Kribensis - Macho e Fêmea?


Joaozz

Recommended Posts

Boas a todos

 

Preciso que me esclareçam sobre o sexo dos seguintes exemplares. Quanto à 1ª imagem julgo ser um macho, a segunda tenho dúvidas se é ou não uma fêmea.

 

Cumprimentos e obrigado

 

1machox.jpg 2 femeab.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas fotos que mostraste parece ser um macho e uma fêmea. Apesar de haver pouca cor nas fotos, a barriga da fêmea está mais cor de rosa. E na primeira foto a barbatana dorsal é maior e termina em bico, e não redonda como na 2ª foto, o que é um bom indicativo que tens 1 de cada sexo.

 

De que tamanho é o aquário? Eles são bastante fáceis de criar e muito certamente vão desovar aí. É importante ter a certeza que há espaço para o resto dos habitantes do aquário que serão afugentados durante o crescimento dos alevins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João

 

Tenho-os em um aquário de 80L plantado e com diversos esconderijos.

 

O par de kribensis partilha o aquário com um casal de Nicrofasciatus, 4 electric yellows, 1 escalar, 1 plecostomus e 1 "limpa vidros".

 

Tenho algum receio dos nicrofasciatus perante os restantes peixes, contudo os nicrosfasciatus meteram ovos à 3/4 dias e para meu espanto as kribensis são os únicos peixes que relativamente se podem aproximar da zona onde os nicros têm a sua toca com os ovos. Os restantes são todos corridos da zona à cacetada :).

Assim que as crias dos nicros tiveram idade para serem independentes irei retira-los todos.

 

Os 4 yellow's (juvenis), são bastante pacíficos e simpáticos mas de vez em quando acham graça às pontas das barbatanas peitorais do escalar. Tenho dúvidas sobre o sexo destes por estes ainda serem novos. Penso que com o tempo irei identificar quem são os eles e as elas e depois irei retirar 2 deles para um aquário de ciclídios de um amigo.

 

O escalar já passou dias piores mas agora aparentemente encontra-se bem saúde e vive na metade superior do aquário. É o que chega primeiro à comida e dá-se bastante bem com as kribensis que por vezes o defendem das "pestinhas amarelas" afugentado-os do pé dele quando estes lhes tentam bicar as "barbas".(pode ser coincidência mas é o que acontece)

 

Anexo uma imagem do aquário:

Os nicros têm a sua toca a traz do troco mais à direita onde se vê o macho nicro.

 

À esquerda pode-se ver o kribensis macho que em proporção com o nicro macho é maior.

 

20120116220129.jpg

 

Julgo que para os kribensis terei de arranjar uma toca mais confortável para a fêmea se instalar. Tipo meio vaso ou a casca de um côco. Uma toca que só tenha 1 acesso ao seu interior.

 

a toca dos Nicrofasciatus:

 

20120114191752.jpg

 

 

cumprimentos

Editado por Joaozz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o teu aquário é um pouco pequeno para albergar essas espécies todas, mas espera que mais alguém diga alguma coisa.

 

Não teria mais que uma espécie de ciclídeos aí, pela sua territorialidade durante a reprodução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joaozz,

Para além desse aquário ser pequeno para esses peixes todos, tens ai uma grande misturada. Tens ciclideos americanos (nigro e escalar), do malawi (caeruleus) e de rios africanos (kribs). O facto de os caeruleus andarem a mordiscar as barbatanas do escalar já te dá um aviso para o que ai vem, não vão descansar enquanto ele estiver ai. Com o tamanho do aquário, aconselho-te a ficares apenas com os kribs, para o bem estar dos animais.

Cumps

  • Votar - 1

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Concordo a 100% com a vossa opinião. Sei que não é certo ter esta misturada de peixes e também não quero que seja exemplo para ninguém.

 

Vou começar a reduzir a população mas continuarei com mais de 1 espécie caso não aconteça algo de dramático entre os eles..... Até agora têm se dado bem e enquanto se derem bem, vivem juntos.

 

Os que mais me preocupam nos cuidados a ter são os kribensis. Por enquanto parecem-me adaptados a situação existente e enquanto eles estiverem bem eu estou tranquilo.

 

 

Obrigado pela partilha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...

Olá a todos! Sou novo no fórum, mas já tenho aquários há alguns anos e já há muito tempo que acompanho este fórum, porém sem publicar nada.

Desta vez decidi publicar, pois optei por arranjar um casal de peixes que nunca tive e que por isso conheço pouco sobre os seus comportamentos. trata-se de um casal de Kribensis. Mas a minha principal dúvida é se de facto se trata de um casal.

depois de muito ler e observar parem-me ser dois machos, mas conto com a vossa ajuda!

 

Deixo também uma foto do aquário já foi há algum tempo, mas está parecido!

Trata-se de um aquario de 80cm, cerca de 100l

- filtro exterior fluval 105

- filtro interior EHIEM

- temperatura 27 graus

- ph 7,2

- amónia 0

- nitritos 0

- nitratos cerca de 10

 

Neste momento tenho

4 escalares juvenis

2 Kribensis

1 plecostomus

3 corydoras

1 botia palhaço

Tenho uma ninhada de guppiys com cerca de 1 mês

As plantas não sei os nomes!

 

Gostaria também de colocar um casal de ramirezis, mas receio que já sejam peixes de mais para este aquário. até assim já são muitos...

Gostaria das vossas opiniões sobre o aquário em geral e sobre o casal em particular.

Obrigado a todos!

Espero que consigam ver as fotos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais