Fêma kribensis pede o divórcio??


Recommended Posts

Olá a todos.

Tenho um aquário com um casal de kribs já há uns meses. Nunca houve problemas entre eles, pelo contrário. Formaram logo um casal e pouco tempo depois tinham a sua primeira ninhada. Neste momento estão com a sua segunda ninhada, e agora é que as coisas ficam estranhas. A fêmea de um dia para outro rejeitou o macho. não o deixa chegar perto dos filhotes e corre sempre com ele. Coitado está quase sempre escondido e quase sem cor. A ninhada adolescente ainda está no aquário com os pais, mas ainda são relativamente pequenos.

Agradecia as vossa opiniões sobre este caso. será uma situação passageira? É normal a fêmea correr com o macho depois de já terem formado casal? será melhor retirá-lo do aquário?

desde já obrigado.

Carmen

Editado por carmen.rm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fêmea assumiu o papel maternal e nada nem ninguém poderia aproximar-se da ninhada, neste caso nem o próprio progenitor. Penso que devias ter separado a ninhada dos pais, ou então deverias ter enchido o aquário de esconderijos para alguns se safarem. O macho fez o que pôde para voltar a dominar, que levou à morte dos filhotes.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá jcd. talvez tenhas razão, mas eles eram muito pequeninos ainda, e andavam ssempre com a mãe. é que desapareceram numa noite, não sei o que se passou. eles tem esconderijos e bastantes plantas, mas acho que não se safou mesmo nenhum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A natureza consegue ser estranha por vezes. Aqui a melhor solução aconselhável será restringir o atacante (com uma daquelas redes ou criadeiras) durante uns dias até que o atacado recupere. Como não há separação total os peixes continuarão a sentirem-se um ao outro (não havendo noção de separação física) e voltarão a conviver em paz passado uns dias pois entenderão que não haverá espaço para "guerras" dentro do aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...