Dúvida


ChrisPais

Recommended Posts

Olá Pessoal,

 

Sou nova aqui nesta página. Neste momento tenho dois peixes em casa e adoro-os, só que tenho uma pequena dúvida, é que em Agosto vou de férias e precisava de saber onde posso arranjar caixas próprias com isolamento, para que o transporte dos peixes seja seguro. Tenho um livro em casa que diz que em deslocações longas tem que se adquirir uma caixa própria, com isolamento. No meu caso, é um deslocamento de 3h e meia

Podia deixá-los a uma vizinha, mas como é a primeira vez que estou nesta situação, queria saber também a vossa opinião. Queria levá-los comigo, mas estou um pouco apreensica em relação à viagem/deslocação.

Muito obrigada.

 

Chris Pais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Chris

 

Seja bem vinda ao Fórum e a este mundo da aquariofilia.

 

Muito já foi dito por aqui a propósito desta matéria, e até nos DIY já têm aparecido boas soluções.

 

No entanto, mais alguma informação sobre os peixes que tem ajudava. Se forem peixes de água fria o problema será bem mais fácil de resolver, mas se forem espécies mais sensíveis aí o problema agrava-se.

 

Transportar os peixes dentro de uma mala térmica do tipo das que usamos na praia, tendo apenas o cuidado de os colocar primeiro num saco plástico próprio para o efeito, que com facilidade lho oferecem numa loja da especialidade, e o maior que for possível por causa da reserva de oxigénio na água, não será problema. Deve evitar o contacto da água com a mala térmica pois a contaminação anterior dos plásticos com alimentos ou produtos de limpeza podem afectar os vivos. Deve usar a mesma água do aquário em que eles se encontram actualmente, e levar a maior quantidade de água possível do mesmo para que no destino o choque não seja muito grande. A retirada dos peixes para o saco plástico e este para a mala térmica deve ser o mais próximo possível da hora da partida para reduzir o tempo de perdas de calor da água e reduzir o tempo de stress dos peixes.

 

Se os mesmos forem transportados no verão deve evitar a exposição da mala térmica ao sol dentro do carro para que não sobreaqueça.

 

Tratando-se de peixes de água quente os procedimentos devem ser os mesmos, mas os riscos de alteração dos parâmetros da água terão um efeito mais negativo nos vivos pois estes serão seguramente mais sensíveis do que os de água fria. Tratando-se de um transporte no verão o risco de abaixamento de temperatura da água de transporte dentro da mala térmica não será grande.

 

Quanto ao aquário terá também de o tranportar, mas sem água, ou ter uma alternativa no destino. Aqui sim, o problema da instabilidade dos parâmetros da água será grande.

 

Em qualquer dos casos, se tiver algum filtro a trabalhar no aquário actual, este deve ser transportado, mesmo que seja desligado, dentro da mesma água do aquário actual, para que a colónia de bactérias não se perca completamente.

 

A solução ideal seria ter uma vizinha que cuidasse deles sem saírem do local onde estão.

 

Finalmente, tratando-se de uma ausência não muito prolongada também não teria grandes problemas pois os peixes aguentar-se-iam certamente sem grande dificuldade, mesmo não sendo alimentados.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá e bem vinda

O transporte de tudo realmente não é facil, o transporte de vivos não me parece dificil fazes como descreves não me parece que seja preciso uma caixa XPTO ultra moderna de milhões de euros, o josé deu-te concelhos uteis aos quais posso juntar uma dica, no caso de serem peixes de água quente podes comprar uns sacos semelhantes aos saquinhos de gelo mas que aquecem durante umas valentes horas para evitar o arrefecimento da água e consequentemente o choque térmico.

 

Se vais apenas de férias uma semana a 15 dias se calhar porque não consideras a compra de um alimentador automático (que não são muito caros) deixa o filtro limpo antes de ir (se for dos internos é chato porque ao fim de uma semana estão sujos os externos aguentam bem 15 dias) de resto eles aguentam-se sem ti:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa por não ter posto as informações dos peixes, aqui vai.

 

Vou estar 3 semanas fora. São peixes de água doce fria, um peixe todo amarelo jovem e outro peixe branco acizentado, às manchas pretas. Neste caso, não tenho filtro nem termostato, pois o meu aquário são daqueles médio, transparentes e azuis. Ouvi dizer que há umas caixas de esferovite que pode dar para uma viagem de 3h e meia.

 

Sim, tenho vizinhos que podem tomar conta deles, só que como é a primeira vez que tenho dois peixes comigo e que estou nesta situação, prefiro levá-los comigo. Por acaso não pensei na comida, caso ficasse com uma vizinha.....

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá novamente.

Antes de mais seria altamente recomendavel colocares um filtro, melhora substancialmente a qualidade da água e faz a correcta oxigenação e olha que os peixes de água fria necessitam de uma boa oxigenação, consequentemente melhoras a qualidade de vida dos teus peixes.

 

Quanto ao transporte revela-se mais simples visto serem bichos menos sensiveis colocas num saco que permita trocas gasosas e uma caixa nada de coisas xpto (isto no meu ponto de vista) sugestão: um cubo da vodafone...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu sei que os filtros são essenciais principalmente em aquários grandes, mas neste caso tenho um peixe jovem e outro já é adulto, compreio-os ontem. Tava a pensar comprar um filtro, mas não sei muito bem qual comprar de interior ou se exterior, é melhor interior, no meu ver..... De qulquer maneira, vou vendo nas lojas a potência dos filtros, o preço, assim é melhor....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falas que interno é melhor, mas melhor em que aspecto?

 

Os melhores filtros são os externos,é claro que com um aquário tão pequeno não sei se vale a pena investir num externo logo ficas limitada a 2 tipos de filtro internos e de cascata/mochila. Em termos de qualidade sem duvida que os de mochila/cascata são melhores no entanto o filtro e colocado na beira do aquário e não podes ter tampa ou se tens tem de estar "recortada para o filtro" depois tens os internos que não filtram tão bem, Têm de ser limpos todas as semanas as vezes até menos e ocupam espaço no interior do aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu não te queria alarmar, mas sendo o teu aquário de 4,44 litros, tens mais problemas que o transporte deles durante 3 semanas...Não sei qual a espécie de peixes que tens, mas os peixes de água fria tendem a ser muito grandes...COm 30 ou mais cm...Como deves calcular, um aquário de 4 litros é insuficiente...E, honestamente, tenho imensas dúvidas que com um aquário desses (ainda por cima sem filtro) eles durem sequer 3 semanas...Lamento, mas tens que procurar uma solução rápida para isso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim têm toda a razão, mas tive a infeliz notícia que hoje quando acordei, reparei que estava um morto. Descobri que foi por causa de umas algas que tinha comprado na loja dos chineses, aquilo parece que é veneno para eles e foi por isso que este morreu.... Coitado.... Mas agora estou a pensar comprar um filtro, sim, e comprar dois peixes jovens.... Desta vez vai ser diferente, vão ser muito bem cuidados....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu aconselho a que adquiras um aquário maior ou então uns micro peixes, pois os 4 litros são incompativeis para os normais peixes de água fria.

a oxigenação e filtragem na água são essenciais a uma boa vivência dos peixes no aquário.

o filtro pode fazer as duas coisas(filtragem e oxigenação).

quando dizes algas, quisestes dizer algas, ou era plantas, por exemplo musgo?

boas escolhas.

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando comprei o aquário foi recomendado pelo senhor da loja que disse que são bons para peixes de água fria e que dava para colocar um filtro, mas neste caso tava a ver aqui no meu livro de peixes e é melhor um filtro externo, dá menos trabalho e tem muitas vantagens. Prá semana vou comprar dois peixes de água fria, com um filtro externo, pois tenho aqui um peixe meio triste, por causa das algas que tinha comprado na loja do chinês.

 

Pois, eu quiz dizer algas de plástico, compradas na loja do chinês, mas um senhor da loja onde se vende peixes disse-me que isso é um veneno para eles. Portanto uma vizinha minha muito simpática deu-me 3 conchas naturais que vieram do mar para decorar o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem duvida que a escolha das plantas não foi a melhor, mas o facto de lá colocares uma concha, tambem não ajuda, pois irá aumentar o ph rapidamente.

o filtro externo é uma boa escolha, mas para aquário bem maiores...

o melhor que tens a fazer é comprar primeiro um aquário bem maior(uma boa regra para a escolha do aquário é de pelo menos 1 litro por cada centimetro de comprimento de peixe em adulto, pois os peixes crescem)

tenta recriar ao máximo o ambiente natural de um peixe, ou seja um rio ou lago)

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tem razão, mas estar a comprar um aquário maior é gastar dinheiro e gastar água também, já tinha comprado este que tenho agora, pois foi-me recomendado pelo senhor da loja, quando comprei os peixes, disse que era melhor desse tamanho, visto que tinha comprado dois peixes jovens. Mas para a semana vou comprar um filtro na mesma loja onde comprei os peixes, é da maneira que depois falo com o senhor e que depois me explique como se coloca o filtro naquele aquário.

Pois na verdade não devia ter comprado aquelas algas de plástico ainda por cima dos chineses que para os peixes são um veneno tremendo, mas pronto, com isso tudo tive dois peixes que morreram por causa disso. Agora só tenho um, ele anda meio triste, se calhar quase a morrer, não sei, mas quando morrer vou comprar dois peixes jovens e o filtro. Não sei, mas desta vez vai ser diferente, vou cuidar bem deles, já não vou colocar mais nada para a decoração, nem algas, nem pedras, por enquanto. Quando decidir comprar um aquário maior aí sim, compro a decoração necessária.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Acho que antes de voltares a essa loja, ou a outra qualquer, devias dar uma vista de olhos sobre os "primeiros passos na aquariofilia", há por ai muitos bons artigos que ajudam a começar neste fantástico mundo.

Depois acho que não devias comprar mais peixes para esse aquário, pois 4,4 litros é honestamente muito pouco... até mm para camarões. Acho que devias pensar em aquário maior, há por aí boas vendas nos classificados...

Dá um vista de olhos aqui:

Início na aquariofilia

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me algo exagerado um filtro externo para um aquário tão pequeno.. mas se vais comprar um aquário maior... força!

 

Na minha opinião que tal uns peixes de água quente não é tão dificil quanto parece, são bem mais exóticos e bonitos e de certa maneira faceis de dominar a técnica de os tratar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma pergunta a fazer: Será que ter uma tartaruga dá muito trabalho? Pode-se utilizar este aquário que tenho de 4,44 litros? Que água é que se pode utilizar para tartaruga? Pode-se utilizar água da torneira?

Sim tava a pensar comprar peixes, mas tenho que pensar em certas coisas acerca disto, não é só comprar e já está, tenho que pensar muito bem. Olha talvez quando vier de férias em Agosto, trato disso, acho que é melhor assim, do que estar a gastar uma caixa de isolamento para os levar comigo de férias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , de facto isto é um caso tramado .

 

Dá para ver que te preocupas com os teus peixes , no entanto julgo teres sido mal aconselhada pela loja o que é pena .

 

Parece que muitas lojas especialmente locais funcionam assim "ah olhe este aquário bonito de 60cm , ah não quer ? mas espere que tenho este "aquário" de tarantulas mas vou-lhe já dizer que pode meter uns 5 Koi ai dentro"

 

Sinceramente , eu optava por comprar um kit de 60cm , tipo aquapor que vem com um filtro deste género : http://www.pet4you.net/en/fishes/filtration/biological-filters.html

 

Teres disponibilidade para comprar um filtro externo é muito bom , mas para esse "aquário" era um desperdicio , para alem do mais acho que iria criar corrente a mais numa coisa tão pequena .

 

A verdade é que pelo preço de um filtro externo compras um kit desses e podes aumentar o leque de peixes que podes manter (se bem que cuidado com os de água fria pois continuam a crescer muito) , mas já seria uma casa mais agradável , a escolha é tua , eu escolhia peixes de água quente , tens um leque maior do que possas escolher e peixes mais pequenos (verifica antes de comprar , não vás na cantiga do senhor da loja ou beleza apenas) .

 

No fundo é isto , pensa bem durante as férias em relação ao que queres fazer , usa plantas naturais se possivel , nem que seja musgo (já agora esses kits também vêm com uma luminária , nada muito bom mas melhor que nada) .

 

Boa sorte

 

Já agora as tartarugas também crescem muito , e sem filtro isso vira espelunca num instante , é um daqueles casos em que são capazes de sobreviver ... mas só isso , uma tartaruga ou peixe nesse aquário vai viver sempre limitado e apenas vai sobreviver , e certamente morrer bem antes do que é normal .

Editado por cpn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que tenho que pensar muito bem nisto e mesmo nas férias tenho que conversar com os meus pais e ver como é, mas de qualquer maneira, se comprar peixes acho que vai ser peixes de água quente, vamos ver o que isto dá, e claro aproveitar para comprar um termostato. Penso que é melhor do que ter peixes de água doce fria, apesar de gostar tanto deles, também hei-de gostar dos peixes de água quente.

 

Se me podessem colocar aqui fotos de peixes de água quente, agradecia, assim já fico com uma ideia daquilo que quero comprar quando vier das férias. Até vi na net alguns peixes, mas não consigo encontrar uma lista de peixes de água quente.... Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Já pensaste num biotopo de camarões?

Pode ser algo muito engraçado.

Podes começar com um aquário de 30 ou 40 litros, um termostato de 50W e um candeeiro "clip on" com luz de 6500k.

Colocas um substrato fértil e umas plantas e após umas três ou quatro semanas começas com uma meia-dúzia de camarões?

Depois podes comprar umas duas neritinas, caso começem a aparecer algas nos vidros.

Se comprares novo, estamos a falar de um investimento inferior a 100. Estou a falar com material de qualidade.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.