Pico Reef 10


Recommended Posts

Para os 30 litros já acho que seria melhor um pequeno escumador.

Para os meus 10 litros e com o carvão não preciso.

Existem grandes exemplos de aquários sem escumador. E até alguns com 90 ou 100 litros tipo este que está brutal:

 

 

fulltankshot.jpg

 

No entanto é de um aquariofilista que já teve mais aquario e que já tem um bom método de manutenção.

Neste caso ele usa apenas um filtro externo que pessoalmente pelo que li acho fantastico quer de qualidade quer de design, que é o Fluval G3: http://www.fluval-g.com/index.php.

 

Mas existem escumadores muita porreiros para esta dimensões. Cá só vi numa loja online e não são caros. Eu nas férias acho q vou arranjar um para ficar mais descançado. Cerca de 20€

Editado por Miguel Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 67
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

muito porreiro o projecto . estou a pensar iniciar um tambem. mas com alguma diferenças. nas quais criar um escumador como se via antigamente so a funcionar a ar... irei fazer o esquema depois coloco aqui para terem uma ideia. tenho ainda de pensar bem por causa do copo do escumador...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao escumador, é realmente díficil convencer um aquariofilista a fazer uma montagem de um reef sem um escumador.

Eu já tive nanos de água salgada sempre com escumador e é verdade que o mesmo retira sempre qualquer coisa.

Mas nos picos e sobretudo nos EUA ninguem usa escumador. Dêm uma vista de olhos:

http://www.nano-reef...howtopic=180570

 

Quanto ao fazer um pequeno escumador a ar, penso que não conpensa hoje em dia uma vez que existem sistemas baratíssimos:

 

http://www.trukesfis...?id_product=634, alem disso falta a bomba e todo o barulho que esta faz. Eu tenho o meu no quarto onde durmo.

 

Por outro lado se quiseres muito um escumador aconselhava de bomba muito silênciosos os que vêm com o Kit30 da TMC, é uma questão de perguntar numa loja que tenha, por exemplo a nova ReefQuest tem lá um montado.

 

Tipo isto: http://www.jbjnanocu...be-skimmer.html

Editado por Miguel Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Miguel,

parabéns pelo teu pico. Acabaste de me convencer a reduzir um pouco mais as dimensões do que tinha idealizado para começar.

Queria perguntar-te que material preto colaste no vidro de divisória para ficar preto. Pergunto isto pelo facto de ter de estar em contacto com a água.

Acho que vou tentar, montar uma coisa do género 40compx35largx30alt ficando o aquario com 25 de profundidade e os restantes 10 para sump.

Tenho lido alguns artigos, e agora também o teu tópico e as coisas começam a ficar mais claras.

 

Ao nivel de iluminação para estas medidas, que intensidades devo considerar?

 

Cumprimentos,

AC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite André

 

O material que tenho é mesmo vidro preto, o aquário veio mesmo assim da Scalare.

No caso deles enviarem para os Açores acho que devias considerar mandar fazer de raíz fica impecável, trabalham mesmo muito bem e nestas dimensões os preços são excelentes.

Por exemplo o meu custou 15€, é mais barato do que fazer em casa, já com tudo, furos e grelha de entrada.

 

Eu no teu caso que queres cerca de 30 litros apostaria em 60 cm de comprimento, vai facilitar em muito a escolha da iluminação.

 

Eu faria qualquer coisa como:

 

Comprimento: 60 cm

Largura: 25 cm

Altura: 20 cm

 

Sump lateral como está aqui no meu tópico um que eu dei como exemplo, com cerca de 15 cm acho que chega.

 

Assim a iluminação fica de TOP! Uma calha T5 com 2X 24Watt, uma azul e uma mais para o branco se possível da ATI, assim poderias fazer crescer qualquer coisa lá dentro.

 

No caso de não te interessar podes sempre fazer uma calha com uma PL 24W ou duas porque a de 36W não cabe, sai do aquário.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

Bem a ver se este fim de semana avanço com o aquario.

Deixo uma imagem que não é minha sobre como vou fazer a minha sump lateral, agora é ir comprar a bomba acima dos 1000lts\h e o material necessário :)

Que te parece?

Em termos de filtragem estava a pensar em purigem e aneis de ceramica e uma esponja.

 

TankFlow.gif

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom esquema.

É parecido com o que eu tenho, acho que fazes muito bem em utilizar resinas, o purigen de acordo com o que li é bom, mas o problema é que fica a faltar qualquer coisa para os fosfatos e foi por isso que eu andava a pensar no Chemipure Elite, porque esse sim ataca logo tudo de uma só vez.

 

As algas que estão ai no esquema tambem acho que seriam uma boa aposta, eu já pus aqui um tópico para ver se alguem me oferece um bocado de Chateo porque é das mais fáceis de manter.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite Miguel,

 

Depois de falarmos pessoalmente tive curiosidade em vir ver o teu projecto e, na minha opinião, acho que está a ir no bom caminho!

 

Gosto da simplicidade do layout e do facto de estares a tentar construir o aquário aos poucos de acordo com as proporções do mesmo. É muito fácil perdermos a cabeça e acabarmos por colocar animais que não se adequam ao espaço que dispomos mas tu consegues contrariar bem essa tendência. Acho surpreende e ao mesmo tempo responsável e de valor!

 

Por outro lado nota-se que tens empregue bastante tempo a pesquisar e a tirar ideias de outros sistemas idênticas e isso também é algo muito positivo. Pesquisar, aprender com os erros dos outros e empregar essas experiências constructivas no teu pequeno reef é uma das várias maneiras de, na minha opinião, teres sucesso no hobbie.

 

Espero que o pequeno Lysmata se tenha adaptado bem. Apesar dos poucos corais, o aquário já começa a tomar forma e a tua forma de estar na água salgada, aliada à procura por coisas mais específicas e proporcionais vão certamente tornar este pico num ecossistema de referência.

 

Força com isso!

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite André.

 

 

 

 

Antes de mais obrigado pelo teu excelente comentário.

Assim ainda dá mais vontade de continuar a colocar aqui a evolução do mesmo.

 

 

O layout não é o mais comum em Pico, pelo menos de acordo com o que tenho encontrado nas minhas voltas ao mundo da internet. Mas quis fugir á tipica Rock Wall, quer pelo aumento de circulação entre corais quer pela facilidade de manutenção e diminuição de detritos acomulados.

 

 

O Lysmata adaptou-se na perfeição, está aqui sempre em grandes limpezas. Mas dado que tocaste no ponto da proporcionalidade dentro do Pico, estou com algum receio que este Lysmata já esteja no limite máximo de tamanho para o aquário, o que achas?

 

 

Sem dúvida que a pesquisa, desde que bem analisada nos permite reduzir os erros de uma forma drástica. Aconcelho a todas as pessoas que a façam quer para a montagem de sistemas grandes quer para pequenos.

 

 

Abraço.

Editado por Miguel Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

Parece que o meu pico vai mesmo passar a nano, estou em vias de adquirir um cubo de 40cm e por em pratica nesse aquario o esquema que havia pensado inicialmente com a sump etc, mas agora tenho de pensar seriamente na adição de um escumador.

Bem vou dando noticias e seguindo o teu tópico atentamente.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Serfas.

 

 

 

Pois esse tamanho já foge ao conceito de Pico mas pelo facto de ter mais litragem irá ser mais fácil de manter e é possivel manter mais espécies que não seriam possíveis no meu.

 

 

Para esse tamanho eu aconselharia um pequeno escumador, até para o meu já ando a ver se consigo arranjar um micro escumador muito siencioso principalmente porque nesta altura do verão passo mais tempo fora e a manutenção tende a ser mais descuidada.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

O Pico 10 não sofreu grandes alterações.

O Lysmata foi trocado por um Stenopus, o de cabeça amarela lindíssimo. Mas infelizmente e pela primeira vez ao fim de 3 aquários de água salgada, morreu logo no dia de entrada.

 

Devido a esta infelicidade, decidi não comprar mais invertebrados nem peixes agora nos próximos tempo, e investir primeiro em corais que quero mesmo manter, como as Acanthastreas de várias cores, uma blasto vermelha e tambem ando a pensar numa Fungia pequena.

 

A minha montipora tem dado excelentes sinais de crescimento, o que me leva a querer acrescentar mais uma mas verde do lado esquerdo do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde.

 

Este Forum anda meio parado por isso aproveito para mostrar alguns crescimentos e algumas adições que foram feitas graças ao membro Ricardo Rodrigues.

Muito obrigado Ricardo, ficaram fantásticos no meu pico.

 

Agora algumas fotografias:

 

 

 

 

img8755os.jpg

 

img8757gn.jpg

 

img8758j.jpg

 

img8760on.jpg

 

img8761ri.jpg

 

img8764p.jpg

 

img8766u.jpg

 

img8763ux.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Serfas,

 

A manutenção até agora é mesmo só mudas de agua semanais e comprei recentemente um producto chamado Marinium Aragonite, que tem de tudo um pouco mas sobre tudo cálcio e carbonatos. No entanto quase não o tenho doseado.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para deixar aqui mais umas fotografias.

 

Não tem havido grande evolução neste Pico, principalmente devido ao verão estar a chegar.

 

No entatnto existem planos para ele. No fim do verão o tanque vais ser trocado por um parecido mas com 20 litros e com pente para escumar a superfíce que foi um dos erros desta montagem.

 

Quanto á iluminação estou a ponderar uns Leds mas estou contente com esta lâmpada da aquaone, tem um espectro porreiro e tenho notado bons crescimentos.

 

Alguem conhece ou tem experiência com os Leds da AquaLed Light? É que estava a pensar por aqui uma régua de azuis e outra de brancos com tomadas diferentes para os poder ligar em separado, alguém me sabe dizer se é possível ou se este valem apena?

 

 

 

 

 

 

img8771f.jpg

 

img8780tv.jpg

 

img8778be.jpg

 

img8781xk.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

Segui as tuas dicas e em passeio parei na Aquaeden.

Lá comprei o necessário para a calha trazendo umas lampadas pll de 36w uma azul aquaone e uma branca mais balastros, clips e reflector ehehe já tenho os interruptores e como a minha calha dadora é pequena para as lampadas de 36w olha lá vou para a bricolage e construir uma caixa para todo o equipamento.

Relativamente ao aquario, ainda não encontrei o acrilico preto para fazer a sump... será que a pelicula preta resiste á água?

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Serfas.

 

Fico contente por saber que isso já vai encaminhado.

 

Eu acho que seria melhor o acrilico ou mesmo pvc preto. Porque é que não mandas fazer na scalare que são impecáveis e um preço muito aceitável para estes tamanhos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

Segui as tuas dicas e em passeio parei na Aquaeden.

Lá comprei o necessário para a calha trazendo umas lampadas pll de 36w uma azul aquaone e uma branca mais balastros, clips e reflector ehehe já tenho os interruptores e como a minha calha dadora é pequena para as lampadas de 36w olha lá vou para a bricolage e construir uma caixa para todo o equipamento.

Relativamente ao aquario, ainda não encontrei o acrilico preto para fazer a sump... será que a pelicula preta resiste á água?

 

 

 

 

Abraço

 

acrilico preto tens na dagol . fica em lisboa na rua passos manuel.. ao pe do hospital de estefania.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acrilico preto tens na dagol . fica em lisboa na rua passos manuel.. ao pe do hospital de estefania.

 

 

Já agora sabes onde é que se pode encontrar pvc preto? É que será mais fácil de trabalhar e cortar.

 

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais