Primeiro aquário opiniões


pedroaqua22

Recommended Posts

Boa noite,

 

Vou montar pela primeira vez um aquário.

 

O aquário era para ser um tropical com fim de mais tarde o converter em salgado pois tinha receio de arriscar logo num salgado.

 

Entretanto decidi que vou arriscar, mas vou precisar muito da vossa ajuda para ver se não cometo nenhum erro.

 

O aquário já está a ser construido assim como a sump.

 

Com esta mudança de planos não sei se a sump se adequa para salgados.

 

O aquario tem 120cm de comprimento por 60 de largura e 50 de altura. Tem 10mm de espessura coluna seca e travessas francesas.

 

A sump tem 8mm de espessura, filtro wet/dry. O esquema da sump e as medidas estao aqui nesta imagem http://i1072.photobu...22/IMG_0068.jpg

 

Que acham? ela tem cerca de 115 de comprimento 50 de largura e 50 de altura.

 

Pretendo ter apenas corais moles e peixes de mais faceis de manter.

 

Mais tarde colocarei aqui tambem algumas ideias que tenho quanto a equipamento.

 

Obrigado

 

Espero não estar já a fazer alguma asneira :confused4:

Editado por pedroaqua22
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah sim na altura puz as letras e as divisorias pensadas para um aquario de ´gua doce.

 

A legenda era a seguinte para o aquario de agua doce

 

A - Recipiente (tampa) do wet/dry

B - tampa do recipiente do wet/dry

C - divisoria de entrada de agua do aquario com quebra corrente

D - divisoria para levar esponja

E - divisoria para levar perlon

F - divisoria para ceramicas e carvao ativado

G - wet/dry

H - divisoria para termostatos

I - divisoria para bombas, uma para retorno para o aquario e outra para levar agua ao wet/dry

 

Posso ainda mexer nalgumas coisas na sump para adaptar a agua salgada uma vez que os vidros estao cortados mas nao colados.

 

acho que posso nao por tantas divisorias como a E e a D.

 

Pois sei que precisarei de espaco para o escumador que eu tinha pensado ser o ATB Nano (que acham?)

 

e tambem nao sei se a ultima divisao tem espaço suficiente para o retorno (pensei numa eheim compact+ 5000).

 

Que me dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha opinião faria a sump o mais ampla possivel, 3divisorias , uma para o escumador e a outra para a bomba d retorno e eventuais filtros que venhas a necessitar mais tarde é o suficiente e deixar uma parte como reservatorio para agua de reposição.

 

Em relação a bomba de retorno a eheim 3000 é suficiente e o consumo é muito mais baixo.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Sou da opinião que também tem vidros a mais... Apenas 2 vidros internos para criar 3 divisórias são suficientes.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para três divisões (uma para retorno, outra para Escumador e outros equipamentos que forem necessários e outra para agua de reposição) qual o tamanho certo de cada um de modo a que a bomba de retorno caiba assim como o Escumador atb nano.

 

E que já tenho o aquário que será a sump com cerca de 115cm de comprimento por 50 de largura e 50 de altura e assim calculo a litragem que fico para o tanque de reposição.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Visto já teres o escumador, só precisas de ver qual a altura de agua que a marca recomenda para o bom funcionamento do mesmo e por o vidro de maneira que fiques com essa altura de agua numa das divisorias.

A divisória terá de ter espaço para o escumador apenas que será a primeira depois se quiseres podes por um segundo vidro como quebra bolhas entre a primeira e a segunda e por fim um ultimo vidro para fazer o deposito que se fizeres 50x40x15 já tens um deposito de 30l que penso ser suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Visto já teres o escumador, só precisas de ver qual a altura de agua que a marca recomenda para o bom funcionamento do mesmo e por o vidro de maneira que fiques com essa altura de agua numa das divisorias.

A divisória terá de ter espaço para o escumador apenas que será a primeira depois se quiseres podes por um segundo vidro como quebra bolhas entre a primeira e a segunda e por fim um ultimo vidro para fazer o deposito que se fizeres 50x40x15 já tens um deposito de 30l que penso ser suficiente.

 

Na realidade ainda não tenho o escumador. Encontrei um bom negocio com um mas eu queria investir num escumador que seja mesmo o ideal para este aquário.

 

Pode aconselhar-me qual seria? ou se este é o indicado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer forma já decidi os comprimentos das três divisoes da sump.

 

E serão:

15cm por 50cm e 40cm de altura do nivel de água tal como me aconselhou o ffonseca

75cm de comprimento por 50cm de largura (a altura do nivel de água terá de ser estipulado conforme o escumador que selecionar definitivamente) para por o escumador e todos os outros equipamentos necessarios

25cm por 50cm para o retorno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende muito de quanto queres gastar no escumador.

Esse escumador que viste nao conheço, sei k a marca é boa.

Relacao qualidade/preço o nac7 é um excelente escumador e fica te por menos de 200euros e é suficiente para o teu aqua depois um pouco mais caro tens o novo nac9 que dizem estar melhor que o modelo anterior acima desses tens o ati 250is que ja fica nos 500euros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende muito de quanto queres gastar no escumador.

Esse escumador que viste nao conheço, sei k a marca é boa.

Relacao qualidade/preço o nac7 é um excelente escumador e fica te por menos de 200euros e é suficiente para o teu aqua depois um pouco mais caro tens o novo nac9 que dizem estar melhor que o modelo anterior acima desses tens o ati 250is que ja fica nos 500euros.

Estive a ver as especificacoes dos nac e afinal o nac9 sem duvida a melhor escolha o novo esta mais silencioso e tem uma boa que faz 900l de ar hora

 

Sendo que o meu aquário tera cerca de 360 litros que juntando a litragem da sump dará perto de 500 litros qual achas que desempenharia melhor a funcao o ati 250i ou o nac9?

 

antes de saber daquele negocio do atb nano tinha pensado mesmo no ati 250i.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse depende de quanto queiras gastar mas na minha opiniao o C9 é suficiente para o teu aqua. Apesar da sump que nao vai ficar cheia ate cima ainda vais ter rocha e areao portanto no total nem deve chegar aos 500l.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação a sump eu faria o seguinte na primeira divisão ficava só o escumador e a descarga do aqua, na segunda a bomba de retorno e o resto amplo para eventuais filtros e na terceira fazia o reservatorio os tais 15cm x50x50,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok vou procurar entao por essa.

 

Obrigado.

 

Quanto ao retorno li alguns topicos que falam da eheim compact 5000 em litragens identicas à minha. Esta é uma boa bomba para mim?

 

quanto à circulação não sei por quais optar também uma vez que conheco muito poucas marcas e modelos. Mas parece-me que as vortech mp40 e mp60 sao das mais usadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.