Bateria com 4 aquários


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Aqueles que me dão o privilégio de aprender alguma coisa com eles acerca de invertebrados de água doce sabem que já há muito tempo que tinha algo assim em mente.

 

Gastei muito tempo a ver materiais, preços, medir espaço disponível, pedir orçamentos, inventar soluções para os problemas, etc, etc.

 

Os valores em causa fizeram com que desistisse da ideia, acima de tudo pelos valores envolvidos mas também pelos custos operacionais (termos, filtros, substratos, iluminação…).

A ideia foi posta de parte, mas não totalmente.

 

Cada vez que ia a um AKI, a um Leroy Merlin ou ao IKEA, ia sempre olhando à volta na esperança de encontrar algo que pudesse servir e que tivesse um preço acessível.

 

Acabei por encontrar algo no IKEA que tinha, ao mesmo tempo, dimensões mínimas, aspecto razoável, resistência bastante e preço acessível à minha bolsa.

 

Trata-se de uma estante feita em aço revestido com um material que lhe dá um aspecto muito agradável e que julgo não deixará que a água entre em contacto com o aço. A ver vamos.

DSC_0108-2.jpg

Não tem o tamanho que idealizava mas vai ter de servir.

São 175cm de altura, 51 de frente e 36 de profundidade, separados por cinco prateleiras.

Em comparação com aquilo que tinha pensado antes, a grande diferença é na profundidade, onde fica quase pela metade…

 

Como a altura entre as prateleiras é relativamente generosa (39cm) estou a pensar fazer aquários com 47x35x25 (aprox 40L brutos), ou seja, sobram somente 14cm para meter os braços, o que não me parece muito.

Para além disso, a estes 14cm ainda vou roubar 1 a 2cm pois quero colocar algum tipo de material apoiado nas quatro laterais a fazer de prateleira.

Ainda não decidi qual o material a usar. O meu irmão falou-me em contraplacado marítimo (penso que não seja barato) e também já me aconselharam a usar placas de metal, de forma a que o peso não faça abaular no meio, como aconteceria com uma banal placa de madeira.

Um ponto a pensar…

 

Depois de montada, pude perceber que tem uma muito boa resistência.

Dos quatro apoios de cada prateleira, só dois (os que ligam o lado direito ao lado esquerdo) não são soldados, mas a forma como encaixam, com uma peça de metal soldada a entrar dentro do braço da prateleira, deixaram-me muito bem impressionado.

DSC_0105-1.jpg

DSC_0102.jpg

DSC_0104.jpg

Ainda assim, o reforço da estrutura é obrigatório, se bem que já traga duas esquadrias para colocar na parte de trás da segunda prateleira a contar de baixo.

DSC_0107.jpg

DSC_0106-1.jpg

Vou replicar a ideia na parte de trás de cada prateleira pois será o único dos quatro lados que não será visto por ficar encostado à parede.

 

Se a parte de trás será reforçada assim, já a parte da frente terá de levar ‘L’s por baixo, se bem que a sua resistência não me tenha deixado muito bem impressionado pois consigo dobrá-los com a força da mão.

O problema é que não tenho muitas mais alternativas pois tenho de ter em conta a questão estética.

Estou ainda a pensar se devo reforçar também os braços das prateleiras que já vêm soldados.

Em suma, espera-me muito tempo de berbequim na mão a furar o tubo.

 

Outra questão ainda por definir são os apoios.

DSC_0103.jpg

Trás daqueles pés de enroscar que permitem nivelar a estrutura e são estes que devem ficar, apesar da minha mulher me ter perguntado se não podia meter rodas, de forma a podermos mudar de lugar, se necessário.

O problema é que tenho receio que as rodas sejam demasiado frágeis para todo este peso.

A estrutura sozinha pesa 15Kg, mais aquas, substrato e água…

 

Este projecto não estará pronto nos próximos tempos.

O verão não tarda acabou e deixa de ser viável mandar vir camarões. Depois há a questão de ter os aquários bem ciclados, o que demora tempo.

 

Por falar em aquários, penso usar filtros de fundo em todos eles.

Dois deverão ter ADA e outros dois akadama (ou outra coisa a ver…).

Penso ainda colocar filtros de esponja em todos, tudo servido por um compressor único.

 

Altura de falar da iluminação, esse ponto que tanto representa em termos de custos.

A provável solução passará por usar leds. A questão é: quais!?

Tenho duas opções, ou os do IKEA ou estas placas de 48 leds.

Se os leds já os tenho cá em casa, as placas agradam-me pois são muito baratas e já a vi a serem usadas por outra pessoa num fórum.

Mais um ponto a pensar…

 

Finalmente o aquecimento.

Para 40L penso que termos de 50W devem chegar, não?

 

Quanto à fauna, ainda nem sequer pensei nela.

 

Fica a ideia.

Agradeço comentários e/ou sugestões que tenham para as dúvidas que aqui deixei.

Espero que gostem e que sirva de inspiração a outros!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pesquisa por estante Vettsjo no site do ikea de Portugal. Custa 50 euros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas paulo

 

bom projecto.

com a calma necessaria chegas lá.

:)

olha quanto a iluminaçao,existem umas calhas já com lampadas t4 de varios tamanhos em algumas lojas dos chineses.

eu comprei uma,mas ainda nao instalei.

sei que quem está a usar essas calhas tambem na bateria de camaroes é o ricardo fonseca e parece que o resultado é bom.

o preço delas entao é ainda melhor,pois comprei por 4.50 euros.

o unico contra no teu caso é que ficarias com menos uns 3/4cm disponiveis em altura a acrescentar aos 14 que tens,ficarias com uns 10/11cm,coisa que nao facilita nada para mexer nos aquarios,mas se ficar a meio ou ligeiramente mais atrás nao deve haver grande problema.

Editado por BMike
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a sugestão mas não vou optar por elas.

Apesar de também saber que elas resultam, usei duas de T5 13w no aquario do Sulawesi, representam um consumo muito superior ao dos leds.

 

Uma calha dessas deve ter aprox 13w (há de muitas potências, claro está),

Isso representaria 52w/h para os quatro aquários.

 

Com os leds (consumo de 3w/h por aqua) consigo gastar por hora 12w, ou seja, numa hora gasto com todos o que gastaria num só usando essas t4 ou t5.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois,quanto aos consumos tens razao.

apesar de as t4 serem mais economicas que as t5 gastam sempre muito mais que os leds,claro.

 

foi apenas uma sugestao.

 

:)

força com o projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente avanças com a tão sonhada bateria :thumbup3: pena não ser um pouco mais larga e profunda.

Lá estás tu com a mania das contas, afinal o que é que tens contra os chineses da edp? :tongue:

Mais luz = algas = alimento para os camarões, o que poupas na luz vais depois gastar em alimentação para eles, além de que as plantas que vão filtrar/oxigenar o aquário precisam de iluminação. A não ser que optes por leds de alto rendimento também não vais ter maneira de tirar fotos deles em condições.

Vais usar somente filtros de esponja? Não sei se não serias melhor servido com filtros com uma grande carga biológica tipo os externos, mais uma vez só vês custos e depois tens muito trabalho para manter as melhores condições para a fauna sobretudo para camarões tão florzinhas :mrgreen:

 

No que te puder ajudar já sabes meu amigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brancamen,

 

Confesso que não estou muito preocupado com a criação de algas.

Prefiro proporcionar a existência de biofilme usando os aditivos correctos ;)

E olha que tenho visto as plantas a darem-se bem com estes leds de que falei.

Alem disso, ainda não está completamente decidida a localização da bateria lá em casa. Pode até vir a ficar bem perto de uma janela...

 

Quanto aos filtros, não usarei só os de esponja.

Se reparares, refiro que todos terão também filtros de fundo.

Já agora, dá uma vista de olhos neste url que fala de alguém que aposta só em filtros de esponja :)

Para além disso, optar por filtro externo significaria um por aquário, porque se fosse um para todos (para além de ter de conseguir elevar a água a todos eles!) teria algo que não me agrada que seria ter a mesma água em todos eles!

Desta forma posso ter águas diferentes (em pHs, gHs) em cada um. Se assim o desejar...

 

Termino agradecendo a tua disponibilidade! Um abraço!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre optar por filtros de cascata, tens os eheim 2041 que apenas consomem 3w, são baratos e de fácil manutenção, silenciosos e para aquários de 30l mais que suficientes.

Era isso que tinha no coconuts e sem problemas.

 

Quando falas de filtros de fundo é disto que se trata?

Under Gravel Filter: Also commonly known as UG Filter. This consists of a base plate with grooves, The substrate is covered over the base plate. There is a pipe which goes into the base plate and this is the one which is visible above the surface. This filter as the sponge filter is a air driven filter. The essential bacteria colonization happens in the base plate. Some professional breeders use this in conjunction with the External Canister Filter, where the pipe coming from the base plate is connected to the intake of the canister filter. When you are using UG Filter ensure that you use a substrate that does not easily break down, as this will get into the grooves of the base plate and eventually end up clogging it.

in http://www.shrimpnow.com/content.php/252-Basics-of-Filtration-and-Types-of-Filters

 

Desculpa insistir nesta questão mas nas soluções que apresentas a porcaria mantém-se dentro do aquário tal e qual um filtro interno, para aquários sem substrato facilmente se aspiram os cocós mas no teu caso vais usar substratos.

 

Amigo, desejo-te o maior sucesso nisto, bem sei há quanto tempo desejas fazer uma coisa destas. Por isso mesmo insisto um pouco que faças as coisas com calma e com o melhor material sem se tornar insustentável claro.

Vais tu mesmo colar os vidros?

Abraço. Temos que combinar um cafézinho brevemente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

quanto aos filtros tambem concordo com o brancaman...

eu tenho 1 mini filtro de cascata a funcionar no cubo de 40 e vou meter outros iguais nos outros aquas de 36 litros.

gosto do resultado e mais uma vez lá venho eu com os chineses

:)

comprei numa loja dos chineses,fazem até 250l/h teem regulador de caudal,gastam 3w cada um e custa 6.75 euros cada um.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

sim, Também tenho um eheim 2041 no Quiet Zone e, apesar de funcionar muito bem e sem ruídos, os filtros de cascata não são opção neste caso.

Isto porque os aquários serão tapados por tampas de vidro.

A título de curiosidade, tenho encontrado vários camarões dentro do 2041 pois vão subindo pela cascata, tal e qual um salmão! ehehehe

 

Quanto aos vidros, ainda não decidi.

Se, por um lado, não tenho experiência em colar aquários, por outro não há-de ser nada do outro mundo!

É tudo uma questão de custos...

De qualquer forma, ando a trabalhar para ganhar experiência nesse particular num outro aquário que tinha na varanda a criar algas para os sulawesis.

Foi o que usei em primeiro lugar no Quiet Zone. Teve uma fuga já com tudo montado mas nunca cheguei a perceber onde estava a fuga.

A partir do momento em que ficou vazio (só com os troncos e água lá dentro) nunca mais verteu água!

Por isso julgo que a fuga fosse na parte de baixo e só houvesse passagem de água devido ao peso do areão.

Seja como for, já lhe tirei todo o silicone da parte de dentro e está pronto para 'siliconar' ehehhe

Eis uma foto dele, já no lugar onde estava o microondas que a minha mulher simpaticamente concordou em mudar de lugar :)

DSC_0101.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, Também tenho um eheim 2041 no Quiet Zone e, apesar de funcionar muito bem e sem ruídos, os filtros de cascata não são opção neste caso.

Isto porque os aquários serão tapados por tampas de vidro.

A título de curiosidade, tenho encontrado vários camarões dentro do 2041 pois vão subindo pela cascata, tal e qual um salmão! ehehehe

 

Mas se tu vais montar os aquários porque não deixares espaço nas tampas para os filtros?

Já pensaste nas limpezas que terás que fazer periodicamente devido à pouca filtragem mecânica que este tipo de filtros (esponja e ugf) fazem?

Ainda por cima tens pouco espaço para meter as mãos.

A titulo de curiosidade quanto consomem as bombas de ar necessárias para os dois tipos de filtro que queres montar?

 

Quanto aos vidros, ainda não decidi.

Se, por um lado, não tenho experiência em colar aquários, por outro não há-de ser nada do outro mundo!

É tudo uma questão de custos...

 

Boa, depois de ganhares experiência tenho aqui um de metro que precisa do teu specialized skill

 

Eis uma foto dele, já no lugar onde estava o microondas que a minha mulher simpaticamente concordou em mudar de lugar :)

 

Temos que combinar uma vinda cá a casa com a tua mulher a ver se convence a minha a trocar o frigorífico por uma fishroom :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se tu vais montar os aquários porque não deixares espaço nas tampas para os filtros?

Já pensaste nas limpezas que terás que fazer periodicamente devido à pouca filtragem mecânica que este tipo de filtros (esponja e ugf) fazem?

Ainda por cima tens pouco espaço para meter as mãos.

A titulo de curiosidade quanto consomem as bombas de ar necessárias para os dois tipos de filtro que queres montar?

Eu já disse que não decidi ainda se serei eu a montá-los mas isso é irrelevante pois serão sempre feitos da forma que eu decidir.

Tu já tiveste filtros de esponja? Porque dizes que fazem pouca filtragem mecânica?

Em que é que um 2041, com esponja no tubo que puxa a água, faz mais filtragem mecânica que um filtro de esponja auxiliado por um filtro de fundo? Passa menos volume de água num filtro de esponja por hora? Sim passará (dependendo do volume/hora da bomba de ar...). Mas a sujidade maior estará sempre no substrato e aí nem filtros externos, de cascata e/ou de esponja tocam.

 

 

Boa, depois de ganhares experiência tenho aqui um de metro que precisa do teu specialized skill

É tudo uma questão de valores... é que aquilo ainda dá trabalho! :)

Depois mostro como ficou o silicone depois de o aplicar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pesquisa por estante Vettsjo no site do ikea de Portugal. Custa 50 euros.

 

Obrigado! A estante parece excelente para uma mini bateria... É possível que avance para um projecto semelhante... Agora em termos de resistência que tal? Esse é o meu principal receio...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente a resposta! :)

Em termos de resistência parece-me muito boa.

Hoje ainda ficou melhor e amanhã melhor ficará. Isto porque hoje montei os esquadros atrás de cada prateleira e amanhã vou montar 'L's por baixo de cada prateleira à frente.

Depois disso, vou avançar para a decisão do material a colocar por baixo dos aquas e iluminação.

São muitas as opções em cima da mesa, desde uma fita de leds 5050 de 1 metro que tenho aqui parada, a placas de leds... ainda não sei.

 

Em termos dos aquas, depois a má experiência que tive hoje com uma recuperação, acho mesmo que vou mandar fazer.

 

Também estou claramente inclinado para reduzir a altura dos aquários para 20cm. Com isso ganharia muito mais liberdade para intervir nos aquários.

O outro lado da moeda é diminuir o volume bruto para 34 litros...

 

Até breve! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então?

 

Correu mal a intervenção?? Aquilo é mesmo simples, mas nada como um profissional a fazer, especialmente acabamentos.

 

Está a andar bem este teu projecto, já sabes que estás completamente à vontade para qualquer tipo de dúvida/ajuda/convívio.

 

Tenho de ver esse projecto ao vivo e discutir hipoteses de mudança também p LEDs.

Abraço e um olá para a Mariana skater! 787592zr5yzwyy9c.gif

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi... tinha lido que devia deixar secar o silicone durante metade do tempo indicado pelo fabricante e só depois retirar as fitas mas correu mesmo mal.

Soltou-se tudo. Limpei o que pude e agora está a secar. Depois de seco, volto a tirar tudo e volto a colocar em prática o treino que hoje fiz eheheh

As últimas linhas de silicone já estavam a ficar bem melhor que as primeiras.

Claro que comecei por colocar no fundo LOL Ao menos não se via! hehehe

 

Quanto ao resto, vou avançar com a encomenda de um dos aquas desde já.

Desta forma vou poder avaliar se a iluminação do tipo A, B ou C resulta ou não...

Em cima da mesa estão as seguintes possibilidades:

1. tira de 1m de leds SMD 5050 (já tenho cá em casa)

2. leds do IKEA Dioder (4 barras que tb tenho cá em casa - são os que podes ver na img na bancada da cozinha)

3. placas de 48 leds (terei de encomendar. São muito pequenas, 6x4cm, mas com tantos leds juntos em tão pouco espaço, devem ter muita intensidade de luz)

 

De resto, a minha casa está SEMPRE de portas abertas a todos.

É uma questão de avisarem antes de virem.

 

PS - a 'janada' da Mariana manda-te um beijo!!!

Editado por Paulo Lisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

É tudo uma questão de valores... é que aquilo ainda dá trabalho! :)

Depois mostro como ficou o silicone depois de o aplicar.

correu mal é? acabou prematuramente a tua carreira como construtor de aquários?

agora fora de gozo, o que aconteceu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabou nada!!! Vou voltar a tentar!

O que aconteceu tá no post acima.

Da próxima vez só vou esperar 5 min até tirar as fitas.

Deve resultar! Depois dou noticias a este respeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eehehehehehe,

 

boa sorte com isso! pode ser que seja desta vez, o importante é não esmorecer!

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta tarde, como tenho as mãos todas massacradas de ter andado a aparafusar sob pressão no tubo de metal, fui ao Leroy para, entre outras coisas, procurar o material onde os aquários assentarão.

 

Entre as opções que encontrei a valores aceitáveis, e não tendo encontrado contraplacado marítimo ou MDF hidrofugo (é assim que se escreve???), estão estas placas de MDF com 1,6cm de espessura. (será espessura a mais???)

DSC_0115.jpg

Confesso que fiquei muito bem impressionado com a densidade e resistência dele mas gostaria de saber se alguém usa este material e se não corro o risco de ele abaular a meio.

 

Outras opções são paineis de melanina mas não me parecem tão fortes como o MDF que coloquei acima.

 

O que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O MDF deve aguentar é preciso é ter algum tratamento um verniz que não deixe entrar humidade

Vou seguir este tópico que ver o projecto concluído

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

 

Humidade não deve ser problema pois não deve haver.

Toda a parte de baixo dos aquários vai ser aberta e os aquas vão ter tampas de vidro.

 

O que pode acontecer é cair uma gota ou outra e, mesmo isso, não será em grande quantidade. Isto porque os vidros dos aquarios ficaram à face da placa. Ou seja, a placa e o vidro de fundo terão a mesma dimensão.

 

Ocorreu-me uma dúvida... o MDF pode levar verniz???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ocorreu-me uma dúvida... o MDF pode levar verniz???

pode e deve, assim proteges o mdf dos salpicos, se quiseres podes pintar tb.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela info! :thumbup3:

Vou ver preços disso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais