Ajuda urgente para cuidar da tartaruga


Recommended Posts

Olá,

Ofereceram uma tartaruga aquática à minha filha no passado dia 1 de Julho.

Daquelas pequeninas, com cerca de 4 cms, à venda em praticamente qualquer loja de animais em Portugal. Não faço ideia de que espécie seja, mas posso enviar uma fotografia.

Vinha num aquário em forma de feijão, pequeno, com cerca de 30 x 20 cms, alguma água e umas pedrinhas no fundo. Completado o presente com uma caixinha de LOBCAR Gamarus Liofilizados.

 

Eu nunca tive nem pensei em ter um dia uma tartaruga e não faço ideia de como tratar.

 

E acho mesmo que ela está doente o que me causa uma certa angústia por não saber o que fazer para a ajudar.

Não comeu nada até hoje.

 

Dois dias depois fomos a uma loja de animais onde adquirimos:

- aquário maior para ela poder nadar;

- Astra Sticks para Galápagos;

- Tartuguex endurecedor de carapaças com a recomendação de colocar 5 gotas por dia na caparaça dela;

- um filtro de água SEA STAR HX-300L; quando no máximo, o chuveiro do filtro faz imensas bolhinhas na água; no mínimo lá fica a funcionar silencioso e não cria bolhinhas na água;

- sob recomendação do vendedor, trouxemos uma segunda tartaruga acreditando que, ao fazer companhia à primeira, talvez esta recuperasse mais depressa.

- A pequenina estava activa, fez 2-3 cocós e juntou-se à maior em cima do filtro a funcionar.

 

No dia seguinte fui a uma outra loja tentar obter mais informação, diferente, uma segunda opinião que talvez pudesse ajudar.

Voltei dessa segunda loja com:

- RAFF Calciofix com a recomendação de aplicar 20 gotas por litro na água. O nosso aquário leva 5 litros de água, é de plástico e tem uma parte com uma ponte e duas palmeiras de plástico meramente decorativas na zona seca.

- PRIME Freswater & Saltwater- Removes Chlorine, Chloramine, Amonia; Detoxifies Nitrite & Nitrate, Provides Slime Coat com a recomendação de aplicar 1 gota por litro de água a cada muda.

Temos seguido criteriosamente todas as instruções e, apesar do filtro chinês, e da recomendação de apenas trocar a água a cada 3-5 dias, temos mudado a água todos os dias. O aquário está na cozinha e panha sol pela manhã, através das janelas.

 

Enfim, na manhã seguinte a nova tartaruga, e mais pequenina tinha morrido, caída no fundo do aquário.

Com profunda tristeza voltei à primeira loja, onde a pequenina foi adquirida, e depois de uma troca de informações inúteis e de o vendedor assumir ter duvidado da saúde e resistência da pequenina quando a vendeu, voltei de lá com:

- Tartuguex - Descongestionante ocular e a recomendação de aplicar nos olhos da tartaruga sobrevivente sempre que possível e já que esta praticamente não abre os olhos.

 

Tristemente, a tartaruga sobrevivente:

- continua sem comer;

- continua a estar sempre em cima do filtro desde que o montámos;

- coça os olhos raramente e com as patas da frente;

- está praticamente sempre com os olhos fechados;

- abre a boca, estica o pescoço e ainda se mexe e, para minha surpresa, já por duas vezes se voltou para a minha voz e gemeu de boca aberta...

- milagrosamente ainda não morreu.

 

A pequenina quando morreu estava praticamente toda coberta por uma gelatina translúcida.

Hoje li na internet que há uma doença chamada íctio que acontece muito nos aquários e que cria uma espécie de gelatina. A única coisa que ainda não comprámos mesmo... foi um termostato. Sobre o íctio, a recomendação recorrente é a de subir a temperatura para 29 graus durante 19 dias. Será? Se sim, a temperatura é subida de repente? e descida de repente? Ou durante quanto tempo? A tartaruga aguentará esta tempeartura de água, em princípio já que tenho lido que elas se dão bem com água entre 20-30 graus.

Por aqui, em Lisboa, tem estado um tempo incerto, à volta dos 23/27 ºC durante o dia e baixando muito durante a noite.

 

A sobrevivente também começa a apresentar essa gelatina principalmente nas 4 patas e junto à parte de baixo do corpo. A carapaça parece-me a única coisa mais próxima do saudável.

 

Hoje lavei-a com água morna e, com ajuda de uma cotonete, tentei limpar essa gelatina que não faço ideia o que seja nem porquê, embora me pareça um mau prenúncio.

 

Não sei o que mais fazer! Já nos afeiçoámos à tartaruga e, com o maior respeito pelos animais, gostaríamos mesmo que ela não só sobrevivesse como ficasse bem melhor e saudável e nos acompanhasse feliz durante uns anos.

 

Alguém pode ajudar?

Muito obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha há um site muito bom onde colaboram pessoas entendidas em tartarugas e com vontade de ajudar, chama-se mundo das tartarugas. Copia o texto que aqui escreveste para lá e vais ter respostas com certeza. As melhoras da tua tuguinha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.