Ajuda para construir aquário de tartaruga


Recommended Posts

Boas.

Como sou novo nestas coisas, e adotei uma tartaruga gostava de conseguir algumas opiniões sobre:

para 1 aquário na ordem de 200/250 L

1- Filtro interno ou externo: recomendações e onde comprar;

2 - limpeza: actualmente limpo todas as semanas

3 - fundo com areia ou pequenos godos?

4 - lâmpadas UV: quais as mais indicadas e onde comprar( este aquário nao tem luz solar direta)

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a assumir que a tua tartaruga é aquática.

 

1 - Filtro externo - Para um aquário dessas dimensões não conheço nenhum interno que faça o serviço em condições, além de que sendo externo não ocupa espaço dentro do aquário. Também é maior e portanto precisa de menos limpezas :)

 

2 - Tendo um filtro em condições, trocas parciais de água entre 20-25 % semanalmente, mais a aspiração do fundo com um sifão.

 

3 - Não deves utilizar areão muito pequeno pois a tartaruga pode comer as pedras e morrer. Com areão adequado (tamanho de cada pedra maior que a cabeça da tartaruga) terás sempre o problema da sujidade que fica por baixo das pedras e que é difícil de sifonar. Com a areia a sujidade fica mais fácil de limpar, não fica debaixo, mas tens de ter atenção que a tartaruga também a pode tentar comer, se vires isso deves retirar, de forma a que não aconteça o fenómeno da compactação e as complicações subsequentes no animal. As tartarugas tentam comer TUDO, está-lhes no sangue, decorações e afins serão devorados, deslocados ou destruídos. Especial atenção ao termostáto, deverás esconder ou arranjar uma protecção senão será facilmente partido.A opção mais simples é não teres nada no fundo. Eu prefiro a areia apesar do trabalho extra :P As minhas sempre gostaram de escavar ;)

 

4 - A luz directa do sol através do vidro não substitui a lâmpada UV-B, só serve para o aquário ganhar algas... A lâmpada adequada é a Repti Glo 5.0 Compact, para além dessa precisas de uma lâmpada UV-A, preferencialmente halogénio para lhe dar calor na zona seca.

 

 

Atenção também ao tamanho do aquário porque pode ser insuficiente, a regra é 5x o comprimento da carapaça do animal em adulto de comprimento, 3x para a largura e pelo menos 2x para a profundidade. A área seca onde tomará os banhos de "sol" tem ser suficiente para acomodar o animal quando adulto.

 

As tartarugas são animais incríveis e cheios de personalidade por isso acho que vai ser uma experiência que vais adorar.

 

Boa sorte

Editado por black-wolf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

 

Também ando em processo de estudo de montagem de um aquaterrário e aproveito este topico/explicação para colocar uma duvida. Já me falaram que é seguro ter areia, que as tratarugas gostam de se enterrar e até me disseram que identificam melhor a areia como "não comestivel" do que outro tipo de areão e substrato.

Para uma pessoa como eu que não se importa de ter trabalho, que areia aconselham? Mais grossa, mais fina? Que altura de areia? 1cm? 5cm?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui deixo foto do meu Aquaterrario montado por mim e a ciclar neste momento.

Foi montado ontem.

Foto:

20120907004042.th.jpg

 

Espero que gostem, comentem SFF

 

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

As medidas são 35X35X25 da um total de 30 Litros

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Victor

 

Faz um tópico com o setup e montagem do aquaterrário :) A malta comenta.

Penso que não é preciso ciclar isso.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também ando em processo de estudo de montagem de um aquaterrário e aproveito este topico/explicação para colocar uma duvida. Já me falaram que é seguro ter areia, que as tratarugas gostam de se enterrar e até me disseram que identificam melhor a areia como "não comestivel" do que outro tipo de areão e substrato.

Para uma pessoa como eu que não se importa de ter trabalho, que areia aconselham? Mais grossa, mais fina? Que altura de areia? 1cm? 5cm?

 

Cumps

Boas eu no meu caso não coloquei nem areia nem pedras. Mas aconselho pedras maiores do que a boca da turtle, isto porque elas comem tudo o que lhes aparece a frente!

em relação a quem fala de lampadas UVB é desnecessário. Mas cada um sabe de si.

Basta estarem num local onde apanhem sol, eu no meu caso o meu Aquaterrario está junto a janela onde uma parte apanha sol outra não. E isto após ter falado com pessoas intendidas na matéria (biólogos marinhos).

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As lampadas UVB são desnecessárias quando a tartaruga apanha sol, mas directo. A luz solar que atravessa os vidros já não chega ao animal da mesma forma que a luz directa do sol e não permite que, neste caso, a tartaruga faça a absorção dos raios UV e surgem carências de cálcio. Eu também tenho a tartarugueira junto da janela e abro a janela 2horas por dia (na minha hora de almoço) e apanha sol directo. Quando a passar para o aquário que tenho (100x50x50) não conseguirei que esteja à janela e mesmo que o fizesse, a janela não ia abrir. Nessas situações, a lampada de UVs terá que existir...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho minha TURTLE... É linda...

É uma tartaruga hieroglifica

Já esteve a fazer reconhecimento ao seu novo habitat e já esteve a comer 2 sticks e um pouquinho de fiambre. Hehe, é comilona.

:D

 

Sent from my GT-P6210 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.