nano mini reef 13 lt


PMETELLO

Recommended Posts

Após 15 anos em doces, vou-me iniciar nos salgados com um nano mini reef de 13 lt panorâmico que tenho aqui ao lado.

 

Eu sei, pelo que tenho lido aqui, qun não é o ideal em termos de tamanho, vou-me por em aventuras. Amanhã vou ao Cabo Raso buscar água para começar. E comprar aragonite, e informar-me sobre equipamento numas loja em Lisboa. Vamos lá ver no que isto vai dar. http://www.aquariofilia.net/forum/images/s...on_rolleyes.gif

 

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não leves a mal o k te vou dizer, mas é um crime colocares qualquer ser vivo marinho num aquario de 13Lt... já imaginas-te a vastidão do oceano?

 

Não é nenhum crime desde que se saiba o que se está a fazer e se façam as coisas com calma!

A proporção da vastidão do oceano para um aqua de 13 l é praticamnete igual à proporção para com um aqua de 750 l, precisamente porque o oceano é vastissimo...

 

É perfeitamente possivel. O que se tem a ter em conta para esta tarefa é que:

- a proporção dos seres vivos para com o volume de água do aquário é tendencialmente maior em sistemas com poucos litros. Isto pode originar desiquilibrios pois a água vai ficar mais facilmente intoxicada com os seus excrementos e dejectos ou com a morte casual de algum ser vivo. Solução: escolher muito poucos seres vivos, de muito reduzidas dimensões, um mini peixe (ou nenhum) e TPA bastante regulares de 10% semanais

- a proporção dos alimentos que se introduzem em relação ao volume de água é tambem maior o que pode subir mais facilemente os nutrientes como fosfatos ou nitratos, podendo dar origem a algas. Solução: adicionar muito pouco alimento (não será necessário muito já que vamos ter poucos animais e estes vão ser de reduzidas dimensões)

- a proporção da água evaporada é tendencialmente maior para aquarios pequenos o que pode originar desiquilibrios na densidade da água, o que pode por sua vez afectar os organismos vivos. Solução: acrescentar regularmente água reposição (pode-se marcar o nivel de água no vidro do aqua e mantê-lo sempre ao mesmo nivel)

- a existência de alguma rocha viva maturada

- outro factor importante é a experiência e o connhecimento do aquarista, mas este factor tanto é importante para um sistema pequeno como para um maior

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais