Qual a lente ideal para fotos de aquario??


Recommended Posts

Boas,

 

Aquiri uma canon 550d com a lente de kit (18-55).

 

Qual as caracteristicas a ter em conta para uma lente para tirar fotos de aquario?

 

Exemplo que lentes compativeis coma minha canon e para este efeito.

 

Desde já agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estou com ideias de comprar uma reflex e tenho precisamente essa dúvida, já que também estou inclinado a comprar a 550 d ou 600 d ou 60 d(canon) ou então d5100(nikon).

 

Pelo que estive a ver, para a canon acho que uma 50mm faz maravilhas, agora é esperar pelos prós :)

 

cumps,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou portador de uma reflex canon e uso uma lente com focagem ultrasonica, isto porque coloco num sistema de focagem continuo ao ponto, onde a lente faz a focagem automática enquanto segue um peixe que se encontra em movimento.

 

No meu caso uso a 24-105mm serie L da canon.

 

Atenção que deverão ter em atenção a capacidade luminosa da lente, quanto mais baixo for o valor "f" melhor, pois mais facil de fotografar e com mais qualidade em baixas condições de luz.

 

Se preferirem fotografar pormenores dos peixes optem por uma lente macro que faça relações 1:1, não é tão versátil para fotografias do aquário mas para pequenos pormenores é maravilhosa... uma de 70mm é suficiente.

 

Como podem ver existe uma grande variedade de lentes dependendo do que querem fazer, se pretenderem poupar algum € podem comprar uma boa lente que cubra uma vasta gama de distancias tipo 18-270 da tamron, mais barata e tanto dá para pequenas fotos de paisagem como para captar pormenores utilizando o zoom. Esta foto é compativel com corpos canon.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Aquiri uma canon 550d com a lente de kit (18-55).

 

Qual as caracteristicas a ter em conta para uma lente para tirar fotos de aquario?

 

Exemplo que lentes compativeis coma minha canon e para este efeito.

 

Desde já agradeço.

Bem... isso depende de várias coisas. O tipo de fotografias que queres fazer, e os peixes/animais que tencionas fotografar.

 

Se queres fotografar o aquário todo, a objectiva que tens é capaz de ser suficiente. Aliado a um tripé, já consegues fotografar um aquário minimamente bem.

 

Se quiseres fotografar macro, ou mesmo pormenor, se tiveres peixes muito rápidos, então precisarás de um flash que consigas accionar remotamente. Caso contrário ficarás com baixas profundidades de campo (zonas de nitidez muito pequenas), ou então com fotografias arrastadas e/ou tremidas.

 

As características de uma objectiva (e não uma lente: que é apenas um bocado de vidro) dependem do que queres fazer. Para aquários, o que aconselho são objectivas fixas e nunca zoom. As objectivas zoom têm distorções tanto geométricas como cromáticas bastante evidentes, sem contar que 99% delas suavizam bastante as imagens fora do centro da imagem.

 

Pelo que estive a ver, para a canon acho que uma 50mm faz maravilhas, agora é esperar pelos prós :)

Depende do que queiras fazer... uma vez mais.

 

Se o aquário não for muito grande, e houver espaço suficiente para o fotografar, uma objectiva de 50 mm, para APS-C (os sensores de 99% das máquinas que o pessoal aqui do Fórum usa) é relativamente boa. Apesar de terem ligeira distorção de barril, como não estamos a usar o círculo de imagem completo, não há grande problema.

 

Atenção que deverão ter em atenção a capacidade luminosa da lente, quanto mais baixo for o valor "f" melhor, pois mais facil de fotografar e com mais qualidade em baixas condições de luz.

Bem... isso não é bem verdade. Quanto maior a abertura da objectiva, menor a profundidade de campo, logo, como já expliquei em cima, podemos facilmente ter imagens em que pequenas partes do nosso objectivo está nítido.

 

Se preferirem fotografar pormenores dos peixes optem por uma lente macro que faça relações 1:1, não é tão versátil para fotografias do aquário mas para pequenos pormenores é maravilhosa... uma de 70mm é suficiente.

Mais uma vez, o teu conselho não é o melhor... porquê?

 

Quanto menor a extensão focal de uma objectiva macro, para atingires uma ampliação 1:1, mais perto terás de estar do teu objectivo (o peixe, por exemplo). Isto significa que com uma objectiva 60mm, por exemplo, terás de estar a uma distância de 9 cm entre a frente da objectiva e o peixe. Se os peixes se assustarem muito rapidamente, dificilmente conseguirás fazer alguma coisa com uma objectiva macro de tão baixa extensão de focagem.

 

Fotografar macro 1:1 em aquário, aconselho pelo menos uma extensão de focagem na ordem dos 100mm. A distância de trabalho é consideravelmente maior, o que nos permite trabalhar mais descansadamente sem assustar os peixes.

Já agora, se quiseres uma fotografia macro 1:1 de algo longe do vidro frontal, quanto menor a extensão de focagem, mais difícil será... difícil não, impossível mesmo.

 

E já agora, para fotografar aquários, o melhor mesmo é uma objectiva macro. Elas estão desenhadas para terem praticamente zero distorções de imagem.

O que é que se usa para fotografar objectos em estúdio? Macro...

 

Como podem ver existe uma grande variedade de lentes dependendo do que querem fazer, se pretenderem poupar algum € podem comprar uma boa lente que cubra uma vasta gama de distancias tipo 18-270 da tamron, mais barata e tanto dá para pequenas fotos de paisagem como para captar pormenores utilizando o zoom. Esta foto é compativel com corpos canon.

Mais uma vez... conselho erradíssimo.

 

Quanto maior o zoom de uma objectiva, pior as suas prestações em termos de qualidade de imagem. Seja distorções geométricas, cromáticas e falta de sharp. As objectivas com zoom tão grande servem só para uma coisa: viagens.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis, certamente que os user's que fizeram as perguntas não querem uma objectiva somente para fotografar aquarios, eles certamente procuram uma boa objectiva para que possa ser usada também para outros fins, e como ninguém anda a nadar em dinheiro (pelo menos eu nao ando) tentei dar um exemplo que cobre um maior leque de possibilidades, independentemente da fantastica qualidade de imagem que julgo interessar só aos profissionais, não sendo eles nem eu profissionais só procuramos o prazer da fotografia não iremos comprar uma objectiva para cada ocasiao, acho que nao disse nada de errado, mesmo sabendo que a qualidade não é a mesma.

 

Quando falei em valores de abertura mais baixos foi somente para evitar a utilização do flash para congelar o movimento dos peixes, isto porque acho que o flash não beneficia em nada a vida dos peixes só isso, embora mais uma vez saiba que as imagens ficam mais bonitas e com as cores bem mais brilhantes.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá kannellc.

 

Já leste o título deste tópico...?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Já agora, gostaria de saber o que queres dizer com "o flash não beneficia em nada a vida dos peixes"

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pelo que estive a ver, para a canon acho que uma 50mm faz maravilhas, agora é esperar pelos prós :)

 

 

 

E não é que eles apareceram.

 

Desde já agradecer aqueles que já deram o seu contributo nesta minha duvida.

 

Em parte já percebi o que quiseram dizer, gostava de um ou dois exemplos de objectivas, marcas e modelos; o meu aquario é de 2 metros, vista geral a minha 18-55 vai ter de dar, macros???

 

Mais uma vez agradeço.

Editado por rky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais