Duvida no substrato JBL manado


Recommended Posts

Boas.

 

Estou a montar o meu aquário de 88 cm's e precisava de esclarecer uma dúvida. Acabei de comprar substrato JBL manado e o fertilizante Elos Terra Zero.

 

O elos terra zero será espalhado no vidro da base do aquário, e por cima basta por o manado ou tenho de por um substrato mais fértil?

 

As plantas que irei por será principalmente um tapete de Hemianthus Callitrichoides, Criptocorynes, Myriophyllum e Pogostemon para já.

 

Será que o Elos, o manado, boa iluminação (ainda não composta), CO2 e semanalmente uma dose de fertilizantes líquidos será suficiente para um bom crescimento das plantas (principalmente da HC?

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,é isso mesmo, se quiseres podes colocar uma rede em plastico pvc anti-mosquitos para a terra nao se misturar com o manado no caso de retirares uma planta

 

A questão não é essa, é se preciso de um substrato mais fértil por cima da Elos terra Zero e por baixo do manado.

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente, tenho um Aqua de 350 com um setup similar.

 

No vidro elos terra zero

Camada fértil: elos botton mineral

Camada inerte: jbl manado

 

Podes ver um video aqui:

http://vimeo.com/44047872

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk

Editado por Benjamin Junior
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João - http://faao.blogspot.../off-topic.html

 

Benjamim .- de que estás à espera :tapfoot: para criar um tópico com esse aquário bigsmile

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João - http://faao.blogspot.../off-topic.html

 

Benjamim .- de que estás à espera para criar um tópico com esse aquário

 

Curioso teres colocado o artigo do Filipe. Na verdade foi o ele que me deu umas valentes dicas na hora da escolha do substrato :) uma pessoa 5 estrelas.

 

Tenho que fazer mais umas filmagens... Não sabia que tópicos com aquários eram bem vindos no fórum :)

 

Jr

 

Sent from my iPad

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que fazer mais umas filmagens... Não sabia que tópicos com aquários eram bem vindos no fórum :)

:roflroll2:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o problema é o preço... Que alternativa posso tomar à Elos?

 

Experimentei o JBL Aquabasis plus mas os resultados não foram muito promissores. Para o meu Aqua de 300L pensei nisto como um investimento a longo prazo... Pelo menos durante um ano não me vou preocupar muito com a camada fértil. Obtive Tb o que queria a curto prazo, que foram os resultados de todo o plantado.

 

Optei por fazer todo o fundo em elos botton mineral mas, podes optar por ter zonas sem esse substrato, dependendo do setup. Podes eventualmente misturar zonas de substrato fértil diferente.

 

Algo que gostei muito foi da granulometria e cor do Manado.... Era exactamente o que procurava. E acabou por fazer um óptimo isolamento da camada fértil.

 

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez invista um pouco mais no substrato fértil mas vai custar um pouco. Sem ser da Elos, existe mais alguns que valham a pena?

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Pessoalmente, tenho um Aqua de 350 com um setup similar.

 

No vidro elos terra zero

Camada fértil: elos botton mineral

Camada inerte: jbl manado

 

Podes ver um video aqui:

http://vimeo.com/44047872

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk

 

parabéns pelo belíssimo aquario, setup muito bonito, excelente video de montagem.

pessoalmente obtava pela Hemianthus callitrichoides "cuba" para carpete.

 

os meus parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez invista um pouco mais no substrato fértil mas vai custar um pouco. Sem ser da Elos, existe mais alguns que valham a pena?

 

Osmocote granulado! à venda em hipers, hortos, etc...

Humus de minhoca

O da Tropica (agora não me lembro do nome)

John Innes No. 3

DIY

...

 

São basicamente bolas, granulos, etc. de libertação lenta de nutrientes. Nada de muito especial.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...