Reefs 7L - Camarões e corais - Desenvolvimento


Hugo Monteiro

Recommended Posts

Pessoal decidi montar finalmente um reef nese caso dois.

Sem mais demoras ai vai fotos:

 

p6080586.jpg

Sump já pronto.(não terá escumador pois irei caprichar muito nas mídias)

p6080587.jpg

Aquários sem silicone.

p6080588.jpg

Aquários com silicone.

p6080589.jpg

Chiller DIY feito por mim.

 

As perguntas:

 

:arrow: A ciclagem é igual à de água doce?

:arrow: Que litragem/hora precisa a bomba?

 

PS:Cada aqua tem as seguintes medidas 18x18x24.

Cumprimentos,

Hugo Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

:arrow: A ciclagem é igual à de água doce?

:arrow: Que litragem/hora precisa a bomba?

 

 

Não é bem igual... no mínimo é mais demorada. Quando mantive um aquário dessas dimensões tive-o cerca de 3 semanas sem introdução de vivos, só rocha viva e areia, sem TPAs. À 4ª semana tinha bastantes diatomaceas e entrou a equipa de limpeza, mas só mais tarde entraram corais moles.

 

Eu para 8L tinha um filtro de cascata de 600L/h. Chegava, mas era pouco turbulento. Uma koralia nano para cada um é uma opção, ou então tens de apostar num retorno potente. Como é que estás a pensar fazer a circulação entre aquário e sump?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais manter 2 pico-aquários de exibição com uma sump partilhada?

Sim.

 

Não é bem igual... no mínimo é mais demorada. Quando mantive um aquário dessas dimensões tive-o cerca de 3 semanas sem introdução de vivos, só rocha viva e areia, sem TPAs. À 4ª semana tinha bastantes diatomaceas e entrou a equipa de limpeza, mas só mais tarde entraram corais moles.

 

Eu para 8L tinha um filtro de cascata de 600L/h. Chegava, mas era pouco turbulento. Uma koralia nano para cada um é uma opção, ou então tens de apostar num retorno potente. Como é que estás a pensar fazer a circulação entre aquário e sump?

Com uma bomba de 425l/h má?

Cumprimentos,

Hugo Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.

 

Com uma bomba de 425l/h má?

 

Uma para cada aquário? Talvez, talvez... mas deverias colocar no retorno algo que te torne o fluxo turbulento. Um exemplo:

 

Dazsdeflectora.jpg

 

Vai dando novidades, é bom ver pico-reefs em Portugal, mas não esquecer o tamanho (e logo as limitações) desse sistema.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma para cada aquário? Talvez, talvez... mas deverias colocar no retorno algo que te torne o fluxo turbulento. Um exemplo:

 

Dazsdeflectora.jpg

 

Vai dando novidades, é bom ver pico-reefs em Portugal, mas não esquecer o tamanho (e logo as limitações) desse sistema.

 

A bomba no sump será de 1000 l/h e em cada a pico terá um wave maker.

O tamanho tem as suas limitações realmente.Num pico-reef terá um casal de camarões da anémona,e no outro outra espécie de camarões.

 

Já agora que coral é este a mim parece me uma anémona mas também não sei qual anémona é,apanhei ontem na praia.

O que come?

p6090591.jpg

Cumprimentos,

Hugo Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma anémona... geralmente tens de dar comida viva, e pelo que tenho lido, são bastante difíceis de manter. É para levar fauna da costa?

 

Ela pode ser mantida com camarões da anémona?Ela servirá para mais tarde eu montar um aqua da costa sim.

Cumprimentos,

Hugo Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Mas que topico mais triste... estás a fazer uma figura de ti mesmo...

 

A pobre coitada da anémona era uma actinia equina. Não se trata de um coral, mas é tal como os corais um cnidário. E, a actinia é uma anemona bastante resistente, na nossa costa é das mais resistentes. Não sabes o que é, não sabes o que come, não tens condições para a manter e mesmo assim trouxeste e mostras para quem quiser ver.

 

Portugal não fica nos tropicos, logo não existem corais na costa.

 

dizes que não vais por escumador nisso, porque "vais caprichar nas midias" escumador e filtro são duas coisas diferentes com funções diferentes, se fizessem o mesmo, tinham o mesmo nome, não?

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mas que topico mais triste... estás a fazer uma figura de ti mesmo...

 

A pobre coitada da anémona era uma actinia equina. Não se trata de um coral, mas é tal como os corais um cnidário. E, a actinia é uma anemona bastante resistente, na nossa costa é das mais resistentes. Não sabes o que é, não sabes o que come, não tens condições para a manter e mesmo assim trouxeste e mostras para quem quiser ver.

 

Portugal não fica nos tropicos, logo não existem corais na costa.

 

dizes que não vais por escumador nisso, porque "vais caprichar nas midias" escumador e filtro são duas coisas diferentes com funções diferentes, se fizessem o mesmo, tinham o mesmo nome, não?

 

Não fui eu que trouxe a anémona foi o meu primo. Eu tentei dar o melhor que consegui. Quanto ao projeto foi abortado vou fazer uma maior com escumador e tudo direitinho. Mas não percebo porque foste tão agressivo. eu apercebi-me e por isso tentei remediar as coisas.

Cumprimentos,

Hugo Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, desculpa. Aqui ficam as minhas dicas: Não te desaconcelho um aquário da costa pelo contrário, é maravilhoso, precisas de um aquário um pouco maior, estar ciente que vais gastar dinheiro na mesma.

 

O aquário tem que estar ciclado. Podes usar bacterias do ciclo e/ou comprar rocha viva comercial e/ou recolher na natureza. Eu uso tropical e aconselho. O custo inicial fica um pouco caro. Mas podes fazer algo bem em conta.

 

Cuidado com a adaptação

Ao adaptares qualquer invertebrado da costa, a regra de ouro é a máxima atenção à adaptação. Eu aconselho duas horas pelo menos. Apesar do ambiente agressivo em que vivem, são muito sensiveis a adaptações mal feitas e morrem pouco depois.

 

Saltwater? same rules

As regras são as mesmas que num recife. Rocha viva em quantidade, areia em quantidade, escumador, circulação de água, densimetro. É possivel viveres sem escumador, terias é que fazer muitas TPAS, mas o melhor é não dispensar tal equipamento, pois a médio prazo o aquário torna-se uma bomba de nitratos e as anemonas recentem disso. As actinias são das primeiras a sentir os valores exagerados de nitratos.

 

Manter actínias em aquário

todas as anénomas da nossa costa necessitam de alguma luz, fraca no caso das actinias, ou forte no caso das anemonia viridis, que são as anémonas com tentáculos muito grandes. As actinias equinas (vermelhas, laranjas, castanhas, verdes), vivem entre 2 a 28C e podem ser mantidas em aquários mais pequenos (40L deve dar), crescem pouco, jás os morangos-do-mar (actinia fragácea), cresce um pouco mais e as anemonia sp. crescem bastante, até 18 cm, além de necessitarem de mais luz. Pode ser mantida em aquário, mas tem que ser bem ciclado, são bem mais sensiveis que as actinias.

 

Alimentação

Para alimentar podes dar peixe cozido ou fresco, não é qualquer peixe, camarão ou mexilhão cozido ou fresco, um bocadinho, uma a duas vezes por semana. Camarão e mexilhão aceitam sempre, se bem que gostem mais de camarão, o mexilhão fica mais barato ou gratuito. Se te morreu algum tetra ou peixinho de água doce num aquario de água doce, também podes dar.

 

Espécies

Na costa portuguesa existem várias anemonas, já encontrei pelo menos umas 6 espécies e várias variedades. Além de variadissimas espécies de invertebrados e peixes. alguns importantes no hobby da aquariofilia como o gobby tompot (a marachomba cornuda). Essa anemona, a actinia é também popular no hobby, é facil de encontrar e de manter. E, há variedades muito bonitas, a tua era a castanha, que é a menos apelativa.

 

Morta? talvez não.

Uma anemona fechada, não quer dizer que está morta... Se a adaptação foi bem feita, isso é uma anemona muito dificil de morrer... qualquer coisa o melhor é devolver ao mar.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As anemonas são o mesmo grupo dos corais, tal como disse. Logo é semelhante aos ditos corais moles que são populares em aquário.

 

Semelhante aos aquários de recife é possivel encontrar corais zoantídeos Coral Amarelo (Parazoanthus axinellae). Vive no sul da Europa

11964209.jpg

 

A norte encontra-se um corallimorph, o Corynactis viridis

o_corvir.jpg

 

 

No fundo dos mares é que vivem os corais duros, a norte tais como leptogorgia lusitanica que vivem entre 15 a 100 metros de profundidade. Ou a Eunicella singularis, Eunicella verrucosa. etc Mas não os vês na costa. Há mergulhadores que vendem.

 

 

E, vou-te mostrar uma foto do meu aquário de inverts, que é possivel ter sem ser mergulhador.

 

Anémona Cereus, também vivem em grupos e têm cores variantes lindas. Esta é vermelha, mas também ha com riscas azuis.

28novcereus.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Como vai o desenvolvimento desse nano?!... Ou optaste por despender de mais algum dinheiro e tentar fazer algo que fosse mais fiavel para conseguires ter um aqua da costa portuguesa? :huh:

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais