Tronco de videira((ajuda))


Recommended Posts

Boas.

 

Estou a pedir ajuda em relação a uns troncos de videira, que resolvi tratar, mas estou com receio de os usar depois de me terem dito que iria prejudicar muito a água do aquário.

 

Agradecia se alguém me pudesse ajudar.

jNuNeS-_-

Editado por jNuNeS-_-
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como é que os trataste?

Eu deixei-os alguns dias em água para os lavar e tirar a casca, e depois voltei a deixalos lá mais uns dias.

Depois fervi-os e voltei a esfrega-los. Voltei a mergulha-los na água, só que desta vez com sal, durante uma semana. Depois de trocar a água, deixei-os mais uns dias em água limpa.

 

O meu receio é se os posso utilizar ou não, porque já me foi dito que libertam nitritos(acho eu) para a água.

Editado por jNuNeS-_-
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então em príncipio não há problema que o tronco não vai libertar resina (penso que era a isto que te referias) :)

 

Quando os deixas-te em água pela última vez eles tingiram a água de cor de chá?

"Forever is a promise"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então em príncipio não há problema que o tronco não vai libertar resina (penso que era a isto que te referias) :)

 

Quando os deixas-te em água pela última vez eles tingiram a água de cor de chá?

Quase nada.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deve haver problemas....E mete a foto do tronco...

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu deixei-os alguns dias em água para os lavar e tirar a casca, e depois voltei a deixalos lá mais uns dias.

Depois fervi-os e voltei a esfrega-los. Voltei a mergulha-los na água, só que desta vez com sal, durante uma semana. Depois de trocar a água, deixei-os mais uns dias em água limpa.

 

O meu receio é se os posso utilizar ou não, porque já me foi dito que libertam nitritos(acho eu) para a água.

 

 

Olá boas

 

Quem disse que liberta nitritos? quem o disse está completamente errado.

Depois de o tratares como dizem aqui alguns users não terás problemas nenhuns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas

 

Quem disse que liberta nitritos? quem o disse está completamente errado.

Depois de o tratares como dizem aqui alguns users não terás problemas nenhuns.

Obrigado pela ajuda, mas o meu receio era mesmo prejudicar aqui a "malta", e tambem posso tirar a conclusão que o gajo da loja de animais só me queria vender um tronco.

 

Ainda bem que há aqui pessoal disposto a ajudar, mais uma vez obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos

 

Em relação ao tronco de videira , eu posso a firmar que não tem problema nenhum .

Eu tive um aquário montado durante 5 anos e não tive qualquer problema (o troco de videira já era muito velho já estava seco a mais de 2 anos).

 

só tem que lavar bem e ferver de preferência varias vez, basta fazer com o jnunes-_- vez .

 

Neste momento estou a usar dos meus aquário troncos encontrados a bera rio ou a flutuar a bera costa . lavo os muito bem e deixo mergulhados em agua limpa por vários dia, que chega a um mês . E ate agora também não tive problema com estes troncos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas, eu tenhos varios troncos nos meus aquarios , e apesa de não seguir á risca tudo aquilo que aconselham nunca tive nenhum problema,

o que eu faço é: raspo muito bem o tronco para retirar todas as cascas depois lavo-o bem e ponho-lhe agua a ferver em cima , depois aquario com eles , com uma pedra por cima para não flutuar, a agua pode ficar com uma tonalidade de cha mas é por pouco tempo, e nada que umas t.p.as não resolvam.

 

boa aquariofilia para todos

SAUDAÇÕES AQUAROFILAS

 

RUY ANTUNES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é perciso tratar???ou pode ser assim como disse o "tylapia"......

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer tronco depois de morto e seco é, em princípio, bom para usar no aquário. Apenas é necessário ter cuidado com os troncos de árvores de folha perene...

 

O ferver é mais para reteriar os taninos que outra coisa qualquer. Estes não fazem mal nenhum a não ser o facto de tingirem a água de amarelo (o que até é apropriado para alguns aquários de biótopo).

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Vou aproveitar esta thread para não estar a abrir outra!

 

tb estou com um problema com o meu tronco de videira!

 

á umas semanas a traz andei uma de restauração do meu antigo aquario, entretanto meti-lhe lá para dentro o areão, enchi-o de agua para ver se tinha fugas e depois tirei novamente a agua com um sifão!

 

entretanto o areão ficou lá humido e meti lá o tronco para dentro! passado uma ou duas semana (como já era de esperar) começou a ficar com bulores. tirei todo o areão do aquario para o ferver, tirei o tronco e passei-o por agua e entretanto á uns das q está a secar á lareira! só q reparei hoje a abriu umas rachadelas em varias partes do tronco!

 

será q vou ter de arranjar outro ou mesmo assim serve? se ajudar posso colocar fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não devias ter tirado o tronco de dentro de água... é normal as raízes redmoore wood ganharem essa "gosma" branca quando são imersas permanentemente.

Usavas uma escova de dentes antiga, e mesmo dentro do aquário, esfregavas que isso saía facilmente. Depois bastava-te sifonear isso quando fizesses uma TPA.

Ainda iriam aparecer mais uma ou outra vez, e depois desapareceriam por completo. A introdução de peixes do tipo Otocincus e/ou Ancistrus também te dariam conta do recado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tirei-o pq pensava q aqueles "fungos" era prejudiciais para o aquário e até estava com ideias de voltar a ferver o tronco para aquilo morrer tudo!

 

o aquário ainda nao estava a funcionar pq estou á espera q chegue o substrato! mas ainda bem q posso lá voltar a por o tronco pq gosto dele e as rachadelas ñ lhe ficam mal :drool3:

 

sendo assim pelo sim pelo nao vou só ferver o areão pq tb ficou com humidade durante mt tempo e se tudo correr bem amanha já começo a montagem do bicho :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O "secar à lareira" não vai fazer o tronco apanhar fumo e acumular algum resíduo toxico? Estou só a especular mas foi nisto que pensei quando li.

 

Numa lareira aberta era provavel q ficasse com cinzas e tal mas nao é o caso. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há dois dias montei o aquario e qd o enchi o tronco de videira começou a boiar! pensava q depois absorvia agua e afundava mas até agora nada!

 

a duvida é, demora alguns dias a ir ao fundo ou só fica no fundo do aquário se o prender-mos a alguma coisa?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há dois dias montei o aquario e qd o enchi o tronco de videira começou a boiar! pensava q depois absorvia agua e afundava mas até agora nada!

 

a duvida é, demora alguns dias a ir ao fundo ou só fica no fundo do aquário se o prender-mos a alguma coisa?!

É normal, o que poderias ter feito era antes de o pores no aqua, deixavas-o dentro de um balde com agua durante umas semanas e ele afundava com o tempo.

Agora como montaste o aqua, o melhor seria amarra-lo a uma pedra para ficar no fundo, ou se não tiveres pressa, deixas-o mesmo a boiar, que o tempo vai ao sitio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal, o que poderias ter feito era antes de o pores no aqua, deixavas-o dentro de um balde com agua durante umas semanas e ele afundava com o tempo.

Agora como montaste o aqua, o melhor seria amarra-lo a uma pedra para ficar no fundo, ou se não tiveres pressa, deixas-o mesmo a boiar, que o tempo vai ao sitio.

 

então vou deixar a boiar! como o aquário está a fazer o ciclo de azoto, ñ á pressas! só fiquei com duvidas pq pensei q ele fosse ao fundo mais rapido!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais