Como é o vosso Botia Palhaço? Chromobotia macracanthus


Diomar

Recommended Posts

Boas.

 

Decidi abrir este tópico como um tributo à minha especie preferida, a bótia palhaço ou Chromobotia macracanthus.

 

Tenho um par cada uma com cerca de 8 a 10cm e fazem o show todo do aquário! A primeira vez que as vi a dormir sté me senti mal pois não sabia que às vezes dormiam de lado e pensei que estavam a morrer XD

Sao muito curiosas e até vem comer à mão (o que raramente faço pois não é aconselhavel) mas la uma vez por semana não resisto em as ver na superficie de barriga para o ar a pedir mais comida (para alem dos pallets que já lhes dou).

 

Espero que mais interessados e apreciadores leiam este post e partilhem as peripécias dos seus bixos de bigodes com riscas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem gosto dos peixes activos, não gosto é que me arranquem as plantas :tapfoot:

 

pois eu tambem tenho dois e de vez em quando la vai uma planta a passear pelo aqua.

eles sao tao curiosos que quando tinha um filtro interno tive de tirar um la de dentro pena minha que nao sobreviveu, eles metem-se debaixo das pedras, por

tras das plantas, qualquer que seja o buraco eles vao la basculhar

 

ca estao eles

IMG_0141.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

os meus dormem debaixo do filtro interno, nao ligam nenhuma nem as cascas de côco nem a troncos...

 

o que é que lhes dao geralmente de comer?

 

eu dou alimento normal de tropicais e elas comem a superficie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho dois... bem comportados...

Dormem de lado dentro de um tronco... um em cima do outro...

 

Fora isso são uns pacholas...

Não aborrecem ninguem e ninguem os tira de onde estão... principalmente se for o tronco favorito deles. :)

 

Têm cerca de 9/10cm...

 

PauloA :character0050:

PS: comem de tudo.. e por vezes vegetais... mas nem sempre.

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Já à muitos anos que admiro este peixe, pela sua energia, aspecto e vitalidade.

 

Então quando agora soube que dorme de lado, parti o côco a rir.

 

Este sábado comprei 1 com uns 6/7cm. :pompomgirl:

Lindo!

 

A minha pergunta para os entendidos .... caberão 2 num aqua de 90x45x45 (ver na minha sig)?

 

É que ao ver o tamanho que podem atingir (cerca de 30cm) fiquei com receio, mas queria comprar mais um para o meu não ficar sozinho.

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update: já comprei o 2º botia.

Ligueiramente maior que o 1º mas da mesma fornada pois comprei na mesma loja que o 1º no sábado.

 

Já andam os dois juntos tipo "roque e a amiga" :D

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Arrnjuei um Botia palhaço pois tenho o aqua com caracóis a ver se ele dava conta do recado e qt aos caracóis ele não lhe toca e não parece estar a comer bem.

 

Todos os outros comem comida de peixe tropical. Ele não vem à superficie.

 

 

Será que é esse o problema.

 

 

Os outros comem a comida antes dela chegar ao fundo?

 

 

Ou eles preferem outro tipo de alimento?

Renato Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que pena que só se mantenham Bótias aos pares ou sozinhos... São peixes sociais, com hierarquias bem definidas dentro de um cardume. Deviam ser mantidos em grupos de 4/5 no mínimo.

 

Não estou a dizer que não se possam manter aos pares, mas se não mantemos os nossos animais nas melhores condições possíveis para eles, então para que tê-los?

 

São sempre vendidos como comedores de caracois, mas optarão sempre por fontes de comida mais fáceis... E para um peixe que vive mais do que um cão, acho que ter um não deve ser encarado de ânimo demasiado leve.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...

Boas. Tenho um bótia há muitos anos. Tornou-se no maior peixe do aquario. É bonito de se ver. Só que deu-me cabo das cabombas, roe-me as tenellus e as anubias. Já pensei em vende-lo mas de facto gosto dele. Pensei tambem em arranjar mais uns quantos mas tenho receio que o grande se incompatibilize com os novos pequenotes. Por outro lado tambem tenho pena de não conseguir criar vegetação com aquela vaca listada... LOL

 

O que é que acham? Junto um grupo de exemplares pequenos e o grande não se incompatibilizará com os pequenos? E é possivel manter uma vegetação consideravel com um rebanho de 5 ou 6 vegetarianos?

 

Abraço, P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais