Aquario - 2º setup


pguim

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Retomei o meu aquário depois de um ano em repouso.

Trata-se de um aquário relativamente pequeno, 60L, que não quero muito povoado, pelo que irei optar pelos seguintes peixes:

(i) White-cloud - 8 exemplares que já estão activos e muito despertos.

(ii) 4 a 6 corydoras elegans

(iii) 1 ventosa anão.

Quanto a peixes vai ficar por aqui e suponho que já estarão muito no limite.

 

A minha duvida reside no seguinte. Haverá vantagens em incluir camarões?

Eu não percebo absolutamente nada de camarões, e lí aqui no forum que existem algumas vantagens quanto à higiéne dos aquários, mas gostaria de conhecer a opinião de alguém mais experimentado.

 

Muito Obrigado,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde João Pedro,

 

Muito obrigado pela resposta.

As espécies que vou ter no aquário suponho que não comam camarões. Agora, agradeço o aumento da confusão com as neritinas. Vendem-se em lojas de animais? São faceis de manter em boas condições?

 

Obrigado,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

as neritinas pelo tamanho serão uma boa opção, mas atenção á reprodução, ovos submersos e dificeis de raspar, podem indicar um infestação em pouco tempo e perderás o controle, para mais num aqua desse tamanho...

Outra hipoteses, são as ampularias que apesar de bastante grandes (cerca de 7 cm)são optimas no controle de algas e quando toca a ovos são á superficie de maneira que se não os quiseres raspas o casulo.

Otos são também bons para o que queres, mas mais potenciados quando em cardume.

 

Boa Sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado Salgueiral.

 

Os Octocinclus dão-se bem em cardume? Sempre tive a ideia de que eram animais pouco gregarios.

Os caracois de facto poderão ser uma solução para as algas, tenho de ponderar as soluções.

 

E quando a camarões?

 

Um abraço,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

as neritinas pelo tamanho serão uma boa opção, mas atenção á reprodução, ovos submersos e dificeis de raspar, podem indicar um infestação em pouco tempo e perderás o controle, para mais num aqua desse tamanho...

 

Impossível teres uma "infestação" com Neritinas uma vez que estas necessitam de água salgada para se reproduzirem. São óptimas a limpar as algas dos vidros, troncos e rochas.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Impossível teres uma "infestação" com Neritinas uma vez que estas necessitam de água salgada para se reproduzirem. São óptimas a limpar as algas dos vidros, troncos e rochas.

 

Abraço,

 

GM

 

 

Ups, obrigado pela info, confesso que dessa não sabia :confused4:

Todas as variações de neritinas ou só algumas?

Obg

Pguim, desculpa pela opinião a induzir-te em erro, fiquei com esta ideia de outros topicos que li...

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Coloquei os primeiros peixes no aquário e os nitritos subiram a pique.

Tenho efectuado análises diárias e têm apresentdo valores de 0,05, hoje os valores subiram para 0,1 o que já me parece excessivo.

Preciso de alguma ajuda a lidar com o problema. Basta trocar parte da água ou terei de fazer mais alguma coisa?

 

Um abraço,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA's, mede os nitritos e os Nitratos, se os Nitratos começarem a subir é pq o ciclo está a começar a funcionar, mas em principio com a formação de nitritos já estará.

 

Amónia--->Nitritos---->Nitratos

Amónia = muito toxino

Nitrinos= menos toxico

Nitratos= pouco toxico

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jpospr,

 

Muito obrigado pela ajuda.

Eu tenho um teste para nitritos, mas não tenho para nitratos. Estes testes conseguem-se obter com facilidade?

 

Um abraço,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite,

 

Finalmente o meu aquário completou o ciclo de azoto e após uma escalada de nitritos, hoje o resultado foi quase zero.

Já existem alguns peixes, White-Cloud, e vou acrescentar em breve as Corydoras Elegans.

 

Já plantei, desde o inicio algumas plantas. Agora surgiu uma duvida, como estou a pensar colocar algumas plantas para dar mais protecção aos peixes, qual é a profundidade recomendada para o substracto?

 

Um abraço,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.