Ajuda na escolha de iluminação - Nano Reef 100L


sandro_f

Recommended Posts

Boas,

 

 

Preciso de uma ajudinha na escolha do melhor tipo de iluminação para um Nano Reef de 100L (60x40x40cm).

 

Já passei umas horas a ler os imensos tópicos no fórum sobre esse assunto, mas a informação é tanta que acabo por ficar meio confuso.

 

Seria iluminação para peixes e corais moles, e gostava de manter o orçamento a rondar os 100€ se possível...

 

 

 

Desde já agradeço qualquer tipo de ajuda que me possam dar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu aconselho-te a por 4 t5 de 24w, porque se mais tarde quiseres corais duros teras iluminação a vontade.

 

Esta é a minha opinião e vale o que vale senão no minimo 3 t5.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Já agora se fosse iluminação 3X24, ou 4X24 qual a combinação ideal de luz?

Quantos interruptores 2?

Abraços

 

3x 24

2 azuis uma branca

 

4 x 24

 

2 azuis

2 brancas

 

ou

2 azuis

1 branca

1 purple

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Tenho uma dúvida,se me conseguirem esclarecer agradecia..Sendo 4x24 qual será a melhor ordem de colocação das làmpadas?sendo 2 10000k e 2 actínicas..seria melhor de frente para trás,branca,azul,azul,branca..ou branca,azul,branca,azul?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A minha opinião é que deverias apostar nos Leds, por várias razões:

 

Menor consumo, não precisas de trocar as lampadas de 8 em 8 meses, é mais barato e gastas menos energia.

 

Duas lampadas Par38 casquilho E27 (casquilho normal com rosca larga) de 36w (12x3W) cada uma. Até corais duros podes colocar, e se não chegar, colocas mais uma lampada e não precisas andar a trocar calhas.

 

Se quiseres arranjo dessas lampadas a 48€ cada.

 

Cumprimentos

Miguel Pinho

Editado por miguelpinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Areias 87

 

Eu para essas dimensões colocaria 3 spots. Os spots podem ser personalizados eu diria que no teu caso seria cada Spot (4 x 14.000k + 3 Azul 460 + 3 Purple 420 + 1 verde + 1 vermelha) ou então mais simples (4x 14.000k + 4 x Azul 460 + 4 Purple 420)

 

I-----20cm----I Spot1 I ----- 20cm -----I Spot2 I ----- 20cm ----I Spot3 I ----I 20cm I------I

 

Seria o ideal porque dava-te mais espaço de manobra para teres corais duros. Mas se quiseres começar colocas dois Spots afastados entre si de 40cm e das potas cada um a 20cm. Neste caso teriam que ficar mais elevados que o Layout de cima, para poderem espalhar mais. Com dois destes spots Par38 podes colocar os corais moles que dá perfeitamente.

 

Se me deres o teu endereço de e-mail, eu envio-te uma foto de um Spot desses com 2x 14.000k + 4x azul 460 + 6x Purple 420. Este Spot tenho-o na Sump a iluminar dois frags de corais duros. Aí já consegues ver a luz que dá com apenas dois leds brancos (14.000k)

 

Cumprimentos

Miguel Pinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Numa altura de 40cm de aquário mais 10 cm de calha não serão lâmpadas demasiado fortes?e a nivel de aquecimento,dá para meter numa calha de inox com 70cm x 30 cm com 6 cm de altura com tampa em acrilico sem o empenar com o calor gerado?já te enviei mp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Areias,

 

 

Estas lampadas têm cerca de 20cm de altura e precisam estar no minimo a 20 cm da linha de água. A calha de inox só atrapalha e o aquário devia estar destapado.

 

Cumprimentos

Miguel Pinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Areias,

 

Não precisas da calha para estas lampadas, ou optas pela calha ou pelas lampadas.

 

As lampadas são semelhantes a estas: http://www.ledpacific.com/36w-quad-plus-uv-spectrum-par38-aquarium-bulb-e27/

 

Cumprimentos

Miguel

Editado por miguelpinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Sandro,

 

No que respeita à iluminação dá uma vista de olhos no meu aqua para veres algumas soluções LED: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=182109

 

Atenção que existem LED´s e LED´s. Preocupa-te mais com os Lumens por watt, do que com os watt por litro.

 

Abraço

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais