VMF Reef


vmf

Recommended Posts

O Cardinal ainda não "pega" na artemia... Pelo menos que eu veja! Em relação à Euphilliae já agarrou alguns bocados de artemia. Tenho que tentar dar-lhe "à boca" para ver como reage.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • Replies 103
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Mais um ponto de situação!

 

Estou a começar a "sofrer" de um dos piores males do Red Sea Max!... O aquecimento!

Hoje esqueci-me de deixar a tampa aberta e, quando cheguei a casa, estava nos 30ª!

Acredito que a maior parte da fauna não esteja a gostar, mas à parte dos Nassarios se estarem a pendurar do vidro (em vez de estarem no substrato!), o Peixe e o Coral não me parecem muito stressados!

 

POr outro lado, não sei se relacionado com este fator ou não, surgiu-me a primeira colónia de "cianobacterias" (que já retirei). Tenho também o substrato e algumas rochas com algas verdes.

 

Ontem fiz a segunda TPA da semana (10%) com Água sintetica. No sábado faço outra com agua natural.

 

EM relação ao Peixe, continouo sem o ver a comer. Comprei outro tipo de comida congelada (camarão) mas nada!!

 

Alguém me pode dar uma opinião sobre se devo fazer mais alguma coisa do que as TPA's (para controlar as algas e as cianobacteria)!?

 

Em relação aos níveis:

Tenho estado a subir a densidade, neste momento está nos 1023;

O PH está nos 8

e o KH nos 6 (acho que é baixo!!).

 

Agradecia alguma opinião. help

 

VMF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tudo bem consigo? olhe nesse aquario pode colocar umas ventoinhas mas pessoalmente acho que o chiler fica melhor, em relação as cianos pode ser tambem de tar a tentar força o peixe a comer e fica lá muita comida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Vou mesmo fazer um Kit de ventoinhas para arrefecer...

 

Em relação à comida (em excesso)... Acho que vou cortar a ração! O peixe vai mesmo ter que se desenrascar e comer o que encontrar :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus Caros. Mais uma atualização...

Mais um casal de "inquilinos" para o Reef... Os indispensáveis "Palhaços" (Ocellaris). Dois espécimes lindos que adquiri a um membro.

Os novos inquilinos adaptaram-se bem ao novo lar e já escolheram o "spot" preferido. Ainda tinha alguma esperança que tentassem fazes "Simbiose" com a Euphilia mas não... nem lhe ligam!

 

Deixo aqui um video feito no 1º dia!

 

[media=]

[/media]

 

Não querendo "misturar" assuntos no mesmo post, aproveito para pedir a opinião dos membros, sobre a seguinte situação:

Devo preocupar-me com estas algas!?

gallery_44387_2139_97515.jpg

 

Estão localizada, principalmente, nesta rocha e no areão!

Caso deva estar preocupado! o que devo fazer:

Existe algum animal que possa ajudar a controlar as mesmas!? Já percebi que os Hermitas não lhes pegam!

 

Alguns detalhes:

- 8 horas de luz artificial e mais alguma luz natural sem que esteja diretamente exposto à luz solar direta;

- Nitritos e Nitratos.. Nem vê-los!

- PH 7.9

- DKH 7

- Temperatura 25º antes de ligar as luzes, 28º quando desligam (estou a trabalhar numa solução para refrigeração!);

- Densidade 1.021 / 1.022

 

Não tenho mais leituras...

 

Agradeço a vossa opinião.

Editado por vmf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Gonçalo. Relativamente aos peixes, o meu reef é pequeno para daus da epecie que refeiu. Já em relação a Salaria, pravavelmente até posso vir a tentar, a questão é que estou a introduzir a "fauna" devagar e os €'s também não são muitos... Estava a pensar mais em soluções "tecnicas". Por exemplo, li algures que subir os níveis de Kh e consequentemente o PH, pode limitar o seu crescimento... Será? E se for, como posso subir este nive, que Normalmente anda perto dos 6!?

 

VMF

Editado por vmf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha salária faz o mesmo...

 

elas vêem os pelos e atiram-se que nem umas malucas a pensar que são algas :D

 

VMF,

o melhor é esqueceres esse tipo de soluções num aquário de recife... curas milagrosas nesta área do hobby não existem muitas, e mesmo aquelas que resultam vêm com um preço. O melhor para algas é mesmo arranjar um vivo que rumine nessas algas, ao mesmo tempo que resolves o problema dos nutrientes para que elas não voltem a crescer em força.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros, em relação à Salária qual a opinião!? Vale a pena investir ou não!?

Relativamente aos nitrientes, vou fazer uma limpeza (nas medias) e vou trocar o Escumador (para um Tunze 9002) para ver se resolvemos.

 

VF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando tive um meu redsea tive uma e agora tambem tenho e so nao tenho mais porque nao dá, nao fazem milagres mas ajudou bastante. o escumador vai ajudar um pouco, um peixe que tambem recomendo é uma valeciana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus Caros

Mais uma atualização.

Esta semana chegou a minha encomenda dos "States" com o INTANK Media Basket para suportar o TUNZE 9002 no RSM 130D.

Retirei o Escumador de Origem e coloquei o Tunze com o Suporte da INtank com a esponja de origem como filtrante mecânico e um saco de Chemi Pure Elite.

Como já me tinham avisado também, retirei o Carvão activado e as restantes medias filtrantes da camara 3 (por debaixo das bombas).

Agora tenho Muito menos ruido (que era o objetivo principal), mas ainda não obtive o resultado esperado relativamente à capacidade de escumar do Tunze... Pelo que li, leva alguns dias a "arrancar". Vai fazendo espuma mas não muita!

Outra coisa que percebi, e que pensei que não fosse necessario, é que tenho também que substituir o Copo do Escumador. O original, para além de ficar muito "à pele" o que implica que tenha que ter sempre o nível de água muito acima, sempre que quero abrir a tampa (para manutenção) tenho que retirar o copo, se não fica entalado e pode partir!

 

Só pela redução de ruido o upgrade já valeu a pena. Agora é só melhorar com um "copo" novo para substituir o de origem.

 

Em relação às ALgas... Fiz um TPA adicional no meio da semana, e recolhi, manualmente, as que consegui! Acho que estão a regredir... Espero eu!!

 

VMF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

hoje conheci o Vitor, após dois agradáveis dedos de conversa, lá vim feliz e contente com o Cardinal de Bangai (antonio) que me parece ter sido aceite pela minha fêmea, embora ainda seja cedo para ter a certeza absoluta.

fica um pequeno vídeo após a introdução do Cardinal.

abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu colocava uma Salaria ramosus ou fasciatus, são bons para atacar algas, pensando num nano.

 

Sobre o 9002, e pela minha experiência, são ineficientes para a litragem, no entanto é complicado trocar de escumador no RSM. Tive o mesmo problema numa manutenção, que acabei por trocar por um Bubble Magus NAC QQ com silenciador. Melhorou bastante.

Outra manutenção reduziu-se a população e manutenção semanal rigorosa. Actualmente está a ter TPAs de 20%

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, pelo que li querias que os ocellaris fizessem simbiose com a euphylia, experimenta a noite, durante alguns dias apontar uma luz para a euphylia. Eu com os meus apontei uma lâmpada que comprei no aki com leds azuis, mas também já vi com uma lanterna. Experimenta pode ser que resulte também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus Caros

 

Novo update:

- Tenho novos inquilinos invertebrados no Aquario. 8 novos Frag's de corais cedidos pelo Membro psrpinto... :)

Neste momento já vou tendo o "rochedo" composto com alguma coir (que não o rosa/vermelho da coralina!).

 

Gostei especialmente dos Actinodiscus e das ricodeas... corais realmente belos e de uma cor impressionante. Vamos ver como se dão. Entretanto espero colocar fotos em breve!

 

Queria partilhar convosco que as algas estão a regredir, o que são boas notícias!!!

 

Outra questão que queria discutir tem a ver com a minha Euphiliae (a maior!).

 

QUalquer um dos corais (Euphiliae) tem crescido a olhos vistos, mesmo sem qualquer tipo de aditivo! Estão muito bonitos e de saude! No entanto, tenho vindo a reparar numa "mancha" rosa que tenho numa das cabeças do coral maior!

Logo quando o comprei vi que tinha aquela mancha esponjosa rosa na referida cabela mas pensei que fosse "normal" e pertencesse ao coral e que acabasse por sair!. No entanto a mesm acontinha no mesmo sitio e cresceu. E não é "apenas" uma mancha, está viva :ohmy: : digo isto porque reparei que, da "mancha" saem umas formaçoes tubulares quase transparente que contraem e extendem!

Não sei se é algum tipo de "parasita" ou se é um novo hospede inofensivo que apanhou boleia... o que é certo é que, como já referi, a Euphiliae está de boa saude e não se queixa!!

 

Aqui fica uma foto da "mancha"!

gallery_44387_2139_83376.jpg

 

A Foto não é das melhores, mas dá para ver a "dita cuja" na base da segunda cabeça a contar da esquera / baixo da imagem.

 

Alguém sabe o que é isto!?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Quase de certeza que é uma esponja.

Procura umas imagens na net. Tenho uma que é exactamente dessa côr.

 

É bom sinal!!! ;-)Se tocares é mole e parece que tem fuinhos por toda a parte mas depois tem umas zonas com os "tubinhos"...

Editado por goncalo.zamith
90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Há muito que não atualizo o Status do VMF REEF!...

 

Aqui vão umas fotos da situação:

 

IMG_7855.JPG

 

P1020723.JPG

 

Hoje deu-se a primeira baixa no meu Reef! O oriço, que tinha comprado a semana passada, morreu (o que esta nesta foto mesmo no centro). Não sei o que se passou, mas desde há uns dias que quase não se mexia... As minhas suspeitas confirmaram-se. Acabou por morrer.

 

E agora uns "close up" dos Inquilinos:

 

IMG_7860.JPG

 

A Salaria, que ainda se está a adaptar ao seu novo lar;

 

IMG_7858.JPG

 

O Casal de Ocelaris;

 

E os Invertebrados:

 

IMG_7837.JPG

 

A Euphiliae "2";

 

IMG_7830.JPG

 

A Euphiliae "1";

 

P1020714.JPG

 

Uma das colónias de Actinodiscus vermelhos;

 

IMG_7842.JPG

 

Uma das Ricodeas, o Sarcophiton e, lá atrás a colónia de GSP (A foto é que não é das melhores...).

 

IMG_7836.JPG

 

A colónia de Caulastrea;

 

P1020716.JPG

 

Mais uma especie de Actinodicus.

 

Tenho mais alguns "frag´s" mas não tirei fotos...

 

Em relação aos Invertebrados (equipa de LImpza), tenho os mesmos nassarios (6), alguns Hermitas (de patas brancas, castanhas e um de Patas Azuis), e dos dois camarões Peppermint, acho que já só sobre um!! Pelo menos não tenho visto os dois juntos desde que vim de férias.

 

 

Vou atualizando com mais fotos logo que tenha.

 

Abraço.

Editado por vmf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais