Reprodução de Peixes Dourados


Recommended Posts

Boas pessoal.

Tenho um lago com cerca de 2mil litros (uma manilha).

Já tenho peixes desde Agosto de 2009.

 

Em 2010 os meus peixes criaram, alguns chegaram a ficar com 2 cm. Mas tive de sair do pais e quando voltei não encontrei peixe pequeno nenhum, mas desde a Primavera de 2011 até hoje consegui manter cerca de 25 alvinos que nasceram cá.

Mas vamos ao que interessa... :)

A altura de acasalamento está a aproximar-se e eu desta vez gostava de aproveitar todos os meus ovos, por isso gostava de saber tudo à cerca da reprodução.

Tenho andado a ler e encontro pouca coia.

Ex: onde metem os ovos, se comem os ovos, quanto tempo demora um ovo a ecludir...

 

E já agora também gostava de saber se vale a pena fazer um criadeira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pesquisar mais...

 

Normalmente "põem" os ovos numa manhã de Verão/Primavera, e onde normalmente põem os ovos é em plantas, comem os ovos, mas os machos é que os fecundam e demoram cerca de uma semana a eclodirem.

Devo ver todos os dias as plantas para ver se tem ovos.

No dia que vir os ovos devo esperar até ao final da manhã para retirar os ovos e retira-los para um recipiente onde estejam sozinhos.

Esperar até ao final da manhã para os machos fertilizarem os ovos.

Os machos tem as barbatanas maiores certo?

Estou certo?

 

"Peixe dourado comum"

Editado por edi_mod
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não é fácil fazer reprodução desses peixes, mas se conseguis-te boa!

É sinal que os teus peixes se sentem seguros e no seu habitat natural (embora seja improvisado).

Onde à alevins é sinal de algum sucesso. :)!

Cumprimentos ,

 

Neuza Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é fácil fazer reprodução desses peixes, mas se conseguis-te boa!

É sinal que os teus peixes se sentem seguros e no seu habitat natural (embora seja improvisado).

Onde à alevins é sinal de algum sucesso. :)!

Obrigado, mas acho que se os peixes tiverem espaço para nadar e umas plantas para se esconder não é muito difícil que ponham ovos...

 

Tenho mais duas dúvidas.

Um amigo meu apanhou-me 4 enguias pequenas a maior devia ter uns 10 centímetros, após uns ano tenho uma com 23 cm e as outras com 17 18 cm.

Elas também comem os ovos?

Gostava de saber onde posso comprar nenufares, alaface de agua, jacintos, lotus e elodeas, por aqui perto (Pombal).

Editado por edi_mod
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os reproduzires deves usar um aquario ou então o lago tem de ser muito grande para deixares a natureza seguir o seu rumo.

 

Eu tenho uma banheira ao lado do lago tem estás dimensões: 1,5m de comprimento x 0,5m largura e 0,5m e profundidade.

Acho que deve chegar...

 

Quando vir os ovos no lago tiro todas as plantas que tem ovos, ou arranco os ovos das plantas para os separar?

Editado por edi_mod
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas hoje foi um bom dia, consegui descobrir 14 mini peixes com cerca de 3mm, e mudei-os para um banheira que tenho ao lado, fiz bem?

Não encontrei um único ovo, alguém pode por fotos de ovos, para ver como são?

Amanhã espero encontrar mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive muito tempo sem acessar fórum porugues daí nem mais me lembro qual é o "peixe dourado".

- Alguns peixes já nascem alevinos, e nadam para o meio das raizes para escaparem de serem devorados pelos próprios pais ou demais peixes;

- Alguns postam seus ovos em raizes, pedras, etc. e quando eclodem fazem o mesmo dito antes e outros tem comportamentos diferentes, alguns são até protegidos pelos pais, etc.

Usar ou não criadeiras depende dá variedade de peixes mas na natureza dos peixes, os pais geralmente enchergam os filhotes como alimento e daí a predação que faz parte da cadeia alimentar. São proteinas vivas. rsrsrs

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Garanto-te que as enguias vão comer qualquer alevino que encontrarem. Já fiz criação de Carassius auratus num lago também (apenas com 2 peixes, tive a sorte de serem um casal) e levei alguns alevinos à idade adulta. Desde que tiveram a ideia de meter uma enguia no lago, nunca mais vi peixes pequenos (e depois tirá-la foi um problema).

Diria que os pais não comem as crias, mas podes criar alguns esconderijos com plantas flutuantes com raízes suspensas (tipo P i s t i a) para servir de refúgio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado.

Brevemente começo a tratar do novo lar das enguias...

Um posso que tenho perto de casa, deve ter uns 3m de altura mais 1m de agua.

Com isto já retirei 35 peixitos para a banheira, não sei se vão resistir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No total retirei 47 alevinos.

Tive uma ideia e já a pus em prática para apanhar as enguias sem mexer nos vasos e na terra toda do lago.

 

1Materiais:

1.1. Um pouco de salmão

1.2. Arranjei um ferro pequeno. (para agarrar o salmão

1.3. alguns cordéis

1.4. Uma garrafa de plástico com rasgos

 

2Modo como foi feito:

2.1. Atei os cordéis uns aos outros de maneira que chegasse do lago ao meu quarto. e ainda pus mais um (já vão perceber)

2.2. Espetei o ferro no salmão.

2.3. Com o cordel a mais pu-lo dentro da garrafa com rasgos.

2.4. Pus a garrafa em cima da minha secretaria.

 

3. Conclusão

As enguias tocam no salmão a garrafa cai ( e ao cair faz barulho).

Depois é só apanha-las.

Espero que resulte.

 

Pus em pratica ás 10h e 20m. Vamos ver quanto tempo demora :)

 

Acham que serve?

Editado por edi_mod
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive muito tempo sem acessar fórum porugues daí nem mais me lembro qual é o "peixe dourado".

- Alguns peixes já nascem alevinos, e nadam para o meio das raizes para escaparem de serem devorados pelos próprios pais ou demais peixes;

- Alguns postam seus ovos em raizes, pedras, etc. e quando eclodem fazem o mesmo dito antes e outros tem comportamentos diferentes, alguns são até protegidos pelos pais, etc.

Usar ou não criadeiras depende dá variedade de peixes mas na natureza dos peixes, os pais geralmente enchergam os filhotes como alimento e daí a predação que faz parte da cadeia alimentar. São proteinas vivas. rsrsrs

 

Kinguios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se quando dizes que vivem o ano todo, queres dizer se aguentam o nosso inverno,isso não sei, pois as minhas plantas estão em aquário.

o que vi é que aguentam temperaturas até 15ºC, em ambos os casos.

por isso o que sugiro é que aguardes por melhores opiniões, ou então que as coloques dentro de casa no inverno.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranquei um pessegueiro a uns dias e a raiz ficava muito bem no lago. Mas já ouvi uns zunzuns que as raízes de pessegueiro são venenosas. É verdade? há algum tratamento?

__________________________________

Tenho muitos ovos a ficarem fungados e a alastrarem-se para os restantes , será que há alguma maneira de parar com os fungos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas

Pessoal "acho"estou com 2 problemas.

 

1º- Já vou no 3º peixes vermelho a ficar com fungos ( manchas brancas espalhadas pelo corpo)

2º- Um vizinho meu foi me por 2 lagostins no lago, mas já os retirei, pelo que li e ouvi dizer eles comem tudo o que aparece, seja peixes mortos, vivos, lodo...

 

Pus agora os lagostins numa "banheira" onde antes punha os peixes recém-nascidos e ovos.

Os lagostins aguentam-se com agua parada e só alimentados por lodo?

Gostava de saber ao certo o que eles comem.

 

Acho que vou fazer tratamento com sal para curar os peixes.

Acham bem?

Sabem dizer-me as quantidades de sal por litro? Já vi varias quantidades, mas precisava que alguém me dissesse as quantidades corretas

Agradeço respostas...

 

 

 

De momento não tenho maquina fotográfica para tirar fotos

Editado por edi_mod
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fungos no lago? qual o procedimento de troca de agua ,se é que existe ou filtragem?

 

pode haver problemas de qualidade da agua .

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já tinha dito já tenho peixes à algum tempo e uso a mesma água para os aquários, e só à pouco tempo(3 meses) é que tenho detectado as manchas nos peixes.

Tenho uma boa bomba, filtro caseiro e lâmpada UV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum..ok. supondo então que a agua está ok e que o filtro não acumula detritos e matéria em decomposição (não vimos fotos sequer do lago), como são as manchas ? tipo veludo? pontos espalhados?

 

E o que aconteceu aos peixes infectados? curaram-se ou agora estão os 3? tens de fornecer informações,se não é o mesmo que ligar ao medico e dizer ,adivinhe a minha doença...

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais