ampularias devoradoras de plantas


rodribike

Recommended Posts

Boa tarde!

na semana passada comprei 6 ampularias e tenho vindo a reparar que as plantas andam a ser ratadas, inclusive 1 delas ja foi toda dizimada

 

gostaria de saber se isto e normal ou se e sinal de que algo nao esta bem... (ja lhes dei pepino e cenoura e tal como as plantas elas devoram tudo...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá rodribike.

Acho que deves ter para aí uma canaliculata.

É da familia das ampulárias, e muito parecida quando pequena, mas papa tudo o que é plantas.... experiência própria: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=174314&st=0&p=1028738&fromsearch=1entry1028738

Se meteres umas fotos, talvez alguém mais experiente te possa confirmar.

Editado por carmen.rm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

as ampularias pomacea bridgesii apenas comem as folhas "mortas" das plantas, logo sao boas pra papar o que é inestetico pro aqua, agora, as ampularias pomacia canaliculata ja papam tudo, principalmente as folhas mais novas

a mim aconteceu o msm, comprei a um membro de um outro forum de aquariofilia, e reparei q me estavam a destruir as tenelus, voltei a contactar a contar o sucedido, e aceitou as ampularias de volta devolvendo o valor das mesmas.

 

 

"

id_pom_bridgesi.gif

Pomacea diffusa: ombros achatados e suturas de 90°.

O ombro achatado, todavia, tornam-se menos aparente na última volta da concha.

Tamanho: 45 a 65 mm.

 

id_pom_canaliculata.gif

Pomacea canaliculata: suturas chanfradas, ângulo menor de 90°.

Esta concha é mais globosa (rombuda) do que a concha de Pomacea diffusa.

Tamanho: 45 a 80 mm."

 

esta informaçao estara mais completa no site http://www.applesnail.net/

Editado por emfbe

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sim,isso so pode ser canaliculata.

as pomacea bridgesi nao tocam nas plantas.

tenho umas 200 e nem uma planta ratada.

se quiseres algumas diz.

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois elas devem ser caniculata!

comem tudo o que e planta nova incluindo anubia que demora um tempao a crescer...

 

neloi se tiveres a vender (daquelas que nao comem plantas xD) manda mp sff

 

obrigado a todos pelas respostas!

 

boa aquariofilia ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

isaura como ja disse antes,as pomacea bridgesi nao tocam nas plantas.

so nas folhas velhas.

isso so pode ser canaliculata.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Ainda tou com alguma dificuldade a identificar as minhas =S Se eu conceguir apanhar uma boa foto delas conseguem-me ajudar? =S tenho medo de por plantas e depois elas mas comerem =S tenho duas

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

Tenho 2 ampulárias bridgesi e retirando as anúbias e valisnérias, todas as outras plantas ( de caule e folhas fininhas) foram "destruídas por

elas...

 

 

boas

tenho duvidas se são bridgesii!!!!!!!!!!!!!

 

no meu munca comeram porque no teu comem outras plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Filipa nao precisas da foto, já disseste tudo, tu tens duas Ampularias Caniculatas.

 

 

Porque? se fosse das outras dava bem para perceber? desculpem a ignorancia...

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

loool

nao sei porque o xandre disse aquilo,mas pronto.

filipa tu nem sequer disseste que as tuas ampularias comiam plantas!...

podes colocar umas fotos,mas teem que ter uma boa imagem e tenta tirar de varios angulos.

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bridgesii não comem plantas vivas, há excepções, folhas comestiveis, muito tenras, a alface ou semelhante a isso, na aquariofilia há uma unica planta que elas comem, que é muito semelhante a uma alface, se bem que devorar não conseguem, coitadas.

 

Gostava de saber onde voces andam a desencantar canaliculatas, eu já tive tres, mas a idade nã perdoa e estou reduzido a uma enorme canaliculata, que só não é maior se calhar por não a ter alimentado mais. Infelizmente nunca lhes dei oportunidade de reproduzir e quando dei, se calhar era tarde demais. Estou interessado em adquirir umas três ou quatro. Sei que há uma estirpe comercial de concha amarelada como as bridgesii. resumindo, se o pessoal deixa de meter as maos ao cabelo por causa das plantas (podem fazer um segundo aquario sem plantas e só com areia e pedras e fica lindo!), poderiamos ter mais ofertas de ampulárias gigantes, pois haveria mais mercado, e ainda há outras espécies de ampularias gigante.

 

Quando voces tiverem uma na mão e ver a esperteza do bicho, vão ver que é do melhor que há em água doce em termos de moluscos.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas quo

quando falas que tiveste e mantens uma ampularia canaliculata gigante,de que tamanho falas.

eu nantenho e reproduzo ampularias bridgesi em que o casal mais velho tem, cada ampularia a volta de 6/7cm

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As canaliculata atingem 15 cms. As bridgesi não passam dos 6 cm. A minha é mesmo do tamanho de uma boa maça. enche a palma da mão de um homem adulto, têm uma concha grossa. As bridgesi à beira delas são anãs. Também tenho reproduzido brdigesii, do genero Pigeon Blue e outras, que curiosamente parecem crescer um pouco menos que as Bridgesi normais, a maioria vive com essa canaliculata e uns outros invertebrados.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é pá 15cm?

nunca tinha ouvido isso.

bem,se assim é deve ser um expetaculo.

eu que acho que as pomacea bridgesi que tenho sao enormes,realmente ao lado dessas nao sao nada:)

fiquei mesmo curioso.nao podes meter umas fotos para ver isso?

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Filipa nao precisas da foto, já disseste tudo, tu tens duas Ampularias Caniculatas.

 

boas isto aconteçe quando se dorme no computador

esta mesangem era pa comentar este (Bom dia!

Tenho 2 ampulárias bridgesi e retirando as anúbias e valisnérias, todas as outras plantas ( de caule e folhas fininhas) foram "destruídas por

elas... )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 anos depois...

Olá, boa tarde,

Peço desde já desculpa por usar este tópico como forma de colocar a minha questão.
Tenho 6 ampulárias bridgesi, confirmei a espécie, que me comem certos tipos de plantas, tais como a hygrophila sunset (polysperma rosanerving).
Ontem fervi courgette e cenouta e coloquei no aquario. Foi um festival. As ampulárias adoraram, bem como a beaufortia leveretti e os guppies.
O problema é que a àgua ficou turva e quando me apercebi, as minhas corydoras sterbai estavam a morrer.... :(
Tinha 4 corydoras, agora tenho uma que me parece estar bem e outra a morrer :(
Fiz TPA, o meu aqua é de 72L e eu mudei 30L.
Poderá ter sido dos vegetais?

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais