Como adicionar manganês?


brolho

Recommended Posts

 

Ola a todos

Como o título indica preciso de aumentar manganês visto k após algumas leituras aparentemente tenho falta de manganês no aquário.

Como adicionar isto em modo diy?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei muito bem como chegaste à conclusão de que precisas de manganês que é um micro-micro nutriente. De qualquer das maneiras é só comprares um fertilizante de micros e tens lá todos os que precisas (por exemplo o TPN).

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao deve de ser facil chegar a essa conclusão. Mas deixa-me discordar contigo pq acho que o Manganês deve ser o segundo micro nutriente mais importante a seguir ao ferro. Da uma vista de olhos aqui neste site e diz-me o que achas http://www.agrolink.com.br/fertilizantes/Nutrientes.aspx

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já, obrigado pelas respostas.

Após ler o link, a falta de manganês é precisamente igual ao que já tinha lido. Tenho folhas de Lugwigia e de cripto a ganhar buracos no meio das nervuras e ainda mais sintomas como queda de folhas na lugwigia.

Queria tentar adicionar apenas manganês, queria sobretudo qual seria a melhor formula, isto é, qual o melhor anião. o resto acho que conseguia arranjar.

Para já vou procurar arranjar solução generalista de micros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho formação em química mas parece que o Manganês é aplicado nos solos que têm esta carencia, na forma de Sulfato de Manganês por isso para a aquariofilia tambem deve de ser válido. Existe a venda na Vitrilab.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao deve de ser facil chegar a essa conclusão. Mas deixa-me discordar contigo pq acho que o Manganês deve ser o segundo micro nutriente mais importante a seguir ao ferro. Da uma vista de olhos aqui neste site e diz-me o que achas http://www.agrolink....Nutrientes.aspx

 

Não deixa de ser um micro micro micro ;)

 

 

Desde já, obrigado pelas respostas.

Após ler o link, a falta de manganês é precisamente igual ao que já tinha lido. Tenho folhas de Lugwigia e de cripto a ganhar buracos no meio das nervuras e ainda mais sintomas como queda de folhas na lugwigia.

Queria tentar adicionar apenas manganês, queria sobretudo qual seria a melhor formula, isto é, qual o melhor anião. o resto acho que conseguia arranjar.

Para já vou procurar arranjar solução generalista de micros.

 

Como te disse, acho mais fácil arranjares um fertizante de micros pois este inclui todos os que precisas.

Buracos nas folhas, etc.... isso são sintomas de uma série de coisas... Os micro nutrientes são isso mesmo - micro. Isto porque as plantas têm necessidades mínimas destes compostos... A TPA semanal até poderá chegar para repor estes valores (com excepção do ferro) em aquas não muito exigentes...

 

Enfim... o que eu acho é que a conclusão de que é falta de manganês muito dúbia. Nunca ouvi falar de tal em aquariofilia...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais