Como oxigenar manualmente a água de pequeno aquário? Ajuda precisa-se...


Recommended Posts

Olá, sou nova por aqui...

Temos planos de ter aquário de grandes dimensões ( ou pelo menos recomendáveis para a espécie de peixe) mas para já o que tenho mesmo é uma espécie de globo, mais própriamente um vaso com com água fria de aproximadamente 4L em vidro muito resistente, é profundo, têm uma altura de aproximadamente 30 cm e diâmetro de 69cm, é arredondado com um pequeno peixe de cor alaranjada (penso que se chama dourado). O que acontece é que ontem estupidamente mudei a água toda do aquário, mudamos de residência recentemente e deixou-se de mudar à água do "globo" durante quase 4 semanas, estava muito suja, turva, esverdeada, então lavei muito bem as pedrinhas e todo o aquário mas coloquei o peixe na água toda limpa e não coloquei um pouco de água antiga com habitualmente faço, este peixe já está connosco faz 3 ou 4 anos e não queria mesmo perdê-lo. Ontem ficou no fundo do aquário muito tempo, tentei reverter a situação, passei a noite mais ou menos de 2 em 2h a borbulhar (com uma palhinha =palheira=palha) para dentro do aquário, sei que no ar expirado têm CO2 (dióxido de carbono) mas tb têm O2 (Oxigénio) e como a água é da companhia (rede pública) pode ter excesso de cloro e estou a tentar fazer equilíbrio...! A verdade é que o peixe saiu do fundo do aquário e agora permanece à tona, já se mexe mais mas continua com sinais de aflição, sempre a abrir a boca. Preciso de uma dica urgente, algo que possa ajudar a tentar reverter a situação. Li sobre colocar umas pedrinhas de sal grosso da cozinha, é prudente?

Não consigo inserir fotos?! Clico na imagem mas depois não faz busca de docmentos, coo carregam as vossas fotos?

Muito Obrigada.

Com os melhores cumprimentos

Sílvia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até enviava foto...mas parece que aqui não dá para anexar! Ele antes deste episódio era um peixe muito dinâmico, alegre, seguia os nossos dedos na parede do aquário reconhecendo sempre a hora da refeição e abanava a cauda como um cão! Eu ainda não entendo como funciona o forúm mas obrigada, vou verificar. Depois já reparei que são quase todos o que se pode considerar profissionais em criação de peixes...eu até me sinto mal!!! Mas a verdade é que sempre tive pelo menos um peixe em casa, desde pequena, muitos e muitos anos a cuidar deles, desta vez descuidei-me. Já li sobre o assunto, tudo indica que devia deixar um pouco da água "suja" para evitar mudanças bruscas de ph, devia tb deixar a água da torneira repousar e arejar antes de colocar o peixe devido ao cloro, etc etc. Mas o mal está feito e agora procuro soluções, não vou cruzar os braços e deixar o peixe morrer. Mantenho a sala arejada para aumentar o nível de oxigénio do próprio espaço, vou borbulhando muito suavemente a água com a palhinha, sempre vai equilibrando o nível de oxigénio, já deitei uma gota de vitaminas, ele já começa a reagir e a comer, ainda que muito pouco. Penso que se aguentar mais 12h vai dar a volta por cima, estas próximas horas são decisivas para a sua recuperação. Eu procurava mesmo alguém que já tivesse passado pelo mesmo e tivesse arranjado soluções, algo que me possa estar a escapar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. Agradeço a todos que colaboraram, mesmo em mensagens privadas. Não gosto muito de cantar vitória antes do tempo mas penso que o peixe está salvo, o meu querido peixoto já come, já nada para cima e para baixo, já mantêm a boca fechada muito mais tempo, as guelras pararam de abanar fortemente como se fosse "levantar voo", está mais tempo que habitual à tona da água mas deve ser porque ainda sente algum desconforto na respiração.

Eu não tenho meios sofisticados, de qualquer forma aqui fica a minha experiência de como salvei este peixinho que ontem à noite quase sucumbiu. Oxigenei a água com ar expirado através de uma palheira (palha, palhinha), com um leque tentei manter mais corrente de ar em cima do aquário, deitei uma pequeníssima pedra de sal na água, uma gota de vitaminas, dei os flocos (alimentação já habitual) duas a três folhas de 3h/3h, mantive a sala arejada e foi assim...! De qualquer forma fica o aviso, quem tiver pequenos aquários de água fria, sem sistemas nenhum, simples, apenas água e pedrinhas, nunca mudem totalmente a água, deixem sempre pelo menos 20 a 40% da água anterior para evitar choques bruscos (temperatura, ph, oxigénio, amónia, CO2), foi o que apreendi estes dias com tudo que li para saber como salvar o meu peixoto! Vou continuar a seguir este forum pois foi uma bela descoberta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... Essa da palhinha é nova! :)

 

Fica aqui um bocado de ciência: Sabiam que um dos produtos da nossa respiração, depois de comermos e sobretudo se fumarmos é amónia??

 

Não vale muito a pena soprar para dentro do aquário, se pegarmos na mesma palhinha e agitarmos vigorosamente (mas sem criar um maëlstrom claro!!) à superficie, será tanto ou mais eficiente que soprar.

 

A pequena pedra de sal foi inútil. Uma colher de chá para cada 40 L de água +/-. Senão não faz efeito nenhum! ;)

 

Ainda bem que o peixe se safou! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais