nano aquario


andresilva84

Recommended Posts

como o próprio nome indica estou a pensar iniciar-me no mundo dos salgados, tenho um aquário de agua doce com as medidas de 60-30-30 que vou transformar no meu primeiro salgado.

 

Depois de já ter lido muito sobre o assunto ainda sobram algumas duvidas.

 

1-Posso fazer as trocas semanais com agua do mar?

 

2-de quantas bombas de circulação vou precisar?

 

3-de quantos quilos de rocha viva vou precisar?

 

4-e qual a quantidade de areia vou precisar?

 

E qual os melhores escumadores, os que funcionam com a bomba de retorno ou os que tem bomba de ar?

 

desde já agradeço a ajuda de todos............

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como o próprio nome indica estou a pensar iniciar-me no mundo dos salgados, tenho um aquário de agua doce com as medidas de 60-30-30 que vou transformar no meu primeiro salgado.

 

Depois de já ter lido muito sobre o assunto ainda sobram algumas duvidas.

 

1-Posso fazer as trocas semanais com agua do mar?

 

2-de quantas bombas de circulação vou precisar?

 

3-de quantos quilos de rocha viva vou precisar?

 

4-e qual a quantidade de areia vou precisar?

 

E qual os melhores escumadores, os que funcionam com a bomba de retorno ou os que tem bomba de ar?

 

desde já agradeço a ajuda de todos............

 

 

Olá Andrá, eu também passei acerca de 4 meses para os salgados e por coincidência também com um aquário a rondar essas medidas.

Vou te tentar responder as perguntas que sei.

 

1-Sim podes, a água do mar é mais natural no entanto também te pode trazer elementos que não pretendes.

Saliento no entanto que a água de reposição, devido ao efeito de evaporação, essa é sempre com água doce, visto que necessitas de manter sempre a mesma salinidade na água.

 

2-Eu uso apenas uma, e penso que num aquário dessas medidas é suficiente.

 

3-A percentagem aconselhada é de 10% a 20%, eu no meu de 60 litros, tenho cerca de 10 kilos, 7 de rocha viva e 3 de rocha morta que em breve irá ficar igual a outra.

 

4-Pah, já muito sobre isso, eu meti cerca de 1cm nem isso, para evitar problemas daqui a uns anos. Pelo que pesquisei e pelo que me disseram, quanto menos melhor para o futuro do teu aquario.

 

 

mas aguarda pelos experts de salgados porque eu nesta praia ainda pouco conheço:)

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como o próprio nome indica estou a pensar iniciar-me no mundo dos salgados, tenho um aquário de agua doce com as medidas de 60-30-30 que vou transformar no meu primeiro salgado.

 

Depois de já ter lido muito sobre o assunto ainda sobram algumas duvidas.

 

1-Posso fazer as trocas semanais com agua do mar?

sim podes , atençao é que a agua de reposição é com agua doce e nao salgada.

 

2-de quantas bombas de circulação vou precisar?

para esse aquario apenas uma serve bem depende da potencia dela. nao convem nem muito pk depois os peixes nao consegue mandar e alem de que te levanta o areiao todo e certos corais nem gostam muito de turbulencia ou correntes fortes.. nem convem muito pouca pk se nao torna-se propicio a algas devido a teres muito pouca circulação.

 

3-de quantos quilos de rocha viva vou precisar?

 

isso vai depender do lyout que queiras fazer. ha quem goste de muito ha quem goste de pouca. claro que a rocha ajuda sempre pois

e um filtro biologico.

4-e qual a quantidade de areia vou precisar?

 

ai coloca cerca entre 1 a 3 cm nao mais que isso.. chega bem .

 

E qual os melhores escumadores, os que funcionam com a bomba de retorno ou os que tem bomba de ar?

 

bom ai vais ouvir muitas opinioes porque cada um tem o seu gosto ou preferencia. ai o que deves escolher é mesmo um escumador que te faça bem o serviço e apostar num que seja 4 ou 5 vezes mais forte que a litragem do teu aquario , acredita que vai te ajudar em muito. um bom escumador ja é meio caminho para um aquario de sucesso...desde já agradeço a ajuda de todos............

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de andar a pesquisar mais um bocado decidi fazer uma mini sump por tras do aquario, onde irei colocar o termostato e o escumador. fica aqui uma imagem.

 

 

Pic_19239_6.jpg

 

o tubo verde e o escumador

o vermelho e o aquecedor

e o tubo preto com a caixa preta é uma bomba de retorno

a parte azul e o aquario e a cinza clara e a futura sump.

 

O que acham desta ideia, o principal e aproveitar o máximo de espaço dentro do aquário.

 

Em termos de fauna estou a pensar por um casal de peixes palhaço junto com a equipa de limpeza, em termos de corais, estava a espera de ajuda, queria alguns que fossem faceis de manter, estive a pensar por este ,Leather Umbrella Coral (Sarcophyton sp.)

 

mas ainda não decidi, todas as opiniões sao bem vindas. :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas

Estou a iniciar as pesquisas para avançar com um projeto ao estilo deste.

 

Duvidas:

Vi numa loja um escumador bem interessante para até 80l de cascata. São fiaveis estes produtos?

O termostato terá de estar num sump ou pode perfeitamente estar dentro do aquario?

 

Outra duvida prende-se de como iniciar o aquario, totalmente preparado, rochas e areia já tudo montado ou poderei ir adicionando a medida que vou iniciando rochas e frags?

 

Obrigado

Editado por jnio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais