bateria para camaroes


Recommended Posts

boas pessoal

 

resolvi abrir um novo topico,para tentar mostrar passo a passo o meu novo projecto.

 

uma bateria para invertebrados,em que a maioria vao ser camaroes.

na quarta feira passada fui comprar os ferros e dei inicio ao corte deles.

tambem arranjei uns parafusos para fazer os pes (ajustaveis) da estrutura,esta ideia tirei do nosso amigo antonio violante.

aqui ficam as dimensoes da estrutura.

 

dimensoes:150cm altura

111cm comprimento(105cm disponiveis)

36cm largura

 

 

vai ficar com 4 prateleiras,a contar com a do topo da estrutura.

cada prateleira vai levar um aquario de 105cm de comprimento dividido em tres.

já tenho 1 dos aquarios que foi feito pelo bruno.

ficando assim cada prateleira com 3 aquarios de 35cm©x35cm(l)x30cm(a) +-36 litros cada

 

entretanto nao fiz mais nada derivado a falta de tempo,mas amanha já começo a soldar os ferros a ver se dou forma a estrutura.

 

deixo uma foto dos ferros já cortados e prontos a ser soldados.

 

131cer.jpg

 

vamos ver se amanha ao fim do dia já consigo mostrar mais qualquer coisa,já feita.

:)

 

cumps

Editado por demanuel
  • Votar + 1

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desejo-te o maior sucesso!!!

Tens aí uns aquas com umas dimensões bem generosas!

O que planeias ter de fauna e como pensas fazer a nível de filtragem e iluminação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado paulo

o mesmo te desejo a ti.

apesar de ainda nao ter comentado,por falta de tempo,já dei uma vista de olhos na tua futura bateria e parece no bom caminho.

:)

eu estava a pensar em meter uns filtros de casata,visto que os aquas nao vao ter tampas.

quanto a iluminaçao,ainda nao me decidi ao certo,mas devo de ficar por umas calhas t5 a todo o comprimento dos aquarios.

sei que vao gastar um pouco,mas é para conseguir ter algumas plantas e musgos.

 

quanto a fauna,ainda nao sei ao certo,mas nao devo meter nem crs nem cbs,apenas porque já existe muita concorrencia

:)

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que devias ponderar o uso das tampas... actualmente o meu Quiet Zone não tem tampas e tem filtro de cascata e já são várias as vezes que tiro camarões de dentro dele.

Também já tive vários episódios de camarões que saltaram de um aqua e foram aparecer dentro do do lado...

 

para camarões, não voltarei a usar aquas abertos.

 

Fica a opinião ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois,quanto aos filtros de cascata,eu tenho um no cubo de 40,até agora ainda nao me entrou nenhum camarao e gosto do resultado.

quanto as tampas,o cubo tambem nao tem e felizmente até agora tambem ainda nao houve nenhum suicida.

:)

eu inicialmente tinha pensado em meter tampas nos aquas da bateria,mas depois desisti da ideia,nao so por querer meter os filtros de cascata,mas tambem porque vou meter umas tampas na parte da frente da estrutura,assim +- como o ricardo fonseca tem. e depois já tenho que estar a abrir muitas tampas...que trabalheira. :mrgreen:

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

trago as actualizaçoes de hoje.

já comecei a dar forma a estrutura.

nao está a ser muito facil,pois eu nao tenho muita experiencia com a maquina de soldar,mas com calma vai lá.

:)

deixo entao umas fotos de como está agora,amanha dou continuaçao.

004ddg.jpg

003ylb.jpg

 

aqui está o pormenor dos pés.

006bcv.jpg

 

deixo tambem umas fotos de um dos aquarios dividido em tres,que já foi feito para a bateria.

008uqz.jpg

007er.jpg

 

hoje fui a uma loja dos chineses e vi uns filtros de cascata a um preço muito simpatico e pensei,é mesmo isto que eu quero

:)

comprei 3 para começar com estes aquarios.

seguem umas fotos deles.

009ztq.jpg

011avg.jpg

 

amanha trago novas actualizaçoes,espero eu :mrgreen:

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também já vi desses à venda mas não comprei por falta de confiança, se derem resultado depois avisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também já vi desses à venda mas não comprei por falta de confiança, se derem resultado depois avisa!

 

como já comprei um parecido a estes,mas um modelo superior e estou satisfeito com o resultado,é silencioso e funciona na perfeiçao.

por isso comprei logo estes,sem pensar duas vezes,mas depois dou um feedback deles.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para iluminação podias optar por LED's ouvi algures num tópico de um membro que notou bastante a diferença na conta da luz, eu entretanto já mandei vir (do ebay) uma iluminação como as dele e vou experimentar e depois também te digo, custou certa de 20€ e tem 40 e poucos leds e 8 azuis dá para ligar separadamente, quando a tiver já te digo.

O investimento inicial provavelmente ficará acima do que estas a pensar gastar, mas para 3 aquas ao fim do mês era capaz de compensar. Pena ser dividido em 3 se não uma iluminação até poderia dar para 2, mas podes sempre procurar outras soluções em led, ou optares mesmo por t5 em ultimo caso, Deixa ver o que os outros dizem.

Boa sorte!

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para iluminação podias optar por LED's ouvi algures num tópico de um membro que notou bastante a diferença na conta da luz, eu entretanto já mandei vir (do ebay) uma iluminação como as dele e vou experimentar e depois também te digo, custou certa de 20€ e tem 40 e poucos leds e 8 azuis dá para ligar separadamente, quando a tiver já te digo.

O investimento inicial provavelmente ficará acima do que estas a pensar gastar, mas para 3 aquas ao fim do mês era capaz de compensar. Pena ser dividido em 3 se não uma iluminação até poderia dar para 2, mas podes sempre procurar outras soluções em led, ou optares mesmo por t5 em ultimo caso, Deixa ver o que os outros dizem.

Boa sorte!

 

Cumps.

 

Boas.

 

Aproveitando o tópico, pode colocar imagem da iluminação que comprou sff?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas joao

 

eu sei que com leds iria poupar bastante na conta da luz,mas tenho muitas duvidas em relaçao a eles.

os leds,conforme sabemos dao pouca iluminaçao e já estou escaldado em relaçao a iluminaçao.

até com uma pl18w num cubo de 40cm,o musgo está a morrer,tenho que ter um pouco acima disso.

os leds podem funcionar,mas isso já estamos a falar de calhas carissimas,muito mais que esses 20 euros que vais dar.

já andei a ver e estou indeciso entre umas calhas t5 ou t4.

hoje andei a ver umas calhas t4 de 26w e teem 105cm,a medida certa dos aquarios e a um preço bastante simpatico.

estou so a espera do feedback do ricardo fonseca acerca destas calhas+lampadas.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje apenas soldei mais uns ferros.

isto tem que ser aos poucos porque o tempo disponivel neste momento,infelizmente nao é muito.

deixo entao umas fotos de como ficou hoje a estrutura.

já nao falta tudo.

:)

 

p1010378mu.jpg

p1010377z.jpg

 

nao estou a fazer nenhuma publicidade a yamaha...

:mrgreen:

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em que chinês compraste os filtros?

 

comprei estes filtros numa loja bem grande,na zona industrial perto do bowling de massama.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também já tenho 2 filtros desses o XP - 08 são muito bons, trabalham bem e silenciosos. Boa sorte com isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem,com alguma demora,porque o tempo disponivel nao tem sido muito,já acabei de soldar a estrutura toda e dei uma primeira demao de tinta,vou ver se amanha consigo dar a segunda para depois começar a instalaçao para as luzes,etc...

depois coloco umas fotos da evoluçao.

 

agora,uma outra questao sao os filtros de cascata que comprei.

já experimentei um e fiquei bastante desiludido.

eles sao bastante silenciosos,mas experimentei no cubo de 40 e fica com muito pouca circulaçao.

duvido que façam 250l/h conforme diz lá,mas axo que sao bons,por exemplo para cubos tipo da vodafone e pouco maiores.

 

o meu enteado meteu um no cubo de 25,ele antes tinha um filtro interno lá e o resultado é bem melhor,sem duvidas.

agora tenho que ver se encontro os outros modelos acima,porque onde comprei estes,nao tinham maiores.

sao só mais 2 filtros para guardar,mais tarde podem fazer falta.

:)

 

obrigado andre

onde compraste esses maiores?

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas demanuel, por menos de 20€ compras uns eheim 2040/1 e ficas muito bem servido.

Na estrutura não vais por umas barras ao meio?

Que material estás a pensar usar como base para prateleiras?

 

Yamaha dt...por momentos voltei às memórias do liceu... :silly:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pois brancaman,eu sei disso.

eu tenho um a funcionar no cubo de 40,penso que é o 41 e nao há duvidas que é excelente em tudo.

o problema aqui é a quantidade de filtros que tenho que comprar,que para começar sao 6 x tantos euros.

ainda bem que nao comprei logo os 6 para arrancar com o ciclo dos aquario,mas estes foram 5,50 euros cada um.

é certo que já gastei dinheiro em vao,mas foram 16.50 euros.

 

quanto as barras ao meio,eu pensei nisso inicialmente,mas depois nao as coloquei.

penso que nao seja preciso,alem de eu ir colocar como base dos aquarios umas madeiras +- resistentes,mas que ainda nao sei qual o material.

os aquarios vao acentar nas barras de tras e da frente.

a estrutura tem 36cm de fundo e os aquarios teem 35cm de fundo.

conheces algum material assim + resistente,nao muito caro?

 

yamaha dt...

:)

é verdade,bons tempos...

:)

é do meu enteado,mas de vez em quando tambem dou umas voltas,pois alem de ser uma 50cc é uma boa motinha.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao e estes filtros?

http://crystalred.eu...riangular-a-ar/

 

alguem conhece,usa ou usou?

 

que vos parece,assim a primeira vista?

penso que será util derivado a ficar no canto do aquario,mas nao sei nada sobre ele.

 

ando a pensar bem e estou a chegar a mesma conclusao que o paulo lisboa

:)

no futuro vao ser pelo menos 9 aquarios de camaroes e se tiver no minimo 3,5w só em filtros para cada um deles,dá um total de 31,5w no minimo a gastar todos os dias 24 horas por dia.

se optar por filtros a ar,com uma bomba de 5w de 2 saidas,consigo alimentar pelo menos 4 aquarios.

seria a volta de +- 10/13w,já para nao falar da diferença de preços que custam.

 

seria uma grande poupança.

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

depois de varios dias a trabalhar 12 horas diarias,lá tive hoje um tempinho para dar continuaçao a bateria.

acabei de pinta-la,instalei as 2 calhas que tinha cá e meti uma prateleira.

esta prateleira que meti é de mdf,pois o material é bem mais barato e serve perfeitamente.

apenas forrei com uma pelicula autocolante por causa dos pingos de agua que possam cair.

 

deixo entao umas fotos da evoluçao.

 

fotos

025ig.jpg

 

aqui as fixaçoes das calhas

026kv.jpg

 

agora já com as 2 calhas fixas

024sr.jpg

023ry.jpg

022oq.jpg

021se.jpg

 

aqui já com uma base colocada

029hr.jpg

 

amanha sou capaz de fazer a instalaçao electrica.

 

por agora é tudo

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A estrutura ficou muito bonita, com muito bom aspecto.

Votos de continuação de bom trabalho!

Só quem o faz sabe o gozo que dá! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas paulo

 

obrigado

é verdade,está mesmo a dar gozo fazer esta bateria de raiz,apesar de estar a demorar mais tempo que o previsto.

mas cada vez que faço alguma coisa na bateria,faço com gosto e com alguma ansiedade de ve-la acabada.

tu tambem estas a ter um gozo assim,sabes bem como é.

:naughty:

por falar nisso,vou dar uma vista de olhos na tua bateria,pois nao tenho tido muito tempo para andar aqui a ver os topicos.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora percebo porque não quiseste montar umas travessas ao meio, estavas a contar com as calhas bang para suportar os aquários :mrgreen: .

 

Projecto muito bem pensado e superiormente executado. bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahahahahahah

 

brancaman...ahahah,com essa da calha é que me apanhaste bem

biggrin.png' alt=':biggn:'>

mas acho que sim,as calhas fazem toda a diferença,sem elas :yb668: sei se as bases suportavam os aquarios. :mrgreen:

obrigado pelo elogio.

:)

lá pensado foi,pois no serviço nao me tem faltado tempo para pensar,em casa é que o tempo nao tem sido muito para se fazer e do pouco tempo que tenho disponivel,se passo mais de volta deste projecto em vez de passar com a minha mulher,passo a dormir na estrutura.

coisa que nao me parece muito confortavel...

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.