Aquário "Infinity Reef" - 450L and More...


Recommended Posts

 

 

É possível guardar agua de osmose 2 ou 3 semanas, nesses jerricans que mostras no teu blog? Não se vai estragar?

Ola, sim podes fazer isso nao tem problema desde que esteja num local escuro e seco e fechado o jerrican.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 407
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas "combada"!

Bem estive ontem a fazer modificações aqui no meu projecto.

 

E voltei "back to basics!", tinha metido carvão no reactor, mas aquilo não estava a resultar nada como eu queria... Logo acabei por retirar o reactor do aquário, e coloquei o carvão activo em 2 meias e entalei as duas na passagem do quebra bolhas...

Agora a água é obrigada a passar toda por eles, quer por força da pressão, quer por força da gravidade.

 

Aproveitei e estive a limpar as tubagens das várias coisas, com um escovilhão... Aspirar a sump, limpar os veios e rotores das bombas, etc...

Actualizei também a bomba do uv, que passou a ser uma que aqui tinha de 800L/h, que fica a trabalhar das 00:00 ás 07:00 todos os dias.

 

Comecei a colocar na minha água de reposição a combinação: ML Super Dethchrolinator Plus + ML Phosfat Remover, ambos na dose certa para os 20L que ali estão.

Foi a primeira vez que estou a usar o phosfat remover, pelo que nem sabia que fazia aquele tom azulado na água.

 

De frisar que a secção de reposição tem uma bomba de circulação de 2000L/h que mexe a água de tempos a tempos (controlado por temporizador) e que permite diluir muito melhor os produtos e manter a água sempre em movimento.

O escumador sim... é uma máquina... metendo a um canto o RedSea Berlin X2 Venturi que tinha por cá... muito silencioso e tira muita langonha.

 

Alias hoje até estranhei não ouvir as bombas, até tive que abrir para ver se estava tudo a trabalhar...

 

O reactor vai ser para meter biopellets mais para a frente, pois quero ver se agora só com o sistema mais simplicado, mais passagem no uv, carvão activo e boa escumação, se a coisa se estabiliza.

Meto bactérias 1x por semana e meto o "special blend" também 1x por semana, cortei com a restante panóplia de produtos que estava a usar.

 

Tenho só ali os elementos traço que irei usar de tempos a tempos.

Uma coisa que reparei desde que reduzi o numero de horas diárias, é que deixei de ter praticamente nenhum verdete do vidro... tenho-o mas tipo muito menos, acabo por limpar 1x por semana em vez de 2 em 2 dias...

 

Aqui ficam as fotos da área técnica simplificada (aparecem lá 2 bombas... 1 com esponja é a do uv, que não tem ventosas e meti uma esponja para não tocar no vidro), a outra bomba é a do reactor que ficou lá com o tubo...

 

dsc00419y.jpg

 

dsc00420i.jpg

 

dsc00421l.jpg

 

dsc00422ct.jpg

 

Ficarei a aguardar os vossos comentários...

Cumprimentos e um abraço a todos...

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Continuo a achar que para o UV funcionar tem de estar ligado 24horas. Depois quando tiveres as Biopellets o UV nao pode estar a funcionar.

 

Sou contra a maior parte de aplicaccao de aditivos. Nada melhor que tpa's com um optimo sal para repor valores e melhorar a agua.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não podes... nas instruções das biopellets tens lá isso escrito de certeza.

 

As biopellets funcionam à base de bactérias e o UV mata tudo no aquário... o que limita a eficácia das pellets. O mesmo se passa com o ozonizador...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar ambos.

 

Claro que o UV vai matar as bactérias nitrificantes tirando a eficácia das biopellets que pretende recrutar o máximo dessas bactérias. O que o UV irá fazer é adiar a maturação do filtro de pellets, mas somente isso.

 

Sinceramente, acho que os UV têm mais contras que benefícios, já que o único benefício que vejo é em auxiliar na morte de parasitas na coluna de água.Mas esta é só a minha opinião.

 

"Usage of ozone and UV lamps will negatively affect bacterial recruitment of the biopellets and increase filter maturation time. Adding bacterial cultures to the water may shorten filter maturation time." - retirado de um fornecedor das biopellets.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas paulo, deixo-te aqui um video de como ligar o sistema de osmese na banheira isto é como eu faço aqui em casa...

 

 

apenas tive de comprar a peça dourada que se ve para que a agua nao caisse por baixo. de resto é facil como poderas ver no video.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Interessante e ilustrativo!

 

Tenho que ver se vou ali ao leroi merlin para ver se eles vendem essas peças! Sistemas de Osmose inversa eu já lá os vi, pelo que posso até ver uma solução integrada! :)

 

Obrigada pelo vídeo...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A pet4you, tem 2 sistemas de osmose inversa.

O de 3 estagios, com , AQUILI OSMOSE CLASSIC, http://www.pet4you.n...se-classic.html por 45€

E o de 4 estagios, AQUILI OSMOSE CLASSIC NPS, http://www.pet4you.n...lassic-nps.html, por 70€.

 

Ambos têm, a membra osmotica, o cartucho de carvão activado, cartucho de sedimentos. O 2º sistema tem adicionalmente um cartucho de remoção NO3 - PO4 - SiO2.

 

Como o orçamento é limitado, estava a pensar comprar o de 3 estagios. O que vos parece? Fará muito diferença o 4º estagio?

 

Thanks!

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas a todos!

Visto que já á algum tempo não deixava um ponto da situação do meu projecto... aqui fica o mesmo...

 

Continuo com a luta contra as cyanos e parece-me que finalmente é desta que a coisa chega a bom caminho!

Coloquei á coisa de 3 a 4 semanas biopellets no meu reactor da tmc e realmente já começo a notar que elas estão a desaparecer e a definhar completo...

Resultado da redução dos fosfatos, silicatos e nitratos... Também noto muito menos necessidade de andar a limpar os vidros... dantes de 2 em 2 dias tinha que andar a limpar os vidros... agora posso estar quase 1 semana sem grandes problemas ou algas nos vidros...

 

Os poucos corais que tenho, estão no geral bem, tirando um sps que cá para mim já deu a sua alma ao criador (digamos que apenas lá está, pois está a servir de alimento a pequeno mitrax que nasceu aqui e que quero manter...).

Em termos de materal, estou muitíssimo satisfeito com o NAC7, tem sido de longe o meu melhor escumador e até me deixou mais satisfeito que o nac66-c que não era mesmo a minha onda... Este trabalha muito bem e em silencio...

 

Continuo a fazer a aplicação de água da torneira com os 2 produtos que eu uso para o pré-tratamento da água no repositor (ML-SuperDechclorinator Plus + ML-Phospat Remover), estive inclusivamente em contacto com eles, sobre a eficiencia dos produtos vs os TDS, ao qual o engenheiro bioquímico da Ecological Labs explicou da seguinte forma:

 

"Paulo,

 

TDS is simply measuring the total dissolved solids in the water by using electrical conductivity. R/O water itself is too pure. If you put fish, particularly saltwater fish in water with a low TDS they will not survive.

Everything you add to support life; calcium, magnesium, vitamins, etc. increases the TDS reading.

Think of the pure water from the R/O like a painters canvas. It starts out blank, in order to get a complete picture, you add what you want to the canvas. Once you have completed the picture, the canvas is no longer blank.

In order to get a controlled environment in your reef, you start with the blank canvas which is the R/O water, then add the right amount of salt, calcium, trace elements, etc. to complete the picture you want. In this case that picture is a healthy reef. Arguably, using R/O water as a foundation is the best way to control exactly what goes into the water. If you start with pure water, everything you add to complete the picture increases the TDS.

 

If you have a TDS in your source water of 166ppm and add Dechlorinator which contains Sodium Thiosulfate and EDTA as well as phosphate remover which contains a polymer for binding phosphate it will increase the TDS measurement.

That is not necessarily a bad thing. If you measure the water in your reef tank the TDS will be extremely high. This is ok because of all of the salt and minerals needed to sustain life in the aquarium.

Algae and cyanobacteria feed on high levels of nitrate, phosphate and silicates.

Adding Super Dechlorinator to your water will remove the chlorine, chloramines, heavy metals and phosphate.

 

The best way to measure these is with test kits designed specifically to measure chlorine, chloramines heavy metals and silicates, not a with a TDS meter.

I recommend the phosphate test, however, as far as chlorine chloramine and heavy metals go you can just take it on faith that they work.

This technology has been in use for many years and is pretty much a standard, but the test kits should be easy enough to get if you want verification.

You can get a kit for testing silicate levels, but I have never bothered and honestly don’t know anyone personally who tests for this either.

The best advice I can give you after 30 years of keeping saltwater fish and reef aquaria is, Throw away the TDS meter.

Only use it if you decide to use R/O water to make sure the filter is working and there is nothing in the water you don’t want to be there before you start mixing your water.

 

We greatly appreciate the support you give our products and I hope I have answered your questions. Again, feel free to contact me with any more questions you might have.

Thank you,

 

Doug Dent

Biochemical Engineer"

 

Em termos de peixes, fui lentamente introduzindo alguns peixes... tendo agora mais alguns...

 

- Zebrasoma veliferum

- Chormis Opercularis (Cardume de 6)

- Casal de Amphiprion ocellaris

- Casal de Amphiprion clarkii (mais escuros e com uma risca branca na cauda)

- Casal de Nemateleotris magnifica (Dartfish - Firefish)

 

Mais para a frente estou a pensar meter um magenta, um trio de Pseudanthias e talvez um Japonicus ou Naso Elegans/Lituratus e fecho a loja á introdução de peixes... Depois apenas corais e manter o aquário...

Muito em breve vou é mesmo actualizar a minha iluminação... Trocar calha por um sistema de leds e passar pelo menos para metade no consumo (150watts).

 

Aqui vos deixo um pequeno filme feito hoje ao meu aquário!

Espero que gostem do que vão ver em especial ao curioso conjunto simbiótico que aparece no filme...

 

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito cool mesmo o teu projeto!

também estou a pensar em comprar o sistema de osmose para breve...tenho andado a fazer as minhas reposições sempre com água do garrafão, mas ontem fui fazer a limpeza mensal á garagem...e já contabilizaba 140 garrafões de 5 litros...incrivel! quase que passa o valor do sistema de osmose!

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito cool mesmo o teu projeto! também estou a pensar em comprar o sistema de osmose para breve...tenho andado a fazer as minhas reposições sempre com água do garrafão, mas ontem fui fazer a limpeza mensal á garagem...e já contabilizaba 140 garrafões de 5 litros...incrivel! quase que passa o valor do sistema de osmose!

 

Boas!

Não sei se reparaste, mas eu não uso agua de osmose, nem agua mineral, nem agua natural.

Apenas agua da rede, com pré-tratamento num reservatório de reposição...

 

E na mesma zona, tenho um amigo meu com um aquário de 700L com agua também da rede e com o mesmo sistema de tratamento + reposição com o aquário á 5 anos sem problemas de maior..

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...eu li...apesar de não ser um sistema que me aspire muita confiança, no teu caso parece estar a resultar muito bem...vou começar a pensar nisso tb!

 

Boas!

Se achas que o meu está porreiro, em breve meto aqui as fotos do sistema do meu colega... até te vais passar de tão lindo que aquilo está... E apenas com agua da torneira e o pré-tratamento...

Faz um teste por algum tempo e depois comparas...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

 

Estou a gostar bastante da evolução do teu aquario e gostei do layout que tens neste momento.

 

A tua cataphylia esta muito bonita mas isso vai crescer tens de lhe dar mais um bocadinho de espaco no video parece que esta muito junto ao vidro.

 

Tens ai um bicharoco bem interessante...parece uma maquina das obras a arrastar areis...hehehe

 

Bem quanto a equipamento, fico contente por estares a dar bem com o NAC7 eu continuo com o NAC66c e nao tenho nem nunca tive os problemas que descrevete acho que deves ter tido mesmo azar...quanto a iluminaçao se calhar nao esta a ser a ideal para manteres os SPS e por isso e que dizes que um ja esta a morrer... Tens trocado as lampadas?

 

Vai dando noticias e boa continuação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo Estou a gostar bastante da evolução do teu aquario e gostei do layout que tens neste momento. A tua cataphylia esta muito bonita mas isso vai crescer tens de lhe dar mais um bocadinho de espaco no video parece que esta muito junto ao vidro. Tens ai um bicharoco bem interessante...parece uma maquina das obras a arrastar areis...hehehe Bem quanto a equipamento, fico contente por estares a dar bem com o NAC7 eu continuo com o NAC66c e nao tenho nem nunca tive os problemas que descrevete acho que deves ter tido mesmo azar...quanto a iluminaçao se calhar nao esta a ser a ideal para manteres os SPS e por isso e que dizes que um ja esta a morrer... Tens trocado as lampadas? Vai dando noticias e boa continuação

 

Boas Frederico!

Obrigado pelo teu comentário!

 

Realmente a Cataphylia está bonita...

E está ali realmente no canto... Queria ver se os palhaços faziam simbiose com ela, mas estes nem querem saber do lps! hehehe

 

Em relação ao escumador, parece-me que não tive a maior sorte do mundo com ele, mas quem o comprou acho que está satisfeito com ele... Cá para mim não seria era apropriado para a minha SUMP.

Já o NAC7 tem-se portado muito bem e tira lama... mas lama lá de dentro com uma pinta! O sistema Biopellets também está a funcionar muito bem e as minhas cyanos estão realmente a ir embora... :)

 

Em relação á iluminação, supostamente ainda não preciso de as trocar... visto que foram compradas com a calha em setembro á volta disso...

Se duram 12 meses, lá para setembro é que as teria que mudar...

 

Como estou a pensar antes disso trocar para um sistema de leds, não me estou a preocupar muito com a questão de iluminação...

 

Obrigado mais uma vez por comentares!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Paulo,

 

Não te preocupes, pois eu também tenho uma cataphylia e os meus palhaços não querem saber dela para nada... hahahah

 

Quanto ao escumador muito provavelmente seria falta de espaço, mas ainda bem que agora estás bem.

 

Força nisso!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Ter um reef é sempre uma aventura...

E todos os dias se descobre coisas novas!

 

Á coisa de um mês e meio, foi-me dado 3 ouriços do mar da nossa costa... No entanto na altura disseram-me logo que era muito complicado que esses ouriços vingassem num aquário de reef, mesmo com aclimatização...

E verdade seja dita que na altura que os meti, aparentemente eles tinham morrido os 3...

 

Dei o caso como encerrado...

Hoje quando estava na minha lide diária de ver o estado do aquário, dar de comer aos peixes, sou agradávelmente surpreendido com um pequeno ouriço do mar, a passear por entre uns corais!

Não estava nada á espera de o ver, pois tinha pensado que teriam morrido os 3... O gajo apesar de pequeno, está vivo e mexe os espinhos! :)

 

Deixo-vos aqui uma foto do mesmo!

 

dsc00450.png

 

Quando pensamos que a natureza não nos pode surpreender, aparece sempre alguma coisa nova para nos entusiasmar mais um pouco...

Recentemente também descobri que tenho uma estrela do mar no aquário... e não falo das nestarinas...

- http://www.liveaquaria.com/product/prod_display.cfm?c=497+528+1741&pcatid=1741

 

Descobri-a por acaso quando andava ali a arranjar as rochas...

Com tanta novidade.... Qualquer dia ainda descubro uma nota de 500€ dentro do aquário! :)

 

Cumprimentos a todos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele tem aí muita comida para vingar... mas parece-me ter um série de espinhos partidos, bastantes mesmo.

 

Boas Sérgio!

É possível! Eu nem sabia que ele estava vivo... pensei que na altura tivesse morrido com os restantes... Pelos vistos estava enganado...

 

A ver se ele cresce (que é ainda pequeno) e se os espinhos se regeneram....

Pelo que percebi do que li sobre este ser vivo, é da família das estrelas do mar? Ou é tipo um caracol?

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Saudações a todos!

Passado já algum tempo deste que eu actualizei este tópico, resolvi deixar aqui as últimas sobre o meu projecto!

 

Finalmente tenho a questão das algas e cyanos controlada, como tinha já falado, as mesmas começaram a morrer no decorrer do mês de Março...

Depois fui retirando-as aos poucos da parede de trás do aquário... ao longo do tempo ficou apenas algumas algas verdes agarradas ao vidro, que foram sido comidas, que pelos turbos, que pelos peixes, quer pelos camarões...

Actualmente tenho os vidros de trás e a coluna seca praticamente limpas desse tipo de algas e cyanos... Espero apenas em breve começar a ganhar alguma coralina nessas partes, sendo que o meu objectivo ter o vidro de trás e a coluna seca (mais tubos de retorno e bomba de circulação), cobertas em coralina... Assim espero conseguir o ambiente mais recriado possível com um banco de recife.

 

Para mim a chave para resolver e estabilizar o meu aquário, foi sem dúvida as biopellets! Já estou com elas a trabalhar á coisa de 3 meses e verdade seja dita o progresso é lento, mas quando acontece é notório de dia para dia...

Estou agora num ambiente pobre em nutrientes, pelo que os que vão havendo são colocados por mim, em forma de comida para os peixes e semanalmente com phyto e zooplancton em pequenas doses.

 

Estou muito satisfeito com este sistema e espero o manter sempre por aqui...

 

De notar, algo que eu não tenho falado é que eu estou agora a usar o método de Zero TPA´s, sendo a reposição da água feita apenas pelo repositor automático.

Tenho este método á praticamente 3 meses sem problemas de maior, como já havia dito, uso água da companhia, pré-tratada com um anti-cloro/metais pesados e um anti-fosfatos.

A água é depois lentamente reposta para dentro da sump sempre que o nível da água baixa devido á evaporação.

 

Pontualmente é reposto um pouco de sal (Microbe-Lift Premium Reef Salt), quando vejo que já baixou abaixo dos 1023 a 1025. Tal acontece quando os copos do escumador se vão enchendo...

De resto mantenho uma manutenção simples com colocação semanal de:

 

- ML Vitamins & Amino-Acids (20ml)

- ML Special Blend (20ml)

 

A estes produtos quando me lembro aplico

 

- Elementos Traço (Calcio, Magnesio, Strônço, Iodo), que são colocados para repor alguns minerais que se perdem pela absorção dos seres vivos e passagem nos equipamentos (Escumador, Biopellets, UV).

 

Mantenho na mesma o sistema UV 24h com 13W e bomba de 400L/h e efectivamente não tenho tido surtos de algas nos vidros ou doenças...

Complemento com 1000g em 2 sacos de 500g de Carvão activado na sump.

Limpo 1x por semana o FilterBag de 100nm.

 

Para alimentação dos seres vivos, uso uma combinação de comida da Ocean Nutrition (flocos verdes + flocos vermelhos) e granulado pequeno da NLS.

Depois complemento 1x por semana como Algas vermelhas da OMEGA ONE e também 1x por semana um cubo de comida congelada da TMC (uso alternadamente Shrimp + Spirulina e Shrimp + Garlic).

 

Para futuro conto continuar nesta rotina e ver quanto tempo é possível aguentar sem TPA´s (Baseio-me na lógica da estabilidade do sistema sem trocas de água constantes).

Abaixo seguem umas fotos do projecto e um pequeno vídeo!

 

Video:

 

 

Fotos:

 

dsc00643l.jpg

 

dsc00644g.jpg

 

dsc00645jw.jpg

 

dsc00642yv.jpg

 

Como sempre comentários, ideias e sugestões são sempre bem vindas!

Espero que gostem!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo!

 

Fico feliz por teres dado cabo das cianos...

 

Aconselhava só era umas "muditas" de água mensalmente. Mesmo que fosse em pequena quantidade... como deves reparar as coisas más acontecem de um dia para o outro... as boas demoram...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo!

 

Fico feliz por teres dado cabo das cianos...

 

Aconselhava só era umas "muditas" de água mensalmente. Mesmo que fosse em pequena quantidade... como deves reparar as coisas más acontecem de um dia para o outro... as boas demoram...

 

Boas Pedro!

É verdade demorou mas foi! As Biopellets sempre resultaram! :)

 

Em relação á agua, estive a ler bastante sobre este assunto e porque se tem ou não de se fazer as tpa´s, e para já não cheguei a uma conclusão final (alias como quase tudo neste hobbie), de que é benéfico ou não as TPA´s...

Vi já projectos com muito sucesso sem tpa´s e onde o ecosistema está estabilizado e onde as reposições diárias são suficientes para em conjunto com os elementos traço, manterem tudo a trabalhar...

 

Também muitos dizem que agua da rede é o caminho para o desastre... no entanto com o mínimo de preparação tenho isto a ir bem e um amigo com aquário de 5 anos só com água de rede, também sem problemas de maior...

 

Isto no fundo acaba por ser também um bocado de experimentalismo...

 

Os testes realizados, mostram que de phosfatos, nitratos, nitritos, amónia... Está tudo praticamente zerado (ou pelo menos está tudo muito próximo do zero e vejo isso pelas minhas xénias), o ph anda entre os 8.1 e 8.2.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.