por acaso acontece-me o mesmo mas so com a parvula o resto da flora desenvolve bem

 

tambem tenho co2 e fertelizaçao de pós

 

nao encontro a razao para ela tambem nao se desenvolver

 

 

A mim acontece-me com todas as plantas, mas a parvula ainda noto mais. alguem sabe me dizer se é da temperatura das lampadas que tenho?

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Se a luz é branca deverá rondar os 10000 K, abaixo disso é rosada e se fosse de 14000 seria azulada, essa cor que tens é óptima.

 

De facto, com a iluminação que tens e o CO2 (aconselhava antes 2/3 bolhas/segundo), acrescido da fertilização era suposto a parvula desenvolver, e bem.

 

A minha sugestão vai no sentido de aumentares a fertilização para o dobro durante cerca de 1 mês bem como passares o CO2 para as 2/3 bolhas, não referes o fotoperíodo, mas ele deve rondar as 7/8 horas.

 

Ter só luz não chega, é preciso muito CO2 e comidinha para as plantas, bem como uma boa circulação da água. Não conheço os fertilizantes da Seachem, mas suspeito que sejam muito "lavadinhos", como quase todas as marcas, do que tenho lido as excepções parecem ser a Elos e a ADA. Eu uso os pós e estou supersatisfeito.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Se a luz é branca deverá rondar os 10000 K, abaixo disso é rosada e se fosse de 14000 seria azulada, essa cor que tens é óptima.

 

De facto, com a iluminação que tens e o CO2 (aconselhava antes 2/3 bolhas/segundo), acrescido da fertilização era suposto a parvula desenvolver, e bem.

 

A minha sugestão vai no sentido de aumentares a fertilização para o dobro durante cerca de 1 mês bem como passares o CO2 para as 2/3 bolhas, não referes o fotoperíodo, mas ele deve rondar as 7/8 horas.

 

Ter só luz não chega, é preciso muito CO2 e comidinha para as plantas, bem como uma boa circulação da água. Não conheço os fertilizantes da Seachem, mas suspeito que sejam muito "lavadinhos", como quase todas as marcas, do que tenho lido as excepções parecem ser a Elos e a ADA. Eu uso os pós e estou supersatisfeito.

 

Abraço,

 

 

------

 

O fotoperiodo tem sido das 10 às 18h ou seja, 8h.Poderá ser dos produtos da seachem que nao sao dos melhores, e ainda por cima sao carissimos visto que utilizo todos ou seja sigo o esquema à regra.

 

Quanto ao desenvolvimento acho que esta muito condicionado pelas algas castanhas, que é um problema que não consigo encontrar solução. E tenho a sensação que as algas condicionam muito o desenvolvimento das minhas plantas porque ao cobrirem com aquela fina camada a superficie das plantas, fazem com que nao recebam a luz como deveriam.

 

Mas vou experimentar a fazer o que me dizes. Eu inicialmente pensei que a origem das algas castanhas seria a água de torneira daqui da Madeira, pois cada vez que fazia uma TPA, notava um aumento das algas castanhas, depois acabei por perceber que não.

 

No entanto continuo com o problema das algas castanhas e não ha forma de desaparecerem. :(

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

------

 

O fotoperiodo tem sido das 10 às 18h ou seja, 8h.Poderá ser dos produtos da seachem que nao sao dos melhores, e ainda por cima sao carissimos visto que utilizo todos ou seja sigo o esquema à regra.

 

Quanto ao desenvolvimento acho que esta muito condicionado pelas algas castanhas, que é um problema que não consigo encontrar solução. E tenho a sensação que as algas condicionam muito o desenvolvimento das minhas plantas porque ao cobrirem com aquela fina camada a superficie das plantas, fazem com que nao recebam a luz como deveriam.

 

Mas vou experimentar a fazer o que me dizes. Eu inicialmente pensei que a origem das algas castanhas seria a água de torneira daqui da Madeira, pois cada vez que fazia uma TPA, notava um aumento das algas castanhas, depois acabei por perceber que não.

 

No entanto continuo com o problema das algas castanhas e não ha forma de desaparecerem. :(

 

 

E duas lampadas uma de 4200k e outra de 6500k, não serao mais beneficas para o desenvolvimento do plantado?

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Eu não sou nenhuma sumidade, partilho a minha experiência, e leio as experiências de pessoal que também as partilha aqui no fórum e que intuitivamente vou registando,

 

Do que leio sobre as temperaturas de cor para plantados as opiniões actuais recomendam 8000 e 10000 K. O meu comunitário de 100 l brutos foi montado em Junho de 2011, na altura comprei uma calha 3 x 24 W, veio com 3 lampadas de 10000 K, fiquei chateado e troquei por 2 das lampadas 1 por uma de 6500 e outra por 1 de 8000 K, com o passar do tempo passei apenas a ligar 2 lampadas, chega e sobra, estou com a lampada de 8000 e a de 10000 K. Tudo cresce com exuberância, inclusive a parvula,

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Eu não sou nenhuma sumidade, partilho a minha experiência, e leio as experiências de pessoal que também as partilha aqui no fórum e que intuitivamente vou registando,

 

Do que leio sobre as temperaturas de cor para plantados as opiniões actuais recomendam 8000 e 10000 K. O meu comunitário de 100 l brutos foi montado em Junho de 2011, na altura comprei uma calha 3 x 24 W, veio com 3 lampadas de 10000 K, fiquei chateado e troquei por 2 das lampadas 1 por uma de 6500 e outra por 1 de 8000 K, com o passar do tempo passei apenas a ligar 2 lampadas, chega e sobra, estou com a lampada de 8000 e a de 10000 K. Tudo cresce com exuberância, inclusive a parvula,

 

Abraço,

Olás,

 

Eu não sou nenhuma sumidade, partilho a minha experiência, e leio as experiências de pessoal que também as partilha aqui no fórum e que intuitivamente vou registando,

 

Do que leio sobre as temperaturas de cor para plantados as opiniões actuais recomendam 8000 e 10000 K. O meu comunitário de 100 l brutos foi montado em Junho de 2011, na altura comprei uma calha 3 x 24 W, veio com 3 lampadas de 10000 K, fiquei chateado e troquei por 2 das lampadas 1 por uma de 6500 e outra por 1 de 8000 K, com o passar do tempo passei apenas a ligar 2 lampadas, chega e sobra, estou com a lampada de 8000 e a de 10000 K. Tudo cresce com exuberância, inclusive a parvula,

 

Abraço,

 

Ah e mais uma coisa, quais os fertilizantes em pó que devo comprar? Estou completamente ignorante nesse tipo de fertilização, apenas sei que cada pó possui varios nutrientes num só.

 

Abraço

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Vou dar aqui a minha opinião que vale o que vale mas baseio-me em experiências que tenho feito ao longo dos últimos 18 meses e de toneladas de informação que tenho lido e pesquisado. Obviamente posso estar completamente errado mas cada um está livre de acreditar, negar ou ignorar-me completamente.

 

Aparecem muitos tópicos parecidos a este em que alguém atribui as culpas à luz, outros ao co2, outros aos fertilizantes e outros ainda a sabe-se lá o quê. Para podermos ter sucesso em desenvolver plantas no nosso aquário temos que ter sempre em consideração o equilíbrio dos diversos componentes e apenas quando temos certeza absoluta disso é que podemos procurar, com alguma confiança, as origens de um determinado problema.

 

Não me levem à mal mas cada vez que alguém me diz que injeta 1 bps ou 2 bps de Co2 num aquário de tamanho X, eu fico a olhar para o ecrã e imagino o que será que isso significa... para mim, é o mesmo que dizer que faço 800Km com um depósito e o fulano ao lado diz que faz 950Km... sem nenhum de nós indicar o tamanho do depósito em primeiro lugar. A mesma coisa aplica-se ao CO2... há bolhas e há bolhas... umas com 1mm e outras com 5mm de diâmetro... não se pode comparar nada. O CO2 é uma substância manhosa de se medir num aquário... podemos usar um dropchecker que ainda é o que indica a concentração com maior ou menor grau de aproximação mas também não é 100% certo... tendo um dropchecker já podemos estabelecer uma vaga ideia da quantidade de CO2 que afinal há na água... sem isso é como ler nas cartas de Tarot.

 

Agora passemos para o que realmente interessa... as plantas...

 

Imaginem as plantas como centrais nucleares avançadas... o único objetivo delas é crescer e nesse crescimento, produzir oxigénio (também se querem reproduzir mas vamos ignorar isso agora).

 

Tal como as centrais nucleares reais, as plantas só conseguem crescer quando têm todos os componentes que necessitam. Não conseguimos construir um carro se não tivermos chapa, motor, pintura e pneus... temos que ter tudo... as plantas também precisam de ter tudo....

 

O que precisam as plantas?

 

CO2 -> para criarem as suas estruturas base o que lhes permite crescer

Luz -> para realizar a fotossíntese e começar a produzir oxigénio

Nutrientes -> para preencherem as estruturas criadas e criarem a clorofila e outros enzimas que necessitam.

 

Se a planta não tem estes 3 componentes, ela não cresce.... o melhor... cresce pouco ou mal porque, ao contrário de uma máquina, as plantas são seres vivos e tentam sobreviver a todo o custo... podem ter pouco de um componente mas tentar compensar e desenvolver-se... tirando a luz que é o motor de tudo... sem luz a planta nem sequer tenta iniciar a produção.

 

Ora o meu conselho é... em vez de se preocupar em porque as plantas não crescem... preocupem-se que estão a dar tudo para as plantas poderem crescer em primeiro lugar... se ainda não crescerem nessa altura então já têm fundamentos para procurar exatamente o problema.

 

Temos neste caso um problema de CO2, de nutrientes e talvez (mas um talvez muito improvável) de Luz.

 

O que recomendo é: encharca as plantas de nutrientes, abre o CO2 até os peixes começarem a ficar incomodados e mantem a luz como está... se as plantas começarem a crescer como deve ser e as algas também começarem a atacar, sabes que as plantas têm tudo mas que existe algum desequilibrio... nessa altura procura-se o desequilíbrio e resolve-se.

 

Não adianta procurar problemas na luz porque qualquer luz em quantidades decentes, serve. Há umas mais especializadas que outras mas é apenas para obter aqueles 5% extra de rendimento das plantas.

 

 

Espero que ajude. Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Os meus vieram através de 1 amigo que trabalha em Londres, mas podes comprar aqui:

 

http://www.aquariumplantfood.co.uk/fertilisers/dry-chemicals/dry-salts.html

 

Não sei se a água da Madeira tem Magnésio, mas de tiver bastas comprares os Micro mais o KNO3 (Nitrato de Potássio) e o KH2PO4 (Fosfato de Potássio).

 

É esta receita: http://www.theplantedtank.co.uk/EI.htm

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Vou dar aqui a minha opinião que vale o que vale mas baseio-me em experiências que tenho feito ao longo dos últimos 18 meses e de toneladas de informação que tenho lido e pesquisado. Obviamente posso estar completamente errado mas cada um está livre de acreditar, negar ou ignorar-me completamente.

 

Aparecem muitos tópicos parecidos a este em que alguém atribui as culpas à luz, outros ao co2, outros aos fertilizantes e outros ainda a sabe-se lá o quê. Para podermos ter sucesso em desenvolver plantas no nosso aquário temos que ter sempre em consideração o equilíbrio dos diversos componentes e apenas quando temos certeza absoluta disso é que podemos procurar, com alguma confiança, as origens de um determinado problema.

 

Não me levem à mal mas cada vez que alguém me diz que injeta 1 bps ou 2 bps de Co2 num aquário de tamanho X, eu fico a olhar para o ecrã e imagino o que será que isso significa... para mim, é o mesmo que dizer que faço 800Km com um depósito e o fulano ao lado diz que faz 950Km... sem nenhum de nós indicar o tamanho do depósito em primeiro lugar. A mesma coisa aplica-se ao CO2... há bolhas e há bolhas... umas com 1mm e outras com 5mm de diâmetro... não se pode comparar nada. O CO2 é uma substância manhosa de se medir num aquário... podemos usar um dropchecker que ainda é o que indica a concentração com maior ou menor grau de aproximação mas também não é 100% certo... tendo um dropchecker já podemos estabelecer uma vaga ideia da quantidade de CO2 que afinal há na água... sem isso é como ler nas cartas de Tarot.

 

Agora passemos para o que realmente interessa... as plantas...

 

Imaginem as plantas como centrais nucleares avançadas... o único objetivo delas é crescer e nesse crescimento, produzir oxigénio (também se querem reproduzir mas vamos ignorar isso agora).

 

Tal como as centrais nucleares reais, as plantas só conseguem crescer quando têm todos os componentes que necessitam. Não conseguimos construir um carro se não tivermos chapa, motor, pintura e pneus... temos que ter tudo... as plantas também precisam de ter tudo....

 

O que precisam as plantas?

 

CO2 -> para criarem as suas estruturas base o que lhes permite crescer

Luz -> para realizar a fotossíntese e começar a produzir oxigénio

Nutrientes -> para preencherem as estruturas criadas e criarem a clorofila e outros enzimas que necessitam.

 

Se a planta não tem estes 3 componentes, ela não cresce.... o melhor... cresce pouco ou mal porque, ao contrário de uma máquina, as plantas são seres vivos e tentam sobreviver a todo o custo... podem ter pouco de um componente mas tentar compensar e desenvolver-se... tirando a luz que é o motor de tudo... sem luz a planta nem sequer tenta iniciar a produção.

 

Ora o meu conselho é... em vez de se preocupar em porque as plantas não crescem... preocupem-se que estão a dar tudo para as plantas poderem crescer em primeiro lugar... se ainda não crescerem nessa altura então já têm fundamentos para procurar exatamente o problema.

 

Temos neste caso um problema de CO2, de nutrientes e talvez (mas um talvez muito improvável) de Luz.

 

O que recomendo é: encharca as plantas de nutrientes, abre o CO2 até os peixes começarem a ficar incomodados e mantem a luz como está... se as plantas começarem a crescer como deve ser e as algas também começarem a atacar, sabes que as plantas têm tudo mas que existe algum desequilibrio... nessa altura procura-se o desequilíbrio e resolve-se.

 

Não adianta procurar problemas na luz porque qualquer luz em quantidades decentes, serve. Há umas mais especializadas que outras mas é apenas para obter aqueles 5% extra de rendimento das plantas.

 

 

Espero que ajude. Abraços

 

Tony

Olá

 

Vou dar aqui a minha opinião que vale o que vale mas baseio-me em experiências que tenho feito ao longo dos últimos 18 meses e de toneladas de informação que tenho lido e pesquisado. Obviamente posso estar completamente errado mas cada um está livre de acreditar, negar ou ignorar-me completamente.

 

Aparecem muitos tópicos parecidos a este em que alguém atribui as culpas à luz, outros ao co2, outros aos fertilizantes e outros ainda a sabe-se lá o quê. Para podermos ter sucesso em desenvolver plantas no nosso aquário temos que ter sempre em consideração o equilíbrio dos diversos componentes e apenas quando temos certeza absoluta disso é que podemos procurar, com alguma confiança, as origens de um determinado problema.

 

Não me levem à mal mas cada vez que alguém me diz que injeta 1 bps ou 2 bps de Co2 num aquário de tamanho X, eu fico a olhar para o ecrã e imagino o que será que isso significa... para mim, é o mesmo que dizer que faço 800Km com um depósito e o fulano ao lado diz que faz 950Km... sem nenhum de nós indicar o tamanho do depósito em primeiro lugar. A mesma coisa aplica-se ao CO2... há bolhas e há bolhas... umas com 1mm e outras com 5mm de diâmetro... não se pode comparar nada. O CO2 é uma substância manhosa de se medir num aquário... podemos usar um dropchecker que ainda é o que indica a concentração com maior ou menor grau de aproximação mas também não é 100% certo... tendo um dropchecker já podemos estabelecer uma vaga ideia da quantidade de CO2 que afinal há na água... sem isso é como ler nas cartas de Tarot.

 

Agora passemos para o que realmente interessa... as plantas...

 

Imaginem as plantas como centrais nucleares avançadas... o único objetivo delas é crescer e nesse crescimento, produzir oxigénio (também se querem reproduzir mas vamos ignorar isso agora).

 

Tal como as centrais nucleares reais, as plantas só conseguem crescer quando têm todos os componentes que necessitam. Não conseguimos construir um carro se não tivermos chapa, motor, pintura e pneus... temos que ter tudo... as plantas também precisam de ter tudo....

 

O que precisam as plantas?

 

CO2 -> para criarem as suas estruturas base o que lhes permite crescer

Luz -> para realizar a fotossíntese e começar a produzir oxigénio

Nutrientes -> para preencherem as estruturas criadas e criarem a clorofila e outros enzimas que necessitam.

 

Se a planta não tem estes 3 componentes, ela não cresce.... o melhor... cresce pouco ou mal porque, ao contrário de uma máquina, as plantas são seres vivos e tentam sobreviver a todo o custo... podem ter pouco de um componente mas tentar compensar e desenvolver-se... tirando a luz que é o motor de tudo... sem luz a planta nem sequer tenta iniciar a produção.

 

Ora o meu conselho é... em vez de se preocupar em porque as plantas não crescem... preocupem-se que estão a dar tudo para as plantas poderem crescer em primeiro lugar... se ainda não crescerem nessa altura então já têm fundamentos para procurar exatamente o problema.

 

Temos neste caso um problema de CO2, de nutrientes e talvez (mas um talvez muito improvável) de Luz.

 

O que recomendo é: encharca as plantas de nutrientes, abre o CO2 até os peixes começarem a ficar incomodados e mantem a luz como está... se as plantas começarem a crescer como deve ser e as algas também começarem a atacar, sabes que as plantas têm tudo mas que existe algum desequilibrio... nessa altura procura-se o desequilíbrio e resolve-se.

 

Não adianta procurar problemas na luz porque qualquer luz em quantidades decentes, serve. Há umas mais especializadas que outras mas é apenas para obter aqueles 5% extra de rendimento das plantas.

 

 

Espero que ajude. Abraços

 

Tony

 

Ajudou sim Tony, vou tentar aumentar os niveis de CO2 e os niveis de fertilização e ver até que ponto isso leva ao desenvolvimento das plantas. Eu acredito que no momento em que as plantas ocupem o seu lugar fisico no aquario, que as algas castanhas vão perder a competição.

 

É um pouco frustrante quando sabemos que estamos a dar tudo as plantas: luz, co2 e nutrientes, e vemos um desenvolvimento defeciente e as algas castanhas a cobrirem os vidros, as planta e o areao.

 

Eu penso que devo ter alguns desiquilibrios no aquario, porque além das algas castanhas tambem me aparecem algumas BBA, que segundo li são resultado de niveis baixos de CO2. :s

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilizantes... qualquer DIY é mil vezes melhor do que os que compramos comercialmente. Portanto recomendo vivamente.

 

Quanto aos componentes... isto é assim...

 

As plantas precisam de NPK e micro elementos. N = Azoto, P = Fosfatos, K = Potássio. Os microelementos são 14 mas normalmente só metemos, artificialmente uns 5... tipo ferro, zinco, manganês, boro e cobre.

 

As quantidades variam de acordo com o método de fertilização que se usa. Pessoalmente gosto muito do E.I. e tenho me dado muito bem com ele.

 

Quanto a comprares fertilizantes em pó... vou ser um péssimo vendedor...

 

Se tiveres um aquário acima dos 180L-250L, epa.. sou o primeiro a dizer... vai comprar os pós... custa um bocado largares uma pipa de massa em químicos mas em alguns meses já está pago o que irias gastar em fertilizantes comerciais (dos quais só considero o TPN+ algo de jeito apesar de diluido). Agora se tiveres um aquário pequeno... tens 2 hipóteses... ou fazes o investimento como eu fiz e ficas com alguns componentes para 384 anos de fertilização diária (eu fiz as contas, não é um valor ao acaso) ou então compras de alguém já feito em quantidades muito mais pequenas que te dão para 4 a 6 meses de cada vez.

 

Se quiseres ir mesmo pelos fertilizantes comerciais, o único que te recomendo é o TPN+ e mesmo esse, apesar de ter todos os nutrientes, é muito diluído na minha opinião.

 

 

Boa Sorte

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus vieram através de 1 amigo que trabalha em Londres, mas podes comprar aqui:

 

 

Eu não vivo em Londres e também te forneci uns pozinhos brancos :P;) aliás... foi um só mas... :)

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Os meus vieram através de 1 amigo que trabalha em Londres, mas podes comprar aqui:

 

http://www.aquariump.../dry-salts.html

 

Não sei se a água da Madeira tem Magnésio, mas de tiver bastas comprares os Micro mais o KNO3 (Nitrato de Potássio) e o KH2PO4 (Fosfato de Potássio).

 

É esta receita: http://www.theplantedtank.co.uk/EI.htm

 

Abraço,

Ois,

 

Os meus vieram através de 1 amigo que trabalha em Londres, mas podes comprar aqui:

 

http://www.aquariump.../dry-salts.html

 

Não sei se a água da Madeira tem Magnésio, mas de tiver bastas comprares os Micro mais o KNO3 (Nitrato de Potássio) e o KH2PO4 (Fosfato de Potássio).

 

É esta receita: http://www.theplantedtank.co.uk/EI.htm

 

Abraço,

 

Desculpa a ignorancia, mas quais sao os Micro que devo comprar? :S

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajudou sim Tony, vou tentar aumentar os niveis de CO2 e os niveis de fertilização e ver até que ponto isso leva ao desenvolvimento das plantas. Eu acredito que no momento em que as plantas ocupem o seu lugar fisico no aquario, que as algas castanhas vão perder a competição.

 

Boa! Andaste a estudar coisas... é mesmo esse o espírito!

 

É um pouco frustrante quando sabemos que estamos a dar tudo as plantas: luz, co2 e nutrientes, e vemos um desenvolvimento defeciente e as algas castanhas a cobrirem os vidros, as planta e o areao.

 

Depende do estágio do aquário... um aquário recente há de atravessar muitas fases de algas e bem te podes pelar que vão aparecer na mesma...é um eccosistema novo e completamente desiquilibrado... passados 3-4 meses é que podes realmente procurar causas/efeitos desde que sigas as permissas que já te indiquei.

 

 

Eu penso que devo ter alguns desiquilibrios no aquario, porque além das algas castanhas tambem me aparecem algumas BBA, que segundo li são resultado de niveis baixos de CO2. :s

 

Não são níveis baixos... são níveis inconstantes... se fossem baixos, toda a gente sem CO2 injetado não tinha BBA e a verdade é que têm... as vezes basta uma TPA com água da rede que introduz quantidades massivas de Co2 e depois durante uns dias esse CO2 vai se evaporando... a BBA ataca logo mas, sinceramente, é uma alga que não me preocupa porque sei que é fácil de resolver e de prevenir futuramente... excel bem doseado durante 10 dias e aumentar bastante o CO2 a partir daí... adeus BBA e bem-vindos outros monstros que irão aparecer... se tivesses uma alga tipo cladophora... aí sim ficava preocupado... BBA, GSA, staghorn e outras do género, são fáceis de lidar e combater.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de não ser dirigida a mim... TNC Trace ou CSM-B ou até Plantex... vai dar tudo ao mesmo... no entanto recomendo que uses ácido ascórbico para forcar a baixa de ph de forma a que o ferro não saia do estado quelado e sorbato de potássio se não queres ter seres estranhos a nascerem na garrafa passado umas semanas :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui tens a minha tabela que desenvolvi nos últimos meses para chegar à fertilização que eu considero ideal. Tem como permissa que 25% dos nitratos são fornecidos pela fauna. Se não tiveres fauna vais ter que aumentar um pouco o KNO3... de resto podes seguir à letra que vais ter bons resultados.

 

fertilizacao-001.png

 

Falta na tabela o sorbato de potássio que deves meter 0.2gr por cada 500ml. Também os fosfatos estão acima da média mas é para erradicar GSA em aquários bem plantados onde o consume excede os níveis normais.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de não ser dirigida a mim... TNC Trace ou CSM-B ou até Plantex... vai dar tudo ao mesmo... no entanto recomendo que uses ácido ascórbico para forcar a baixa de ph de forma a que o ferro não saia do estado quelado e sorbato de potássio se não queres ter seres estranhos a nascerem na garrafa passado umas semanas :)

 

E como é que funcionam os pós? são para diluir em água ?

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não vivo em Londres e também te forneci uns pozinhos brancos :P;) aliás... foi um só mas... :)

Brigadão!

 

Mas agora já tenho desse e do outro, depois de passados esses 384 anos, se precisares eu retribuo :roflroll2:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de não ser dirigida a mim... TNC Trace ou CSM-B ou até Plantex... vai dar tudo ao mesmo... no entanto recomendo que uses ácido ascórbico para forcar a baixa de ph de forma a que o ferro não saia do estado quelado e sorbato de potássio se não queres ter seres estranhos a nascerem na garrafa passado umas semanas :)

 

Como vou pesar os pós para a dosagem? tenho que ter uma balança de precisao?

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HAHAHAH... não te preocupes... eu vou deixar isso no meu testamento e os meus tetranetos vão te cobrar... ;)

 

Agora a sério... daqui a uns tempos vou ter um de 300L (se tudo correr bem) e nessa altura vou acabar com o meu armário de químicos num instante... a chatice é que ainda por cima, os químicos não vem nas proporções que queremos ou seja... já acabei com KCl várias vezes e tenho que comprar mais porque ainda tenho meio quilo de fosfatos e o ciclo vicioso continua... :P

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como vou pesar os pós para a dosagem? tenho que ter uma balança de precisao?

 

Sim, convém uma de precisão de 0.1gr no mínimo... 0,01gr seria melhor mas são mais caras... em alternativa podes pedir a um traficante da droga que te empreste mas... bem... tás a ver a cena...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, convém uma de precisão de 0.1gr no mínimo... 0,01gr seria melhor mas são mais caras... em alternativa podes pedir a um traficante da droga que te empreste mas... bem... tás a ver a cena...

 

E esses pós sao diluidos em X litros de água e depos é que se deita no aquario?

 

Segundo a tua tabela sao precisos 6 componentes, ou seja 6 pós, é isso?

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah... e não te atrevas a pedir na farmácia para te pesarem... fiz isso uma vez com bicarbonato de sódio (precisava de 30mg) e quando cheguei a casa, tinha só 2.51gr... muito preciso sim senhora... nem quero imaginar o que fazem com medicamentos... o triste de tudo é que têm balanças de 2000€ com precisão de 0.0001gr e não sabem usar... :(

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.