MicroVermes = Planarias ?


ramparts

Recommended Posts

Boas Tardes a todos ora aqui está secalhar para algums motivo para pensar ,adquiri recentemente uma cultura de micro vermes ,oriunda da china, e após mantelos nas condições ideais lá se reproduziram dei de comer aos meus peixes e teem o mesmo comportamento que algumas minhocas que rastejam pelos vidros do aquario,ao qual alguns chamam planarias e que atacam peixes e invertebrados (camarões ,etc.)

A pergunta é serão os meus microvermes planarias ou os do aquario?

Ambos rastejam trepam os vidros do aquario ou a caixa da cultura alguem tem resposta ?

Obrigado comentem

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim mas trepam pelas paredes das culturas outra duvida que tenho é se a agua da companhia mata a cultura,será que se usar agua do aquario não a poderemos estar a contaminar ,tambem com planarias ou outros micro organismos??

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu usei tambem o mesmo metodo quando chegou até quase nem via nada mas fiz nova cultura e ao fim de dois dias lá via vermes ,agora passei para nova caixa transparente ,porque a que usava era de planta e não via os vermes na parede da caixa e nesta usei agua da torneira ,se calhar devia ter deixado assim e só amanha depois de evaporar o cloro ,colocar lá a nova cultura ,mas estou preocupado porque num dos aquarios tinha essas minhocas ou planaias a rastejar pelos vidros e tenho medo de contaminar a cultura, reparei tambem que com sal na agua do aquario elas não morriam mas depois de aumentar a saida do filtro,penso eu que devido a criar mais oxigenação elas estão a desaparecer do aquario.

 

um Abraço

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

estás a fazer uma grande confusão, os microvermes não são planarias. é normal eles treparem pelas paredes do recipiente da cultura, se este estiver fechado se estiver destapado eles não sobem.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas esses vermes que tens no aquario penso ser planarias eu tambem tinha no meu ,e pelo que sei não consegues mata-las porque se esmagares ou cortares tornam-se duas distintas ou seja multiplicas as mesmas,a melhor hipotese é algum sal de cozinha diluido e bastante oxigenação ,quanto aos microvermes penso ser de familias de vermes não parasitas e por isso acho que devo evitar a gua de aquario neles para evitar uma contaminação, e usar agua da torneira com pelo menos 24 horas de descanso

Abraço

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Para todos

Visto ao microscopio os microvermes são filtradores ou seja o alimento entra por um dos lados e sai directamente pelo outro ,quanto as planárias do aquario ainda não apanhei nenhuma para ver se existem semelhanças internas e externas,

curiosamente no aquario dos camarões apareçeram seres unicelulares que pareçem três circulos em forma de triangulo e alguns seres microscopicos a deslizarem pelos troncos brancos mas não sei se serão camarões bebes.

 

bem vamos ver mas com filtro interno normal duvido que sobrevivam , a longo prazo vou tentar talvez um externo.

 

Abraço a todos

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde José

 

Microvermes e planárias são completamente distintos. Os microvermes são pequenas "linhas" brancas compactas, que não sobrevivem noutro meio que não a cultura de aveia por muito tempo, enquanto que as planárias são mais largas e o seu habitat natural é a água.

 

No que respeita à questão colocada relativamente ao cloro, não há qualquer problema em juntar à aveia a água da torneira.

 

Esses seres a que te referes são frequentes em aquário, fazem parte dos organismos normais num aquário. Não sei que camarões tens, mas os bebés veem-se bem e distinguem-se dos restantes organismos do aquário.

 

Qualquer dúvida, diz.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Amigo já pude constatar isso e tnho uns laranja ,red cherry e um inclusive transparente mas não é amano tinha uma femea ovada mas adicionei sulfato de cobre por causa dos caracois e acho que ela acabou por larga-los,agora estou com um dilema camaroes ou caracois?

 

Um Abraço

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais