Bicho feio


Recommended Posts

Boa noite Vitor

Os 'bichos feios' são isópodes parasitas, provavelmente das famílias Cymothoidae ou Anilocridae. Esses crustáceos não são comuns em aquário, mas podem constituir um problema sério em aquacultura. Para além de enfraquecerem o hospedeiro ao alimentarem-se de sangue, as feridas que provocam são porta de entrada de infecções secundárias e, muitas vezes, por se alojarem nas cavidades buco-faríngica e branquial, impedem o hospedeiro de se alimentar e são causa de perturbações respiratórias.

Recordo-me de, entre outros, serem sugeridos tratamentos com formaldeído e peróxido de hidrogénio. Talvez o cobre pudesse ser eficaz, assim como banhos de água doce, mas isto é especulação da minha parte. Sugiro que faças uma pesquisa mais aprofundada.

Também é possível extrair os parasitas com uma pinça. Eu já o fiz em alguns peixes da nossa costa (sparídeos), mas não o aconselharia em apogonídeos; o último segmento das patas é um gancho com que se fixam firmemente e o mais provável é ferir ainda mais o peixe durante essa operação. Por outro lado, a maior parte dos parasitas adultos são fêmeas, que geralmente transportam no marsúpio uma grande quantidade de larvas; é fácil esmagar o parasita adulto e libertar as formas juvenis ... essa operação deveria sempre ser efectuada num recipiente à parte.

Espero ter ajudado

Abraço

João

Humour is an asset. Spend it, you can’t go broke :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mandei vir da Venezuela recentemente um cardume de cardinais, tem estado a morrer alguns cardinais, sem motivo aparente, mas olhando mais atentamente, encontrei um "parasita" não sei como lhe chamar, agarrado aos peixes.

 

Fotografa-lo dentro do aquário é missão impossível, pelo menos para mim, mas com alguma paciência, consegui apanhar um cardinal hospedeiro e consegui solta-lo do peixe (não sei se o cardinal se vai safar após a operação cirúrgica).

 

Ora vejam lá o dito bicho feio, e se me poderem elucidar quais os procedimentos que devo fazer, eu agradeço.

 

bicho%20feio.JPG

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mandei vir da Venezuela recentemente um cardume de cardinais, tem estado a morrer alguns cardinais, sem motivo aparente, mas olhando mais atentamente, encontrei um "parasita" não sei como lhe chamar, agarrado aos peixes.

 

Fotografa-lo dentro do aquário é missão impossível, pelo menos para mim, mas com alguma paciência, consegui apanhar um cardinal hospedeiro e consegui solta-lo do peixe (não sei se o cardinal se vai safar após a operação cirúrgica).

 

Ora vejam lá o dito bicho feio, e se me poderem elucidar quais os procedimentos que devo fazer, eu agradeço.

 

bicho%20feio.JPG

 

nao consegues por uma imagem maior?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:scarerun:

boas

Parece uma carraça. Vê se parece com isto ectoparasita na agua salgada sao mais comuns.

 

Cumps

 

 

Tem parecenças, excepto na cor.

Agora qual é a solução para me livrar destes seres?

 

 

Ontem à noite estive de volta dos peixes e detectei mais 3, apanhei os peixes e com a ajuda de uma pinça soltei os bicharocos.

 

Será que não haverá mais entre os troncos?

Esta porcaria não põe ovos?

Como se mata esta coisa?

 

Estou completamente à toa :bs_quesexclaim:

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já consegui falar com alguns experts em matérias de doenças, ao que parece tive azar, trata-se de uma espécie semelhante mas em “modelo” reduzido de um dos piores parasitas de peixes da Amazónia "Riggia paranensis"

Estou a fazer tratamento com Parazin da Water life, agora só me resta aguardar para ver se consigo safar isto.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais