Algas BGA


Luis Alves

Recommended Posts

tenho no meu aquario Algas BGA e nao me consigo livras das sacanas, ja usei agua oxigenada com sucesso, mas deve ficar sempre algum resto e voltam sempre.

 

pelo que estive a ver e se nao estou enganado, pode ser:

 

nitratos baixos

pouco co2

movimentaçao da agua pouca tambem

filtro sujo

 

ora bem ontem medi nitratos e estao a 25mg ... medi o ph pelo que li nao gostam dele baixo, e tenho ph 6.

 

hoje vou limpar o filtro, tenho de ser sincero, em 3 meses que esta montado nao o limpei nenhuma vez, mas tambem esteve 2 meses sem peixes, ou melhor so plantas e uns camaroes, so meti 7 arlequins a coisa de 1 mes... nao sei se sera dai.

 

ai logo vou eliminar 2 opçoes... fraca movimentaçao (que ate é boa) e o filtro sujo... os nitratos ja eliminei a opçao penso eu.

 

o co2, penso que esta bem, devo ter 1 bolha por segundo + ou -.

 

nao queria ter de recorrer ao que recomendam... pelo que li.

 

apagao de 3 ou 4 dias... apagao total...

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

a principal causa são mesmo a falta de nitratos. O facto de teres medido 25 ppm pode não querer dizer muito. Os testes não são muito fiáveis. às vezes dão resultados diferentes se medires 2x consecutivas. :(

 

Podes usar eritromicina mas é um antibiótico e eu, pessoalmente, sou contra. Estar a usar antibióticos desnecessariamente que depois entram no circuito é uma m***a. Já nos chega o que nós temos que tomar. Para além disto, mataria todas as bactérias responsáveis pelo ciclo do azoto.

 

Assim sendo, se tens mesmo a certeza de que os nitratos estão altos (e.g. porque fertilizas), a melhor solução é mesmo o apagão.

Removes o máximo que consegues

Fazes uma TPA

Desligas co2 (o filtro fica ligado)

Tapas aquário (tem mesmo que estar bem tapado)

Esperas 4 dias (não vale espreitar ;) )

Voltas a destapar e fazes TPA

Fertilizas e ligas o CO2

Nunca viste o aquário tão limpo ;)

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

desde ja obrigado pelo post.

 

vou hoje fazer novo teste... e posso ate fazer 3 de uma so vez... é o que vou fazer.

 

depois vou lavar o filtro e fazer uma TPA... e volto a fazer so para ver.

 

pelo que li dizem que se os nitratos forem 0 ou perto de 0... para os subir ate perto de 20mg

 

isto sobre estas algas... fiquei com a ideia que 20mg ja as mata... pelos vistos...

 

mas pode tambem o teste dar errado, eu vou ver...

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fiquei com a ideia que 20mg ja as mata...

 

Não é assim tão linear. às vezes resulta outras não. Penso que quando já estão bem instaladas fica difícil removê-las apenas com o aumento de nitratos.

 

Eu tive um surto de BGA no meu e aumentei os nitratos para 100 ppm. Nada! Ficou tudo na mesma. Só o blackout é que resultou... que nem gingas ;)

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ontem fiz mais 3 testes ao mesmo tempo e deu sempre 25mg.

 

limpei o filtro e troquei agua.

 

hoje ja deixei o aqua coberto com umas toalhas de praia para nao entrar nenhuma luz.

 

la para sabado vou tirar e ver como esta....

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com o mesmo problema no meu aqua. Já li vários artigos, mas este interessou-me especialmente. Só tenho uma questão. Sendo um aqua plantado, o facto de estar 4 dias sem qualquer tipo de luz não vai matar as plantas também? ou só funciona para aquas não plantados?

 

Cumprimentos

João Rui Santos

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A não ser que as plantas estivessem já muito fracas não há grandes problemas. As plantas aguentam pois têm reservas. Aliás, quando acaba o "blackout" vais notar que até cresceram.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nem mais....

 

ontem la acendi as luzes... a alga pelo menos para ja desapareceu, e noto que as plants cresceram um pouco. nota mais isso na glosso, so que cresceu foi para cima... :D

 

vamos esperar por proximos episodios :D

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas. Hoje já vou pescar a fauna e proceder a esse metodo, já que todos os outros não deram resultado.

 

Cumprimentos

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hummmm.....

 

foi sol de pouca dura... :(

 

ja vi mesmo na frente do aqua, a aparecer um pouco....

 

so nao entendo porque....

 

comecei logo a fertelizar e tudo....

 

tenho fertelizado com:

 

segunda - 0.5ml fase 1 da elos + 0.5 ml k40 da elos (penso que é o fase 1)

terça - 0.5 ml fase 2 da elos (penso que é o fase 2)

quarta - nada

quinta - 0.5 ml k40

sexta - ???

sabado - tpa

domingo - nada

 

na sexta nao me lembro... este foi um ''plano'' que um amigo do forum me indicou tendo em conta alguns aspectos que na altura lhe disse.

 

so que ele falou-me em 1 ml, por exemplo fase 1 e 2 era 1ml apenas o k40 é que é 0.5ml das 2 vezes.

eu é que com medo que fosse demais reduzi...

 

que testes me aconcelham a fazer ? tenho a mala de testes da sera...

 

que atitude tomar... estava a pensar utilizar agua oxigenada no local em que esta a reaparecer...

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Provavelmente voltastes a cometer o mesmo erro ao não aumentares a dose de nitratos. Faz o teste de nitratos e nitritos para ver o que se está a passar. De qualquer forma, penso que estás a fertilizar muito pouco e uma das razões para o aparecimento das BGA são exactamente a falta de nitratos.

 

Como tens CO2, o metabolismo das plantas acelera muito pelo que é necessário ter a certeza de que têm nutrientes suficientes, pelo menos os macro (NPK).

 

Aconselho-te a seguir as instruções que vêm com os fertilizantes da Elos. Vais lá ver que qualquer um deles é para usar 3x por semana e não apenas 1x. E não é com metade da dose. É com a dose recomendada para o volume do teu aqua (que não dizes qual é) ou mesmo 2x esta.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite peço desculpa por tar a usar este topico.

 

no meu aqua apareceu uma pelicula verde na agua, se meter o dedo ele fica verde. que alga sera?

 

abraço

 

podes meter fotos para os pro te ajudarem?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação á questão do antero, isso é uma película biológica (bactérias) que se deve a altos níveis biológicos no aquário, fracos níveis de co2 e de luz. Para já podes começar por tentar tirar essa película com rolos de cozinha o máximo que conseguires e depois fazes uma tpa de pelo menos 50%. E já agora podias colocar os valores dos testes se tiveres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas com os testes que tenho da jbl de tira 5 em 1 sao os seguintes: medidos agora depois do fotoperiodo

 

no3 - 25

no2 - 0

gh - 4ºd

kh - 6ºd

ph - 7

co2 (caseiro) - o drop ta verde mais para o azul

 

eu costumo retirar com a rede e sai bastante e depois volta a aparecer, amanha vou fazer uma limpeza mais ao promenor e tpa de 30l num aqua de 80*30*40

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, estas algas são mesmo persistentes, fiz um blackout total (sem espreitadelas), ontem a noite quase sem luz destapei o aquário (passaram 4 dias e meio) e está tudo na mesma, as algas ainda lá estão e bem verdes. As tuas algas desapareceram apenas com 4 dias Antero?

 

Cumprimentos

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas hoje ja fiz a limpeza e parece nao haver vestigios da pelicula verde, vamos ver por quanto tempo.

 

Zaratrusca eu nao fiz nenhum apagao eu apenas usei este topico para tirar uma duvida

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas quanto ao teu problema antero esqueci-me de te referir que se aumentares a circulação de agua á superfície ajuda a resolver o problema, também tem a atenção de retirares qualquer folha morta que se esteja a decompor.

Fica bem

Ps: a tua caixa de correio está cheia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

usei no dia um pouco de agua oxigenada... e desapareceu, ate ver...

 

hoje vou fazer uma grande tpa... coisa de pelo menos 50% ...

 

antes de a fazer vou ver se faço todos os testes que tenho...

 

depois de a fazer vou ver se repito todos os testes....

 

amanha meto os resultados dos testes, fertelizantes que uso, o litragem.

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ontem nao consegui fazer a TPA, mas devo fazer hoje.

 

mas consegui fazer os testes todos que tenho.

 

resultados:

 

Ph - 6.0

Gh - 2/3 gotas

Kh - 2 gotas

Nh4 / Nh3 - 0.5 mg/l

No3 - 25 mg/l

No2 - 0.0 mg/l

Po4 - 2.0 mg/l

Fe - 0.0 mg/l

Cu - 0.0 mg/l

 

sao estes os valores que medi, sem ter feito a TPA.

 

hoje vou ver se faço uma de 50%

 

e a ver se faço novamente outra sabado ou domingo.

 

Mas para ja o que acham destes valores.

 

Ha... o aquario tem 100 x 30 x 40 = 120 Litros, tirando substrato etc, da uns 100 L

 

os fertelizantes que tenho para usar sao: Fase 1 , Fase 2 e K40 da elos.

 

alguem ajuda ?

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Bom Dia

Eu sou nova em relação a aquariofilia.

Tenho o mesmo problema com as cianobaterias (BGA).

Nao sou capaz de as eliminar. Ja n sei o k fazer.

Faço os TPA's e elas continuam la.

O NO3 ta a 10, e o NO2 a 0. O PO4 n sei pq n tenho esse teste. Ja mandei um pouco de agua do meu aqua a uma pessoa k tinha o teste de PO4 e diz k o tenho alto. Como devo de o baixar?

O k devo fazer p as eliminar?

Tenho um aquario de 100l, com peixes e plantas.

Se fizer o apagao n vai fazer mal aos peixes e ás plantas?

Preciso mt da vossa ajuda.

Desde ja obrigada... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ontem nao consegui fazer a TPA, mas devo fazer hoje.

 

mas consegui fazer os testes todos que tenho.

 

resultados:

 

Ph - 6.0

Gh - 2/3 gotas

Kh - 2 gotas

Nh4 / Nh3 - 0.5 mg/l

No3 - 25 mg/l

No2 - 0.0 mg/l

Po4 - 2.0 mg/l

Fe - 0.0 mg/l

Cu - 0.0 mg/l

 

sao estes os valores que medi, sem ter feito a TPA.

 

hoje vou ver se faço uma de 50%

 

e a ver se faço novamente outra sabado ou domingo.

 

Mas para ja o que acham destes valores.

 

Ha... o aquario tem 100 x 30 x 40 = 120 Litros, tirando substrato etc, da uns 100 L

 

os fertelizantes que tenho para usar sao: Fase 1 , Fase 2 e K40 da elos.

 

alguem ajuda ?

 

Viva,

 

não devias ter amónia pois esta provoca algas - deves resolver com a TPA e com uma boa limpeza do aqua/filtros.

 

O ferro está baixo, principalmente tendo em conta que fertilizas com o Elos Fase 1. Penso que aqui pode ser culpa do teste pois li qualquer coisa de os testes de ferro não medem o ferro disponível mas sim um outro tipo de ferro que não está disponível para as plantas (posso estar enganado). Salvo erro li isto no blog do FAAO.

 

Fora isto, acho que está tudo óptimo!

 

 

Ola Bom Dia

Eu sou nova em relação a aquariofilia.

Tenho o mesmo problema com as cianobaterias (BGA).

Nao sou capaz de as eliminar. Ja n sei o k fazer.

Faço os TPA's e elas continuam la.

O NO3 ta a 10, e o NO2 a 0. O PO4 n sei pq n tenho esse teste. Ja mandei um pouco de agua do meu aqua a uma pessoa k tinha o teste de PO4 e diz k o tenho alto. Como devo de o baixar?

O k devo fazer p as eliminar?

Tenho um aquario de 100l, com peixes e plantas.

Se fizer o apagao n vai fazer mal aos peixes e ás plantas?

Preciso mt da vossa ajuda.

Desde ja obrigada... :)

 

É só leres o post desde o início e tens as tuas perguntas respondidas ;)

 

O apagão não faz mal nem a plantas nem a fauna.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá papagui

 

Apagões podem enfraquecer as plantas, se tens cianobactérias existem muitos tópicos no fórum a explicar como resolver isso.

 

A forma mas fácil para mim requer a utilizar de produto químico mas resolve na hora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais