o meu aquario


Eliezer costa

Recommended Posts

comecei a construir o meu aquario a uns 3 meses, tem me dado algumas dores de cabeça mas ja vai andando

tem de medidas 75*35*35 (cm) o que lhe dá (depois dos adereços e areão) uns 90L

neste momento tenho 5 guppys um macho e 4 femeas. Ja me morreram 2 Femeas (ver topico em Guppys gravidas) e tenho um alvim por ali perdido

não tenho o layout mais bonito mas está razoavel

tenho um areão grande (é mais pedrão) e um coliseu um tronco de plastico (pequeno e com uma entrada para esconderijo) umas plantas vasllinerias que se tem estado a reproduzir bastante bem tendo em conta a minha inesperiencia.

so tem uma luz branca de 35W que é pouco mas irei colocar outra igual em azul porque sendo so a branca está me a fazer crescer micro algas a boa velocidade.

tem um filtro interno que ira ser mudado para um externo mal as finanças o permitão ou consiga construir um

quando conseguir colocar fotos nesta coisa eu meto umas do processo :D

Editado por Eliezer costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 2.1k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem axo que desta vez ja sei colocar fotos vamos la começar a primeira foto é de como está agora, se tiverem ideias para melhorar o layout agradeço :D

cimg0708r.jpg

este é o aspecto final, apos 3 meses de trabalho :D vou acrescentar mais uma lampada de cor azul para ver se coloco masi umas plantas para retirar as plasticas que tenho :D

so não tenho fotos do processo de montagem inicial pois foi realizado no trabalho :D (não pergutem como)

img0006xpw.jpg

posso dizer que ele ficou assim durante quase um mês utilizei uma tecnica muito contoversa para começar o ciclo do azoto que foi adicionar agua e comida de um outro aquario, acelarou o processo mas mesmo assim ficou assim devido a falta de tempo para continuar :D

dsc00125lf.jpg

com mais umas aquisições ainda não tinha sistema de luz nem estava a ver como iria coloca-lo pois a tampa tem 4cm de altura so depois é que encontem no aki um sistema de 3 cm com lapada e tudo fantastico foi so aplicar xD

dsc00132ti.jpg

agora ja com sistema de luz e uma plantas que me ofereceram umas vasllinerias que acabaram por ficar bonitas no final mas agora so parecem um punhado de relva mas embora as fotografias não mostrem ja tenho praticamente o areao repleto mais uns meses e terei de retirar uns quantos pés.

dsc00149kq.jpg

Nesta altura acrescentei umas plantas plasticas porque tinha uma guppy gravida e tinha de arranjar esconderijos para os alvins, tendo em conta que morreram as duas gravidas ainda me escapou um não está mau. xD

 

Agora estou a pensar fazer umas alterações ao layout alguem tem ideias? eu tinha um tronco para colocar mas com o coliseu fica um pouco sem espaço :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Porque não enches o aquário até ao cimo? Ainda são uns bons litrinhos que fazem sempre falta :)

 

Se achas que fica muito cheio com as duas peças tens que ser tu a escolher, o coliseu ou o tronco, isso é uma questão de gosto pessoal, a maior parte das pessoas gosta mais das coisas ao natural (pedras, troncos) mas como o dono é que tem que gostar do aquário este é que tem que escolher.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Porque não enches o aquário até ao cimo? Ainda são uns bons litrinhos que fazem sempre falta :)

 

Se achas que fica muito cheio com as duas peças tens que ser tu a escolher, o coliseu ou o tronco, isso é uma questão de gosto pessoal, a maior parte das pessoas gosta mais das coisas ao natural (pedras, troncos) mas como o dono é que tem que gostar do aquário este é que tem que escolher.

 

pode não parecer mas está cheio ate ao simo tem é uma diferença entre os vidros frontais e os laterais para haver alguma respiração ja que tenho o aquario fehado o que da esse efeito de não estar totalmente cheio :D

o meu problema com troncos é que podem não combinar muito bem com o resto mas tambem é caso de experimentar e ver como fica ja tenho estado a ler como preparar os troncos para o aquario.

axam que é mesmo necessario lava-los com lixivia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou criticar o layout, sinceramente não aprecio o coliseu, não tem nada de natural e com o tempo e a olhares para outros aquários vais acabar por tirar. O areão convinha arranjares um mais fino, para ser mais facil vires a ter plantas, nesse não me acredito que venhas a ter sucesso.

Tronco de plástico não gosto.

 

Nunca usei lixívia, mas sempre fervi durante várias horas. Depois deixo ficar num balde durante pelo menos uma semana em que vou mudando água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou criticar o layout, sinceramente não aprecio o coliseu, não tem nada de natural e com o tempo e a olhares para outros aquários vais acabar por tirar. O areão convinha arranjares um mais fino, para ser mais facil vires a ter plantas, nesse não me acredito que venhas a ter sucesso.

Tronco de plástico não gosto.

 

Nunca usei lixívia, mas sempre fervi durante várias horas. Depois deixo ficar num balde durante pelo menos uma semana em que vou mudando água.

 

ja pensei em retirar o coliseu, mas agora tenho medo em alterar por causa do stress que posso causar aos peixes, que não são muitos. o troco de plastico servio pelo efeito de esconderijo e os guppys parecem gostar e alem disso foi a esposa a comprar :D

o problema de mais plantas tem mais com a minha enexperiencia e não gosto de experimentar com seres vivos por isso tenho posto plantas de cuidados mais faceis e que se adaptão mais ou menos ao areão mas tem um areão mais fino por baixo sobretudo na parte de traz :D mas ja estou a pensar em fazer essas alterações o problema é que vou ter de retirar a agua toda e a esposa vai-me fazer a cabeça :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se ja estava a pensar mudar a decoração cada vez fico mais convencido...

uma pergunta para alterar o areão terei de remover este pois como é maior não fica bem no fundo, para isso terei de retirar a agua toda :S agora reaproveito a agua ou mudo-a toda? (a mulher vai me dar cabo do canastro...)

outra pergunta para fazer isto vou ter de mudar os peixes para um aquario mais pequeno e não o vou conseguir fazer num dia...o meu problema está com o alvim...sendo mais pequeno vai ser comida facil mas muda-lo sozinho não vou conseguir garantir as condições minimas de sobrevivencia...que faço?

ultima por acaso tenho uma raiz é de um pinheiro mas não a coloquei no inicio porque depois de a ter fervido durante uma tarde inteira, e de ter estado em agua num balde com trocas de agua ela sempre me deixava a agua alaranjada...isso não passa? é que a minha esposa não vai gostar nada de ver a agua alaranjada no aquario e vai ser outra dor de cabeça :D

se tiverem ideias gritem para pensar que está bom estou ca eu presizo é de criticas :D

Ah e esqueci-me de dizer no outro post Obrigado Alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto da madeira que da um apecto antigo ao aqua.

O exterior fica mto bem.

 

Quanto as melhorias da decoracao nao tenho sugestoes, ja tudo foi dito, mas a parte da 'oferta' provavelmente pode la ficar mais um tempos...

 

Eu proprio fui um entusiasta das resinas pintadas e plantas de seda, mas cheguei a conclusao que ficam caras porque nao duram nada. Essas decoracaoes ao fim de 6 meses teem um aspecto horrivel.

Usei otocinclus e ancistrus que devoraram as algas que as cobriam, mas ao faze-lo ficava tb a resina/tecido a mostra!

 

Conclusao, nao ha boas alternativas aos elementos decorativos naturais.

 

Relativamente a madeira de pinheiro nao sei se e boa, porque e uma planta resinosa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se ja estava a pensar mudar a decoração cada vez fico mais convencido...

uma pergunta para alterar o areão terei de remover este pois como é maior não fica bem no fundo, para isso terei de retirar a agua toda :S agora reaproveito a agua ou mudo-a toda? (a mulher vai me dar cabo do canastro...)

outra pergunta para fazer isto vou ter de mudar os peixes para um aquario mais pequeno e não o vou conseguir fazer num dia...o meu problema está com o alvim...sendo mais pequeno vai ser comida facil mas muda-lo sozinho não vou conseguir garantir as condições minimas de sobrevivencia...que faço?

ultima por acaso tenho uma raiz é de um pinheiro mas não a coloquei no inicio porque depois de a ter fervido durante uma tarde inteira, e de ter estado em agua num balde com trocas de agua ela sempre me deixava a agua alaranjada...isso não passa? é que a minha esposa não vai gostar nada de ver a agua alaranjada no aquario e vai ser outra dor de cabeça :D

se tiverem ideias gritem para pensar que está bom estou ca eu presizo é de criticas :D

Ah e esqueci-me de dizer no outro post Obrigado Alvarenga

 

Eu comprava 2 caixas de plástico para arrumar coisas (chineses, aki), e metia agua do aquário nelas com os peixes e com o filtro lá dentro a trabalhar. Depois mudava o que tinha a mudar e metia 20 a 30% de água nova e depois colocava a que tinha tirado para as caixas.

 

O alvim mete dentro de uma maternidade.

 

Não se pode usar madeiras resinosas

 

Mais alguma dúvida estas a vontade :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não se pode usar madeiras resinosas

 

Mais alguma dúvida estas a vontade :)

bem la se vai o meu tronco...terei de comprar um eheheheh irei verificar a tua solução das caixas pode ser que a mulher não fique muito chateada ja agora uma pergunta...

areia da praia...lavada e fervida e tendo em conta que eu so coloquei uma colher de sopa de sal no aquario (disseram-me + - uma colher por 20 litros faltam-me 3 ) é uma boa ideia ou nem por isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto da madeira que da um apecto antigo ao aqua.

O exterior fica mto bem.

 

Quanto as melhorias da decoracao nao tenho sugestoes, ja tudo foi dito, mas a parte da 'oferta' provavelmente pode la ficar mais um tempos...

 

Eu proprio fui um entusiasta das resinas pintadas e plantas de seda, mas cheguei a conclusao que ficam caras porque nao duram nada. Essas decoracaoes ao fim de 6 meses teem um aspecto horrivel.

Usei otocinclus e ancistrus que devoraram as algas que as cobriam, mas ao faze-lo ficava tb a resina/tecido a mostra!

 

Conclusao, nao ha boas alternativas aos elementos decorativos naturais.

 

Relativamente a madeira de pinheiro nao sei se e boa, porque e uma planta resinosa.

obrigado...por acaso ja se começão a notar uns branquamentos nas plantas plasticas mas tendo em conta a luz que tinha e o trabalho que uma sra de uma loja de animais aqui em aveiro empregnou á minha esposa era a solução mais viavel...claro que eu estou substituindo aos poucos mas ela (pelos mesmos motivos) ainda não gosta de musgo java o que dificulta algumas coisas :D terei de ver se realizo pelo menos a alteração do areão para ir colocando mais plantas :D

Obrigado pelas dicas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem la se vai o meu tronco...terei de comprar um eheheheh irei verificar a tua solução das caixas pode ser que a mulher não fique muito chateada ja agora uma pergunta...

areia da praia...lavada e fervida e tendo em conta que eu so coloquei uma colher de sopa de sal no aquario (disseram-me + - uma colher por 20 litros faltam-me 3 ) é uma boa ideia ou nem por isso?

 

A areia da praia não serve :(. Vai fazer subir muito o ph da água. Existem corais e conchas nas areias fazem alterar o ph além de trazer muita salinidade, que não sai assim nas lavagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia da praia não serve :(. Vai fazer subir muito o ph da água. Existem corais e conchas nas areias fazem alterar o ph além de trazer muita salinidade, que não sai assim nas lavagens.

subidas de Ph ja me chegam... a tenho de lutar para conseguir ter um de 7.6 :D

so mais uma agora (aproveitar enquanto dura :D) a mesma srª da mesma loja de animais tb disse que areão fino (tipo a areia da praia) que faz mal pois entras vias respiratorias dos peixes acabando por mata-los...é verdade ou mais uma fabula como a de fazer massagens á barriga das femeas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

subidas de Ph ja me chegam... a tenho de lutar para conseguir ter um de 7.6 :D

so mais uma agora (aproveitar enquanto dura :D) a mesma srª da mesma loja de animais tb disse que areão fino (tipo a areia da praia) que faz mal pois entras vias respiratorias dos peixes acabando por mata-los...é verdade ou mais uma fabula como a de fazer massagens á barriga das femeas?

 

Sinceramente nunca ouvi tal, eu tenho um areão tipo areia de praia e não tenho problemas ( é areia de sílica)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente nunca ouvi tal, eu tenho um areão tipo areia de praia e não tenho problemas ( é areia de sílica)

se eu lhe dissece as coisa que eu ouvi...so sei que a minha esposa chegou a casa (eu eu ja com o aquario montado mais movel) e disse que na queria nada daquilo em casa, e que nem iria olhar para aquilo...tem sido dificil ainda bem ke as guppys engravidaram e elas começou a intereças-se :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem o anterior carreguei no botão erra do :D

Data de montagem: Janeiro de 2012

Dimensões: 73*43*34 (c*a*p, cm)

Volume: 90 e qualquer coisa Litros :D

Iluminação: 35W Day ligth

Substracto Tipo/Quantidade: Areão de grande metria.

Aquecimento Não me lembro da tensão mas mantem-me a agua a 26º sem esforço

Peixes: Tenho neste momento:

  1. 1 Guppy Macho 3 Femeas
  2. 2 Red Cherrys

Plantas: vasllinerias ja nei sei quantos pés pois o fundo está a ficar infestado :DD

Parâmetros:

pH: 6.8/ 7.0 (apos mt trabalho consegui (ontem com TPA) baixar o pH para este valor

Nitratos: 0

Nitritos: 0

Amónia: 0

Pelo menos foi o que me deu com as ultimas analizes mas suspeito que os testes ja não estaram bons (foram restos me oferecidos vou ter de comprar mas a carteira não deixa)

 

 

Decorações: 1 coliseu (ira ser alterado mas não retirado) umas palntas plasticas e um tronco plastico.

Observações: O meu pH tem tendencia a subir e tenho uma praga de caracois tipo lapas ja estou farto de as eliminar...

Fotos... estão a carregar dps coloco o link :D

 

perguntas tendo este set

estava a pensar aumentar a monha fauna conselhos (pensei em neons mas como o pH sobe ja esteve a 7.6, é demasiado alcalino e iram estar sempre sob stress)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas ::D:

 

Tal como te disse no "estado de espírito" não percebo o porquê de tentares colocar o pH a 7.0. Que método usaste para o baixar e porque decidiste fazê-lo?

 

Tens a certeza que não consegues colocar mais água no aqua? Ainda tens aí uns 3/4 cm cheios de ar tanto nos vidro da frente como nos laterais.

 

Abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas ::D:

 

Tal como te disse no "estado de espírito" não percebo o porquê de tentares colocar o pH a 7.0. Que método usaste para o baixar e porque decidiste fazê-lo?

 

Tens a certeza que não consegues colocar mais água no aqua? Ainda tens aí uns 3/4 cm cheios de ar tanto nos vidro da frente como nos laterais.

 

Abraço

 

o pH tenho o estado a descer mas algo estava mau no aquario pois ele insistia em subir mesmo com os meus esforços em baixar ja andava nisto à 15 dias resolvi retirar os peixes para um outro aquario emprestado e fiz um TPA de praticamente 60% reparei que a subida estabilizou, voltei a fazer outro, de 15% agora utilizando agua de poço que se encontra a pH de 6.6/6.8 e agua da companhia que está a 7.2 (meio meio) deixei descançar 24h e no outro dia fiz nova medição, 7.0, como a descida era mt grande fui juntando desta agua ao aquario onde estavam os peixes quando essa estabelizou nos 7.2 troqueios ontem de aquario. em bora os note menos activos (possivelmente devido à acidificação da agua) estão a comportar-se bem.

quanto à agua sim desta vez posso encher mais não o fiz pois quero verificar se o pH não se altera e tambem a mulher chegou a casa a meio do processo e tive de terminar por ali :D

 

P.S.

Espero na ter feito nenhuma asneirada, tambem não posso retirar mais dados da agua pois os testes que tenho devem estar todos fanados pois dão me todos 0 ou isso ou tenho boas aguas :D tenho de comprar novos mas a carteira a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.