Pico Reef 10


Recommended Posts

Após alguns anos nos nanos, decidi começar um PICO REEF, algo com muito pouca fama em Portugal, e até muito criticado mas quem tem bastante expressão em vários outros países como por exemplo Inglaterra e EUA.

Após algum estudo e alguns meses a acompanhar evoluções de montagens, decidi montar o meu pico, estou neste momento á espera de algum material da UNDERWATER SHOP, que chega esta semana e no mesmo dia vou buscar rocha viva.

A ideia inicial deste pequeno pedaço de mar é manter apenas corais moles, como alguns Zoanthus, Green Star Polyps, algumas Ricordeas.

Em termos de peixes e invertebrados a ideia inicial será apenas um Heremita, e se conseguir arranjar cá gostava de ao longo do tempo acrescentar um Porcelain Anemone Crab e um Sexy Shrimp.

Em termos de manutenção ainda não tenho nada definido mas a ideia é Keep It Simple.

Em teoria e pelo que tenho lido com mudas de água frequentes e com um bom sal consigo manter bons parametros de água mas é tudo uma questão de ir testando.

 

Setup:

 

Aquario: 34 x 23 x 17

Iluminação: Blau 13 W (Blue/White)

Circulação e Filtragem: Sicce Micron (Agora só com esponja e mais tarde com carvão activado)

Filtrgem Biológica: Rocha viva (Cerca de 1,5 kg)

Aquacimento: 100 W (Ando á procura de algo mais pequeno, tipo 25W)

Reposição: Automática

Moon Light: DIY

 

Agora algumas fotografias:

 

img8504t.th.jpg

img8508fg.th.jpg

Editado por Miguel Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 67
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

  • 3 semanas depois...

Obrigado Rakiki_gti, de momento já lá vão quinze dias e está tudo a correr lindamente sem o escumador.

Já tive umas algas no substrato normal do ciclo mas que já não têm dado sinais de vida.

Como se pode ver nas fotografias (de má qualidade) já há vida no aquario, alguns zoanthos, uns actinodiscos e umas xénias. Tentei tambem um frag de montipora mas sem muita esperança.

O único aditivo que o aquario está a receber, além das trocas de água semanais de 30%, é 0,01 ml de Vodka por dia, e está a resultar lindamente, baixando os nitratos e reduzindo o aparcimento de algas.

Neste momento a ideia é mudar para um de quinze litros by Scalare com filtro de decantação atraz para usar chemipure e talvez umas algas.

Quanto á iluminação está agora uma lampada da Aquatic Nature de 13W que é curto e por isso a ideia é alterar para uma PLL de 18w.

Agradeço opiniões e comentários.

 

Agora as Fotografias:

 

img8521o.th.jpg

img8542h.th.jpg

img8534t.th.jpg

img8537v.th.jpg

img8528.th.jpg

img8526mv.th.jpg

Editado por Miguel Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito!

Está bem planeado e executado... mas concordo que ficarás melhor servido com os 18L.

Quando tive um pico de 8L não consegui manter nada mais complicado do que moles, montiporas moreram... eu em vez do chemipure usaria Seachem Purigen (que dá para regenerar) e eventualmente algum removedor de fosfatos também dentro da gama da seachem. O uso de algas também permite controlar muito bem os nitratos e fosfatos.

 

Espero novidades!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Diogo pelos comentários.

 

A montipora não consigo ainda determinar se está a crescer ou se está a morrer, também por falta de experiencia. Mas julgo que pelo facto de ainda não estar a ficar branca não deve estar de todo mal.

 

Quanto ao Purigen, tens razão, é isso que vou usar enganei-me foi no seu nome. Também começo a achar que irei usar um para os Fosfatos dado que me estão a aparecer aquela alga vermelha no fundo!

 

Quanto ás fotografias gostaria de saber como é que consigo coloca-las logo em formato grande, para não ser necessário carregar no link, se alguém puder ajudar agradeço.

 

Opiniões aceitam-se!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

 

 

Já tentei usar a galeria do forum mas não estou a conseguir amanha tenho que tentar mais uma vez.

 

Novidades:

 

- Iluminação: 18 Watts Pll da AquaOne (W/B), espectro muito melhor e cores mais vivas, até a montipora já deu sinais de crescimento.

 

- Filtragem está á espera do aquario com filtro de decantação nas costas, e de encomendar Chemipure Elite, a não ser que alguem me saiba dizer onde comprar em Portugal.

 

- Usei Chemiclean, muito pouco para clarificar a água e livrar-me de algumas algas vermelhas que estavam a crescer com força. Devido sobre tudo aos nitratos.

 

- Manutenção: Por mais estranho que achem, esta está a ser relativamente simples:

Observação diária normal de qualquer aquário

Alguns testes mais agora para observar parametros e as suas alterações.

Mudas de 30% apenas uma vez por semana, muito simples

 

Espero com esta montagem motivar mais pessoas que não tenham dinheiro para sistemas grandes a montar este tipo de sistema. Parecendo que não ainda é possível manter peças desafiantes e elegantes num sistema destes desde que o mesmo esteja bem planeado. Daqui a uns meses espero já poder acrescentar fotografias de algumas dessas peças que tenho em ideia comprar.

 

Para a semana que vem a ideia é adquirir um camarão, ainda em processo de escolha.

 

 

 

img8588nn.jpg

img8571o.jpg

 

 

img8578y.jpg

 

 

 

 

 

 

img8568l.jpg

 

 

 

 

img8591k.jpg

Editado por Miguel Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Filtragem está á espera do aquario com filtro de decantação nas costas, e de encomendar Chemipure Elite, a não ser que alguem me saiba dizer onde comprar em Portugal.

 

Acho que vi na Aquaplante... porque queres usar o Chemipure? Porque não a gama da Seachem? Podes poupar muitos euros ao usar e regenerar o Purigen...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades:

 

Chegou o tal aquario de 15 litros brutos com camara de filtragem, onde de momento está apenas umas ceramicas e umas esponjas, tudo filtragem mecanica.

 

Mas a ideia agora é usar chemipure e talvez umas algas uma vez que a luz tambem chega à parte de traz.

 

Este novo aquario tem menos altura para ver se consigo um bom crescimento da Montipora Capricornis, única sps previsto para esta montagem.

 

 

Agora as fotografias:

 

O aquario:

 

 

img8594w.jpg

img8597y.jpg

img8601co.jpg

 

 

 

Camara de filtagem, com bombinha de 300 L/H:

 

img8620l.jpg

 

Já montado! :

 

 

img8607s.jpg

 

img8616z.jpg

 

img8611bc.jpg

 

img8609r.jpg

 

img8614a.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo Setup:

 

Aquario: Comprimento 35

Largura 22

Altura 20

 

Iluminação: 18 Watts ( pl metade azul metade branca da AquaOne )

 

Criculação e retorno: 300 L/H

 

Aquecimento: 100 Watts

 

Reposição: Automática

 

Filtragem: Mecanica com esponjas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Muito fixe, parabéns, que manutenção fazes? Será que a montipora se aguenta?

 

Nenhum aditivo nada de nada certo?

 

Abraço

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Duarte.

 

Finalmente alguem interessado no projecto(inho).

 

Manutenção:

Diariamnete: Observação e limpeza dos vidros, (quase nula)

0,01 ml de Vodka

 

Semanalmente: Troca de água de 3 litros, cerca de 25% com sal da RedSea que me mantem os valores de calcio e magnésio para este consumos chega.

 

Nada de aditivos, mas se calhar irei apostar num daqueles completos com alguns elementos traço e tudo.

 

A montipora no mês que cá esteve já cresceu e está sempre com os pequenos pólipos de fora.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel, antes de mais devo dizer que estou fan do teu nano.,estou tão fan e tenho seguido o post com tanta atenção que estou a pensar em converter um aquario de 50cm ou outro de 40cm que tenho em casa para um nano reef também.

Podes colocar ou enviar para mim fotos mais pormenorizadas do filtro de decantação e como o tens a funcionar? Pois umas das opções para mim seria fazer uma sump interna.

 

Obrigado

 

Abraço

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho todo o gosto e gostaria inclusivé de acompanhar esse teu nano também.

 

 

O filtro resume-se a uma sump interna, tenho um vidro preto a separar e tenho a entrada de água do lado esquerso em baixo e a saída do lado direito em cima.

 

Mas já que vais fazer de raiz eu optava por um pente para escoar a superfície tirando aquela gordura normal de aquarios sem sump.

 

Não estão muito boas mas dá para tirar uma ideia:

 

img86002.jpg

 

img8596t.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porreiro Miguel,

Obrigadão pelas fotos e esclarecimentos e vou aproveitar para te melgar com as duvidas do costume, será o meu primeiro salgado e como sou entusiasta dos nanos jamais iria para um maior até porque não tenho e nunca tive nada maior em agua doce, entretanto vou te pedindo ajuda, brevemente colocarei um tópico com o setup previsto.

Algum inconveniente em ter a sump lateral? assim sacrifico a largura de frente usando a volta de 7cm mas mantenho a profundidade que achas?

Abraço

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pensei nisso, em fazer lateral, depende muito do sítio em que o aquário irá ficar exposto. Podes sempre colocar um vinil preto na parte da frente onde se vê a sump e fica porreiro. Tipo isto:

 

exemplo1g.jpg

 

 

Este na minha opinião é lindo.

E até acho que há vantagens em fazer lateral em termos de acessibilidade para manutenção e como se trata de um pico ainda mais importante é de ser fácil. Keep It Simple é o meu lema para esta montagem.

 

Fico contente de ver que o projecto já motivou alguem a montar um pico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim seria basicamente isso, embora não tão larga uma vez que o aquario tem cerca de 25cms de profundidade, penso que com 7 cms ou no máximo 10.

Fico com uma frente de á volta de 40 por 25 de fundo e quase 30 de altura. Penso que será o suficiente, tenho de pensar na iluminaçao e materiais de filtragem e eventualmente uma bomba com uns bons litros/hora. Podes deixar umas dicas ehehe

 

Abraços

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse já vai para 30 litros, já quase que passa de pico para nano.

Eu tenho cá o meu antigo que posso oferecer mais areia para o inicio desse projecto.

E se for preciso ajudo na construção de uma calha porreira.

 

Abraço

Editado por Miguel Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais