Zebrasoma (pontos brancos) AJUDA URGENTE!


nbexiga

Recommended Posts

boa noite,

comprei este peixe no sabado.

Hoje quando cheguei a casa reparei que o peixe que trouxe ficou com umas pintas brancas em dois dias... parece que e ictio, os outros estao todos bem, nunca tiveram isto, agora a ficar com muitos mais, o resto dos peixes nao tem nada.

Ele continua a comer normalmente e o comportamento parece normal, parece que esta a perder a cor viva que tinha.

 

O que posso fazer?!?!? Nao tenho outro aquario para o por e tratar, o que faço? Nao quero que contamine os outros peixes.. hoje pelo que tenho visto ja adicionei um pouco de alho a comida congelada, dou tambem flocos e granulado.

Os parametros da agua estao todos ok . o CA e que esta a 460 mas isso nao ha problema maior...

 

o que fazer?

 

photoajc.th.jpg

photo1uz.th.jpg

photo2mhj.th.jpg

 

 

Obrigado.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Muitas vezes acontece só pelo stress da viagem e da adaptação ao novo Aquario...

Para além dessa alimentação podes insistir nas algas...

Vai controlando e desde que ele esteja a comer bem não devera haver problema...

Tens aí um hepatus que também devera apanhar uns quantos pontos...

 

Espreita aí no forum que há vários tópicos acerca disso.

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Pois ja tive a ver alguns topicos, e os hepatus tambem são eleitos para apanhar pontos brancos, ontem ja dei comida misturada com alho... estou a ver se não acontece nada demais grave... ;( espero que se cure.

quanto as algas estas a dizer para dar comida com algas? ou mesmo comprar macroalgas e meter dentro do aqua?

a temperatura tem chegado aos 27.8 .... de x em quando durante o dia la ligo o A/C em casa e la baixa um bocadinho, mas tambmém nao me convem baixar muito para nao haver mudanças bruscas na temperatura certo?

 

Entaõ se ele continaur a alimentar bem e nao rejeitar comida apartida vai ficar bom?

 

Abrç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Variações bruscas quer de temperatura quer de outras coisas não convém.

 

As algas fazem subir as defesas do peixe (sistema imunitário). São algas leofilizadas. Vendem-se nas lojas de animais ou nos supermercados(alga nori de fazer sushi). Normalmente dá-se um bocado preso numa mola com ventosa e eles vão lá bicar. Mas mantém a alimentação variável e dizem que o alho também faz bem.

 

Quanto a tratamentos hipo-salinidade ou cobre mas num aquário aparte. Eu para já apostava em mantê-lo o mais sossegado possível.Evita andar de volta do aquário...

 

Abc

 

PS. Se tiveres por aí uma UV liga-a!

Editado por goncalo.zamith
90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, vou nao fazer mexidas no aqua, agora que falaste nisso, quando ele veio , tive a limpar as algas dos vidros laterais e da frente.. pode tambem ser disso.

 

Luz uv nao tenho, vou ver amanha se consigo arranjar as tais algas...se ainda for a tempo e ele tiver bem ;) sim porque hoje joga portugal e isso ai ele nao me vai tirar da frente da TV ! ;) eheheheh

 

Abrç

vou postando noticias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia!

 

ora então ontem meti um bocadinho de alga preso a uma mola, mas parece que os peixes se assutaram, com a mola pendurada no aqua eles afastaram-se logo e tipo ficaram com medo.

tirei entao a mola e parti um bocadinho de alga aos bocadinhos, mas parece que eles detestaram a alga ... ficaram a um canto do aqua e nem lhe tocaram.

 

qual a melhor maneira de eles comerem a alga?

e a mesma coisa com o alho, misturo com a comida congelada, mas os bocadinhos de alho eles metem na boca e cospem. o que fazer neste caso?

 

cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Eles acabam por ir lá... Deixa-os ganharem confiança...

 

Aos meus antes de ter a mola punha directamente no Aqua e eles vinham buscar a mão e andavam por lá a disputar a alga...

 

Experimenta ser a primeira coisa a dares quando ainda estão com bastante fome...

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia!

 

a alga prendi com uma mola a uma rocha... mas nehum peixe vai la comer ;(;(

 

o alho misturado parece que cospem quando sentem que e alho...

o hepatus tambem esta a ficar com pontos brancos ;( , os pontos do zebrasoma parecem estar a desaparecer , pelo menos acho que noto menos..

mas eles continuam a comer comida congelada , e granulado com apetite..

estou mesmo a ver que nao vao resistir e ainda morre e tudo ;(

cumps

 

nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é o primeiro teste à tua paciência...

 

A primeira coisa é teres calma e seres positivo... acredita que é muito importante. A tua preocupação constante faz-te estar demasiado em volta do aquário e fazer coisas que só vão irritar mais os peixes.

 

Deixa-os estar sossegados... dá comida e mais nada. Reduz o stress ao ponto máximo, mas se tiveres que causar stress tenta fazer tudo de uma só vez...

Agarra a alga ao clip e deixa-o lá pendurado... eles vão habituar-se e acabam por lá ir.

A comida tenta dar com extracto de alho... obviamente que eles normalmente não vão comer o alho.

Todos os filtros que tenhas tenta retirá-los e lavá-los todos os dias... o cisto do cryptocarion acumula-se muito nesses sítios.

 

Tenta ver esta doença como a "gripe" da peixaria... a redução da sistema imunitário é um dos factores mais importantes para a disseminação do parasita. Como nós... quando estão doentes não gostam de estar sempre a ser incomodados...

 

Portanto comida, alho, baixo stress, filtros limpos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, e verdade, tenho andado muito tempo de volta dele, a tal preocupaçao :):)

 

a comida ja comprei agora daquela que vem com alho, artemia + alho.

e so mesmo aguardar que tenho , e sim ser mais positivo! ;)

 

Muito Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola ;)

 

eehhehe. nao tenho binoculos mas ja tenho duas cam's a apontar para la para agora quando for de ferias ficarem sob vigia ;)

 

o congelado (artemia + alho) ja comem na boa... agora a alga e que continuam sem comer.. mas pronto, ja estou mais contente por saber pelo menos que comem o congelado com alho ;)

 

ver agora se os pontos desaparecem, o hepatus cada vez esta-se a roçar mais nas rochas... mas a nivel de alimentação estão a comer bem! ;) espero que recuperem! quando voltar de ferias vou colocar uma UV.

 

Abrç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!

 

nao vou de ferias sem comprar a lampada UV. vou hoje busca-la e instalar. pelo menos de futuro a agua ja esta esterelizada! agora quanto a estes vou ver se tambem ajuda um bocadinho... mesmo a doença ja se encontrar nos peixes... vamos la ver, nao quero mesmo ter baixas!! ;) ehehehe

 

abrç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja com a UV montada. vamos agora aguardar uns dias a ver se mata muita bicharada e que os que ja teem melhorem.. mas nao me parece , pois o o hepatus esta a piorar.. esta a ficar esbranquiçado, e junto das bombas quietinho... :( :sad: :(

 

o zebrasoma parece estar igual, continua a comer, andar pelo aqua todo, roçar-se de x em qd...

Editado por nbexiga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O hepatus é mesmo dos peixes mais sensíveis a essa doença... e o comportamento não é bom sinal infelizmente.

A UV pode ajudar a controlar a situação mas não vai alterar nada nos peixes que já têm o ictio... esse só mesmo o sistema imunitário é que pode ajudar.

 

Os únicos métodos que removem o parasita do peixe:

- Labroides

- Cleaning shrimp

- Hiposalinidade (não aplicável directamente no aqua)

- Tratamento com cobre (idem)

 

A UV especificamente destrói o cisto do parasita, tornando a sua propagação mais difícil... mas atenção que é um pouco como a "vacina da gripe"!!! Reduz a probabilidade de ter um surto, ou caso surja, de ser tão agressiva na sua implementação ou propagação.

 

O mais importante é mesmo aquilo que já disse atrás...

- Bom estado geral - comida em condições

- Stress reduzido ao máximo

 

Depois de controlares o surto lembra-te disto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola bom dia!

 

Infelizmente tenho más noticias, o hepatus morreu :( estava em baixo do aqua ja com um ermita em cima dele :(

 

ver se o zebrasoma nao morre e recupera.. apesar de estar a ficar com as barbatanas mais roidas nas pontas continua a comer.

 

Agora no final do mes vou comprar um labroide e um cleaning shrimp, para de futuro atacar logo! ;)

 

Ja agora, quanto a luz UV quanto tempo deve de ficar ligada? e 24/7 ? ou quantas horas diarias?

 

Abrç e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais